O tópico do linux

Também fiz isso, esqueci-me de dizer...ficou um pouco mais agradável, mas não no ponto. Vou descarregar aqueles fontes, deve ser disso.[;)]

É disso quase de certeza. Também me acontece e dou conta sempre no browser. Isto porque estamos habituados a ver as páginas com fontes habituais do Windows (arial, verdana, times new roman), e como elas não estão disponíveis, o browser recorre a outras. Não é melhor nem pior, é diferente.
Mas normalmente, instalando as fontes da Microsoft, o browser começa logo a usá-las, e as páginas já não fazem grande diferença das apresentadas no Windows.

Ps: no mint já não me lembro, mas em versões anteriores do ubuntu, instalar as fontes no software manager não fazia nada porque era preciso dar um consentimento qualquer à licença que só aparecia na linha de comandos. Para tirar as dúvidas, instala a partir do terminal, deve ser qualquer coisa do género "sudo apt-get install msttcorefonts"

Então em que parte entra a partição swap?

Quando em modo hibernação o computador escreve as definições e trabalhos abertos no disco e desliga. Em suspensão manda para a memória. Então em nenhum caso usa a swap?

O swap é apenas uma partição.
A utilização que se faz dela depende de como estiver configurado.

O que importa saber e esclarecer é:

- Suspensão.
Não escreve nada em lado nenhum. O que está em memória permanece em memória.
Não se perde nada porque o computador continua a alimentar a memória. Se não
estiver ligado à corrente, e a bateria esgotar em suspensão, tudo o que estava em
memória perde-se.

- Hibernação.
Tudo o que está em memória é copiado para disco (o local depende da configuração,
software usado, etc., pode ser o swap da memória virtual, como pode ser qualquer
outro local, o que interessa é que escreve no disco). O computador desliga-se na
totalidade, ou seja, também deixa de alimentar a memória. Pode ficar assim mesmo
sem corrente, porque a cópia da memória está no disco (memória não volátil).
Quando se volta a ligar, o sistema copia para a memória o que guardou anteriormente
no disco. A suspensão só funciona se existir espaço em disco (no local configurado
para escrever o conteúdo da memória para hibernação) suficiente para escrever o
conteúdo da memória.

O bom do Linux, é que se pode configurar tudo e um par de botas. Ou seja, nisto da
hibernação, o local do disco onde é escrito o conteúdo da memória, depende da
configuração e do gestor de hibernação usado.

https://wiki.archlinux.org/index.php/Suspend_and_Hibernate
https://wiki.debian.org/Hibernation/Hibernate_Without_Swap_Partition
[all variants] HOWTO: Use swapfile instead of partition and hibernate

O swap é apenas uma partição.
A utilização que se faz dela depende de como estiver configurado.

O que importa saber e esclarecer é:

- Suspensão.
estiver ligado à corrente, e a bateria esgotar em suspensão, tudo o que estava em
memória perde-se.

- Hibernação.
Tudo o que está em memória é copiado para disco (o local depende da configuração,
software usado, etc., pode ser o swap da memória virtual, como pode ser qualquer
outro local, o que interessa é que escreve no disco). O computador desliga-se na
totalidade, ou seja, também deixa de alimentar a memória. Pode ficar assim mesmo
Quando se volta a ligar, o sistema copia para a memória o que guardou anteriormente
no disco. A suspensão só funciona se existir espaço em disco (no local configurado
conteúdo da memória
.

O bom do Linux, é que se pode configurar tudo e um par de botas. Ou seja, nisto da
hibernação, o local do disco onde é escrito o conteúdo da memória, depende da
configuração e do gestor de hibernação usado.

https://wiki.archlinux.org/index.php/Suspend_and_Hibernate
https://wiki.debian.org/Hibernation/Hibernate_Without_Swap_Partition
[all variants] HOWTO: Use swapfile instead of partition and hibernate

Então mas se a suspensão guarda o que está em memória para que precisa de espaço em disco:confused:

Então mas se a suspensão guarda o que está em memória para que precisa de espaço em disco:confused:

Não precisa.

1.
Ter swap (partição, ficheiro, etc.) é opcional.

2.
Havendo swap, pode ser usado para memória virtual e/ou hibernação (depende da
configuração).

3.
Tipicamente aconselha-se a que seja criada uma partição de swap para que possa
ser usada para memória virtual em caso de necessidade. E, sendo maior que a
memória física, permitir a opção de hibernação.

Para suspensão não é necessário swap. Funciona mesmo sem qualquer tipo de
swap.

Aliás, acho que só mesmo o pessoal do Windows é que usa hibernação, porque o
pessoal do Linux e OS X só usa suspensão (sleep). Aliás, é raro eu fazer shutdown
no OS X e no Linux. Só uso o abrir e fechar a tampa. Está sempre a funcionar.
Minto. Por acaso no Linux de trabalho costumo fazer shutdown, nem sei bem porquê,
acho que é vício.

Agora trocaste-me todo.[8b]

Herrar é umano.

Devia ter dado para perceber (pelo contexto) que me enganei. Aliás, é bem provável que
tenha escrito aí mais umas "bacoradas"... Hoje não estou com grande capacidade de
concentração.

(...)
- Suspensão.
memória perde-se.

- Hibernação.
conteúdo da memória.
(...)

Toda esta parte tinha a ver com hibernação.
Suspensão era na parte anterior.

Herrar é umano.

Devia ter dado para perceber (pelo contexto) que me enganei. Aliás, é bem provável que
tenha escrito aí mais umas "bacoradas"... Hoje não estou com grande capacidade de
concentração.

Toda esta parte tinha a ver com hibernação.
Suspensão era na parte anterior.

Foi o que pensei.

Mas como tinha deixado posts para trás, e depois avancei, acabei por ficar também meio à nora a pensar que me teria escapado alguma coisa.[:D]

Não estou a conseguir ver vídeos WMV no Linux Mint, seja no player "nativo", no VLC ou no SMPlayer.

É necessário instalar alguns codecs especiais?

Obrigado

Malta,

quero começar a experimentar a usar o tal famoso Linux.

Tenho o PC de secretária com o Win 7 e não queria perder isto, pelo menos para já.

Onde é que se saca software decente ?

E também tenho uma ligação à net via MEO, ou seja, uso um modem/router Thomsom, haverá problemas com isto ?

Não estou a conseguir ver vídeos WMV no Linux Mint, seja no player "nativo", no VLC ou no SMPlayer.

É necessário instalar alguns codecs especiais?

Obrigado

Isto resolve?

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

Malta,

quero começar a experimentar a usar o tal famoso Linux.

Tenho o PC de secretária com o Win 7 e não queria perder isto, pelo menos para já.

Onde é que se saca software decente ?

E também tenho uma ligação à net via MEO, ou seja, uso um modem/router Thomsom, haverá problemas com isto ?

Não haverá problemas. Podes só meter numa pen/cd e ires usando sem teres que instalar o sistema operativo.

Saca-se tudo pelos repositórios dentro do proprio sistema operativo, em principio não tens que ir a "internet" sacar nada

Se houver problemas pode ser é com a placa wireless não reconhecida, mas em principio não.

Não haverá problemas. Podes só meter numa pen/cd e ires usando sem teres que instalar o sistema operativo.

Grato desde já pela ajuda.

Mas é possível ter ambos os sistemas operativos no mesmo computador, certo ? Era isto que eu pretendia, pelo menos na fase da experimentação. [;)]

Grato desde já pela ajuda.

Mas é possível ter ambos os sistemas operativos no mesmo computador, certo ? Era isto que eu pretendia, pelo menos na fase da experimentação. [;)]

Tens 3 modos.
Eu aconselho os dois primeiros.

1. Correr num Live CD/DVD/Pen.
2. Correr numa máquina virtual.
3. Instalar em dual-boot.

Não aconselho o dual-boot porque se algo correr mal podes ter de instalar de novo
tudo o que lá tens.

Dos outros dois, penso que a máquina virtual será o ideal se tiveres memória
suficiente. Pelo menos 4GiB de RAM. Dá com menos, mas pode não ter um
desempenho aceitável.

Se optares pelo primeiro modo, tens de dar o desconto em termos de desempenho
pelo facto de estar a correr num meio muito mais lento que um disco.

Para instalar uma máquina virtual, aconselho:
https://www.virtualbox.org
Primeiro instalas este software de virtualização, e depois crias uma máquina virtual
onde defines a quantidade de processadores, memória, tamanho do disco, etc.
Depois instalas o Linux (ou qualquer outro sistema) nessa máquina virtual.

Para distribuição de Linux, aconselho:
Editions for Linux Mint 16 "Petra" - Linux Mint

Tipicamente, para correr numa máquina virtual, ainda por cima apenas para testar,
não vais necessitar de mais de 2GiB de RAM nem mais de 32GiB de disco na máquina
virtual. Ou seja, quando criares a máquina virtual (ou máquinas), cria apenas com
2GiB de RAM (ou menos) e com 32GiB de disco (e vai sobrar MUITO espaço no disco
virtual).
Portanto, aconselho a que uses uma versão de 32bits do Linux. Não necessitas de usar
uma versão de 64 bits.

Quanto ao ambiente gráfico... Cinnamon, Mate, KDE ou XFCE... Aconselho a que
comeces pelo XFCE (é o mais simples, mais básico, e mais ligeiro... e é o que eu
uso).

Se quiseres experimentar os outros ambientes, podes criar novas máquinas virtuais,
ou simplesmente ir ao menu -> system -> software manager e escrever o nome
de um dos outros ambientes.
Deverá aparecer um meta-package que instala todo o que é necessário para ter esse
ambiente.
Depois, quando fores fazer login, entre a introdução do username, e a introdução da
password, podes escolher o ambiente que pretendes usar (de entre os que estiverem
instalados).

Tens 3 modos.
Eu aconselho os dois primeiros.

1. Correr num Live CD/DVD/Pen.
2. Correr numa máquina virtual.
3. Instalar em dual-boot.

Não aconselho o dual-boot porque se algo correr mal podes ter de instalar de novo
tudo o que lá tens.

Dos outros dois, penso que a máquina virtual será o ideal se tiveres memória
suficiente. Pelo menos 4GiB de RAM. Dá com menos, mas pode não ter um
desempenho aceitável.

Se optares pelo primeiro modo, tens de dar o desconto em termos de desempenho
pelo facto de estar a correr num meio muito mais lento que um disco.

Para instalar uma máquina virtual, aconselho:
https://www.virtualbox.org
Primeiro instalas este software de virtualização, e depois crias uma máquina virtual
onde defines a quantidade de processadores, memória, tamanho do disco, etc.
Depois instalas o Linux (ou qualquer outro sistema) nessa máquina virtual.

Para distribuição de Linux, aconselho:
Editions for Linux Mint 16 "Petra" - Linux Mint

Tipicamente, para correr numa máquina virtual, ainda por cima apenas para testar,
não vais necessitar de mais de 2GiB de RAM nem mais de 32GiB de disco na máquina
virtual. Ou seja, quando criares a máquina virtual (ou máquinas), cria apenas com
2GiB de RAM (ou menos) e com 32GiB de disco (e vai sobrar MUITO espaço no disco
virtual).
Portanto, aconselho a que uses uma versão de 32bits do Linux. Não necessitas de usar
uma versão de 64 bits.

Quanto ao ambiente gráfico... Cinnamon, Mate, KDE ou XFCE... Aconselho a que
comeces pelo XFCE (é o mais simples, mais básico, e mais ligeiro... e é o que eu
uso).

Se quiseres experimentar os outros ambientes, podes criar novas máquinas virtuais,
ou simplesmente ir ao menu -> system -> software manager e escrever o nome
de um dos outros ambientes.
Deverá aparecer um meta-package que instala todo o que é necessário para ter esse
ambiente.
Depois, quando fores fazer login, entre a introdução do username, e a introdução da
password, podes escolher o ambiente que pretendes usar (de entre os que estiverem
instalados).

Infelizmente não consigo meter o Petra no meu portátil

Sendo baseado em Ubuntu 13.10, o meu teclado morre e não funciona no Mint 16..............:sh)
E não tenho conhecimentos suficientes para dar a volta à questão...

Só com teclado USB é que bomba.....

Mantenho o 15.

Last edited:
Pois, agora já sei [;)]
Vou explorar esses links logo, depois digo qualquer coisa.
Já agora, que formato recomendas? MP4?

OGG
Ogg - Wikipedia, the free encyclopedia
Ogg is a free, open container format maintained by the Xiph.Org Foundation. The creators of the Ogg format state that it is unrestricted by software patents[4] and is designed to provide for efficient streaming and manipulation of high quality digital multimedia.

Back