O que é uma boa poupança?

Responta concisa e rapida , sem tanto palavrerio , em resposta ao titulo.
10 mil euros numa conta a ordem , seria uma boa poupança.

É o que temos cá em casa. 10 mil euros em duas contas à ordem (5+5), a meu nome e da maria, no Bankinter com os tais 5%+2% nos primeiros dois anos.

Última edição:
Conhecem a Conta Mais Ordenado do Bankinter?

Essencialmente é uma conta à ordem remunerada (TANB) em 5% no primeiro ano e 2% no segundo, sobre um saldo até 5000€.
Sem custos de abertura, manutenção ou transferência online.

Apesar da designação, em alternativa a receber lá o ordenado pode-se transferir mensalmente de outro banco. Mínimo 800€.

EDIT: Faltou-me dizer, os juros são creditados semestralmente.

Então é possível abrir com 5000 e depois transferir mensalmente 800 € de outro banco, e ao mesmo mesmo transferir 800 € da conta bankinter para o outro banco, de modo a manter sempre apenas 5000 € na conta?

Então é possível abrir com 5000 e depois transferir mensalmente 800 € de outro banco, e ao mesmo mesmo transferir 800 € da conta bankinter para o outro banco, de modo a manter sempre apenas 5000 € na conta?

Sim, é possível.
Eu como tenho certas despesas mensais fixas por volta de 830€, que posso pagar por transferência bancária, optei por as pagar a partir do Bankinter (agendamento).
Mas podes simplesmente transferir de volta para outra conta.

Time in market beats timing the market...

A máxima que referes aplica-se ao investimento. Dinheiro que se aplica, frequentemente sujeito a risco, de forma a fazê-lo crescer significativamente.
Para mim, poupança é um montante aplicado com garantia de capital, disponível sem desvalorização apreciável a qualquer momento para uma necessidade.

A máxima que referes aplica-se ao investimento. Dinheiro que se aplica, frequentemente sujeito a risco, de forma a fazê-lo crescer significativamente.
Para mim, poupança é um montante aplicado com garantia de capital, disponível sem desvalorização apreciável a qualquer momento para uma necessidade.

Pois, o problema é que os juros das poupanças são 100 vezes inferiores à taxa de inflação, por isso a parte do sem desvalorização apreciável... como dizia o outro, é fazer as contas...

Pois, o problema é que os juros das poupanças são 100 vezes inferiores à taxa de inflação, por isso a parte do sem desvalorização apreciável... como dizia o outro, é fazer as contas...
Mas se meteres em investimento de risco, também podes além da desvalorização ainda perder mais. O mercado está completamente imprevisível, muito mais que o costume, com pandemias, guerras.
O mais prudente mesmo perdendo dinheiro será procurar maximizar com produtos que possam ser facilmente resgatados e que rendam alguma coisa certa. O produto do bankinter para 2 anos de prazo é excelente, neste momento. Daqui por uns meses logo se vê.

Mas se meteres em investimento de risco, também podes além da desvalorização ainda perder mais. O mercado está completamente imprevisível, muito mais que o costume, com pandemias, guerras.
O mais prudente mesmo perdendo dinheiro será procurar maximizar com produtos que possam ser facilmente resgatados e que rendam alguma coisa certa. O produto do bankinter para 2 anos de prazo é excelente, neste momento. Daqui por uns meses logo se vê.

No que tenho parado a "ganhar pó" estou a levar com a inflação. No que tenho num fundo estou a levar com a inflação + 5% de queda desde 31/12/2021.

Não sabia que a inflação já ia nos 50% [:D]

Então a tua abordagem é ter tudo investido em ativos de risco. E se precisares de uns milhares de €s para uma reparação no carro resgatas o necessário no momento.

Eu prefiro ter as duas coisas. Para uma reparação no carro uso a poupança, que mantenho à melhor taxa possível com garantia de capital e liquidez. Para um carro novo vou aos investimentos.

Será? Eu tenho a ideia que os rendimentos de capitais são taxados sempre de forma independente, com uma taxa fixa.

Todos os anos entrego o IRS de familiares com pensões baixas que recebem de volta toda a retenção feita sobre juros nacionais.

No anexo E tens a opção de optar pelo englobamento, o que significa que os juros são somados aos restantes rendimentos (salários, pensões) e taxados em conjunto. Para quem tem baixos rendimentos, são sujeitos a uma taxa inferior aos 28% que foram retidos e às deduções por despesas familiares, de saúde, etc, logo origina reembolso.

E assim, há pessoas para quem as taxas brutas acabam por ser efetivamente as líquidas também. :)

https://expresso.pt/economia/2019-0...-o-seu-reembolso-de-IRS-sem-estar-a-espera--1

Voltar
Superior