O que fazer?

jjmaia, se fores um condutor que conduz normalmente dentro dos limites de velocidade, o clio 1.2 é talvez dos carros a gasolina mais económicos que podes comprar.
A minha prima no dela faz perfeitamente 6 litros ou até na casa dos 5.
E era para por a GPL? Como disseste que querias um carro mais recente, julgo que o queiras manter por uns anos. Daí a pergunta, por certo compensaria largamente a conversão.

É pá compra mas é um Skoda Octavia [:p]

O 147 é uma boa compra, não é muito diferente do normal em termos de manutenção, é só a questão das velas (que por outro lado duram mais), e quando troca distribuição também convém trocar variador. A fiabilidade é mais fama que proveito, na prática não deve ser menos fiável que um Clio.

Conheço quem tenha comprado o 1.6 e não se arrependeu. Eu pessoalmente, como a diferença em usados é baixa, e é para levar GPL e é, procurava um 2.0.

Tem é em conta que é um carro de outra geração. Deve ser mais seguro que o Polo (pelo menos os airbags são de série) mas não muito mais.

As velas devem ser mudadas aos 100kkm, mas até duram mais uns 20%. De qualquer modo, as minhas vieram via internet de um site de velas britãnico e custaram as 8 com já com portes mais ou menos 100€, na AR pediam 300€[8b] .

Bem, já falei com o meu pai e o orçamento são mesmo 5000€ (até 6000€ com negociações).
Não preciso de gastar todo este dinheiro, e já existe aqui no meio 1500€ para a conversão a GPL, logo o orçamento são no máximo, e esticados, 4500€.

Eu falei do clio porque gosto do carro. Acho-o bonito e tenho ideia de ele ser fiável. O 147 deve ficar de fora porque a manutenção é muito mais cara do que a do Clio, portanto definitivamente a escolha recai sobre um segmento B.
Quero gasolina e que seja minimamente despachado (o clio parece-me ter bons valores, 13s dos 0-100km/h).

Queria portanto fazer 3 questões, problemas comuns neste carro (clio II fase II), e se posso encontrar melhor? Por ultimo, o Restiling o meu polo (6N2 suponho), de 99 para a estética é completamente diferente (o interior principalmente), mas e o resto acompanhou? Segurança, conforto e insonorização? É que ainda se encontram uns 1.4 de 100cv a preço convidativo.

Um muito obrigado pela ajuda.

Por esse preço arranjas um 147 1.6 na versão mais básica. Ainda assim já traz luxos como ar condicionado e retrovisores eléctricos.

Se calhar um pouco mais barato arranjas um Clio II 1.6, que já é outra loiça comparado com os 1.2.

Já agora, andava a passear pelo site e parece que por esses preços também já arranjas um Ford Puma 1.7.

Conclusão:

- Tens um Polo 1.0
- Queres um carro aìnda + economico
- Não gostas de carros a diesel
- Gostas de carros a Gpl
- Tens 4.500 para comprar outro carro

Opinião:

Não troques.... com o plafond que tens disponivel, apenas vais comprar
um carro que talvez seja um pouquito (ou não) melhor que o que usas agora .... e esse pode ser mau mas já o conheces [;)]

Até porque actualmente estás cheio de duvidas.
Mais tarde com outra verba compras já algo que aprecies
verdadeiramente e não .... só para desenrascar [;)]

Dizes q ñ queres + do segmento B, ainda assim apresento alguns exemplos de segmento C.
Isto pq pretendes ter uma evolução em relação ao Polo... E para teres essa evolução, evoluir no segmento é uma opção praticamente "imediata", na minha opinião.
Além disso, tens aqui opções bastante razoáveis, e ñ acredito q signifiquem custos de manutenção (muito) superiores...

Vamos então às 2 listas!

Já a GPL:

Skoda Fabia , 6.000 EUR, Alcobaça - Standvirtual
Opel Astra 1.4 16v club, 4.000 EUR, MARCO DE CANAVESEZ - Standvirtual
Ford Focus 1.6 versão F2000 com GPL, 5.250 EUR, Lisboa - Standvirtual (o meu favorito aqui)

A gasosa:

Fiat Stilo 1.6 GPS+XENON (C/GARANTIA), 4.790 EUR, Azeitão - Standvirtual
Renault Clio II 1.2 5 PORTAS 70000KMS, 4.750 EUR, Pontinha - Standvirtual
Ford Fusion 1.4i Trend, 4.750 EUR, AGUALVA - Standvirtual
Rover Streetwise , 4.500 EUR, Camarate - Standvirtual
Renault Clio 1.2 16v (75cv) AC, 4.500 EUR, Amadora - Standvirtual
Ford Fiesta 1.4 16v guia, 4.500 EUR, Charneca Da Caparica - Standvirtual (dentro do segmento B, seria este...)
Citroën C3 1.4 Exclusive, 4.500 EUR, Cascais - Standvirtual
Renault Mégane Coupe 1.4 i, 4.500 EUR, Fernão Ferro - Standvirtual
Seat Leon 1.6 103 CV Impecàvel, 4.500 EUR, Lisboa - Standvirtual
Seat Ibiza 1.4 16V Sport, 4.490 EUR, Odivelas - Standvirtual
Peugeot 206 Roland Garros 1.4 i Tecto Pan., 4.400 EUR, Mem-Martins - Standvirtual (...ou então este)
VW Golf 1.6 Highline, 4.300 EUR, Lisboa/Cascais - Standvirtual (boa opção)
Renault Mégane 1.4 16V - TROCA - Um dono, 4.200 EUR, Quinta Do Conde - Standvirtual
Renault Clio 1.2 16v c/ AC - Particular, 4.000 EUR, Carnaxide - Standvirtual
Seat Ibiza 1.6, 4.000 EUR, LEIRIA - Standvirtual (e este fica aqui como "nota final"...)

Last edited:
Conclusão:

- Tens um Polo 1.0
- Queres um carro aìnda + economico
- Não gostas de carros a diesel
- Gostas de carros a Gpl
- Tens 4.500 para comprar outro carro

Opinião:

Não troques.... com o plafond que tens disponivel, apenas vais comprar
um carro que talvez seja um pouquito (ou não) melhor que o que usas agora .... e esse pode ser mau mas já o conheces [;)]

Até porque actualmente estás cheio de duvidas.
Mais tarde com outra verba compras já algo que aprecies
verdadeiramente e não .... só para desenrascar [;)]

A crise tem os seus defeitos e as suas beneces, assim como a mania do diesel. Clio's 1.2 andam bem baratos, e (fase II) são mil vezes melhores do que este polo em tudo.

Estou de facto inclinado para clio, pergunto é quais são so defeitos crónicos deste modelo.

A crise tem os seus defeitos e as suas beneces, assim como a mania do diesel. Clio's 1.2 andam bem baratos, e (fase II) são mil vezes melhores do que este polo em tudo.

Estou de facto inclinado para clio, pergunto é quais são so defeitos crónicos deste modelo.

Conheço muita gente a andar em Clio's II e ñ conheço grandes queixas...

Mas pelo menos viste a lista? [;)]
(tb incluí Clio's, claro...)

É pá se comprares o Clio compra lá o 1.6, não estejas preocupado com consumos que se é para levar GPL a diferença de custos é pequena e depois de toda as vezes que fores (tentar) fazer uma ultrapassagem com o 1.2 numa ligeira subida vais pensar "devia ter comprado o 1.6".

1.6 são poucos, e todos xunados [:D]

Bem, estive a falar com os meus pais e eles disseram-me para aguardar um mês. Parece que estão à espera de receber dinheiro de algum lado por isso vou esperar.

Sim vi. O fiesta tem um interior horrível...

Ñ resumi a lista ao Fiesta, mas sim, era 1 dos meus favoritos.

Aquele Ibiza q fecha a lista ficou-me realmente na retina!
Bem como o Focus 1.6 já a GPL e o Golf tb 1.6, mas ainda por converter... Na minha opinião, seria uma subida de segmento bastante compensatória e já estamos a falar de motores 1.6, ñ dos 1.4 base de gama q normalmente gastam + do q andam...

Ñ resumi a lista ao Fiesta, mas sim, era 1 dos meus favoritos.

Aquele Ibiza q fecha a lista ficou-me realmente na retina!
Bem como o Focus 1.6 já a GPL e o Golf tb 1.6, mas ainda por converter... Na minha opinião, seria uma subida de segmento bastante compensatória e já estamos a falar de motores 1.6, ñ dos 1.4 base de gama q normalmente gastam + do q andam...

Esse Ibiza 1.6 é bem mais "decidido" abaixo das 2000 rpm do que muitos carros actuais [;)]
E é motor para durar mais de 300 000 kms (já vi vários)

http://www.standvirtual.com/carros/Seat/Ibiza/P3500631/

Olha este!

Last edited:
Dizes q ñ queres + do segmento B, ainda assim apresento alguns exemplos de segmento C.
Isto pq pretendes ter uma evolução em relação ao Polo... E para teres essa evolução, evoluir no segmento é uma opção praticamente "imediata", na minha opinião.
Além disso, tens aqui opções bastante razoáveis, e ñ acredito q signifiquem custos de manutenção (muito) superiores...

Vamos então às 2 listas!

Já a GPL:

Skoda Fabia , 6.000 EUR, Alcobaça - Standvirtual
Opel Astra 1.4 16v club, 4.000 EUR, MARCO DE CANAVESEZ - Standvirtual
Ford Focus 1.6 versão F2000 com GPL, 5.250 EUR, Lisboa - Standvirtual (o meu favorito aqui)

A gasosa:

Fiat Stilo 1.6 GPS+XENON (C/GARANTIA), 4.790 EUR, Azeitão - Standvirtual
Renault Clio II 1.2 5 PORTAS 70000KMS, 4.750 EUR, Pontinha - Standvirtual
Ford Fusion 1.4i Trend, 4.750 EUR, AGUALVA - Standvirtual
Rover Streetwise , 4.500 EUR, Camarate - Standvirtual
Renault Clio 1.2 16v (75cv) AC, 4.500 EUR, Amadora - Standvirtual
Ford Fiesta 1.4 16v guia, 4.500 EUR, Charneca Da Caparica - Standvirtual (dentro do segmento B, seria este...)
Citroën C3 1.4 Exclusive, 4.500 EUR, Cascais - Standvirtual
Renault Mégane Coupe 1.4 i, 4.500 EUR, Fernão Ferro - Standvirtual
Seat Leon 1.6 103 CV Impecàvel, 4.500 EUR, Lisboa - Standvirtual
Seat Ibiza 1.4 16V Sport, 4.490 EUR, Odivelas - Standvirtual
Peugeot 206 Roland Garros 1.4 i Tecto Pan., 4.400 EUR, Mem-Martins - Standvirtual (...ou então este)
VW Golf 1.6 Highline, 4.300 EUR, Lisboa/Cascais - Standvirtual (boa opção)
Renault Mégane 1.4 16V - TROCA - Um dono, 4.200 EUR, Quinta Do Conde - Standvirtual
Renault Clio 1.2 16v c/ AC - Particular, 4.000 EUR, Carnaxide - Standvirtual
Seat Ibiza 1.6, 4.000 EUR, LEIRIA - Standvirtual (e este fica aqui como "nota final"...)

Desta lista, o Stilo seria a minha escolha.

Desta lista, o Stilo seria a minha escolha.

Estava em destaque, mas já desapareceu...

Ainda assim, vão aparecendo outros do género!

Esse Ibiza 1.6 é bem mais "decidido" abaixo das 2000 rpm do que muitos carros actuais [;)]
E é motor para durar mais de 300 000 kms (já vi vários)

Seat Ibiza 1.6 sport, 2.350 EUR, Paço De Arcos - Standvirtual

Olha este!

Esse parece ser de particular, mas está 1 preço muito bom, é bem verdade!

(e agora q penso nisso, tb ñ tive especial atenção em ver se eram particulares ou ñ...)

O 206 1.4 Roland Garros tb é bastante engraçado!

jjmaia, eu manteria o Polo. Pelo que vislumbrei no teu Diário de Bordo, o Polo está em muito bom estado, e é carro para durar muito tempo ainda. Faz-lhe uma revisão mesmo a sério, com mudança de óleo dos travões, caixa, etc. e fica com ele.

Back