O tópico do linux

Sim, vai ocupar-te espaço fisico, e quando está a correr vai ocupar-te CPU e RAM. Se criares uma VM com XP, basta dares-lhe 512 a 1024 de ram que ele não se deve queixar.

Sendo uma máquina virtual, quanto a mim, não há grande problema em arranjares um windows da cadonga. Nunca sairá da máquina virtual, não vais ter lá nada de interesse, e se der bode basta apagar e criar outra.

Se for a partir de uma VM da Microsoft, atribui automaticamente 256Mb de RAM e funciona. A VM usa menos recursos de memória que a máquina real.

Virtual não é o mesmo que na cloud.

O .ISO (ou DVD) instalas na máquina virtual.

Uma máquina virtual é um PC no teu PC.
Ou seja, o que o VIRTUALBOX faz é simular (virtualizar) hardware.
Para isso usa o teu hardware + software.

Quando dizes que uma máquina virtual usa 1 CPU, ele vai usar o CPU real,
partilhado com o sistema operativo host (o que está instalado no PC real).
Quando defines um disco virtual para a máquina virtual, ele vai criar um
ficheiro no teu sistema real, para simular um disco para a máquina virtual.

Se quiseres que uma máquina virtual tenha um disco virtual de 100GiB,
ele vai criar um ficheiro de 100GiB no teu disco real. Esse ficheiro inicialmente
pode ocupar pouco (muito menos de 100GiB), mas pode crescer até 100GiB.

Portanto, nunca podes ter uma máquina virtual com características de
hardware virtual superiores às características do teu hardware real. Normalmente
nem chega a mais de metade, porque necessitas de hardware real para correr o
sistema real e o virtual.

Quanto ao DVD do Windows (ou ISO) pode ser qualquer um que já tenhas.
Se tiveres um DVD ou ISO de um XP, Vista ou W7, pode ser esse mesmo.
Não necessitas de ir buscar um DVD/ISO de propósito para a máquina virtual.

Pois mas não tenho! O que tinha deitei-o fora quando comecei a ter Linux! Achei que nunca mais iria precisar de Windows! [8b]

Bem...a verdade é que não preciso muito.....o telemóvel já fiz root com outro PC windows.
Mas já que instalei a virtual box, gostava de poder aprender a usar!
Mas vou ponderar se vale a pena.....

Pois mas não tenho! O que tinha deitei-o fora quando comecei a ter Linux! Achei que nunca mais iria precisar de Windows! [8b]

Bem...a verdade é que não preciso muito.....o telemóvel já fiz root com outro PC windows.
Mas já que instalei a virtual box, gostava de poder aprender a usar!
Mas vou ponderar se vale a pena.....

Quem trabalha a sério com computadores não quer outra coisa.
Faço colecção de máquinas virtuais.
[:)]

Ainda agora tenho estado a trabalhar numa.
As vantagens são muitas.
Os inconvenientes é necessitar de bom hardware. Muita RAM e disco, principalmente.
Tenho 16 GiB de RAM, por exemplo.

Quem trabalha a sério com computadores não quer outra coisa.
Faço colecção de máquinas virtuais.
[:)]

Ainda agora tenho estado a trabalhar numa.
As vantagens são muitas.
Os inconvenientes é necessitar de bom hardware. Muita RAM e disco, principalmente.
Tenho 16 GiB de RAM, por exemplo.

Subscrevo integralmente! E dá um gozo danado [:cool:]

Pois mas o hardware do LG é bom......é bruto! Anda há 8 anos a trabalhar.....o problema é ser pouco para 2 máquinas (1 física e outra virtual).
Para a física chega bem!

Por acaso achava.....:sh)
Pensei que se ía buscar o windows a um servidor qualquer uma vez que sendo para uma virtual machine de uso lá está....virtual....não seria preciso um CD/DVD com isso! Ou por outra....achava que seria um .iso virtual também!:sh)

:sh)

E era grátis e tudo! [:D]

Podes sempre procurar nos sites do degredo por qualquer coisa como "Windows 7 Performance Edition ULTIMATE SP1 x86" (ou x64, caso precises de 64 bits).

Quanto mais optimizado tiver, melhor é para a VM [;)]

Até agora estou a gostar do linux mint que instalei.
Tenho duas coisas que não estou tão satisfeito:
- O thunderbird com a minha cointa do hotmail é quase desesperante, ainda não percebi o porquê de tantas criticas positivas em relação a este programa em geral. Já descarregou todos os emails mas está sempre a pensar, sempre a descarregar. Ao enviar um email fica seculos a mandar o email enviado para a pasta enviados. Não sei, mas não estou a gostar nada disto é muito lento (Não vale dizer que a culpa é do email ser da microsoft[:D]). Agora diz "A transferir 2494398664 de 1759 cabeçalhos" ???
- Andei a mexer e não consigo de maneira nenhuma meter o relogio no lado direito do painel, nem o relogio nem nada, fica tudo do lado esquerdo. Culpa minha que ao mexer baralhei aquilo tudo, mas agora não consigo alterar de maneira nenhuma. Eu queria meter o relogio, volume, wireless tudo do lado direito, não consigo meter.

Mas de resto aquilo voa, nunca pensei que numa máquina tão antiga conseguisse um SO a iniciar em menos de 1 minuto !

Meteste a ligação ao correio em IMAP ou em POP3?
Seja como for, deves ter a caixa de correio carregada de mensagens, e por isso é natural que
demore muito tempo a ir buscar tudo o que lá tens.

Quanto às barras... tens de ir às propriedades do PANEL acrescentar um separador, movê-lo
para ANTES do relógio (ou o que quiseres encostado à direita), e mudar as propriedades do
separador para que estique (expandir) de modo a empurrar o resto para a direita.

attachment.php

attachment.php

prefpanel.jpg
prefsep.jpg

Meteste a ligação ao correio em IMAP ou em POP3?
Seja como for, deves ter a caixa de correio carregada de mensagens, e por isso é natural que
demore muito tempo a ir buscar tudo o que lá tens.

Quanto às barras... tens de ir às propriedades do PANEL acrescentar um separador, movê-lo
para ANTES do relógio (ou o que quiseres encostado à direita), e mudar as propriedades do
separador para que estique (expandir) de modo a empurrar o resto para a direita.

attachment.php

attachment.php

View attachment 120375
View attachment 120376

Cá está uma informação acerca dos painéis que me foi muito útil, não conseguia por nada encostar alguns ícones a direita e com a tua dica já consegui.

FUNCIONOU!!! Não imaginam o que eu mexi para tentar meter isto assim[:D]

Em relação aos emails a ligação de correio foi automática, meti o email e ele sozinho lá configurou isso, ele fez um resumo, tenho a ideia de ser IMAP. O estranho é que ele realmente carrega muitos emails quando abro o programa, pensava que os antigos ele guaradava e só carregava os novos.

FUNCIONOU!!! Não imaginam o que eu mexi para tentar meter isto assim[:D]

Em relação aos emails a ligação de correio foi automática, meti o email e ele sozinho lá configurou isso, ele fez um resumo, tenho a ideia de ser IMAP. O estranho é que ele realmente carrega muitos emails quando abro o programa, pensava que os antigos ele guaradava e só carregava os novos.

Olha, sinceramente não sei.
Não uso nada da Microsoft.
Fiquei alérgico a essas coisas.
Deixei de ter paciência para coisas que me consomem tempo, em lugar de me pouparem tempo.

NOTA:
Uso o Mail da Apple no OS X, e o Thunderbird no Linux.
Antes do Thunderbird usava o Evolution.

Testando o evolution, assim á primeira vista gosto mais que o thunderbird. Não digo que com o passar do tempo não descubra algo menos bom para a minha utilização, mas parece-me mais leve, gosto mais da interface, descarregou logo os emails mais recentes quase de imediato. Vou testar hoje, mas se continuar assim, vou deixar o thunderbird de lado.

Obrigado pela sugestão.

Para quem estiver interessado a Cloud Yunio dá um 1TB de armazenamento grátis, a única limitação é que não se pode guardar ficheiros com mais de 5 GB e ainda oferecem mais um 1GB por dia.
Tem um cliente para linux simples e funcional, agora como isto é chinês vamos ver se não fecha de um dia para o outro.

https://www.yunio.com/

Mais uma pergunta:

Detectei que o QBittorrent p.ex. que tenho instalado não é o mais recente, ou seja, no site deles há uma versão bem mais actual e melhorada mas o Linux não actualizou este software. A versão do Soft Centre é antiga.
O que tenho de fazer para que as minhas aplicações sejam actualizadas quando há novas versões?

Mais uma pergunta:

Detectei que o QBittorrent p.ex. que tenho instalado não é o mais recente, ou seja, no site deles há uma versão bem mais actual e melhorada mas o Linux não actualizou este software. A versão do Soft Centre é antiga.
O que tenho de fazer para que as minhas aplicações sejam actualizadas quando há novas versões?

Abrindo um terminal/consola e escrever isto:

1) sudo add-apt-repository ppa:hydr0g3n/qbittorrent-stable

2) sudo apt-get update

3) sudo apt-get dist-upgrade
OU caso não o tenhas instalado
:
3)
sudo apt-get install qbittorrent

Fonte: QBittorrent 3.1.4 Released! Install In Ubuntu Via PPA | Unixmen

Pois, eu sei que sim Nuno mas a minha versão do QBit tinha um bug que fazia alguns dowloads começar mas depois empancar e ficar em Stalled
Depois percebi que tinha de instalar uma versão mais actualizada e lá consegui descarregar o que queria.
Bem, mas a título de curiosidade, instalei a versão LTS do Mint, ou seja a Versão 13
Suporte até 2017.....agrada-me![:cool:]

Cuidado com as dependências...
Normalmente é preferível ficar com as versões da distribuição.
Usar versões externas apenas se for mesmo necessário.
Cuidado com a "mentalidade Windows"... [;)]

Caríssimo, esse repositório é o oficial da aplicação (basta ir ao site, downloads, escolher o Linux e a distribuição e voilá: qBittorrent official website ), não coloquei nada não oficial [:p]

Lá por cada distribuição não acompanhar as actualizações de todo o software que inclui nos repositórios, não quer dizer que seja incorrecto manter certas aplicações actualizadas, nem adicionar repositórios extra de confiança é incorrecto, ainda para mais quando são PPA oficiais e recomendados no Launchpad [;)]

A título de outro exemplo, adiciono sempre o repositório do Clementine (o meu leitor áudio favorito: Clementine Music Player ) em novas distribuições que instalo.

Last edited:
Back