JRJordao
Well-known member
Penso que amanhã, começa o 1º dia de 10 a contar para o calculo da taxa de juro dos CA's a vigorar em Novembro!
Começo eu
Euribor 3 meses
13/10: 1,378%
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Penso que amanhã, começa o 1º dia de 10 a contar para o calculo da taxa de juro dos CA's a vigorar em Novembro!
Em breve a minha 1 subscrição Fundo PPR tb faz 5 anos e vou usar para CH.A prestação irá ser sempre paga da conta. O que acontecerá é um reembolso do PPR para a mesma conta e no mesmo montante da mensalidade, juros incluídos.
O processo é simples, é só solicitar junto do banco, que poderão ter algum documento para assinar e poderem pedir o reembolso junto do PPR.
Também faço isso em constante rollover do PPR. Não tenho interesse me manter PPR a longo prazo, e os 5 anos "bloqueados" acabam por ser mais uma almofada.

Alguém entendido em PPRs que me possa esclarecer uma dúvida?
De há cerca de 4 anos para cá comecei a subscrever pprs de forma a obter o benefício máximo no IRS em cada ano.
Tendo crédito habitação, o meu objetivo é, após fazer 5 anos do 1º Ppr subscrito, utilizar esse valor para ir pagando as prestações mensais do CA e durante esse tempo colocar o valor que estaria a pagar para subscrever novamente outro ppr.
No fundo o meu objetivo é criar um ciclo em que anualmente recebo 700 euros "limpos" (1 por meu e outro da minha esposa) via irs.
A minha questão é se quando chegar a altura de dar ordem ao banco para me irem buscar a prestação ao ppr e não a conta, o valor é referente a prestação na totalidade (incluindo os juros), ou se só poderei usar na parte do abatimento da casa e continuarei a pagar juros durante esses meses.
Já agora, é para quem já fez esta operação, se é um processo relativamente simples junto do banco ou se eles ligam o complicometro.
Do PPR sai o valor da prestação - total com juros, comissões, etc.
Mas chega-te a conta o valor deduzido de impostos sobre o rendimento que tenhas tido.
Em breve a minha 1 subscrição Fundo PPR tb faz 5 anos e vou usar para CH.
Temos todos os meses de ir ao Banco fazer esse pedido? Li algures que sim![]()
O meu CH é no BCP com Euribor 3 meses...Penso que dependerá de cada caso. Por exemplo eu com euribor 3m, significa que o banco só sabe o valor de cada período de 3 meses, pelo que fica limitado a isso, pois quando se pede o uso é preciso indicar o o montante solicitado, se não estou em erro.
Talvez a lógica seja a mesma para os 6m e 12m, mas todos os meses não deverá ser.
Isso assunto interessa-me porque também vou resgatar PPR.
Quandoreferes rendimento sobre o PPR queres dizer o valor que capitalizou, deduzindo o respetivo imposto. Se tiver por exemplo 100€ de capitalização sobre os 3500€, tem que pagar juros sobre a quantia que rendeu! É isso?
Isto quer dizer que 10% da valorização anual reverte para a casa?Comissão de Gestão Variável: 10% a incidir sobre a valorização do fundo em cada ano, após deduzidos todos os custos incluindo a comissão de gestão fixa;
O simulador dos ctt para o ca a 10anos está correcto? Consegues confirmar?Começo eu
Euribor 3 meses
13/10: 1,378%
O simulador dos ctt para o ca a 10anos está correcto? Consegues confirmar?
Sim, neste caso serão 10,92% para a casa.Isto quer dizer que 10% da valorização anual reverte para a casa?
Consigo ler o jornal em PDF (telegram)Algum assinante consegue partilhar a notícia completa?
https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/juros-altos-podem-forcar-mexida-nos-certificados
Basicamente em Novembro já não deve haver série E...
mas não é 10% da valorização?Sim, neste caso serão 10,92% para a casa.
Para quem não percebe o impacto destas comissões num fundo de gestão ativa, recomendo a leitura do livro "the little book of common sense investing".