O tópico do linux

Estou a tentar instalar o ubuntu 13 num toshiba com windows 8, consigo fazer boot com a pen mas quando escolho para experimentar por live cd ou mesmo instalar fico com o monitor preto e não passa dali, alguém me pode dar uma ajuda?

Comprei um portátil recente (quad-core, 8GB RAM) e gostava de saber como é que posso fazer o boot de Linux a partir de uma pen?

Para começar, qual o sistema mais indicado de Linux para um portátil recente, que se assemelhe mais ao ambiente Windows e para tarefas mundanas como net e ver documentos Office?

Obrigado!!

Edit: Para não haver confusões, não quero instalar o Linux no computador, só quero que corra a partir da pen. É possível??

Última edição:
Edit: Para não haver confusões, não quero instalar o Linux no computador, só quero que corra a partir da pen. É possível??
Fiz mais ou menos isto, como te disse ali no tópico da informática:
How to create a bootable USB stick on Windows | Ubuntu
Universal USB Installer – 1,2,3 e Linux numa PenUSB | Pplware

Não sei bem como fiz.
Porque fiz 1o download de um sistema linux e copiei para uma pen que tenho de 2 gb que limpei de tudo; depois instalei (ou arranquei com este programa dos links), já nem sei se é necessário instalação (creio que não).
Tentei várias vezes o passo 1 e 2 que é para escolher o linux que tens na pen mas não conseguia fazer nada daí.
Então escolhi no passo 1 algo que diz algo como "outras versões linux não existentes neta caixa" e já pude escolher a versão que tinha na pen.
Depois aquilo andou lá a correr.

Por fim não sei como fiz reiniciei com a pen e quando apareceram as letras no monitor cliquei em f11 e tentei as várias opções que apareciam para arranque (desde a drive de cd's, ao disco c e a pen).
Lá tentei com a pen e deu :) Apareceu logo tudo normal. Só é depois necessário (caso queiras) configurar teclado, horários...

Ao encerrar é clicar em shotdown e depois quando pede para salvar sessão é clicar não.

Isto foi o que fiz, se foi bem feito ou não não sei. Mas não me parece ter afectado o windows xp; até porque normalmente arranco logo de seguida já sem a pen e ele abre automaticamente o windows

Segunda pergunta....preciso do ITunes por causa do IPod......basta descarregar para Mac?

Não há itunes para Linux. Da mesma maneira que a versão para Windows não funciona em Mac, a de Mac não vai funcionar em Linux.

Das duas umas, tentas contornar com o Wine. Ou, usas uma alternativa bem mais simples. Por exemplo, o Rhythmbox, o Banshee etc etc. Para instalares: sudo apt-get install rhythmbox ( na consola/terminal )

Última edição:
Comprei um portátil recente (quad-core, 8GB RAM) e gostava de saber como é que posso fazer o boot de Linux a partir de uma pen?

Para começar, qual o sistema mais indicado de Linux para um portátil recente, que se assemelhe mais ao ambiente Windows e para tarefas mundanas como net e ver documentos Office?

Obrigado!!

A parte da PEN deixo para quem já tenha usado isso (que não é o meu caso).

Quanto à distribuição, neste contexto, sugiro XUBUNTU.
É que, em princípio, a correr de uma PEN será um pouco mais lento que a
correr do disco, pelo que na minha opinião o XUBUNTU será a melhor opção.

Como tens 8GiB de RAM e um QUAD-CORE, deixo também uma alternativa ao
uso da PEN:
https://www.virtualbox.org/

Basicamente corres um sistema dentro do outro (numa janela) em simultâneo:
https://www.virtualbox.org/wiki/Screenshots

uso da PEN:

Obrigado. Já dei uma vista de olhos pelo virtualbox e não me agrada muito ter de ser eu a decidir qual a memória a alocar para cada um dos sistemas, ou do sistema que corre na box. 50/50?

Obrigado. Já dei uma vista de olhos pelo virtualbox e não me agrada muito ter de ser eu a decidir qual a memória a alocar para cada um dos sistemas, ou do sistema que corre na box. 50/50?

Podes mudar em qualquer altura.
Só a mudança do tamanho do disco virtual é que é bastante complexo alterar.

Vou desistir do vbox. Dá para instalar no disco principal e aquando do boot escolher com qual deles arrancar?

Isso não tem nada a ver com o arranque do Windows.
A VBOX é uma aplicação do Windows como outra qualquer.

Quando quiseres usar mandas correr essa aplicação tal como mandas correr
o BROWSER quando queres aceder à Internet.

A diferença é que essa aplicação VBOX simula um computador (tem BIOS e
tudo). Quando esse computador virtual arranca (podes ter vários na VBOX)
faz BOOT do disco virtual (que é um ficheiro no Windows) e corre o sistema
operativo que estiver instalado nesse disco virtual.

A VBOX é uma aplicação que te abre primeiro uma janela para listar as
máquinas virtuais que tens criadas, para criar novas máquinas e/ou para
mandar correr as máquinas que quiseres.

Quando mandas correr uma máquina virtual, o sistema lá instalado corre
numa janela do Windows destinada a essa máquina (essa janela é o monitor
virtual desse computador virtual).

Isso não tem nada a ver com o arranque do Windows.
A VBOX é uma aplicação do Windows como outra qualquer.

Quando quiseres usar mandas correr essa aplicação tal como mandas correr
o BROWSER quando queres aceder à Internet.

A diferença é que essa aplicação VBOX simula um computador (tem BIOS e
tudo). Quando esse computador virtual arranca (podes ter vários na VBOX)
faz BOOT do disco virtual (que é um ficheiro no Windows) e corre o sistema
operativo que estiver instalado nesse disco virtual.

A VBOX é uma aplicação que te abre primeiro uma janela para listar as
máquinas virtuais que tens criadas, para criar novas máquinas e/ou para
mandar correr as máquinas que quiseres.

Quando mandas correr uma máquina virtual, o sistema lá instalado corre
numa janela do Windows destinada a essa máquina (essa janela é o monitor
virtual desse computador virtual).

Não quero correr a partir de Windows. Quero dedicado. Não dá para escolher no arranque qual dos sistemas escolher? Dá para fazer esse tipo de instalação?

Fiz mais ou menos isto, como te disse ali no tópico da informática:
How to create a bootable USB stick on Windows | Ubuntu
Universal USB Installer – 1,2,3 e Linux numa PenUSB | Pplware

Não sei bem como fiz.
Porque fiz 1o download de um sistema linux e copiei para uma pen que tenho de 2 gb que limpei de tudo; depois instalei (ou arranquei com este programa dos links), já nem sei se é necessário instalação (creio que não).
Tentei várias vezes o passo 1 e 2 que é para escolher o linux que tens na pen mas não conseguia fazer nada daí.
Então escolhi no passo 1 algo que diz algo como "outras versões linux não existentes neta caixa" e já pude escolher a versão que tinha na pen.
Depois aquilo andou lá a correr.

Por fim não sei como fiz reiniciei com a pen e quando apareceram as letras no monitor cliquei em f11 e tentei as várias opções que apareciam para arranque (desde a drive de cd's, ao disco c e a pen).
Lá tentei com a pen e deu :) Apareceu logo tudo normal. Só é depois necessário (caso queiras) configurar teclado, horários...

Ao encerrar é clicar em shotdown e depois quando pede para salvar sessão é clicar não.

Isto foi o que fiz, se foi bem feito ou não não sei. Mas não me parece ter afectado o windows xp; até porque normalmente arranco logo de seguida já sem a pen e ele abre automaticamente o windows

Obrigado pela dica. Eu já fiz isso, mas aquilo só me dava para correr o Linux para experimentar. E quando saía (shutdown) tudo o que tinha instalado desaparecia... Também te acontece o mesmo?

uso da PEN:

Estou a experimentar o Kubuntu e gosto deste layout. Creio que à coisa de 2 anos já tinha experimentado. E isto diz no instalador que posso ter este SO juntamente com o do Windows. Resta saber se depois dá para escolher com qual dois 2 é que arranco.

Estou a experimentar o Kubuntu e gosto deste layout. Creio que à coisa de 2 anos já tinha experimentado. E isto diz no instalador que posso ter este SO juntamente com o do Windows. Resta saber se depois dá para escolher com qual dois 2 é que arranco.

Sim, dá. Ficam os dois lado a lado e escolhes com qual arrancas. Fica o Grub a gerir-te isso tudo. Não é complicado. Aliás, as instalações estão cada vez mais simples.

Não quero correr a partir de Windows. Quero dedicado. Não dá para escolher no arranque qual dos sistemas escolher? Dá para fazer esse tipo de instalação?

Dá, tendo o windows instalado, corres o sistema linux pela pen ou cd para instalar e quando perguntar como queres usar o disco, escolhes instalar lado a lado, existe a alternativa de dividires o espaço entre os dois sistemas, andas com o cursor, até chegáres aos valores que te interessam.

O computador fica a arrancar pelo linux, mas no arranque existe o quadro do boot que te permite escolher se arrancas o linux ou windows, se não selecionares nada arranca o linux.

Podes mexer num ficheiro para alterares o tempo dessa janela de boot, pois salvo o erro só fica visivel durante 3s, podes aumentar para outros valores.
Eu pouco usei o dual boot, mas quando o usei fiquei com esse tempo inalterado, pois mal aparecia eu carregava logo na seta para baixo para o windows quando o queria usar.
Era como um segredo que só eu sabia.

As vm que referiram, retiram recursos fica o pc a puxar por dois sistemas e não é a mesma coisa é tudo condicionado.

Última edição:
1. Deixas estar o que veio.
2. Vais ao software centre e mandas instalar XFCE.
3. Quando fizeres login (depois de meter o username e antes de meter a password)
escolhes o ambiente gráfico que pretendes usar na sessão.
4. Quando tiveres a certeza qual a que pretendes usar, metes essa por omissão.

Simples e não estraga nada.
[;)]

Grão Mestre do Linux, venho solicitar a sua sabedoria para tomar decisões.

Cheguei a efectuar esse passo mas voltei ao Ubuntu normal porque o XFCE não era inteirament compativel com o meu (ver história aqui: http://forum.autohoje.com/off-topic/60117-o-topico-do-linux-134.html#post1067423334 )

Bom mas isso agora não interessa nada. Tenho vindo a constatar que o Portátil aquece para burro. Temps de 80 e tal graus , ventoinha dispara no youtube etc etc. PArce uma fritadeira. Curiosamente, passou a ser o meu Portátil de eleição: arranque rápido,tem tudo o que preciso e sinto-me mais seguro com virus e mrds de segurança.
Instalei um utilitário de temps e aparentemente está tudo "normal" ma entetanto descobri posts que dizem que esse portátil aquece muito só em Linux pq o Linux não gere bem não sei o quê.

Pensei em meter-lhe o 7 mas acho que isso seria um retrocesso. Que dizes? Existe alguma forma de controlar melhor as temps? Será do ubuntu?

obgd

Última edição:
Dá, tendo o windows instalado, corres o sistema linux pela pen ou cd para instalar e quando perguntar como queres usar o disco, escolhes instalar lado a lado, existe a alternativa de dividires o espaço entre os dois sistemas, andas com o cursor, até chegáres aos valores que te interessam.

O computador fica a arrancar pelo linux, mas no arranque existe o quadro do boot que te permite escolher se arrancas o linux ou windows, se não selecionares nada arranca o linux.

Podes mexer num ficheiro para alterares o tempo dessa janela de boot, pois salvo o erro só fica visivel durante 3s, podes aumentar para outros valores.
Eu pouco usei o dual boot, mas quando o usei fiquei com esse tempo inalterado, pois mal aparecia eu carregava logo na seta para baixo para o windows quando o queria usar.
Era como um segredo que só eu sabia.

As vm que referiram, retiram recursos fica o pc a puxar por dois sistemas e não é a mesma coisa é tudo condicionado.

Ontem estive a espreitar as opções de instalação daquilo e fiquei com algumas dúvidas:

- Aquilo de escolher o espaço, como é que decido isso? Basicamente quero só o Linux para a net.

- Vai criar alguma partição?

- Se depois quiser desinstalar o Kubuntu, como é que faço?

- Se ficar a tal partição, como é que volto a meter o disco como estava?

Obrigado pelos esclarecimentos.

Voltar
Superior