Já agora qual é essa versão do mint ??
Nuno156, aconselhas-te no outro tópico o Mint xfce. Andei a ver as comparações e reparei que realmente este é o mais leve. Instalei a versão cinnamon na maquina virtual e as diferenças são notórias em termos de interface. Mas em termos de aplicações não há diferenças ou há ?? Na globalidade a distro com melhor relação peso/aplicações/interface será mesmo o Mint xfce ??
Obrigado
Sim, as aplicações são "diferentes".
Está entre aspas porque não é bem assim...
Basicamente, existem Windows Managers (WM) e Desktop Environments (DE).
Comparison of X Window System desktop environments - Wikipedia, the free encyclopedia
Bem ou mal, todas as aplicações Linux correm em qualquer WM e DE.
Os DE mais conhecidos/usados são:
- Unity
- Gnome 3
- Cinnamon (fork do Gnome 3)
- Mate (fork do Gnome 2)
- KDE
- XFCE
- LXDE
Sendo DEs completos, incluem aplicações próprias para tarefas como:
- File Manager
- Terminal
- Editor de texto
- Gravador de CD
- Media Player
- Produtividade (processador de texto, folha de cálculo, etc)
- Leitor de PDF/etc.
- etc.
Mas como podes correr aplicações feitas para qualquer WM/DE, podes usar aplicações
do Gnome/Mate/XFCE/etc no KDE/LXDE/Cinnamon/etc. e vice-versa.
O problema é ONDE as aplicações vão buscar o tema (cores, fontes, tamanhos, ícones,
etc.). Ou seja, se usares o XFCE e correres uma aplicação do Gnome, esta aplicação
vai buscar o tema ao Gnome. Portanto, se tiveres um tema no XFCE e outro tema no
Gnome, a aplicação do Gnome vai parecer que não se enquadra no tema do XFCE porque
está a usar um tema diferente (está a usar o tema definido no Gnome).
Assim, para usar aplicações de DEs diferentes, é necessário configurar esses outros DEs
de modo a ficarem com um tema igual (ou pelo menos semelhante) ao tema do DE que
se está a usar, de modo a que não se perceba que a aplicação foi desenhada para correr
num DE diferente.
Por exemplo:
Eu uso o Linux Mint XFCE, mas tenho instaladas aplicações que prefiro do Cinnamon e
do Mate. Assim, o que eu fiz foi configurar um tema comum nos 3 DE:
- Cinnamon
- Mate
- XFCE