O tópico do linux

Infelizmente não consigo meter o Petra no meu portátil

Sendo baseado em Ubuntu 13.10, o meu teclado morre e não funciona no Mint 16..............:sh)
E não tenho conhecimentos suficientes para dar a volta à questão...

Só com teclado USB é que bomba.....

Mantenho o 15.

hardware - Keyboard not working 100% after Ubuntu 13.10 upgrade - Ask Ubuntu

This solution might work as suggested by Andrew @ Ubuntu 13.10 Available For Download ~ Web Upd8: Ubuntu / Linux blog

GO TO:

1) System System Settings > Language Support [Or you can hit Super (Windows key) to bring out Dash, then type Language Support]

2) At the bottom part find "Keyboard input method system"

3) Switch between "Default", "IBus" and "None"

4) After making the change, you need to relog for the settings to take effect.

NOTE: The one who asked the question said selecting "None" worked for him/her. I have yet to try this out as I don't have my 13.10 laptop with me. Will update this later if it works.

EDIT: As promised, the solution above works. At #3, it may be different in your case, so try each one out. Start with option None.

Below is a screenshot. Hope this helps! Enjoy Ubuntu 13.10. :)

Tenho quase a certeza que sim.....mas já estou a queimar um DVD com o 16.....a ver se logo consigo!
Se não der.....fica o 15.

Não necessitas de fazer isso.
Experimenta quando quiseres trocar mesmo.
Normalmente não há necessidade de fazer upgrade. Se funcionar, ganha-se muito pouco em
mudar para uma versão mais recente.

Cheguei a usar Fedora 14 já o Fedora ia no 19.
E neste momento tenho Mint 14, já ele vai no 16.

Quando precisares de mudar mesmo de sistema, logo pensas nisso.

De facto acho que as diferenças não são significativas do 15 para o 16 daí não me ter preocupado muito com isso.
Se tiver tempo no fim de semana ainda tento.....logo se vê!

[;)]

Estou tentado a instalar, mais uma vez, o Linux num PC para ver como se comporta, já que a última vez que o fiz foi com o Mandrake há já uns bons anos.

Qual a versão (desktop) que sugerem?

Estou tentado a instalar, mais uma vez, o Linux num PC para ver como se comporta, já que a última vez que o fiz foi com o Mandrake há já uns bons anos.

Qual a versão (desktop) que sugerem?

Depende do PC, mas se eras fã do Mandrake, o KDE era na altura o que se usava e primava pela facilidade de uso. Se quiseres ver a evolução que o KDE teve (já vai na 4.12), podes também exprimentar o Kubuntu [;)]

Depende do PC, mas se eras fã do Mandrake, o KDE era na altura o que se usava e primava pela facilidade de uso. Se quiseres ver a evolução que o KDE teve (já vai na 4.12), podes também exprimentar o Kubuntu [;)]

Mais vale o Linux Mint com KDE.

Sinceramente, o *buntu está a desiludir-me bastante.
Criei uma VM com Xubuntu, e já me arrependi grandemente.

Exemplo:
O Linux Mint mostra no painel um símbolo a dizer que existem updates.
O *buntu abre-me uma porra de uma janela. IRRA!!!

Estes gajos não sabem que o objectivo de um sistema operativo é correr
aplicações, e que, como tal, deve ser o mais discreto possível? Mania que
têm de interromper o trabalho das pessoas.

Digo-te, se tivesse aqui à frente o gajo que se lembrou desta, desfazia-o
à porrada.

Mais vale o Linux Mint com KDE.

Sinceramente, o *buntu está a desiludir-me bastante.
Criei uma VM com Xubuntu, e já me arrependi grandemente.

Exemplo:
O Linux Mint mostra no painel um símbolo a dizer que existem updates.
O *buntu abre-me uma porra de uma janela. IRRA!!!

Estes gajos não sabem que o objectivo de um sistema operativo é correr
aplicações, e que, como tal, deve ser o mais discreto possível? Mania que
têm de interromper o trabalho das pessoas.

Digo-te, se tivesse aqui à frente o gajo que se lembrou desta, desfazia-o
à porrada.

No Kubuntu, só me costuma aparecer uma roldana na barra de estado do lado direito a indicar que há updates, acho que já não aparece nenhuma janela há algum tempo mas se aparece, é só na 1ª vez que ele se liga à net. Além disso, podes desliar isso.

De qualquer das formas, o Mint com KDE costuma estar mais atrasado que o Kubuntu e até costumo meter os repositórios de backport do Kubuntu para ter updates importantes mais rapidamente que não vêm pela via "estável".

E, Nuno, desculpa lá mas para alguém que usa Linux, és um tipo extremamente preguiçoso. Configurar o gestor de janelas ao nosso gosto sempre foi uma das piadas do Linux, independentemente da distribuição ou das luzinhas, painéis ou icons que aparecem em cada uma. Lá por gostares mais do Mint e do XFCE, escusas de passar a vida a "impingir" o teu gosto pelas mesmas. Eu antes de me ficar pelo KDE como "preferido", experimentei tudo e continuo hoje em dia a experimentar (quando tenho tempo), nunca digo o que as pessoas devem usar ou não, aliás, até tento perceber o que é que as pessoas gostam mais num SO.

Se quisesse um *NIX para tótós, comprava um MAC [:p]

No Kubuntu, só me costuma aparecer uma roldana na barra de estado do lado direito a indicar que há updates, acho que já não aparece nenhuma janela há algum tempo mas se aparece, é só na 1ª vez que ele se liga à net. Além disso, podes desliar isso.

De qualquer das formas, o Mint com KDE costuma estar mais atrasado que o Kubuntu e até costumo meter os repositórios de backport do Kubuntu para ter updates importantes mais rapidamente que não vêm pela via "estável".

E, Nuno, desculpa lá mas para alguém que usa Linux, és um tipo extremamente preguiçoso. Configurar o gestor de janelas ao nosso gosto sempre foi uma das piadas do Linux, independentemente da distribuição ou das luzinhas, painéis ou icons que aparecem em cada uma. Lá por gostares mais do Mint e do XFCE, escusas de passar a vida a "impingir" o teu gosto pelas mesmas. Eu antes de me ficar pelo KDE como "preferido", experimentei tudo e continuo hoje em dia a experimentar (quando tenho tempo), nunca digo o que as pessoas devem usar ou não, aliás, até tento perceber o que é que as pessoas gostam mais num SO.

Se quisesse um *NIX para tótós, comprava um MAC [:p]

Já lá vai o tempo em que eu gostava das "piadas dos sistemas".

Eu uso o Linux para trabalhar (e qualquer outro sistema).

Neste momento, todo e qualquer tempo perdido a "brincar" com o sistema é uma irritação.
Não tenho tempo nem paciência.

Por alguma razão abandonei de vez o Windows.
Quero um sistema que trabalhe para mim. Não quero um sistema que me obriga a trabalhar
para ele.

Outra das coisas que o *buntu me irrita é a porcaria do tema.
Há sempre coisas que não funcionam por causa do fundo preto.

Que se pode mudar, sei eu que pode.
Caí na asneira de instalar uma VM com Xubuntu, e tive de mudar essa porra para conseguir
ver tooltips que tinham o texto preto em fundo preto.
Resultado: depois de uma porra de um update do *buntu, voltou tudo ao mesmo. Deixei ficar.
Já não tenho paciência, nem tempo, para estas porras.

Ou funciona tudo como deve ser de origem, ou então vai de carrinho.

Por alguma razão gosto do OS X.
Não tem a produtividade do XFCE, faltam-lhe montes de ferramentas do Linux, mas funciona
tudo ao meu gosto logo de origem. Portanto, é o meu OS host, e depois uso Linux como guest.

Isto com 45 anos as prioridades mudam, e não é pouco.
Já lá vai o tempo em que eu chegava a casa e andava a escarafunchar nos sistemas.

Quanto ao impingir... pedem opiniões, e eu dou a minha, tal como já sei que dás a tua (KDE).
A escolha, só depende das prioridades de cada um.

Aliás, se reparares, eu até costumo dizer que prefiro o XFCE, digo porquê, e até digo que
podem experimentar os outros GUI, e que nem necessitam de instalar tudo de novo porque
os podem ter todos de uma vez só, mudando quando fazem login.

Portanto, acho que estás a ser um bocado injusto nessa tua análise.

Já lá vai o tempo em que eu gostava das "piadas dos sistemas".

Eu uso o Linux para trabalhar (e qualquer outro sistema).

Neste momento, todo e qualquer tempo perdido a "brincar" com o sistema é uma irritação.
Não tenho tempo nem paciência.

Por alguma razão abandonei de vez o Windows.
Quero um sistema que trabalhe para mim. Não quero um sistema que me obriga a trabalhar
para ele.

Outra das coisas que o *buntu me irrita é a porcaria do tema.
Há sempre coisas que não funcionam por causa do fundo preto.

Que se pode mudar, sei eu que pode.
Caí na asneira de instalar uma VM com Xubuntu, e tive de mudar essa porra para conseguir
ver tooltips que tinham o texto preto em fundo preto.
Resultado: depois de uma porra de um update do *buntu, voltou tudo ao mesmo. Deixei ficar.
Já não tenho paciência, nem tempo, para estas porras.

Ou funciona tudo como deve ser de origem, ou então vai de carrinho.

Por alguma razão gosto do OS X.
Não tem a produtividade do XFCE, faltam-lhe montes de ferramentas do Linux, mas funciona
tudo ao meu gosto logo de origem. Portanto, é o meu OS host, e depois uso Linux como guest.

Isto com 45 anos as prioridades mudam, e não é pouco.
Já lá vai o tempo em que eu chegava a casa e andava a escarafunchar nos sistemas.

Quanto ao impingir... pedem opiniões, e eu dou a minha, tal como já sei que dás a tua (KDE).
A escolha, só depende das prioridades de cada um.

Aliás, se reparares, eu até costumo dizer que prefiro o XFCE, digo porquê, e até digo que
podem experimentar os outros GUI, e que nem necessitam de instalar tudo de novo porque
os podem ter todos de uma vez só, mudando quando fazem login.

Portanto, acho que estás a ser um bocado injusto nessa tua análise.

Eu recomendo KDE para quem tem sistema para isso e para quem gosta de um SO evoluído. Mesmo assim, mesmo com algumas coisas bonitas e/ou escusadas, o KDE 4 consome cada vez menos recursos e não mais, a cada release está simplesmente melhor. Confesso que o XFCE não é suficiente para mim, sou um pouco mais exigente. E, para quem não ese quer chatear, que instale uma versão estável e pronto. O meu Kubuntu só mexe em alguns settings quando faço o upgrade ao sistema para a versão seguinte, nunca me desconfigurou nada (a não ser que fosse exigível) com os updates normais.

Eu sempre gostei de experimentar distros e gestores de janelas diferentes, as minhas recomendações não vão de encontro aos meus gostos mas sim ao que as pessoas dão valor. Eu não digo às pessoas para usaram XFCE porque de base é um SO de aspecto antigo, adaptado à metade da 1ª década de 2000. Eu não desgosto e para máquina virtual dou mais valor, mas para instalar de base num PC actual com +4GB de RAM, normalmente digo às pessoas para experimentarem KDE.

Se me disserem que qurem um sistema que tire o SO dos olhos deles, pah, eu para isso até prefiro distros com FluxBox [:D] [;)]

Caríssimos

Posso adicionar KDE ao meu mint 15 xfce via Software Centre, certo?

Algo do género "KDE metapackage"....?

Já conheço o ambiente KDE....é só mesmo para ir alternando visualmente com o XFCE (e os widgets do KDE dão muito jeito!)

Last edited:
Ou simplesmente abrir o terminal e:

sudo apt-get install kde-full

Thanks!

Ajuda preciosa
Prefiro um copy-paste no terminal de facto![;)]

Mas já agora, como é que vocês sabem os nomes?
Eu como leigo na matéria iria abrir o terminal e ía por tentativas

sudo apt-get kde
sudo apt-get kde metapackage

Sei lá!

Como sabes que é "install kde-full"?

PS: a pergunta é um bocado estúpida mas tenho mesmo de a fazer![:D]

Back