O que é uma boa poupança?

Investir 6k todos os anos ao fim de 40 anos com 10% de rentabilidade tens 2,927,110.87[:D]

Não sei como chegaste a esse valor, nao faz muito sentido.
Ou não percebeste o que disse, estava a dizer reforcar 500€ todos os meses durante 30 anos.

Fdx, ganda design flaw... esqueci-me do reforço anual de 6k [:)][:)][:)] (contas à PS é no que dá... :sh):sh)) multitasking fail...

Basicamente, se meteres 6k e esqueceres, tens o valor que referi, se reforçares 6k ano, tens os tais quase 3M (a inflação tem de se ajustar nos reforços anuais/mensais e como tal é refletida no valor final).

No fundo, o que interessa reter é que o importante é poupar sempre alguma coisa e não deixar a poupança parada. Quanto aos investimentos propriamente ditos não é preciso inventar muito. Nem é recomendado na maior parte dos casos. A longo prazo "basta" ter um ETF a seguir o S&P500! É claro que convém sempre ter diversificação, mas a ideia é esta.

E onde/como é que se compra uma coisa dessas?
Temos andado a poupar há alguns anos com a ideia de investir num imóvel, mas cada vez que olho para o preço das casas hoje em dia passa-me logo a vontade. Não é que eu ache que o preço vá baixar, mas faz me confusão sabendo como estavam os preços há alguns anos atrás.
Entretanto, o dinheiro está basicamente parado num depósito no banco, a render uns fantásticos 0.01% ao ano. Parvo, eu sei, mas também tem havido pouco tempo e paciência para resolver o assunto.

Temos andado a poupar há alguns anos com a ideia de investir num imóvel, mas cada vez que olho para o preço das casas hoje em dia passa-me logo a vontade. Não é que eu ache que o preço vá baixar, mas faz me confusão sabendo como estavam os preços há alguns anos atrás.
Entretanto, o dinheiro está basicamente parado num depósito no banco, a render uns fantásticos 0.01% ao ano. Parvo, eu sei, mas também tem havido pouco tempo e paciência para resolver o assunto.

fetchimage

Anexos

• fetchimage?siteId=7575&v=2&jpgQuality=100&width=700&url=https%u00253A%2F%2Fi.kym-cdn.com%2Fentri.jpg
    fetchimage?siteId=7575&v=2&jpgQuality=100&width=700&url=https%u00253A%2F%2Fi.kym-cdn.com%2Fentri.jpg
    71,9KB · Visualizações: 0

Tens Bankinter a dar 5% no primeiro ano e 2.5% no segundo, no máximo 5k€.. Não é muito, mas é algum para teres garantido.
Visto que pareces ter um perfil de risco baixo iria para os ETF's, podes comprar em corretoras online (ou em bancos com taxas absurdas), a que o pessoal que conheço e por aqui usa mais é a Degiro, há outras como a XTB, Trading212, Etoro, etc... Já sabes que há sempre risco, mas num ETF mundial, tipo o Vanguard FTSE All-World reduzes o risco um bocado.

Última edição:

Talvez não seja a melhor altura para entrar all in à maluco pois também valorizou muito

Mas qualquer altura é boa para ir entrando aos poucos com uma pequena entrega inicial mais entregas mensais, fazer uma entrega mensal quer suba quer desça, quer faça chuva ou faça sol, e não tentar adivinhar o que o mercado vai fazer a seguir pois nem os experts conseguem, a longo prazo há de render, principalmente se estivermos a investir com uma prespectiva de 10 anos no minimo.

Respondendo à questão, a Degiro por exemplo

Quem acumula apenas dinheiro e não investe vai chegar mais tarde ou mais cedo a um ponto onde o dinheiro vai desvalorizar mais rápido do que se consegue poupar.
Mas isso é tema para muitas páginas... Normalmente em cerca de 10 anos a poupar atinge-se este ponto, 15 no maximo

Última edição:

Também estou um bocadinho aí nessa situação...
Não consigo lidar muito bem com o facto de ter o capital quase todo "preso". Sempre gostei de ter algum "bolo" disponível para alguma oportunidade que possa surgir entretanto de repente!

Tendo um fundo para longo prazo (risco médio) -> capital preso
Tendo algumas ações individualizadas (risco alto) -> capital preso
Tendo 2 imóveis funcionando como activos (rendas) -> capital preso
Tendo produtos da divida (CA's, CTPM, CTPC etc), alguns deles que já atingiram a maturidade e agora já não são atrativos de lá voltar a colocar... esse capital acaba por vir parar ao banco, com taxas próximas de zero, verdade. :(

Mas estou como tu, não tirei ainda da cabeça o poder vir a investir noutro imóvel!
Mas está muito dificil agora e não se vê que possa melhorar.... mas se surgir alguma coisa a esse respeito, não é com apenas 20, 30K de lado que se pode avançar rapidamente...

Uma vez li um artigo (há vários anos já) que nos EUA as pessoas passavam mais tempo a planear as suas férias do que a pleanear a sua reforma. Aposto que em Portugal é muito pior dado que a maior parte das pessoas acha que as reformas vão cair do céu via segurança social.

Não é crítica para ti Zar, a maior parte das pessoas tenta "time the market" em vez de "time in the market", e acaba por inércia por não fazer nenhum anos a fio, quando entra, entra com tudo, e acaba pior do que qd começou. O pior é ter o dinheiro parado na conta. Esse é o maior risco de todos.

Vocês já estão a falar de valores muito significativos e fora do alcance da maioria da população. Perdoe-me a curiosidade, qual é a vossa profissão?

Profissão?[:D]

Por ordem:

1) é ter paitrocínios. Não vale a pena florear muito a coisa e andar aqui a tentar reinventar a roda...[:D]
2) ter jeito para investimentos imobiliários ( o que na maioria dos casos está intimamente ligado ao #1 ainda que a malta não goste muito de o assumir)
3) ter muito jeito para investimentos financeiros

Tb podes ter uma profissão muito especial e bem remunerada mas são raros os assalariados que chegam a estes valores em meia dúzia de anos ([:D]) só a trabalhar e sem ter "dinheiro a render bem " ou esquemas paralelos.
Portanto acho que podes ignorar razoavelmente a variável profissão.

(Estou a falar no geral e não de users em particular)

Não consigo lidar muito bem com o facto de ter o capital quase todo "preso". Sempre gostei de ter algum "bolo" disponível para alguma oportunidade que possa surgir entretanto de repente!

Tendo produtos da divida (CA's, CTPM, CTPC etc), alguns deles que já atingiram a maturidade e agora já não são atrativos de lá voltar a colocar... esse capital acaba por vir parar ao banco, com taxas próximas de zero, verdade. :(

Mas estou como tu, não tirei ainda da cabeça o poder vir a investir noutro imóvel!
Mas está muito dificil agora e não se vê que possa melhorar.... mas se surgir alguma coisa a esse respeito, não é com apenas 20, 30K de lado que se pode avançar rapidamente...

Dinheiro preso como? As acções e os fundos não são fáceis e rápidos de liquidar?

Já vais em 3 imóveis certo?

Muito bom [;)]

O retorno dos imóveis para arrendamento não me parece atrativo atualmente. Só com rendas estratofericas para o comum dos portugueses é que se conseguem retornos de jeito.

Dinheiro preso como? As acções e os fundos não são fáceis e rápidos de liquidar?

Muito bom [;)]

O retorno dos imóveis para arrendamento não me parece atrativo atualmente. Só com rendas estratofericas para o comum dos portugueses é que se conseguem retornos de jeito.

O fundo que tenho queria se possivel manter ~30 anos, só vai ainda em 9. :sh)
As ações, dão dividendos a maioria delas, se estiverem com mais valia dá para liquidar, mas elas não sobem sempre...

Quanto aos imóveis, sim 3, dois baratos. O que agora não existe mais...daí também concordar que não dá para investir nesse campo atualmente para retorno em rendas..:(

Tens Bankinter a dar 5% no primeiro ano e 2.5% no segundo, no máximo 5k€.. Não é muito, mas é algum para teres garantido.
Visto que pareces ter um perfil de risco baixo iria para os ETF's, podes comprar em corretoras online (ou em bancos com taxas absurdas), a que o pessoal que conheço e por aqui usa mais é a Degiro, há outras como a XTB, Trading212, Etoro, etc... Já sabes que há sempre risco, mas num ETF mundial, tipo o Vanguard FTSE All-World reduzes o risco um bocado.

Talvez não seja a melhor altura para entrar all in à maluco pois também valorizou muito

Mas qualquer altura é boa para ir entrando aos poucos com uma pequena entrega inicial mais entregas mensais, fazer uma entrega mensal quer suba quer desça, quer faça chuva ou faça sol, e não tentar adivinhar o que o mercado vai fazer a seguir pois nem os experts conseguem, a longo prazo há de render, principalmente se estivermos a investir com uma prespectiva de 10 anos no minimo.

Respondendo à questão, a Degiro por exemplo

Quem acumula apenas dinheiro e não investe vai chegar mais tarde ou mais cedo a um ponto onde o dinheiro vai desvalorizar mais rápido do que se consegue poupar.
Mas isso é tema para muitas páginas... Normalmente em cerca de 10 anos a poupar atinge-se este ponto, 15 no maximo

E há algum risco associado à plataforma?
Eu percebo que um ETF é um fundo de investimento e portanto o valor está sujeito à flutuação de mercado e não há nenhuma garantia de capital. Mas, para além disto, há alguma possibilidade da plataforma onde se compra as participações no fundo dar o peido mestre e ir todo o dinheiro à vida? (Sim, o mesmo também pode acontecer com um banco, mas o risco acaba por ser diferente)

Sim, para mim também é importante ter o capital mobilizável num espaço de tempo curto. A vida dá muitas voltas e nunca se sabe quando pode surgir alguma emergência.

Uma vez li um artigo (há vários anos já) que nos EUA as pessoas passavam mais tempo a planear as suas férias do que a pleanear a sua reforma. Aposto que em Portugal é muito pior dado que a maior parte das pessoas acha que as reformas vão cair do céu via segurança social.

Não é crítica para ti Zar, a maior parte das pessoas tenta "time the market" em vez de "time in the market", e acaba por inércia por não fazer nenhum anos a fio, quando entra, entra com tudo, e acaba pior do que qd começou. O pior é ter o dinheiro parado na conta. Esse é o maior risco de todos.

Ora essa, bem pode ser crítica para mim. Eu reconheço que é parvo ter o dinheiro parado.
Mas já agora, eu não passo mais tempo a planear as férias que a reforma. É a minha mulher que trata disso.

E há algum risco associado à plataforma?
Eu percebo que um ETF é um fundo de investimento e portanto o valor está sujeito à flutuação de mercado e não há nenhuma garantia de capital. Mas, para além disto, há alguma possibilidade da plataforma onde se compra as participações no fundo dar o peido mestre e ir todo o dinheiro à vida? (Sim, o mesmo também pode acontecer com um banco, mas o risco acaba por ser diferente)

(Por norma) a plataforma é apenas um broker (dá ordens de compra, venda etc), se falir, as ações continuam a ser tuas e estarão registadas no Stock Market Exchange (Euronext, NASDAQ, NYSE, LSE, etc)

A não ser que estejas a comprar um fundo criado pelo broker, aí a conversa é outra.

Última edição:

Muito bom [;)]

O fundo que tenho queria se possivel manter ~30 anos, só vai ainda em 9. :sh)
As ações, dão dividendos a maioria delas, se estiverem com mais valia dá para liquidar, mas elas não sobem sempre...

Quanto aos imóveis, sim 3, dois baratos. O que agora não existe mais...daí também concordar que não dá para investir nesse campo atualmente para retorno em rendas..:(

Esqueci-me de perguntar perante este cenário, o que aconselhavas para investimento para mitigar a inflação do capital nos depósitos, mas ao mesmo tempo não estar "preso"?

A pergunta é válida para todos.

Esqueci-me de perguntar perante este cenário, o que aconselhavas para investimento para mitigar a inflação do capital nos depósitos, mas ao mesmo tempo não estar "preso"?

A maior parte do meu capital está em carteiras de FI e caso necessite de algum capital em 2/3 dias tenho na mão....

No teu cenário uma vez que já tens ppr's, acções, etf's e imobiliário acho que só te sobram duas opções: ouro ou crypto

Ouro é uma aposta segura no long run e à prova de inflação. Cryptos é o carrocel que já se sabe. Dá para ganhar bom dinheiro como também dá para perder. Eu perdi 50% do que investi em crypto. Fiquei sem vontade de lá voltar...[:D]

Muito bom [;)]

Verdade. Realmente são poucos, e é preciso apanhá-los. No planeamento que tenho (imóveis), alguns já arrendados e outros ainda para arrendar, o retorno é de 7% brutos.

Mas alguns imóveis tiveram uma evolução de preço muito superior à evolução das rendas, o que fez cair o racio de retorno. Tenho um que tem retorno estimado de 4%, e é o de maior valor, mas se mantiver este cenário, talvez venha a vender porque é bom para casa própria.

Sobre os produtos financeiros, nem sempre ser fácil significa ser bom vender, com o risco de perderes muito dinheiro para o fazer. Nisso das poupanças é preciso manter um equilíbrio entre os diferentes tipos de produtos maturidades, necessidades, e estratégia de investimento. Aliás, os investimento imobiliários só foram possíveis por manter boa parte das poupanças em produtos "leves" e prontos a disparar à primeira oportunidade.

se penserem um pouco quem tem depositos no banco é quem está a pagar as bazucas...

a produtividade não subiu milagrosamente ao imprimirem dinheiro portanto se duplicarem o dinheiro em circulação o vosso dinheiro vale metade do que valia antes.

quem tem acções, casas etc, está protegido porque valorizam ao imprimir mais dinheiro, quem paga a bazuca é quem tem os depositos no banco.

E os politicos sabem disto, mas mantêm o povo na ignorancia, e ainda usam a bazuca a seu favor, o Costa não tem nenhum dinheiro no banco se forem a declaração de IRS dele.

Voltar
Superior