O que é uma boa poupança?

Calma, avalia isso bem! Na serie C estás neste momento com 1,5% + 0,85*E3 +0,25 e de 13-12-2022 a 13-12-2023 terás 2,5 + 0,85*E3 +0,25.

O IGCP, deve informar, mas quase em cima do acontecimento.
O valor inicial investido foi 250€, sendo que em 01-09-2022 tinha um acumulado de 277€

Achas que vale a pena esperar?

O valor inicial investido foi 250€, sendo que em 01-09-2022 tinha um acumulado de 277€

Achas que vale a pena esperar?

Sim, deixa esses C ir até ao fim da maturidade. Agora no último é quando irá dar mais. Tem logo o prémio fixo de 2,5% a somar à Euribor a 3M*0,85 +0,25.

Dá mais que a série agora. Em que é 1% + a euribor a 3M.

Sim, deixa esses C ir até ao fim da maturidade. Agora no último é quando irá dar mais. Tem logo o prémio fixo de 2,5% a somar à Euribor a 3M*0,85 +0,25.

Dá mais que a série agora. Em que é 1% + a euribor a 3M.
Obrigado.

Um aparte, para quem não sabe para fazer o resgate desta série, e porque tem associado o título (papel) de emissão, é preciso apresentar esse título.

Creio que o valor do CA da série C na data da maturidade vai directamente para a conta.

Para o resgate antecipado sim, ainda é preciso o papel.

No outro dia tive um stress com os B (que não têm data de maturidade) pois não me lembrava de onde estavam os papeis![:D]

Malta, conseguem explicar como se eu tivesse 5 anos, o q sao cert aforro e do tesouro? Cm funciona? Obrgado.

São produtos de investimento com capital garantido emitidos pelo estado. Aplicas um certo montante e ganhas juros sobre ele, como nos depósitos a prazo dos bancos.

Os mais populares atualmente são os Certificados de Aforro série E que pagam juros capitalizados (são somados ao montante investido) a cada 3 meses. Duram 10 anos, mas após os primeiros 3 meses já podes resgatar o dinheiro todo ou parte.

A primeiro investimento tem de ser feito num balcão CTT (nos correios, não no banco), depois as restantes operações podem ser feitas online.

Detalhes: https://www.igcp.pt/pt/menu-lateral/certificados-de-aforro/descricao/

Este ano, fruto da aquisição de HPP, tenho pouca disponibilidade para "poupanças".

Defini um valor mensal para colocar em ETF's mas, além disso, pretendia colocar algum em PPR ou Certificados de Aforro até ao final do ano.

A grande questão está em qual deles colocar (o valor será sempre igual ou inferior a 2.000€).

PPR
Vantagens: Dedução fiscal de 20% do capital investido
Desvantagens: Resgate apenas em situações específicas + Rendimento quase nulo (se for reforçar o que tenho, com capital garantido) ou Risco (se constituir um PPR mais agressivo)

Certificados de Aforro

Vantagens: Capital e rentabilidade garantida + Liquidez (resgate a qualquer momento)
Desvantagens: Apenas vejo a inexistência de benefício fiscal

Escapou-me alguma coisa?

O que fariam no meu lugar?
Se optassem pelo PPR, qual seria a melhor escolha?

Escapou-me alguma coisa?

O que fariam no meu lugar?
Se optassem pelo PPR, qual seria a melhor escolha?

Apenas uma ressalva, nos CA a única rentabilidade garantida em todo o prazo são os prémios de permanência (0,50% a 1%). Em função da Euribor 3m, a taxa base pode descer até 0%. Embora nunca tenha acontecido até ao momento, já esteve a apenas ~0,50%.

Para um montante baixo, não vale a pena complicar, eu optava pelos CA ou pela conta Mais Ordenado do Bankinter que dá 5% no primeiro ano e 2% no segundo (tem condições).

Os PPR que tenho (todos seguros) deixaram de aceitar novas subscrições ou pioraram as novas condições nos últimos tempos. Há a vantagem do benefício fiscal, mas ou tencionas usar para pagar prestações de crédito habitação ou não estás assim tão longe dos 60 anos, caso contrário não valerá assim tanto a pena.

Apenas uma ressalva, nos CA a única rentabilidade garantida em todo o prazo são os prémios de permanência (0,50% a 1%). Em função da Euribor 3m, a taxa base pode descer até 0%. Embora nunca tenha acontecido até ao momento, já esteve a apenas ~0,50%.

Para um montante baixo, não vale a pena complicar, eu optava pelos CA ou pela conta Mais Ordenado do Bankinter que dá 5% no primeiro ano e 2% no segundo (tem condições).

Os PPR que tenho (todos seguros) deixaram de aceitar novas subscrições ou pioraram as novas condições nos últimos tempos. Há a vantagem do benefício fiscal, mas ou tencionas usar para pagar prestações de crédito habitação ou não estás assim tão longe dos 60 anos, caso contrário não valerá assim tanto a pena.

Já tenho conta Mais Ordenado Bankinter e a 2ª anuidade termina em Dezembro, se não me engano.

Sobre o CA...
[TABLE="width: 543"]
[TR]
[TD]Determinada mensalmente no antepenúltimo dia útil do mês, para vigorar durante o mês seguinte, segundo a fórmula:
E3+1%
em que E3 é a média dos valores da Euribor a três meses observados nos dez dias úteis anteriores, sendo o resultado arredondado à terceira casa decimal.
Da aplicação da referida fórmula não poderá resultar uma taxa base superior a 3,5%, nem inferior a 0%.[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

AGÊNCIA DE GESTÃO DA TESOURARIA E DA DÍVIDA PÚBLICA – IGCP, E.P.E. - IGCP

Pelo que percebo, só não haverá rentabilidade se a Euribor 3M foi igual ou inferior a -1%.
De qualquer das formas, sendo um "pormenor", o risco é muito inferior a qualquer PPR sem capital garantido.

Tenho o PPR Leve da Fidelidade e "rende zero". Na altura (vai agora fazer 3 anos) fiz apenas pelo benefício fiscal e pela garantia de capital, precisamente com o intuito de posteriormente usar para pagar a prestação do CH.

Neste momento, se optar por PPR (tenho 29 anos), estou inclinado para algo mais agressivo tipo o Optimize PPR Agressivo - Melhor PPR 2021 - Optimize Investment Partners, numa lógica de longo prazo.
Ainda assim estou com muitas reservas porque a possibilidade de liquidez imediata do CA seria bem mais confortável.

Já tenho conta Mais Ordenado Bankinter e a 2ª anuidade termina em Dezembro, se não me engano.

Sobre o CA...

Pelo que percebo, só não haverá rentabilidade se a Euribor 3M foi igual ou inferior a -1%.
De qualquer das formas, sendo um "pormenor", o risco é muito inferior a qualquer PPR sem capital garantido.

Tenho o PPR Leve da Fidelidade e "rende zero". Na altura (vai agora fazer 3 anos) fiz apenas pelo benefício fiscal e pela garantia de capital, precisamente com o intuito de posteriormente usar para pagar a prestação do CH.

Neste momento, se optar por PPR (tenho 29 anos), estou inclinado para algo mais agressivo tipo o Optimize PPR Agressivo - Melhor PPR 2021 - Optimize Investment Partners, numa lógica de longo prazo.
Ainda assim estou com muitas reservas porque a possibilidade de liquidez imediata do CA seria bem mais confortável.

Como é pouco dinheiro mete nos Certificados de Aforro. (só ficas a perder se PT der bancarrota ou sair do euro)

Como és novo faz um PPR AGRESSIVO e vai mandado 50 euros por mes no automático, dinheiro para a reforma.

Voltar
Superior