O que é uma boa poupança?

Por acaso ontem lembrei-me deste tópico.

Encontrei um velho amigo e estivemos numa breve (1 hora) conversa.

Ele - que sempre teve muito pouco de parvo - ontem disse-me e com razão: “a escola ensina a poupar e todos os canais poupança ensinam a poupar. Mas o que realmente importa e não vejo ninguém a ensinar é como ganhar dinheiro”.

E é verdade, tem toda a razão.

Fala-se dos certificados, da poupança em eletricidade, numa série de coisas, mas a verdade é que quem tem liquidez a sério está praticamente imune à inflação.

No limite, de pouco serve haver ferramentas destinadas ao investimento se numa fase bem anterior não houver o rendimento digno desse nome.

Quem tem liquidez a sério está praticamente imune à inflação, como?

Quem tem liquidez a sério está praticamente imune à inflação, como?

É afetado como toda a gente, dado que os preços sobem… para todos.

A questão é como é óbvio, quanto maior for a liquidez, menor é o impacto % dos efeitos da inflação.

Ou seja, tens uma família com 10k de poupança, outra com 100k. Ambos até podem ter as mesmas aplicações financeiras de poupança, mas o impacto da inflação é muito maior numa do que na outra.

É quase La Palisse.

É afetado como toda a gente, dado que os preços sobem… para todos.

A questão é como é óbvio, quanto maior for a liquidez, menor é o impacto % dos efeitos da inflação.

Ou seja, tens uma família com 10k de poupança, outra com 100k. Ambos até podem ter as mesmas aplicações financeiras de poupança, mas o impacto da inflação é muito maior numa do que na outra.

É quase La Palisse.

Menor é o impacto % porquê? É o mesmo! Se a inflação é de 10%, o impacto é de 10% em ambas. 1000 euros numa e 10 mil euros na outra.

Então não é quem tem liquidez! É quem tem ativos que compensam a inflação, tipo imobiliário por exemplo. Quem tem liquidez, muito ou pouca, está, pelo contrário, muito exposto à inflação.

Sem liquidez não compras activos.... [:D]

Estamos a dizer basicamente a mesma coisa, o dinheiro não pode estar parado.

Tambem se diz que o dinheiro não é de quem ganha... É de quem poupa!

Se não ganhares, não me parece que vás muito longe com o que poupas….[:D]

Ate podes ter investimentos a dar 50% ao ano, se só tiveres la 1000€ bem que podes estar uma vida inteira que nunca tens “dinheiro”.

Está tudo muito focado no corte da despesa, mas pouca gente fala do aumento das receitas do agregado.

Esse meu amigo faz biscates de todo o tipo (apesar de ter tirado um curso), até sushi andava a entregar e agora faz umas horas em call center. Isto além do trabalho principal , de rendimento normal (nada do outro mundo).

Herdou uma casa pequena com um inquilino la, sempre é mais algum € a entrar e agora aos 30 comprou uma casa a alguém da família afastada que estava apertado a pronto por uns 90k e já tem inquilino para lá.

Isto é a situação de dinheiro fazer dinheiro.

• Gosto
Reações: DMA
O combustível aumentou de forma igual (%) para todos os condutores.

Vocês acham mesmo que um gajo que tenha um património líquido de 1000 paus e um que tenha um património líquido de 100k sofrem na mesma medida com os aumentos?!

E ambos podem poupar muito, e ser muito informados sobre o funcionamento dos mercados, e estar sempre no último grito das aplicações financeiras mais rentáveis.

Às vezes não basta só usar conceitos financeiros, é necessário analisar o quotidiano para entender bem como isto funciona.

É claro que isto dos CA's é andar a bincar com trocos e andar a meter nisto 10K nem aquece nem arrefece.
Gosto disto porque é sem risco e desta forma permite-me colocar quantias que não colocaria se fosse de alto risco.
Também encaro isto um pouco como se fosse um "complemento" de salário.
Em novembro deram-me 325€ liquidos. Quando faço uma simulação de salário e vejo a alarvidade de aumento no salário bruto que teria de ter para ter esse incremento de 325€ liquidos, já vejo isto com melhores olhos...

• Gosto
A percentagem do salário afetado à compra de bens essenciais é maior em quem tem menores rendimentos.

Assim, quem ganha 1.000€ digamos que afeta 75% desse montante à compra de comida, pagamentos de eletricidade, água, gás, combustíveis, etc.. Logo são 75% do seu rendimento que estão expostos aos consumos onde a inflação se faz sentir mais.

Por outro lado, quem ganhar 10.000€ afeta no máximo, digamos que 25% desse montante aos consumos essenciais. Portanto, apenas 25% do seu rendimento está exposto à maior pressão da inflação.

Penso que será esta a razão que faz dizer que o impacto da inflação se faz sentir mais nos rendimentos mais baixos.

A percentagem do salário afetado à compra de bens essenciais é maior em quem tem menores rendimentos.

Assim, quem ganha 1.000€ digamos que afeta 75% desse montante à compra de comida, pagamentos de eletricidade, água, gás, combustíveis, etc.. Logo são 75% do seu rendimento que estão expostos aos consumos onde a inflação se faz sentir mais.

Por outro lado, quem ganhar 10.000€ afeta no máximo, digamos que 25% desse montante aos consumos essenciais. Portanto, apenas 25% do seu rendimento está exposto à maior pressão da inflação.

Penso que será esta a razão que faz dizer que o impacto da inflação se faz sentir mais nos rendimentos mais baixos.

Tal e qual. A % do rendimento destinado a consumos básicos - comida/aquecimento - é mto maior nas famílias com menores rendimentos.

A isto acresce que na fase actual, a inflação está a ser maior precisamente no cabaz alimentar o que piora ainda mais.

É claro que isto dos CA's é andar a bincar com trocos e andar a meter nisto 10K nem aquece nem arrefece.
Gosto disto porque é sem risco e desta forma permite-me colocar quantias que não colocaria se fosse de alto risco.
Também encaro isto um pouco como se fosse um "complemento" de salário.
Em novembro deram-me 325€ liquidos. Quando faço uma simulação de salário e vejo a alarvidade de aumento no salário bruto que teria de ter para ter esse incremento de 325€ liquidos, já vejo isto com melhores olhos...

O efeito dos juros compostos é poderosíssimo no planeamento financeiro de qq pessoa/familia. Essa compreensão (e outras) devia estar nos currículos do ensino básico.

Sei que não é o teu caso e não escrevo para ti naturalmente, mas há uns anos atrás havia aqui quem dissesse que os ctpm eram mau negócio e tb só davam trocos....🤣

• Gosto
Os CTPM tiverem aí uns bons trimestres tiveram.

Em relação aos juros compostos aqui nos CA's série E, se por exemplo para ano tivessemos com uma taxa de TAN de 4% (já a contar com o prémio dos 0,5%) do 1º ano, a taxa real penso que também não vai além dos ~4,044% ao fim de um ano devido a ser acumulados a cada 3 meses juros. Se fosse mensalmente daria mais... isto se não me enganei nas contas.
Se estiver errado por favor corrijam.

Em relação aos juros compostos aqui nos CA's série E, se por exemplo para ano tivessemos com uma taxa de TAN de 4% (já a contar com o prémio dos 0,5%) do 1º ano, a taxa real penso que também não vai além dos ~4,044% ao fim de um ano devido a ser acumulados a cada 3 meses juros. Se fosse mensalmente daria mais... isto se não me enganei nas contas.
Se estiver errado por favor corrijam.

trimestre 1: 10000€ x 4% / 4 x 72% = 72€
trimestre 2: 10072€ x 4% / 4 x 72% = 72,52€
trimestre 3: 10144,52€ x 4% / 4 x 72% = 73,04€
trimestre 4: 10217,56€ x 4% / 4 x 72% = 73,57€

(72€ + 72,52€ + 73,04€ + 73,57€) / 10000€ / 72% = 4,04%

Última edição:
trimestre 1: 10000€ x 4% / 4 x 72% = 72€
trimestre 2: 10072€ x 4% / 4 x 72% = 72,52€
trimestre 3: 10144,52€ x 4% / 4 x 72% = 73,04€
trimestre 4: 10217,56€ x 4% / 4 x 72% = 73,57€

(72€ + 72,52€ + 73,04€ + 73,57€) / 10000€ / 72% = 4,16%

Chegaste a verificar a conta da última linha?

Por acaso eu nem adoro juros compostos.

Aliás isso é que me vai fazendo manter uma “tranche” de CTPC.

Eu gosto de ver os juros como um boost na conta à ordem. Por exemplo, adoro pagar umas férias só com o valor dos juros sem mexer no dinheiro para as despesas mensais.

Por acaso eu nem adoro juros compostos.

Aliás isso é que me vai fazendo manter uma “tranche” de CTPC.

Eu gosto de ver os juros como um boost na conta à ordem. Por exemplo, adoro pagar umas férias só com o valor dos juros sem mexer no dinheiro para as despesas mensais.

Para mim o importante é a taxa final (maior = melhor). Se é capitalizado ou não é secundário.

Costumava ter o dinheiro quase todos com juros convencionais, agora vou passar a ter quase tudo capitalizado (CA + PPRs).

Voltar
Superior