O que é uma boa poupança?

Isso do perder dias de juro é um bocado relativo. Se tiveres uma data fixa em que irás resgatar, então sim irias perder 15 dias de juro ao esperar agora até dezembro. Se mantiveres o investimento o mesmo número de anos independentemente da data de subscrição, irás receber juros sobre o mesmo número de dias.

Fiquei sem saber se vale a pena esperar por janeiro 🙂

Será para manter. Não é para levantar daqui a 3 meses .

Malta, umas pequenas dúvidas em relação a este assunto dos CA; (que quero subscrever apenas em Janeiro 2023)

Tenho 14 000€ que quero meter a render imediatamente num CA (dinheiro que não me faz falta para já, ou seja, pode ficar "esquecido").
As minhas dúvidas são as seguintes:

a) Tenho que meter algum dinheiro todos os meses? Estava a pensar em meter 500€ todos os meses de lado, para o CA.

b) Ganho o ordenado mínimo e por isso não pago IRS e gostaria de saber que impacto isto poderá ter no meu IRS (vou passar a pagar mais?).

c) Os impostos sobre os rendimentos do CA são feitos automaticamente correcto?

d) Terei que subscrever os CA da Série E certo?

e) Tenho uma conta Serviços Mínimos Bancários; isto é um entrave ao facto de querer aventurar-me nos CA (consigo contornar de outra maneira)?

Obrigado pela vossa paciência!​

Última edição:
Malta, umas pequenas dúvidas em relação a este assunto dos CA; (que quero subscrever apenas em Janeiro 2023)

Tenho 14 000€ que quero meter a render imediatamente num CA (dinheiro que não me faz falta para já, ou seja, pode ficar "esquecido").
As minhas dúvidas são as seguintes:

a) Tenho que meter algum dinheiro todos os meses? Estava a pensar em meter 500€ todos os meses de lado, para o CA.

b) Ganho o ordenado mínimo e por isso não pago IRS e gostaria de saber que impacto isto poderá ter no meu IRS (vou passar a pagar mais?).

d) Terei que subscrever os CA da Série E certo?

e) Tenho uma conta Serviços Mínimos Bancários; isto é um entrave ao facto de querer aventurar-me nos CA (consigo contornar de outra maneira)?

Obrigado pela vossa paciência!​

a) Não obriga a reforços. Obriga apenas que estejam lá 100€.

b) penso que nao tenha impacto algum, os montantes dos juros são pequenos.

C) correto

D) serie e

E) não representa um entrave, a subscrição é feita ao balcao dos ctt com pagamento num terminal automatico (cartao multibanco) ou através de um pagamento de serviços numa caixa de multibanco ou no homebanking (podes nao ter por causa da conta d serviços minimos (nao faço ideia), mas podes sempre fazer numa caixa automatica.

a) Não obriga a reforços. Obriga apenas que estejam lá 100€.

b) penso que nao tenha impacto algum, os montantes dos juros são pequenos.

C) correto

D) serie e

E) não representa um entrave, a subscrição é feita ao balcao dos ctt com pagamento num terminal automatico (cartao multibanco) ou através de um pagamento de serviços numa caixa de multibanco ou no homebanking (podes nao ter por causa da conta d serviços minimos (nao faço ideia), mas podes sempre fazer numa caixa automatica.

Obrigado pela pronta resposta. [kiss]

Eu quero mesmo avançar com reforços mensais de 500€ nessa conta de CA (e ainda bem que não sou penalizado por isso pois assim reforço a poupança que lá está e sempre é menos tentação na minha conta bancária para querer gastar "demais" - não que eu seja assim, mas de vez em quando...).

Obrigado pela pronta resposta. [kiss]

Eu quero mesmo avançar com reforços mensais de 500€ nessa conta de CA (e ainda bem que não sou penalizado por isso pois assim reforço a poupança que lá está e sempre é menos tentação na minha conta bancária para querer gastar "demais" - não que eu seja assim, mas de vez em quando...).

Apenas tens que ter noção que cada 500€ que pões, funciona como uma subscrição nova, 3 meses sem poder retirar.

Um à parte, desses 500€m não pensas investir em algo com mais risco (longo prazo)?

Possivelmente eu fazia 400€ CA, 50€ ETF world emergente acc, 50€ Sp500 acc

Apenas tens que ter noção que cada 500€ que pões, funciona como uma subscrição nova, 3 meses sem poder retirar.

Um à parte, desses 500€m não pensas investir em algo com mais risco (longo prazo)?

Para mim já vai ser uma aventura os CA (como disse antes não tenho grande literacia financeira e tenho muita aversão ao risco financeiro - prefiro a segurança mesmo que isso signfique menos - slow, but sure).

Então em vez de reforçar mensalmente deverei apenas reforçar anual ou semestralmente?

Não me faz grande diferença não poder mexer nesse dinheiro, não conto com ele de toda a maneira.

Obrigado [kiss]

Para mim já vai ser uma aventura os CA (como disse antes não tenho grande literacia financeira e tenho muita aversão ao risco financeiro - prefiro a segurança mesmo que isso signfique menos - slow, but sure).

Então em vez de reforçar mensalmente deverei apenas reforçar anual ou semestralmente?

Não me faz grande diferença não poder mexer nesse dinheiro, não conto com ele de toda a maneira.

Obrigado [kiss]

Se não te faz diferença, é fazer mensalmente!

Qual a melhor forma de começar a diversificar(sou um ignorante este tema)

Devido aos teus baixos rendimentos, terás provavelmente interesse em declarar os juros dos CA (e outros produtos financeiros) no IRS e assim receber de volta parte ou a totalidade do imposto retido.

https://contaspoupanca.pt/2019/04/03/video-irs-como-recuperar-os-28-dos-juros-dos-depositos-a-prazo/

Devido aos teus baixos rendimentos, terás provavelmente interesse em declarar os juros dos CA (e outros produtos financeiros) no IRS e assim receber de volta parte ou a totalidade do imposto retido.

https://contaspoupanca.pt/2019/04/03/video-irs-como-recuperar-os-28-dos-juros-dos-depositos-a-prazo/

Mega obrigado. Por acaso costumo fazer o IRS automático, mas assim sendo apenas tenho que me preocupar em preencher o Anexo E no IRS de 2024 (a ser feito em 2025).

Não estou a perceber onde foram buscar estes dados. Estou neste momento a consultar os SWAPS sobre as taxas de juro e estão assim:

As Euribor vs SWAP a 1 ano vs SWAP 3 anos:

Euribor SWAP 1y SWAP 3y
E3M 2,102% 3,063% 2,998%
E6M 2,625% 3,068% 3,055%

Ou seja, olhando para o mercado hoje conclui-se que este espera que o pico não vai o ocorrer antes de 1 ano.

Não estou a perceber onde foram buscar estes dados. Estou neste momento a consultar os SWAPS sobre as taxas de juro e estão assim:

As Euribor vs SWAP a 1 ano vs SWAP 3 anos:

Euribor SWAP 1y SWAP 3y
E3M 2,102% 3,063% 2,998%
E6M 2,625% 3,068% 3,055%

Ou seja, olhando para o mercado hoje conclui-se que este espera que o pico não vai o ocorrer antes de 1 ano.

Outra previsão, com horizonte temporal mais vasto

https://www.chathamfinancial.com/tec...forward-curves

Confirmando-se, teremos os CA com taxa máxima nos próximos 10 anos.

Ajuda: como convencer a mulher a resgatar mensalmente um ppr que tem no Millennium para aplicar em CA?

- taxa atual boa
- em caso de emergência, dinheiro mais facilmente disponível
- ??

Notas:
O ppr já era dela antes de nos juntarmos/casarmos mas não tenho qq interesse em passar esse dinheiro para nós, é apenas para render mais.
Supostamente esse ppr tem uma taxa anual de 2%!

Voltar
Superior