É chato nem todos gostarem de comer gelados com a testa.Título deste tópico: "O que é uma boa poupança"
Título deste tópico: "O que é uma boa poupança"
Dialoga com quem ainda tiver paciência. I'm out.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
É chato nem todos gostarem de comer gelados com a testa.Título deste tópico: "O que é uma boa poupança"
Título deste tópico: "O que é uma boa poupança"
Dialoga com quem ainda tiver paciência. I'm out.
Por um lado, manter o dinheiro parado numa conta a ordem é quase “suicida”, mas depois as soluções propostas apenas permitem perder menos. Isto não é nenhuma novidade, mas é o que é.
Claro que o trabalho do JrJordao é altamente meritório e eu acompanho bastante aqui e noutros locais, mas andamos à procura das melhores taxas que na verdade são apenas as menos más.
A inflação está estimada em 3%. Com a taxa liberatória dos 28%, um hipotético DP “puro” (sem os limites parvos das contas remuneradas) a 4% significa perder dinheiro.
E depois parece que pulula pela internet quase um “secretismo” por soluções mais vantajosas, mesmo para quem já tenha alguma literacia financeira.
Aliás, para não falar sem exemplos concretos, até posso deixar aqui a composição da minha carteira:
- 40% Certificados de aforro subscritos em 2022
- 45% DP
- DCA em SP500, que vai neste momento nos 10%
- Cripto, que está nos 5% - mesmo com a recuperação das últimas semanas, ainda estou a perder 25%
É verdade que tenho um perfil algo conservador, mas também é verdade que os investimentos mais voláteis me dão razão a esse perfil, é onde estou no vermelho.
De resto, não sinto minimamente que tenha o meu dinheiro a “trabalhar para mim”, como o Pedro Anderssen adora dizer.
Em vez de andar para aqui com trocas e baldrocas, era muito mais fácil e eficiente pegar neste bolo todo, espetar num DP a 12meses a 5% e ter umas férias pagas ao final do ano.
Porreiro, um gajo que sabe tudo e tem tudo!Estás totalmente errado.
Sou apartidário. Há mais de 20 anos que não me desloco às urnas para meter cruzes. Isso seria dar importância a uma classe que não lhes reconheço qualquer competência.
Tenho o meu plano de investimentos, sei o que quero e o que não quero, e procuro segui-lo consistentemente.
Neste momento usufruo de rendimento passivo que me permitiria viver só disso.
Nesse tema da reforma, recebi aqui em casa por parte da entidade gestora de um fundo de pensões uma projecção prematura relativa a um produto (com o objectivo de complemento de reforma) que tenho.O pessoal quer tudo:
Sem Risco
100% disponibilidade
Bom retorno.
LOL
Não há.
Primeiro porque alguém achou interessante "Taxar o capital".... o povo aplaudiu os 28% de imposto.... até se aperceber que o taxar o capital apenas e só serviu para delapidar os seus parcos retornos.
Para já, e para mim, poupança não é ter o dinheiro a render uns tostões a 3 meses. Isso é gestão de caixa.
Poupança é algo para prazos mais longos, tipo 3, 5, 10 anos ou reforma. Poupança Vs investimento é apenas o tipo de instrumentos que se usa e o objectivo: preservação de capital (o manter os tais 10k) ou crescimento do capital (investimento que implica risco).
Para baterem a inflação têm que correr riscos e/ou imobilizar dinheiro.
Num cabaz com prazo a 10 anos, com tolerância ao risco de até 30% YoY de flutuação, 45% DD total, algo como 80% ações 10% obrigações e 10% imobiliário é um bom ponto de partida para um objectivo de 7-8% brutos anualizado a 10 anos.
Agora é fazer fine tune de acordo com o caso pessoal. Obviamente reduzir risco reduz retorno.
O irónico é que este pormenor que engole o retorno, pouco ou mesmo nada é abordado aqui, é como se fosse normalíssimo, isto só visto.Com a taxa liberatória dos 28%
Nao vejo nenhuma cor a apelar para essa descida. Para repor pelo menos o que existia os 20%
"Na tentativa de esconder o aumento do preço de seus produtos, alguns fabricantes preferem reduzir discretamente a quantidade presente em cada lote. Esse é um estratagema que o INSEE tenta levar em conta em seus cálculos para estimar corretamente a inflação."Para baterem a inflação
Não vais conseguir mudar sequer de 28% para 25%.Sim, a questão é essa mesma, partidos que estão sempre a defender os reformados, aposentados, jovens, pequenos empresários, ou outros que se dizem liberais e frontalmente a favor de uma menor incidência fiscal na vida económica do país, e sobre isto pouco ou mesmo nada é referido.