No Kubuntu, só me costuma aparecer uma roldana na barra de estado do lado direito a indicar que há updates, acho que já não aparece nenhuma janela há algum tempo mas se aparece, é só na 1ª vez que ele se liga à net. Além disso, podes desliar isso.
De qualquer das formas, o Mint com KDE costuma estar mais atrasado que o Kubuntu e até costumo meter os repositórios de backport do Kubuntu para ter updates importantes mais rapidamente que não vêm pela via "estável".
E, Nuno, desculpa lá mas para alguém que usa Linux, és um tipo extremamente preguiçoso. Configurar o gestor de janelas ao nosso gosto sempre foi uma das piadas do Linux, independentemente da distribuição ou das luzinhas, painéis ou icons que aparecem em cada uma. Lá por gostares mais do Mint e do XFCE, escusas de passar a vida a "impingir" o teu gosto pelas mesmas. Eu antes de me ficar pelo KDE como "preferido", experimentei tudo e continuo hoje em dia a experimentar (quando tenho tempo), nunca digo o que as pessoas devem usar ou não, aliás, até tento perceber o que é que as pessoas gostam mais num SO.
Se quisesse um *NIX para tótós, comprava um MAC [

]
Já lá vai o tempo em que eu gostava das "piadas dos sistemas".
Eu uso o Linux para trabalhar (e qualquer outro sistema).
Neste momento, todo e qualquer tempo perdido a "brincar" com o sistema é uma irritação.
Não tenho tempo nem paciência.
Por alguma razão abandonei de vez o Windows.
Quero um sistema que trabalhe para mim. Não quero um sistema que me obriga a trabalhar
para ele.
Outra das coisas que o *buntu me irrita é a porcaria do tema.
Há sempre coisas que não funcionam por causa do fundo preto.
Que se pode mudar, sei eu que pode.
Caí na asneira de instalar uma VM com Xubuntu, e tive de mudar essa porra para conseguir
ver tooltips que tinham o texto preto em fundo preto.
Resultado: depois de uma porra de um update do *buntu, voltou tudo ao mesmo. Deixei ficar.
Já não tenho paciência, nem tempo, para estas porras.
Ou funciona tudo como deve ser de origem, ou então vai de carrinho.
Por alguma razão gosto do OS X.
Não tem a produtividade do XFCE, faltam-lhe montes de ferramentas do Linux, mas funciona
tudo ao meu gosto logo de origem. Portanto, é o meu OS host, e depois uso Linux como guest.
Isto com 45 anos as prioridades mudam, e não é pouco.
Já lá vai o tempo em que eu chegava a casa e andava a escarafunchar nos sistemas.
Quanto ao impingir... pedem opiniões, e eu dou a minha, tal como já sei que dás a tua (KDE).
A escolha, só depende das prioridades de cada um.
Aliás, se reparares, eu até costumo dizer que prefiro o XFCE, digo porquê, e até digo que
podem experimentar os outros GUI, e que nem necessitam de instalar tudo de novo porque
os podem ter todos de uma vez só, mudando quando fazem login.
Portanto, acho que estás a ser um bocado injusto nessa tua análise.