O que se passa com Portugal ?

"O tempo que passam a dizer mal se trabalhassem, não teriam tanto com que se preocupar. O rendimento claro que é uma m****"

já estamos também aqui a falar dos FP´s..?? Ah não, enganei-me ...

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

citação:Originalmente colocada por neoxic

Até porque, passo a citar o autor do tópico: "Foi fácil dado a minha família ter lá diversos amigos e dada a posição que algumas dessas pessoas têm no mundo dos Negócios"

Atirem -se às oportunidades[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Não resiti. ;)
Não percebi a risota, mas para o caso em questão passo a dizer-te o seguinte:

Fui eu que criei a oportunidade deste negócio.

O que está aqui em questão, foi uma pessoa não ter aproveitado uma oportunidade criada por mim.

Talvez tu tenhas oportunidades destas para ofereceres aos outros.

Ou talvez te limites a dar risadas.

Como é?

Todos aqui sabemos que és uma pessoa fora de série.[^]
Fiz apenas um comentário em tom de brincadeira, nada mais. Acho q ainda posso...

:)

citação:Originalmente colocada por MariaR

citação:Originalmente colocada por Phoenix

500€ por dia ao funcionário ???

Não sei, mas acho que só vendo a folha de ordenado no final do mês.

Mas SE bater tudo certinho e direitinho, e nos tempos que vão correndo é um oportunidade deitada janela fora.
Eu nem sequer fico aborrecido por duvidares da minha palavra.

Fico preocupado por as pessoas não entenderem que há vida para além do ordenado mínimo.

Em Portugal é possível ganhar-se muito dinheiro e em trabalho honesto.

Atirem-se às oportunidades. :)

Além do mais, um Técnico deste calibre na Suíça ganha um pouco mais do que isso. Como tal, e como são eles a pagar, o que achas que diriam se num almoço entre eles, o tuga dissesse que estava a ser comido pelo patrão e pelo outro camelo (eu...) ?

Não faz nenhum sentido, pois não?

Pensa um pouco nisto. [8D]

Acrescenta disciplina e ambição. Mas isto ainda não é para este cantinho plantado à beira mar.
Continuam todos à espera que o ordenado continue a cair certo no fim do mês, bastando esperar pela sexta e pelo fim do mês.
Vamos longe!!!!!

Mas ainda há esperança. Continuamos com o sol, o mar e claro, a noite.

Nem mais!
E quando os poucos que querem trabalhar e levar o país para a frente há sempre uns quantos 'velhos do restelo' a encravar as coisas.

De certeza que não foi isto que aconteceu neste caso mas é a sensação com que costumo ficar: por cada cidadão com vontade de fazer mais pelo nosso país há-de sempre aparecer alguém para encravar.

Motivo? A inveja, a mesquinhice; às vezes as pessoas preferem viver com 100 desde que o vizinho tenho 80 (percebem o que quero dizer?;)).

Para o comum português, fazer algo pelo país é por a bandeira na janela de 2 em 2 anos (quando joga a selecção), é dizer que temos um lindo mar e uma bela gastronomia e pouco mais..

Reparem no seguinte:
Quem vai construir o TGV e a OTA?
Bem, a parte do betão até é capaz de ser nacional mas de onde vem o conhecimento? A parte que realmente é valorizada?

Outro exemplo:
Agora que tanto se fala nas energias alternativas, quem projecta os parques eólicos?
Aqui perto de Guimarães, em Fafe, há um enorme projectado por espanhóis, onde até as ventoinhas vêm de Espanha. Os tipos vêm fazer dinhero à custa do nosso vento.. è engarçado, não é?

Mais:
Viram a reportagem que deu há poucos dias sobre o Alqueva?
Enquanto nós pensamos em campos de golf, vêm os senhores espanhóis e compram as terras para cultivar, para as oliveiras, aproveitando o nosso investimento na barragem e aproveitando a nossa água para levar riqueza para Espanha..

Mas quando é que em Portugal passamos a usar a cabeça e a levar isto para a frente?
Quando é que nos deixamos de folclores e acordamos para a vida?

Pessoas como o Carlos.L fazem falta e são essas pessoas que devem ter o nosso apoio e o apoio do Estado!

Abraço

ebay nem só os FP não querem trabalhar e dizem que ganham mal...;)

Eu trabalho numa empresa privada e embora tenha horário certo de entrada e saída, faço sempre mais horas que as devidas e não sou paga por isso.

E perguntas tu:" Gostas de trabalhar para aquecer?"

E eu respondo:"Responsabilidade!
Preocupação com os processos que representam pessoas e não nºs, como querem deixar transparecer."

Mas digo-te que existem mais pessoas que não pensam do mesmo modo que eu e que se estão a c**** literalmente para tudo.

O problema é que os mais profissionais são sempre os lixados, pelos outros.

Deixar que me afecte?Claro que não...Não vou deixar de ser como sou mesmo assim. Questão de principios e algum dia... Será o dia.;)

Continuo a dizer que somos a favor dos empregos e não do esforço para que o país cresça, para que o nosso poder de compra tb possa aumentar mais um pouco.

Gostamos mais de dizer mal do que mexermos o dito para fazermos com que as coisas mudem.

Concordam comigo? Concordas comigo?

Aborrecem-me os coitadinhos... a mania de todos termos de ser drs e engenheiros.
A mediocridade das pessoas.

Sabem onde dou mais atenção á falta de respeito uns pelos outros?

Na copa ou na casa de banho da empresa em que trabalho.
Existem as sras da limpeza para alguma coisa, eu sei! Mas se o café cai no chão, não custa limpar com o papel. Eu não tenho problemas desses mas existe quem não o faça.

Na casa de banho, os papéis caem no chão, tb ninguém os apanha e não custa nada...

Cá está a mania de julgarmos os outros pela profissão que temos e não em fazermos algo para mudar as coisas.

Cá está a falta de respeito que existiu para com o Carlos.L;)

Tópico: Funcionários Públicos são quase 740 mil... - pag. 7
Novembro de 2006

Embora um exemplo louvável, e com as devidas distâncias temporais, actualmente, não vislumbro hipotese de alguém que não seja considerado "reputado" almejar este desiderato. Agora estamos confinados aos Grandes Jogadores e sem grandes margens de manobra para novos participantes (a não ser que estes se perfilem em associação com uma multinacional).
Não vejo as coisas assim.

Claro que o espaço para novas idéias é cada vez mais estrito, em especial para um povo que não está habituado a criar.

Vais aos USA e vês uma realidade muito diferente.

Mas nada que aqui não se pudesse aplicar.

Estou a expandir a minha actividade para outras áreas e tenho uma enorme dificuldade em recrutar pessoas.

Numa determinada área e ligada a novas tecnologias vou iniciar um projecto e preciso de pessoas com experiência (mínimo de 3 anos) e capacidade empreendedora. O modelo que tenho a oferecer é de criar uma nova empresa na qual tenho 50% mais 1 voto e oferecer o resto do capital às pessoas. Preciso de 2 para começar e serão essas a receber como prémio esse bloco de acções. Garanto o financiamento total do projecto durante 16 meses com garantia bancária, pagando a cada um 4,000€/mês brutos (o IRS é por conta deles) mais carro (Mégane 1.5 dci). Disponibilidade total para Europa e Norte de África. Já vou na 3ª tentativa...
Como vêm, ando há algum tempo a tentar resolver estar numa área. A deste tópico. A razão é simples. Em Portugal é difícil que as pessoas cumpram com os seus compromissos. Recorrer a sub-contratação e esperar que as pessoas cumpram é o mesmo que esperar ganhar o Euromilhões.

Mas nem assim... [:0]

Tópico: Funcionários Públicos são quase 740 mil... - pag. 7
Novembro de 2006

Embora um exemplo louvável, e com as devidas distâncias temporais, actualmente, não vislumbro hipotese de alguém que não seja considerado "reputado" almejar este desiderato. Agora estamos confinados aos Grandes Jogadores e sem grandes margens de manobra para novos participantes (a não ser que estes se perfilem em associação com uma multinacional).
Não vejo as coisas assim.

Claro que o espaço para novas idéias é cada vez mais estrito, em especial para um povo que não está habituado a criar.

Vais aos USA e vês uma realidade muito diferente.

Mas nada que aqui não se pudesse aplicar.

Estou a expandir a minha actividade para outras áreas e tenho uma enorme dificuldade em recrutar pessoas.

Numa determinada área e ligada a novas tecnologias vou iniciar um projecto e preciso de pessoas com experiência (mínimo de 3 anos) e capacidade empreendedora. O modelo que tenho a oferecer é de criar uma nova empresa na qual tenho 50% mais 1 voto e oferecer o resto do capital às pessoas. Preciso de 2 para começar e serão essas a receber como prémio esse bloco de acções. Garanto o financiamento total do projecto durante 16 meses com garantia bancária, pagando a cada um 4,000€/mês brutos (o IRS é por conta deles) mais carro (Mégane 1.5 dci). Disponibilidade total para Europa e Norte de África. Já vou na 3ª tentativa...
Como vêm, ando há algum tempo a tentar resolver estar numa área. A deste tópico. A razão é simples. Em Portugal é difícil que as pessoas cumpram com os seus compromissos. Recorrer a sub-contratação e esperar que as pessoas cumpram é o mesmo que esperar ganhar o Euromilhões.

http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=88716&whichpage=7

Como se deve lembrar no mesmissimo tópico e na mesma página:

citação:Há empreendedorismo, boas visões e oportunidades de investimento, existem é muitos entraves para que um empresário por muito dinamico que seja não contraia dividas avultadas que são estranguladoras para o inicio de actividade.
Ir para o Topo da Página

Como deve compreeender e com o devido respeito que me merece as suas declarações, para lançar este "empreendimento" teve umas particularidades não muito ao alcance de todos. :)

Porque convenhamos muitos existem que possuem ideias (que até teriam pernas para andar) e que apenas podem aspirar ou sonhar a ter as condições que você demonstra ter.

citação:Vorsprung durch Technik
Posted - 27/10/2006 : 23:53:00

Para variar isto está a descambar para a inveja...
Não se pode ter rasgo em Portugal.

Meu caro não compreendo onde faz essa leitura, apenas se tentou perceber as prováveis razões para que o individuo desse o dito por não dito, e as condiçõese regalias remuneratórias oferecidas serão sempre um factor a ter em conta.

O que não faltam são casos de especulação com mão de obra qualificada que é francamente lesada nas condições de remuneração.

(...)Como vêm, ando há algum tempo a tentar resolver estar numa área. A deste tópico. A razão é simples. Em Portugal é difícil que as pessoas cumpram com os seus compromissos. Recorrer a sub-contratação e esperar que as pessoas cumpram é o mesmo que esperar ganhar o Euromilhões.

Provavelmente pq estas a fazer uma abordagem errada, em vez de subcontratar empresas portuguesas (já sabemos que só querem fugir ao fisco e pagar salários baixos) procura aliciar as pessoas para fazerem o trabalho, sabes que um dos maiores incentivos para as pessoas é a estabilidade no trabalho e o reconhecimento pelo trabalho efectuado.

No caso e como bem viste todos estamos sujeitos a imprevistos na vida, sejam familiares de saúde ou mesmo laboral e temos de estar preparados, pq num dia está tudo bem e no outro vem o estado e quer dinheiro para estoirar num gabinete novo para um sec. de estado, ou as pessoas tem problemas e ficamos sem poder contar com eles.

Um bem haja pelo teu esforço e por mostrares que na tugolandia (terra de manhosos cheios de esquemas e treinadores de sofá que só querem saber de futebol e nem tem inteligência para mais) há que se esforça e sai da media medíocre das empresas nacionais.

Phoenix,

A citação deste post anterior não tinha intenção de fazer uma análise à posterióri sobre as tuas posições. Deixei-as lá apenas para não cortar o pensamento adjacente ao meu post.
Se foi mal interpretada a minha posição, peço desculpa, pois não era trazer para aqui coisas discutidas noutro sítio.

Como tal, não respondo já aos teu comentários. :)

citação:Originalmente colocada por yaris

Carlos, acho que o problema é mesmo o de querermos empregos e não trabalho.

Não é à toa que cada vez importamos mais do que o que exportamos.

Queremos ser bem pagos sem termos grandes responsabilidades ou trabalho.

E só sabemos dizer mal... Somos tão pessimistas que até chateia!
Na empresa em que trabalho, só ouço falar mal do trabalho, das pessoas, das chefias... de tudo mas trabalhar que é bom, tá quieto.

O tempo que passam a dizer mal se trabalhassem, não teriam tanto com que se preocupar. O rendimento claro que é uma m****[8]

As pessoas querem é que tudo caia do céu e se possível bem pertinho para não terem que se mexer muito e mesmo assim, vão encontrar algo para dizer mal.

Que enorme falta de responsabilidade desse sr.:(
Tens toda a razão.

Mas já viste que este não é um caso isolado na nossa sociedade. O que é pena.

Gosto muito desse pragmatismo feminino.

Por vezes tenho conversado um pouco com a minha mãe sobre o papel da mulher Portuguesa na nossa sociedade. São autênticas heroínas.

São elas na maior parte das vezes que levam o barco da família a bom porto.

citação:Originalmente colocada por Kick

Bom eu ainda estudante fiquei encorajado com este post. Pois estou a estudar na mesma área que o Carlos L. trabalha, mas ja conhecia anteriormente outros casos de sucesso.

Já agora e voltando ao tema das Universidades, eu conheço optimos profissionais nesta área que inclusive sao meus professores no IST. Mas parece-me que és do Norte daí talvez nao teres tantos contactos aqui para terras de "mouros".

De qualquer maneira gostava posteriormente de saber mais em concreto o mundo profissional nesta área. Temos que falar :)
O que todos precisamos é de boas referências.

Tive a sorte de ter grandes mentores. Na família, na escola e na sociedade em geral.

Não caias, se me permites uma sugestão, nas teias do comodismo que se instala em algumas pessoas. Neste tópico tens bons exemplos de pessoas que se deixaram dominar por esse comodismo.

São excelentes pessoas, tenho a certeza, mas não servem de exemplo a ninguém. [8D]

Força com os teus sonhos. ;)

citação:Originalmente colocada por MrAnderson

E por causa do desvaneio desse senhor, quem se vai tramar é aí o pobre do "junior" que vai ter de esfolar a trabalhar para fazer a ponte para o substituto, não te esqueças de depois o recompensar :)

Isto de agitar a bandeira e gritar força Portugal é muito giro e tal, mas não é isso que nos faz evoluir enquanto país.

Mas não, segundo consta, e até pelo que tenho visto na empresa do meu tio, só os de Leste é que querem trabalhar, o resto é para esquecer [8]

resumidamente para não fugir ao topico: para os cargos de escritório, em que nem sequer há vagas, tem um monte apreciavel de curriculos, mas para andar a carregar aluminios e outros materiais, em que o ordenado até é mais elevado, só aparecem os de leste e brasileiros...

Eu crise neste país só vejo a de valores [8], da outra oiço apenas falar...
As tuas palavras são muito sábias em relação ao Portugal actual. Quando as pessoas se capacitarem que a mudança começa nelas, nada há a fazer.

Para tomar conta dos meus avós, só conseguimos um casal de Ucranianos. Mais e melhor do que isto, ambos são licenciados, ela é Química e ele é Hidráulico (Eng.os) e tinham objectivos muito concretos ao vir para Portugal. Trabalhar.

Hoje ela está no Controlo de Qualidade de uma boa empresa Têxtil e ele é sócio do meu avô, lá nos negócios dele.

Conseguiram os seus objectivos, o de trazer os 2 filhos para Portugal e já estão matriculados em escolas Portuguesas.

Aqui no fórum, o pessoal (alguns...) continua a queixar-se....

Até quando? ;)

citação:Originalmente colocada por joao cunha

Carlos.L se puder ajudar em algo por estas bandas näo esites em pedir;)
Obrigado.

Onde é que estás ?

Conheço muito bem a região abaixo do lago Le Mans (Montreux). Costumo ir lá muitas vezes. Desde pequeno. :)

citação:Vorsprung durch Technik
Posted - 27/10/2006 : 23:53:00

Para variar isto está a descambar para a inveja...
Não se pode ter rasgo em Portugal.

Meu caro não compreendo onde faz essa leitura, apenas se tentou perceber as prováveis razões para que o individuo desse o dito por não dito, e as condiçõese regalias remuneratórias oferecidas serão sempre um factor a ter em conta.

O que não faltam são casos de especulação com mão de obra qualificada que é francamente lesada nas condições de remuneração.

A referência que fiz acima foi para alguns comentários que já começavam a acusar algum azedume, mas realmente acabou por não descambar.

Em relação às contrapartidas oferecidas pelo promotor para a deslocalização temporária do colaborador, julgo que a componente financeira poderá ser importante, mas não fundamental.
Se se tratar de um projecto de curto-prazo (inferior a um ano) e com projecção na carreira do colaborador - com o inerente risco de fuga - porque razão há-de receber balúrdios?

Por acaso, tenho precisamente a ideia de que o que não falta são casos de especulação de colaboradores pouco qualificados que são francamente beneficiada nas condições de remuneração.

Um canudo certifica habilitações literárias, não qualificações profissionais.
Temos muitos doutores em Portugal que não servem para a ponta de um corno.
Claro que temos também alguns de excelência.
Mas vivemos hoje um período em que as pessoas só se preocupam com a obtenção de graus de forma indiscriminada, com objectivo único de ascenção profissional, situação em que os graus académicos são absolutamente estéreis.

Estou no ultimo ano de Eng. Mecânica e cada vez tenho pensado mais na possibilidade a aproveitar uma opotunidade dessas de ir para o estrangeiro. Sei que há empresas a querer recém-licenciados para irem para Angola, Polónia, etc. Claro que custa deixar familia namorada e amigos, mas sendo trabalhos bem pagos comparativamente ao trabalhar aqui na "ilha" deixa-nos uma tentação bastante grande. Já para não falar que as opotunidades de carreira são superiores (isto é a minha ideia).

Já agora Carlos.L já que estás dentro disto tudo, qual é o teu ponto de vista?

citação:
Originalmente colocada por Vorsprung durch Technik
Em relação às contrapartidas oferecidas pelo promotor para a deslocalização temporária do colaborador, julgo que a componente financeira poderá ser importante, mas não fundamental.
Se se tratar de um projecto de curto-prazo (inferior a um ano) e com projecção na carreira do colaborador - com o inerente risco de fuga - porque razão há-de receber balúrdios?

Por isso, e tendo em conta a predominante realidade do nosso mercado de trabalho, no relacionamento patrão~colaborador, o caso de alguém que eventualmente recusa 500€ de contrapartidas monetárias diárias e uma progressão na carreira e nos conhecimentos que lhe iriam um manancial de conhecimentos profissionais, reveste-se de contornos de facto bizarros e deveras intrigantes.

Porque razão há-de receber balurdios ???

De facto uma pergunta intrigante e que deve ser colocada a quem os ofereceu (500 Euros diários no estrangeiro)ao colaborador que os recusou.

citação:

Por acaso, tenho precisamente a ideia de que o que não falta são casos de especulação de colaboradores pouco qualificados que são francamente beneficiada nas condições de remuneração.

Por caso eu conheço casos de empresas que especularam quanto ás remunerações que atribuiam aos colaboradores, mais essa do que o contrário.

Aliás alguém que especule quanto ao real valor que tem, numa empresa competente não tem futuro e muito menos consegue ludibriar durante muito tempo, já o inverso é mais dificil devido ás dificuldades laborais e de emprego que actualmente assolam a nossa sociedade.

citação:Um canudo certifica habilitações literárias, não qualificações profissionais.
Temos muitos doutores em Portugal que não servem para a ponta de um corno.
Claro que temos também alguns de excelência.
Mas vivemos hoje um período em que as pessoas só se preocupam com a obtenção de graus de forma indiscriminada, com objectivo único de ascenção profissional, situação em que os graus académicos são absolutamente estéreis.

Concordo com esta sua apreciação, mas aqui também temos muito a apontar a quem indiscriminadamente tomou como sinónimo a existência de um "canudo" com competência e conhecimento, é por isso que bons profissionais nas mais variadissimas areas são dificeis de encontrar.

citação:Originalmente colocada por air

Estou no ultimo ano de Eng. Mecânica e cada vez tenho pensado mais na possibilidade a aproveitar uma opotunidade dessas de ir para o estrangeiro. Sei que há empresas a querer recém-licenciados para irem para Angola, Polónia, etc. Claro que custa deixar familia namorada e amigos, mas sendo trabalhos bem pagos comparativamente ao trabalhar aqui na "ilha" deixa-nos uma tentação bastante grande. Já para não falar que as opotunidades de carreira são superiores (isto é a minha ideia).

Já agora Carlos.L já que estás dentro disto tudo, qual é o teu ponto de vista?
O meu pai é Engº Mecânico e no início da sua carreira profissional, andou a percorrer o mundo.

Qual a vantagem? Dá-te uma experiência impar e contactos que mais tarde se revelam frutuosos.

Quanto a mim, só há coisa de um ano e pico é que trabalho por conta própria. Antes disso, andei a percorrer o mundo com o meu jefe. Ele, como bom Galego que é não pescava lá muito bem o Inglês e eu era mais o tipo que lhe preparava os dossiers em Inglês e o desenrascava em algumas situações nas reuniões por esse mundo fora.

Fiquei com bons contactos e aprendi a estar no meio dessa gente, o que se revela importante.

Agora, dar conselhos...., não é fácil. Tem muito a ver com a tua natureza. Mas uma ou duas sugestões: Aprende. Vai para um sítio onde possas aprender. Depois, não fiques mais de 3 anos no mesmo sítio. Vais ver que o teu ciclo de aprendizagem vais ser curto, máximo 10 anos, e depois podes atirar-te à vida. ;)

Voltar
Superior