O tópico do linux

Hoje à tarde, sem grande coisa para fazer, decidi ir até ao site do Ubuntu e instalar a versão que lá está, que creio ser a 12.04.

Corri a instalação normal por cima do Windows, agora estou no Ubuntu e gostaria de personalizar algumas coisas. Esta barra lateral esquerda não gosto muito, prefiro em baixo, ao estilo do BrunoGrilo. Também não percebo porque tenho algumas coisas em Inglês e outras em Português dentro do sistema operativo, já tentei colocar o sistema em Português e ainda não consegui. Ainda não percebi como abro a "janela" com todas as aplicações instaladas, uma espécie de "iniciar" do Windows.

De resto parece bacano...!!! Tem alguns Fails, como eu me chamar "Gonçalo" (o meu user é o meu nome...) ele interpretar como "Gonalo"...

Btw, anti-virus nisto? O quê?

Agradeço ajuda.
Obrigado,
Abraços.

Hoje à tarde, sem grande coisa para fazer, decidi ir até ao site do Ubuntu e instalar a versão que lá está, que creio ser a 12.04.

Corri a instalação normal por cima do Windows, agora estou no Ubuntu e gostaria de personalizar algumas coisas. Esta barra lateral esquerda não gosto muito, prefiro em baixo, ao estilo do BrunoGrilo. Também não percebo porque tenho algumas coisas em Inglês e outras em Português dentro do sistema operativo, já tentei colocar o sistema em Português e ainda não consegui. Ainda não percebi como abro a "janela" com todas as aplicações instaladas, uma espécie de "iniciar" do Windows.

De resto parece bacano...!!! Tem alguns Fails, como eu me chamar "Gonçalo" (o meu user é o meu nome...) ele interpretar como "Gonalo"...

Btw, anti-virus nisto? O quê?

Agradeço ajuda.
Obrigado,
Abraços.

Tens azar......personalizar o Ubuntu é complicado.....nesse aspecto o Mint é muito superior e muito mais intuitivo
A barra que eu tenho em baixo vem de uma aplicação chamada Docky.
Só tens de instalar a partir do Software Centre mas acho que não te livras da barra vertical....acho....mas não tenho a certeza.

Anti-Vírus?

1388595272687.png

O pacote de línguas poderá ainda não estar totalmente instalado. É por isso que alguns componentes estão numa língua e outros estão noutra. Essa falha que mencionas acerca do teu nome deve ser precisamente pelo facto de não teres tudo correctamente instalado.

Quanto ao anti-vírus... não é necessário nenhum.

O resto já são pormenores que só quem usa Ubuntu e especificamente Unity te poderá ajudar.

Tens azar......personalizar o Ubuntu é complicado.....nesse aspecto o Mint é muito superior e muito mais intuitivo
A barra que eu tenho em baixo vem de uma aplicação chamada Docky.
Só tens de instalar a partir do Software Centre mas acho que não te livras da barra vertical....acho....mas não tenho a certeza.

Anti-Vírus?

1388595272687.png

Ah, vê também uma coisa chamada Cairo Dock......

Acho que funciona em Ubuntu tb....acho!

Começaram os problemas.

Estava tranquilo no ubuntu, decidi desligar o PC e voltar a ligar, eis o resultado:
tamyzegy.jpg

Não sai daqui, não passa daqui. A minha ideia era ter 2 sistemas operativos e ele perguntar no início qual queria usar.
A minha instalação foi feita por cima do Windows, foi semelhante a este tutorial: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-...s-ou-formatarparticionar-o-hd-saiba-como.html
Já tinha visto no PC de um amigo, mas claro que comigo tinha de haver problemas... Lol

Começaram os problemas.

Estava tranquilo no ubuntu, decidi desligar o PC e voltar a ligar, eis o resultado:
tamyzegy.jpg

Não sai daqui, não passa daqui. A minha ideia era ter 2 sistemas operativos e ele perguntar no início qual queria usar.
A minha instalação foi feita por cima do Windows, foi semelhante a este tutorial: Como instalar o Ubuntu via Wubi - Guia do Ubuntu - TechTudo
Já tinha visto no PC de um amigo, mas claro que comigo tinha de haver problemas... Lol

Desculpa que te diga mas esse tutorial parece-me uma...."artolice"......:sh)
Além de que é de 2011 segundo percebi.......poderá já estar outdated.....

Last edited:
Eu não segui esse tutorial, mas o que fiz foi semelhante, já tinha feito parecido com o Windows 7 e ficou a bombar, com o 8.1 nem por isso!!! Lol

Eu não segui esse tutorial, mas o que fiz foi semelhante, já tinha feito parecido com o Windows 7 e ficou a bombar, com o 8.1 nem por isso!!! Lol

O 7 nativamente usa MBR e a instalação do Ubuntu é trigo limpo. Com um 8/8.1 por causa do UEFI/GPT dá aquela luta descrita naquele link que te dei no outro tópico.

Bem, logo vou experimentar a Virtualbox.
É possível criar um ícone no desktop do mint para que com duplo click ele abra imediatamente na virtualbox?
P. ex. se eu instalar um ITunes na VB e arrastar o ícone de lá para o meu desktop do Mint, quando quiser abrir ele liga automaticamente a VB?
Aquilo é bug free? Funciona bem?
É que o Wine deixa-me um bocado de pé atrás......

Sim, eu sei
A questão é qual instalar...

Pela simplicidade eu ía para o xp......mas como preciso de ligar o Xperia, talvez vá para o 7 just in case.

Bem, logo vou experimentar a Virtualbox.
É possível criar um ícone no desktop do mint para que com duplo click ele abra imediatamente na virtualbox?
P. ex. se eu instalar um ITunes na VB e arrastar o ícone de lá para o meu desktop do Mint, quando quiser abrir ele liga automaticamente a VB?
Aquilo é bug free? Funciona bem?
É que o Wine deixa-me um bocado de pé atrás......

Podes mas não é trivial tens de configurar o atalho do ícone com um comando do VirtualBox, recomendo que leias aqui estad threadd do forum do VBox:

- https://forums.virtualbox.org/viewtopic.php?f=2&t=58479
- https://forums.virtualbox.org/viewtopic.php?f=1&t=50096

Tens de utilizar o VBoxManage usando o parâmetro guestcontrol para a VM ser chamada e arrancar a aplicação.
Manual para o VBoxManage guestcontrol: Chapter*8.*VBoxManage

O VBox não é bug free, mas também não tem assim tantos bugs para te preocupares, recomendo que instales o VirtualBox mais recente mas não te esqueças de fazer download do Extension Pack mais recente, sem isso as Guest Additions não funcionam (sacas em https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads para a versão 4.3.6 => http://download.virtualbox.org/virt...alBox_Extension_Pack-4.3.6-91406.vbox-extpack )

Já agora, uma aplicação em VBox pode correr em seamless mode no VirtualBox (como se tivesses uma aplicação a correr como uma janela normal do Linux/Windows base (onde executas o VirtualBox), tens de ter o Extension Pack instalado no Sistema Operativo base e as Guest Additions instaladas na(s) VM(s): http://www.tomshardware.com/reviews/xp-mode-ubuntu,2434-8.html

Isso já é muita areia para a minha furgoneta....:sh)
Vou-me limitar a instalar a VBox apenas para poder fazer o unroot do telemóvel.

Ou seja, instalo VB + esse pack.
Depois no Win7 abrto o IE para sacar o ficheiro de unroot e ligo o telefone via usb ao portátil.
Depois executo o ficheiro de unroot.

Segundo li por aí, será apenas isto....
Em teoria posso depois apagar o lixo que não interessa do telefone.
O ITunes fica para 2ª núpcias....[;)]

Isso já é muita areia para a minha furgoneta....:sh)
Vou-me limitar a instalar a VBox apenas para poder fazer o unroot do telemóvel.

Ou seja, instalo VB + esse pack.
Depois no Win7 abrto o IE para sacar o ficheiro de unroot e ligo o telefone via usb ao portátil.
Depois executo o ficheiro de unroot.

Segundo li por aí, será apenas isto....
Em teoria posso depois apagar o lixo que não interessa do telefone.
O ITunes fica para 2ª núpcias....[;)]

O expansion pack instalas logo a seguir ao VBox (File -> Preferences -> Extensions).

Depois crias a VM do Win7 e instalas as Guest Additions após instalares o Win7 (na janela da VM, vais ao menu -> Devices -> Insert Guest Additions CD Image). Vai criar-te uma drive no My Computer com as VirtualBox GuestAdditions, entras na drive e corres o instalador, reinicias a VM a pedido e voilá, Guest Additions instaladas).

Quanto ao shortcut, é tão difícil como criar um shortcut no Windows e mudares a linha de comandos [:D] Depois de instalares o iTunes na VM, podes brincar um pouco com o VBoxManage, tal como indicado nos 2 links dos fourms e do manual que te enviei, experimenta, vais ver que não custa nada e aprendes mais umas coisas [:p]

Recomendo também que, assim que instales o Win7, após a instalação das Guest Additions, faças um backup da VM, fazes shutdown ao Windows como se estivesses a desligar um PC (e não shutdown à VM colocando-a em standby apenas) e depois é zipar o directório da máquina, garantido que o(s) ficheiro(s) de disco vão junto no ZIP.

Recomendo também que, assim que instales o Win7, após a instalação das Guest Additions, faças um backup da VM, fazes shutdown ao Windows como se estivesses a desligar um PC (e não shutdown à VM colocando-a em standby apenas) e depois é zipar o directório da máquina, garantido que o(s) ficheiro(s) de disco vão junto no ZIP.

Aqui perdi-me.....:sh)

Podes explicar m,elhor?

Aqui perdi-me.....:sh)

Podes explicar m,elhor?

Para fazer backup, é recomendado que faças um shutdown completo à VM e não um "Stand by".

Detalhadamente, podes desligar uma VM como desligas um PC, usando o "Shutdown" do sistema operativo, mas se carregares no "X" quando tens a VM aberta, ele pergunta-te se queres fazer "Stand by" ou desligar a máquina completamente "Shutdown normal". O Stand by é equivalnte ao hibernate, mas é a VM que o faz (que é muito mais rápido do que um hibernate normal) [;)] O Standby mantém o estado actual da máquina ao desligar, quando a ligares de novo vais ter precisamente o que tinhas aberto com tudo tal e qual como quando a fechaste [kiss]

Percebeste agora?

Para fazer backup, é recomendado que faças um shutdown completo à VM e não um "Stand by".

Detalhadamente, podes desligar uma VM como desligas um PC, usando o "Shutdown" do sistema operativo, mas se carregares no "X" quando tens a VM aberta, ele pergunta-te se queres fazer "Stand by" ou desligar a máquina completamente "Shutdown normal". O Stand by é equivalnte ao hibernate, mas é a VM que o faz (que é muito mais rápido do que um hibernate normal) [;)] O Standby mantém o estado actual da máquina ao desligar, quando a ligares de novo vais ter precisamente o que tinhas aberto com tudo tal e qual como quando a fechaste [kiss]

Percebeste agora?

Perfeitamente! Muito Obrigado![;)]

Back