O que é uma boa poupança?

A prestação irá ser sempre paga da conta. O que acontecerá é um reembolso do PPR para a mesma conta e no mesmo montante da mensalidade, juros incluídos.

O processo é simples, é só solicitar junto do banco, que poderão ter algum documento para assinar e poderem pedir o reembolso junto do PPR.

Também faço isso em constante rollover do PPR. Não tenho interesse me manter PPR a longo prazo, e os 5 anos "bloqueados" acabam por ser mais uma almofada.
Em breve a minha 1 subscrição Fundo PPR tb faz 5 anos e vou usar para CH.

Temos todos os meses de ir ao Banco fazer esse pedido? Li algures que sim

Alguém entendido em PPRs que me possa esclarecer uma dúvida?

De há cerca de 4 anos para cá comecei a subscrever pprs de forma a obter o benefício máximo no IRS em cada ano.
Tendo crédito habitação, o meu objetivo é, após fazer 5 anos do 1º Ppr subscrito, utilizar esse valor para ir pagando as prestações mensais do CA e durante esse tempo colocar o valor que estaria a pagar para subscrever novamente outro ppr.

No fundo o meu objetivo é criar um ciclo em que anualmente recebo 700 euros "limpos" (1 por meu e outro da minha esposa) via irs.

A minha questão é se quando chegar a altura de dar ordem ao banco para me irem buscar a prestação ao ppr e não a conta, o valor é referente a prestação na totalidade (incluindo os juros), ou se só poderei usar na parte do abatimento da casa e continuarei a pagar juros durante esses meses.

Já agora, é para quem já fez esta operação, se é um processo relativamente simples junto do banco ou se eles ligam o complicometro.

Do PPR sai o valor da prestação - total com juros, comissões, etc.
Mas chega-te a conta o valor deduzido de impostos sobre o rendimento que tenhas tido.

Do PPR sai o valor da prestação - total com juros, comissões, etc.
Mas chega-te a conta o valor deduzido de impostos sobre o rendimento que tenhas tido.

Isso assunto interessa-me porque também vou resgatar PPR.

Quandoreferes rendimento sobre o PPR queres dizer o valor que capitalizou, deduzindo o respetivo imposto. Se tiver por exemplo 100€ de capitalização sobre os 3500€, tem que pagar juros sobre a quantia que rendeu! É isso?

Em breve a minha 1 subscrição Fundo PPR tb faz 5 anos e vou usar para CH.

Temos todos os meses de ir ao Banco fazer esse pedido? Li algures que sim

Penso que dependerá de cada caso. Por exemplo eu com euribor 3m, significa que o banco só sabe o valor de cada período de 3 meses, pelo que fica limitado a isso, pois quando se pede o uso é preciso indicar o o montante solicitado, se não estou em erro.

Talvez a lógica seja a mesma para os 6m e 12m, mas todos os meses não deverá ser.

Penso que dependerá de cada caso. Por exemplo eu com euribor 3m, significa que o banco só sabe o valor de cada período de 3 meses, pelo que fica limitado a isso, pois quando se pede o uso é preciso indicar o o montante solicitado, se não estou em erro.

Talvez a lógica seja a mesma para os 6m e 12m, mas todos os meses não deverá ser.
O meu CH é no BCP com Euribor 3 meses...

Terei de na altura questionar o banco.

Isso assunto interessa-me porque também vou resgatar PPR.

Quandoreferes rendimento sobre o PPR queres dizer o valor que capitalizou, deduzindo o respetivo imposto. Se tiver por exemplo 100€ de capitalização sobre os 3500€, tem que pagar juros sobre a quantia que rendeu! É isso?

Pagar juros não, pagar imposto sobre os juros ganhos sim - consoante o tempo >5 anos ou >8anos.

O simulador dos ctt para o ca a 10anos está correcto? Consegues confirmar?

Aquilo faz uma simulação apenas indicativa, supondo que a taxa base é sempre a mesma e que é a que está em vigor atualmente (2,106%).
Acrescida de 0,5% a partir do 2º ano e novamente acrescida de outros 0,5% a partir do 6º ano que são os prémios de permanência.

A taxa base não vai ser sempre a mesma.
Os prémios de permanência sim serão aqueles.

Por acaso tenho ideia, ouvi em qualquer lado, que essa taxa não tem sido aplicada pelo gestor,mas que está lá nas condições, está. Não tenho nada nesse fundo e uma das razões foi essa.

Basicamente em Novembro já não deve haver série E...

Talvez, talvez não.

Pode ser apenas um ponto de situação sobre os produtos de dívida do estado, com lembrete que a qualquer momento podem haver alterações.

Os últimos a acabar (CTPC) tiveram morte anunciada durante vários meses. Esperemos que estes continuem mais um pouco.

Voltar
Superior