O que é uma boa poupança?

Anual[;)]
Eu estou à um mês!:sh) Mas mesmo assim, claramente no positivo pois estou a cavalgar a maluqueira dos mercados[:D]

O YTD ainda está negativo...Por razões óbvias claro!

Eu sei, no entanto a tua rendibilidade não é por ser mensal que deixa de poder ser de 5% ou 10% ou 20%, depois ajusta-se é ao mês.

É como as contas a prazo que dão 2%, normalmente é a 3 meses, mas não deixa de ser 2%.

Obrigado . Vou analisar.

A questão aqui é mais psicólogica: juntar 30K em 5 anos, por exemplo, é sempre mais "dificil" que ficar com os 30K€ e ir pagando, mesmo com juros.

Em ambos os casos as coisas têm de ser pagas, claro.

A questão aqui é que também irei mudar de carro (BEV) ( sempre uma má despesas é certo) e vou ter de analisar as possibilidades de jogar com isto tudo.

lojita: 30K
carro ( BEV) : 45K

Poupancas: 60K

Prestação mensal limite: 300€ ( eventual credito)

Acho que o carro terá de cair.....
O carro para mim é sempre má despesa. Já ando a adiar há varios anos. Não é que seja extremamente necessário mas tenho 1 Tdi com mais de 16 anos e nunca avaria

A loja é um investimento, ainda para mais mesmo colada à minha casa. A outra despesa é que me preocupa...

Bom , venho aqui dar feedback sobre o PPR Alves Ribeiro (como prometido) e só posso dizer que tem sido, até agora, francamente positivo (vale o que vale eu sei, apenas passou pouco mais de 1 mês).

O retorno (leia-se valorização) até agora tem sido muito interessante.

Passo seguinte, continuar a reforçar e avançar para a segunda casa em mercado de arrendamento[;)]

Alerta: Nada garante que não dê um grande tombo no futuro, "remunerações passadas não refletem e/ou garantem remunerações futuras"

Boa tarde Redliner,

Acha que ainda será uma boa opção?
Tenho noção que não é para perfis consevadores..

Boa tarde Redliner,

Acha que ainda será uma boa opção?
Tenho noção que não é para perfis consevadores..

Risco 4-5 (de 0-7) não será conservador, mas também não é dos mais agressivos.

Numa lógica de investir e manter, parece-me bem. Eu ainda não tenho este (tenho diversificado PPR), mas este ano devo mesmo adicioná-lo ao meu portfolio.

Viva. Não sendo poupanca nem investimento, preciso comprar carro e recorrer infelizmente a crédito.

Tenho proposta a tx fixa a 6 anos de 1.9% TAN E outra com euribor a 12 meses com mesma TAN.

A taxa fixa será a mflgor opção neste caso?

A Euribor é senpre um risco...

Viva. Não sendo poupanca nem investimento, preciso comprar carro e recorrer infelizmente a crédito.

Tenho proposta a tx fixa a 6 anos de 1.9% TAN E outra com euribor a 12 meses com mesma TAN.

Faz sentido ir para uma taxa variavel quando no momento é bastante mais baixa que a fixa.

Neste caso, sendo igual, mesmo eu que tenho boas perspectivas que nos próximos anos a euribor se manterá negativa (sendo duvidoso que desça mto mais - ao presente a euribor 12m está a -0,431%), ponderava seriamente ir para uma fixa.

A minha opinião tabém é essa . Sendo a mesma taxa ( 1,9 TAN a 6 anos) para Euribor a 12 meses e fixa a 12 meses , pelo menos sei que subir não sobe. Pode descer, mas vejo isto como uma segurança para flutuações adicionais ( e a 6 anos é muito tempo)

TAEG : 2,24% a para 5 , 6, 7 ou 8 anos ....

Última edição:
A minha opinião tabém é essa . Sendo a mesma taxa ( 1,9 TAN a 6 anos) para Euribor a 12 meses e fixa a 12 meses , pelo menos sei que subir não sobe. Pode descer, mas vejo isto como uma segurança para flutuações adicionais ( e a 6 anos é muito tempo)

TAEG : 2,24% a para 5 , 6, 7 ou 8 anos ....

Calma lá; A fixa é só durante 12 meses?

Dependerá da disponibilidade financeira para assumir o risco da euribor.

Em suma, se estiveres mesmo a necessitar desse dinheiro e se não tens facilidade em te livrar do crédito a qualquer momento -> taxa fixa.

Se tens margem financeira para aguentar eventuais variações, ou no limite, liquidar o crédito mais cedo -> taxa variável.

Obrigado. Em termos de prazo, 6, 7, 8 anos, estamos a falar em juros de cerca de 4 K€ em 8 anos e 3,5K€ a 6 anos. Neste caso, não será preferível 8 anos e se puder pagar antes liquido o empréstimo.... A diferença de 7 ou 8 anos é de 60 € mês (+-)

Neste momento estou inclinado muito mais para tx fixa. Sempre permite manter as coisas mais estáveis e neste momento aproveito a tx baixa ( de menos de 2%) . A EURIBOR 12 meses poderá sempre baixar mais, mas a probabilidade é menor..

Obrigado. Em termos de prazo, 6, 7, 8 anos, estamos a falar em juros de cerca de 4 K€ em 8 anos e 3,5K€ a 6 anos. Neste caso, não será preferível 8 anos e se puder pagar antes liquido o empréstimo.... A diferença de 7 ou 8 anos é de 60 € mês (+-)

Neste momento estou inclinado muito mais para tx fixa. Sempre permite manter as coisas mais estáveis e neste momento aproveito a tx baixa ( de menos de 2%) . A EURIBOR 12 meses poderá sempre baixar mais, mas a probabilidade é menor..

Atenção à penalização por liquidação antecipada do contrato.

Não quero ser o mau da fita ou levantar qualquer juízo de valor, mas na minha opinião esse prazo de crédito para um carro é demasiado tempo.

No máximo consideraria 4 anos, e em que pudesse ser pago de forma confortável.

Tem em conta que vais perder dinheiro por vários lados, juros, desvalorização, seguros, manutenção, eventuais avarias/acidentes, etc. Um grande esforço financeiro assim só faz (mais) sentido se for em algo que dê retorno. Por exemplo, numa viatura de trabalho, em que a mesma sirva directamente para obter rendimento.

Fica a dica só para pensares se realmente tens o orçamento bem estudado e adaptado à tua realidade.

Concordo. Não é viatura de trabalho. Será para uso pessoal. Será um novo VE acabdao de sair , razão pela qual é um pouco mais caro ( que um ICE) , sendo no entanto possível poupar futuramente em algumas das situações que mencionaste. Tenho carro ,mas têm bastantes anos e estejam desatualizados. Para já não têm avarias. Por um lado não preciso forçosamente, por outro lado se cancelar agora o carro muito provavelmente perco o sinal, embora seja preferível que gastar 43K€ ( a não ser que obriguem a pagar algo mais... por cancelamanto da compra :( )

Para mim comprar carro é como tirar dentes ...[:D][:D] Por outro lado, precisava de um carro melhor e mais evoluído tecnologicamente !:confused:

Não quero ser o mau da fita ou levantar qualquer juízo de valor, mas na minha opinião esse prazo de crédito para um carro é demasiado tempo.

No máximo consideraria 4 anos, e em que pudesse ser pago de forma confortável.

Tem em conta que vais perder dinheiro por vários lados, juros, desvalorização, seguros, manutenção, eventuais avarias/acidentes, etc. Um grande esforço financeiro assim só faz (mais) sentido se for em algo que dê retorno. Por exemplo, numa viatura de trabalho, em que a mesma sirva directamente para obter rendimento.

Fica a dica só para pensares se realmente tens o orçamento bem estudado e adaptado à tua realidade.

Concordo. Não é viatura de trabalho. Será para uso pessoal. Será um novo VE acabdao de sair , razão pela qual é um pouco mais caro ( que um ICE) , sendo no entanto possível poupar futuramente em algumas das situações que mencionaste. Tenho carro ,mas têm bastantes anos e estejam desatualizados. Para já não têm avarias. Por um lado não preciso forçosamente, por outro lado se cancelar agora o carro muito provavelmente perco o sinal, embora seja preferível que gastar 43K€ ( a não ser que obriguem a pagar algo mais... por cancelamanto da compra :( )

Para mim comprar carro é como tirar dentes ...[:D][:D] Por outro lado, precisava de um carro melhor e mais evoluído tecnologicamente !:confused:
Se já está, já está.

Deixo outra dica. No prazo do crédito, verifica se a evolução do valor em dívida de alguma forma possa estar inferior ao valor de mercado expectável do carro, no mesmo momento.

E se manténs um bom seguro contra todos os riscos sempre enquanto durar o contrato.

Não vais poupar, mas vais acautelar alguma dificuldade futura.

Se já está, já está.

Deixo outra dica. No prazo do crédito, verifica se a evolução do valor em dívida de alguma forma possa estar inferior ao valor de mercado expectável do carro, no mesmo momento.

E se manténs um bom seguro contra todos os riscos sempre enquanto durar o contrato.

Não vais poupar, mas vais acautelar alguma dificuldade futura.
O seguro é contra todos os riscos. Nos primeiros 3 anos valor de substituição em Novo.( 500€ ano) . A partir daí devem aplicar uma desvalorização em caso de furto, perda total, etc.... É possível estimar a desvalorização deste VE?Será em principio um ID3(44K)

No entanto, o ALD obriga a ser contra todos os riscos no prazo de emprestimo3, pelo que neste caso tenho de considerar tambem este custo pelo prazo do empréstimo.

O valor de evolução no mercado como calcular para o EV? ...

Última edição:
Por exemplo, considera pelo menos desvalorização de 50% em 4 anos. Daqui a 4 anos o valor em dívida estará abaixo dos 50% de custo de carro?
Em 4 anos foi amortizafo cerca de 63% do valor do carro, ou seja, restam cerca de 37% para liquidar o empréstimo...
É um novo BEV com 5 anos garantia e 8 de bateria....

Última edição:
Voltar
Superior