O tópico do linux

Quando inicio o meu xubuntu, aparece sempre algo como "destrancar o chaveiro" o que é isto ?

É um repositório de passwords.
Para evitar estar sempre a pedir passwords para os mais variados sítios, o sistema
pode guardar usernames e passwords (encriptadas). Para que o sistema possa
aceder a esse repositório, é necessário dar-lhe acesso indicando a password usada
para o criar.

Ok, não tinha ideia que era isso. É só segurança :)

Pear OS, c'est fini - MuyLinux

Pear OS, c’est fini

era um s.o que até tinha alguma qualidade.

Pois. Foi precisamente por ter qualidade que foi comprado por uma GRANDE empresa
muito conhecida.
Fiquei a saber disso hoje à hora do almoço. Estava a almoçar com uns colegas meus,
e a contar-lhes do PEAR OS. Ele pega no telemóvel, vai à net ver... BOUM!!! Acabou!

Fiquei parvo.
Enfim.
Era uma séria ameaça ao OS X e ao Windows.
Cá para mim foi uma destas que o comprou (Apple ou Microsoft).

Se foi uma destas, o mais certo é que nunca mais vamos ver o PEAR OS.
Se foi uma concorrente destas, podemos vir a ter novidades, e um sério concorrente
de peso ao Windows e ao OS X.

Cada vez uso mais o Mint no dia-a-dia, adoro o aspecto que ele agora tem.

Já agora qual é essa versão do mint ??

Nuno156, aconselhas-te no outro tópico o Mint xfce. Andei a ver as comparações e reparei que realmente este é o mais leve. Instalei a versão cinnamon na maquina virtual e as diferenças são notórias em termos de interface. Mas em termos de aplicações não há diferenças ou há ?? Na globalidade a distro com melhor relação peso/aplicações/interface será mesmo o Mint xfce ??

Obrigado

Nuno156, aconselhas-te no outro tópico o Mint xfce. Andei a ver as comparações e reparei que realmente este é o mais leve. Instalei a versão cinnamon na maquina virtual e as diferenças são notórias em termos de interface. Mas em termos de aplicações não há diferenças ou há ?? Na globalidade a distro com melhor relação peso/aplicações/interface será mesmo o Mint xfce ??

Obrigado

Sim, as aplicações são "diferentes".
Está entre aspas porque não é bem assim...

Basicamente, existem Windows Managers (WM) e Desktop Environments (DE).
Comparison of X Window System desktop environments - Wikipedia, the free encyclopedia

Bem ou mal, todas as aplicações Linux correm em qualquer WM e DE.
Os DE mais conhecidos/usados são:
- Unity
- Gnome 3
- Cinnamon (fork do Gnome 3)
- Mate (fork do Gnome 2)
- KDE
- XFCE
- LXDE

Sendo DEs completos, incluem aplicações próprias para tarefas como:
- File Manager
- Terminal
- Editor de texto
- Gravador de CD
- Media Player
- Produtividade (processador de texto, folha de cálculo, etc)
- Leitor de PDF/etc.
- etc.

Mas como podes correr aplicações feitas para qualquer WM/DE, podes usar aplicações
do Gnome/Mate/XFCE/etc no KDE/LXDE/Cinnamon/etc. e vice-versa.

O problema é ONDE as aplicações vão buscar o tema (cores, fontes, tamanhos, ícones,
etc.). Ou seja, se usares o XFCE e correres uma aplicação do Gnome, esta aplicação
vai buscar o tema ao Gnome. Portanto, se tiveres um tema no XFCE e outro tema no
Gnome, a aplicação do Gnome vai parecer que não se enquadra no tema do XFCE porque
está a usar um tema diferente (está a usar o tema definido no Gnome).

Assim, para usar aplicações de DEs diferentes, é necessário configurar esses outros DEs
de modo a ficarem com um tema igual (ou pelo menos semelhante) ao tema do DE que
se está a usar, de modo a que não se perceba que a aplicação foi desenhada para correr
num DE diferente.

Por exemplo:
Eu uso o Linux Mint XFCE, mas tenho instaladas aplicações que prefiro do Cinnamon e
do Mate. Assim, o que eu fiz foi configurar um tema comum nos 3 DE:
- Cinnamon
- Mate
- XFCE

Obrigado pela explicação!

Para o PC que é, obviamente que não sou exigente ao ponto de querer tudo bonitinho, se o PC ficar fluido eu já fico contente[:D]

Bem entretanto já testei na maquina virtual o xubuntu (fiquei mesmo muito interessado neste e parece-me leve, é parecido ao ubuntu 8-9?? mas mais moderno) o lubuntu (que realmente é muito leve mas a interface não é bem ao meu gosto), o linux mint xfce e cinnamon (em termos de interface o cinnamon é melhor mas é mais pesado).

Pois. Foi precisamente por ter qualidade que foi comprado por uma GRANDE empresa
muito conhecida.
Fiquei a saber disso hoje à hora do almoço. Estava a almoçar com uns colegas meus,
e a contar-lhes do PEAR OS. Ele pega no telemóvel, vai à net ver... BOUM!!! Acabou!

Fiquei parvo.
Enfim.
Era uma séria ameaça ao OS X e ao Windows.
Cá para mim foi uma destas que o comprou (Apple ou Microsoft).

Se foi uma destas, o mais certo é que nunca mais vamos ver o PEAR OS.
Se foi uma concorrente destas, podemos vir a ter novidades, e um sério concorrente
de peso ao Windows e ao OS X.
Do pouco que usei gostei, principalmente do aspecto visual, mas não fui muito além.
Não sei porque haveria de ser uma ameaça para windows ou os x, os utilizadores desses sistemas operativos não iriam mudar só pelo aspecto visual, até porque existe depois as apps que poderia ser difícil de encontrar para linux e pensado dessa forma o elementary OS também já estava condenado. Quero acreditar que se juntou a uma distribuição linux e que agora vai melhorar. " it and now wants to continue and improve the system for their own products. " esperemos que assim seja.

Cada vez uso mais o Mint no dia-a-dia, adoro o aspecto que ele agora tem.

rL6oqaD.png

eu estou a usar num Magalhães 1 que pifou o disco (habitual na 1ª geração, com o disco de 30Gb e 1.8", horrível em fiabilidade) que retirei o mesmo e uso via um SD 4GB simples, e o Mint 16 em modo persistente.. e ainda sobrou ai 2,5Gb do disco como disco do ptt
E mexe-se muito bem, e tudo a funcionar 5 estrelas...
Uns anos atrás usava sempre o Mandriva, como alternativa ao windows e ter conhecimentos de uso do linux.. nos últimos tempos é mesmo o Mint.. gosto do aspecto do mesmo sempre..

abraço

Explica-me lá como transformo o ubuntu 13.10 nessa coisa jeitosa sem ter que perder uma manhã sff!

Tens essencialmente 2 modos:
- Instalas Linux Mint com XFCE
- Mantens o Ubuntu ( [:vm)] ), mandas instalar o XFCE, e passas a fazer login
escolhendo o XFCE.

Tendo o XFCE, instalas:
- Compiz
- Conky
- Cairo Dock

Depois de instalar, vais ao YOUTUBE, ou ao GOOGLE, e procuras dicas de
temas e configurações para estas coisas.

Do pouco que usei gostei, principalmente do aspecto visual, mas não fui muito além.
Não sei porque haveria de ser uma ameaça para windows ou os x, os utilizadores desses sistemas operativos não iriam mudar só pelo aspecto visual, até porque existe depois as apps que poderia ser difícil de encontrar para linux e pensado dessa forma o elementary OS também já estava condenado. Quero acreditar que se juntou a uma distribuição linux e que agora vai melhorar. " it and now wants to continue and improve the system for their own products. " esperemos que assim seja.

A ameaça é um fabricante pegar naquilo e vender computadores com aquilo
pré-instalado. É que aquilo, para quem sabe, é um Linux como outro qualquer.

Mas, para o comum dos mortais, o aspecto vende.

Quanto ao Elementary OS... faltam-lhe as "reminiscências" (para não dizer
"cópia descarada") dos ícones do iOS que o PEAR OS tinha. Basicamente, o
que o PEAR OS tinha que o Elementary OS não tem, é a colagem do aspecto
visual a algo que as pessoas conhecem. Neste caso, o iOS.

Isto vende.
E a Microsoft que o diga. Afinal, tiveram de meter o "metro UI" no Windows 8
para ver se a semelhança dos aspectos serviriam de motor de vendas para
as plataformas móveis. Correu-lhes mal, mas a ideia estava certa. Falhou a
execução: mudaram o modo de funcionamento em lugar de mudar apenas o
aspecto.

eu estou a usar num Magalhães 1 que pifou o disco (habitual na 1ª geração, com o disco de 30Gb e 1.8", horrível em fiabilidade) que retirei o mesmo e uso via um SD 4GB simples, e o Mint 16 em modo persistente.. e ainda sobrou ai 2,5Gb do disco como disco do ptt
E mexe-se muito bem, e tudo a funcionar 5 estrelas...
Uns anos atrás usava sempre o Mandriva, como alternativa ao windows e ter conhecimentos de uso do linux.. nos últimos tempos é mesmo o Mint.. gosto do aspecto do mesmo sempre..

abraço

Isso não é fiabilidade do disco. É erro de concepção.
Todos os Magalhães têm esse problema.

Quando o Magalhães foi lançado, eu apontei logo esse erro.
Computadores para crianças NÃO PODEM TER DISCOS MECÂNICOS.

Um disco em funcionamento não pode sofrer vibrações, senão as cabeças
aterram no disco, e danificam o disco e as cabeças.

Portanto, ao desenhar um computador para crianças, o armazenamento
só pode ser em memória. Tal como os tablets / smartphones, e os
computadores com SSD. Quem mete um disco normal, ou é incompetente,
ou é burlão (sabe que vai pifar, mas como já está vendido, quem
comprou que se amanhe).

Isso não é fiabilidade do disco. É erro de concepção.
Todos os Magalhães têm esse problema.

Quando o Magalhães foi lançado, eu apontei logo esse erro.
Computadores para crianças NÃO PODEM TER DISCOS MECÂNICOS.

Um disco em funcionamento não pode sofrer vibrações, senão as cabeças
aterram no disco, e danificam o disco e as cabeças.

Portanto, ao desenhar um computador para crianças, o armazenamento
só pode ser em memória. Tal como os tablets / smartphones, e os
computadores com SSD. Quem mete um disco normal, ou é incompetente,
ou é burlão (sabe que vai pifar, mas como já está vendido, quem
comprou que se amanhe).

não, não é esse o problema.. o Magalhães 2 também tem disco, mas um de 160GB e 3,5" como qualquer portátil, e esses são super fiáveis, pelos que conheço, filhos e família, além de amigos.. a primeira versão do Magalhães, a de 9" e disco 30GB, é que usava uns discos tipo Ipod, 1.8" e nas mãos aquilo já é de aspecto super frágil.. todos ao fim de pouco tempo iam para a garantia mas duravam pouco..

E é pena no sitio do disco não caber um de 3,5" pois no ebay há conversores de LIF/ZIF para Sata e assim, e esptava-se lá um normal.. há tambem uns conversores para Compactflash, mas agora já não existe muito disso..

HDD.jpg

é o da esquerda, ligado por uma fita ZIF/LIF.. mas se quisesse gastar uns trocos era um SD ultra de 32GB e particionado como deve ser para instalar como se um disco fosse :)

abraço

não, não é esse o problema.. o Magalhães 2 também tem disco, mas um de 160GB e 3,5" como qualquer portátil, e esses são super fiáveis, pelos que conheço, filhos e família, além de amigos.. a primeira versão do Magalhães, a de 9" e disco 30GB, é que usava uns discos tipo Ipod, 1.8" e nas mãos aquilo já é de aspecto super frágil.. todos ao fim de pouco tempo iam para a garantia mas duravam pouco..

E é pena no sitio do disco não caber um de 3,5" pois no ebay há conversores de LIF/ZIF para Sata e assim, e esptava-se lá um normal.. há tambem uns conversores para Compactflash, mas agora já não existe muito disso..

é o da esquerda, ligado por uma fita ZIF/LIF.. mas se quisesse gastar uns trocos era um SD ultra de 32GB e particionado como deve ser para instalar como se um disco fosse :)

abraço

Até pode ser que os de 1.8" sejam mais frágeis que os de 3.5".
Mas a realidade é que os de 3.5" pifam do mesmo modo que os
de 1.8". O problema é andar com os computadores ligados de
um lado para o outro.
Vejo isso a acontecer, e não são Magalhães, nem 1.8". São laptops
de trabalho com discos de 3.5". Ou seja, os meus colegas que têm
o cuidado de não andar com os laptops de um lado para o outro
ligados, não pifam os discos. Os que andam com eles ligados de um
lado para o outro, volta-meia-volta, lá vai mais um disco.

Obrigado

É o Mint 16 Xfce

Basicamente, acho que as saídas apenas ficam activas automaticamente
se lá estiver ligada qualquer coisa quando o sistema arranca. Caso
contrário, se já estiveres com uma sessão aberta e ligares um monitor
externo, tens de activar o monitor manualmente.

Obrigado pela ajuda Nuno.

Já tinha este programa instalado, mas é preciso realmente reiniciar a sessão para ficar activo.
O pulseaudio resolveu-me a parte do som. Tá resolvido

Por acaso gostava de saber mexer no Conky mas preciso de tempo para isso e ultimamente com o workload que tenho levado para casa, não tenho mexido no meu portátil......ela é que o liga para ir ao facebook e aos sites das Zara's, Pandoras e afins....
E ela diz que gosta mais do Mint porque o ambiente de trabalho tem um ar mais limpo e organizado!
Tb diz que é mais rápido que o Win 7 que tem no trabalho mas isso deve ser da velocidade de net ser superior em casa do que no trabalho.

Last edited:
Obrigado pela ajuda Nuno.

Já tinha este programa instalado, mas é preciso realmente reiniciar a sessão para ficar activo.
O pulseaudio resolveu-me a parte do som. Tá resolvido

Não é, não.
Mesmo depois de entrares na sessão, se ligares um monitor que não estivesse
ligado, vais ao ARANDR, menu de outputs, e para a saída que ligaste tens um
sub-menu que permite activar e desactivar essa saída.

Back