O tópico do linux

Esqueci-me de te explicar a parte dos discos. Quando crias uma VM, vais ter de criar um disco virtual que é apenas um ficheiro grande com os ficheiros da tua máquina, tal e qual como se fosse um disco rígido físico do teu computador. Quando crias esses ficheiros tem atenção ao directório onde eles são criados.

Isto porque, para fazer backup de uma VM tens de guardar tanto os ficheiros da VM que contêm as configurações da VM (como a quantidade de RAM virtual, número de CPUs, discos virtuais atribuídos, etc...) como o(s) ficheiro(s) de disco virtual que criaste, pois é nesse disco ou discos virtuais que vais instalar o Sistema Operativo (no teu caso, o Win7).

O VirtualBox vem por defeito a separar os ficheiros de configuração dos discos, o que me irrita um pouco, é só um aviso ;)

Recomendo também que, assim que instales o Win7, após a instalação das Guest Additions, faças um backup da VM, fazes shutdown ao Windows como se estivesses a desligar um PC (e não shutdown à VM colocando-a em standby apenas) e depois é zipar o directório da máquina, garantido que o(s) ficheiro(s) de disco vão junto no ZIP.

Se fizeres um backup desse modo, podes não conseguir recuperá-lo.

Para fazer backups das VMs no Oracle VirtualBox usa-se a opção de EXPORT
APPLIANCE (menu FILE).

Para recuperar um backup (ou usar uma cópia, ou usar a VM noutro lado),
basta fazer o IMPORT APPLIANCE.

APPLIANCE (menu FILE).

Isto soa-me muito melhor e mais simples!

Anyway, não sei se pretendo fazer back up......é só mesmo para ligar o xperia ao PC e executar um Runme.bat para o desbloquear.....

Isto soa-me muito melhor e mais simples!

Anyway, não sei se pretendo fazer back up......é só mesmo para ligar o xperia ao PC e executar um Runme.bat para o desbloquear.....

Sim, não necessitas de backup.

O teu maior problema vai ser ligar o USB ao Windows.

1. Instalar a VirtualBox
2. Criar uma máquina virtual.
3. Instalar o Windows na máquina virtual.
4. Instalar as extensões da VirtualBox na VirtualBox.
5. Instalar as Guest Additions no Windows.
6. Instalar o software no Windows.
7. Ligar o telemóvel ao PC via USB.
8. Na máquina virtual capturar o USB do telemóvel (para o Windows ter acesso
a esse dispositivo USB).
9. Correr o programa e rezar.

Essa é que é a minha grande dúvida!
Tenho sérias reservas quanto a esse passo......

Dúvidas não tenho.
Reservas também não.
A questão é o software que vais usar...
Software normal (que use o sistema operativo para aceder ao hardware) não costuma ter problemas.
O problema é se esse software quiser aceder directamente ao hardware.

Dúvidas não tenho.
Reservas também não.
A questão é o software que vais usar...
Software normal (que use o sistema operativo para aceder ao hardware) não costuma ter problemas.
O problema é se esse software quiser aceder directamente ao hardware.

Pois não faço ideia Nuno.
Supostamente o software deverá aceder directamente ao telefone para executar o unroot......

APPLIANCE (menu FILE).

Sim, tens razão, esqueci-me que podes fazer uma appliance mas, porque é que podes não conseguir recuperá-lo compactando? Eu faço sempre isso (compactando ou simplesmente copiando para o lado) e nunca tive problemas (pelo menos dentro do mesmo software) excepto se a máquina não estiver desligada como deve ser.

Além disso, só lhe disse para fazer o backup se ele quiser brincar um pouco e depois voltar ao estado inicial.

Quanto ao USB, não tenho tido problemas com as versões mais recentes (da 4.1 para cima), pelo menos tendo como host o Win7 e as VMs em Windows ou Linux. Linux para Win7 não faço ideia, mas se ele tiver os drivers instalados ligar o USB na VM é simples (ou nem isso, caso o SO instale os drivers assim que o USB seja ligado).

Sim, tens razão, esqueci-me que podes fazer uma appliance mas, porque é que podes não conseguir recuperá-lo compactando? Eu faço sempre isso (compactando ou simplesmente copiando para o lado) e nunca tive problemas (pelo menos dentro do mesmo software) excepto se a máquina não estiver desligada como deve ser.

Além disso, só lhe disse para fazer o backup se ele quiser brincar um pouco e depois voltar ao estado inicial.

Quanto ao USB, não tenho tido problemas com as versões mais recentes (da 4.1 para cima), pelo menos tendo como host o Win7 e as VMs em Windows ou Linux. Linux para Win7 não faço ideia, mas se ele tiver os drivers instalados ligar o USB na VM é simples (ou nem isso, caso o SO instale os drivers assim que o USB seja ligado).

Depende do sistema operativo host.

As máquinas têm identificação (UUID).
A cópia de um disco virtual pode não funcionar noutra máquina virtual sem antes
fazer um reset à identificação.
Exemplo:
https://forums.virtualbox.org/viewtopic.php?f=3&t=14976

Ao fazer o export appliance, o import vai funcionar bem qualquer que seja o host
onde estejas a fazer a importação.

Depende do sistema operativo host.

As máquinas têm identificação (UUID).
A cópia de um disco virtual pode não funcionar noutra máquina virtual sem antes
fazer um reset à identificação.
Exemplo:
https://forums.virtualbox.org/viewtopic.php?f=3&t=14976

Ao fazer o export appliance, o import vai funcionar bem qualquer que seja o host
onde estejas a fazer a importação.

Esse tópico já é antigo e tem a ver com VHDs clonados a partir do mesmo disco. Ele está a usar o VirtualBox de raíz, logo, os discos que ele vai gerir serão VDI e não VHD e não lhe estou a dizer para usar o mesmo disco para criar várias VMs (para isso tem de os clonar com o "VBoxManage clonehd". O backup que ele tem de fazer é apenas preventivo, ou seja, se lhe correr alguma coisa mal com a VM que ele criar, só tem de substituir os discos pelos do backup.

Não estamos a falar de andar a mexer a VM de um lado para o outro e a não ser que se esteja a fazer coisas específicas como o que esses tipos nesse tópico do fórum estão a fazer (criar várias VMs usando o mesmo VHD base) [;)]

Esse tópico já é antigo e tem a ver com VHDs clonados a partir do mesmo disco. Ele está a usar o VirtualBox de raíz, logo, os discos que ele vai gerir serão VDI e não VHD e não lhe estou a dizer para usar o mesmo disco para criar várias VMs (para isso tem de os clonar com o "VBoxManage clonehd". O backup que ele tem de fazer é apenas preventivo, ou seja, se lhe correr alguma coisa mal com a VM que ele criar, só tem de substituir os discos pelos do backup.

Não estamos a falar de andar a mexer a VM de um lado para o outro e a não ser que se esteja a fazer coisas específicas como o que esses tipos nesse tópico do fórum estão a fazer (criar várias VMs usando o mesmo VHD base) [;)]

É igual.
Change UUID of VirtualBox vdi – Randall Kent

O exemplo que eu coloquei foi só para mostrar o que era o UUID e os
problemas que podem surgir ao fazer cópias dos ficheiros das máquinas
virtuais. Foi o primeiro link que apareceu na pesquisa do Google.

A ideia é:
Não se fazem cópias dos ficheiros. Usa-se o EXPORT APPLIANCE.

Mesmo que não existissem problemas com o UUID, podes ter problemas
com o sistema operativo host (formatos/estruturas diferentes) e/ou com
versões do sistema de virtualização. Com o EXPORT APPLIANCE funciona
sempre.

Caríssimos, ao correr o virtualbox depois de criara a máquina, isto pára aqui:

Screenshot.jpg

Eu achava que não era preciso ter um CD com o Windows....achei que ele criava um "Windows virtual"

Last edited:

Screenshot.jpg

Eu achava que não era preciso ter um CD com o Windows....achei que ele criava um "Windows virtual"

Tu apenas crias uma máquina virtual :) Se queres instalar o Windows, tens obviamente que lhe fornecer o Windows.

Arranjas isso em formato ".iso" e é só indicar-lhe o caminho :)

Screenshot.jpg

Da lista de tarefas que coloquei anteriormente, fizeste até ao ponto 2.

Sim, não necessitas de backup.

O teu maior problema vai ser ligar o USB ao Windows.

1. Instalar a VirtualBox
2. Criar uma máquina virtual.
3. Instalar o Windows na máquina virtual.
4. Instalar as extensões da VirtualBox na VirtualBox.
5. Instalar as Guest Additions no Windows.
6. Instalar o software no Windows.
7. Ligar o telemóvel ao PC via USB.
8. Na máquina virtual capturar o USB do telemóvel (para o Windows ter acesso
a esse dispositivo USB).
9. Correr o programa e rezar.

Agora, para fazeres o ponto 3, tens de ter o DVD do Windows ou um ficheiro ISO com a imagem
do DVD de instalação.

Ou pensavas que o Windows numa máquina virtual era de borla?
[:D]

Da lista de tarefas que coloquei anteriormente, fizeste até ao ponto 2.

Agora, para fazeres o ponto 3, tens de ter o DVD do Windows ou um ficheiro ISO com a imagem
do DVD de instalação.

Ou pensavas que o Windows numa máquina virtual era de borla?
[:D]

Por acaso achava.....:sh)
Pensei que se ía buscar o windows a um servidor qualquer uma vez que sendo para uma virtual machine de uso lá está....virtual....não seria preciso um CD/DVD com isso! Ou por outra....achava que seria um .iso virtual também!:sh)

:sh)

Mas diga-me uma coisa, depois de eu ter um .sio, ele vai instalar onde?
No meu Disco? Ou seja, vai ocupar espaço físico ou vai ser instalado virtualmente?:sh)

Desculpem as perguntas mas este tema faz-me muita confusão!

Ou seja, eu ou compro um Windows gastando dinheiro ou "arranjo" um Windows com todos os riscos inerentes a licenças e cracks manhosos?

Last edited:
Virtual não é o mesmo que na cloud.

O .ISO (ou DVD) instalas na máquina virtual.

Uma máquina virtual é um PC no teu PC.
Ou seja, o que o VIRTUALBOX faz é simular (virtualizar) hardware.
Para isso usa o teu hardware + software.

Quando dizes que uma máquina virtual usa 1 CPU, ele vai usar o CPU real,
partilhado com o sistema operativo host (o que está instalado no PC real).
Quando defines um disco virtual para a máquina virtual, ele vai criar um
ficheiro no teu sistema real, para simular um disco para a máquina virtual.

Se quiseres que uma máquina virtual tenha um disco virtual de 100GiB,
ele vai criar um ficheiro de 100GiB no teu disco real. Esse ficheiro inicialmente
pode ocupar pouco (muito menos de 100GiB), mas pode crescer até 100GiB.

Portanto, nunca podes ter uma máquina virtual com características de
hardware virtual superiores às características do teu hardware real. Normalmente
nem chega a mais de metade, porque necessitas de hardware real para correr o
sistema real e o virtual.

Quanto ao DVD do Windows (ou ISO) pode ser qualquer um que já tenhas.
Se tiveres um DVD ou ISO de um XP, Vista ou W7, pode ser esse mesmo.
Não necessitas de ir buscar um DVD/ISO de propósito para a máquina virtual.

Numa máquina com o Windows 7 instalado e devidamente licenciado, instalando o Virtual Machine, pode-se ir buscar o XP licenciado de borla. Tenho um portátil nessas condições.

Mas diga-me uma coisa, depois de eu ter um .sio, ele vai instalar onde?
No meu Disco? Ou seja, vai ocupar espaço físico ou vai ser instalado virtualmente?:sh)

Desculpem as perguntas mas este tema faz-me muita confusão!

Ou seja, eu ou compro um Windows gastando dinheiro ou "arranjo" um Windows com todos os riscos inerentes a licenças e cracks manhosos?

Sim, vai ocupar-te espaço fisico, e quando está a correr vai ocupar-te CPU e RAM. Se criares uma VM com XP, basta dares-lhe 512 a 1024 de ram que ele não se deve queixar.

Sendo uma máquina virtual, quanto a mim, não há grande problema em arranjares um windows da cadonga. Nunca sairá da máquina virtual, não há necessidade de acesso a internet e não vais ter lá nada de interesse. Se der bode basta apagar e criar outra.

Back