O tópico do linux

Agora o meu DELL 4300 tá assim (Mint 17.3 cinnamon)

Gq3n8zj.jpg

Por ordem na Cairo Dock:

File Manager - Chrome - Thunderbird - Audacious - gThumb - VLC - GMail - GooglePlus - Facebook - Screenshot - Keepass - LibreOffice - Calculator - QBitorrent - SoftwareCentre - Terminal

Icons; FAENZA

[TABLE="class: code-table, width: 1, align: left"]
[TR]
[TD]sudo add-apt-repository ppa:noobslab/icons
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]sudo apt-get update
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]sudo apt-get install faenza-icon-theme
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Wallpaper (ATENÇÃO - Resolução 3375 x 6000)

https://awesomewallpaper.files.word...ky_way_3375x6000_16x9_by_thyrring-d4vc2kl.png

Última edição:
[TABLE="class: code-table, width: 1, align: left"]
[TR]
[TD]sudo add-apt-repository ppa:cairo-dock-team/ppa
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]sudo apt-get update
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]sudo apt-get install cairo-dock cairo-dock-plug-ins

[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

[;)]

Um outro bom ponto de partida é pegar num Debian Minimal e ir instalando os pacotes conforme queremos moldar a nossa distro linux... Mas aqui já é preciso ler alguma documentação e ter alguns conhecimentos. :)

Aqui á uns anos ainda comecei (e consegui pôr a funcionar) o Linux from scratch, mas algum tempo depois ter que andar a actualizar algumas coisas peça a peça como se costuma dizer, porque havia coisas que não se actualizavam automaticamente por vezes, chateei-me com aquilo e toca a colocar um SO já produzido retirar o que não faz falta e acrescentar o que faz falta, personalizar e actualizações automáticas, é do melhor e ainda por cima não dá nem um quinto do trabalho, que maravilha.
Por isto é que gosto de ir testando alguns SO novos de vez em quando (num PC que não é o principal [;)] porque assim se der barracada também não faz mal e serve para dar "luta" ter que reparar o que está mal mas principalmente porque assim não se perde nada )

Linux from scratch
http://www.linuxfromscratch.org/

Última edição:
Aqui á uns anos ainda comecei (e consegui pôr a funcionar) o Linux from scratch, mas algum tempo depois ter que andar a actualizar algumas coisas peça a peça como se costuma dizer, porque havia coisas que não se actualizavam automaticamente por vezes, chateei-me com aquilo e toca a colocar um SO já produzido retirar o que não faz falta e acrescentar o que faz falta, personalizar e actualizações automáticas, é do melhor e ainda por cima não dá nem um quinto do trabalho, que maravilha.
Por isto é que gosto de ir testando alguns SO novos de vez em quando (num PC que não é o principal [;)] porque assim se der barracada também não faz mal e serve para dar "luta" ter que reparar o que está mal mas principalmente porque assim não se perde nada )

Linux from scratch

Por acaso na altura nem sabia da existência do LFS. Com as actualizações não tinha que me preocupar porque tudo o que era relacionado com o kernel do SO (e os pacotes que instalava posteriormente) eram actualizados sem problemas. O Debian Minimal é excelente nesse ponto (em relação ao uso do LFS), tanto em termos de trabalho e de tempo. A única coisa onde perdi mais tempo a me informar era sobre os pacotes necessários (nomes e funções de cada um) para compor um desktop minimamente funcionável (e leve). De resto... :)

Linux from scratch

Arch Linux é a "solução" para isso, embora não seja tão estável, hoje em dia é o melhor que temos a nível de bleeding edge e rolling releases de software mais recente. Sim, não é fácil de instalar e pode dar uns soluços de longe a longe, mas o software de base é estável q.b., o Kernel é dos mais actualizados de todas as distribuições mais conhecidas, é preciso alguns conhecimentos de Linux para lidar com o Arch base mas é aí que entram as distros que se baseiam nele, como o Antergos (a minha preferida das alternativas embora eu costume usar o Arch normal) e o Manjaro e agora há uma nova, o Apricity, mais simplista.

O Arch tem também a vantagem de se aprender imenso com ele, tem um Begginer's Guide e um Installation Guide bastante completos e interessantes de seguir, incluindo um Guia de recomendações relativamente a tudo e mais alguma coisa sobre configurações e software, diria que é a distribuição ideal para alguém que queira ir mais longe e começar a aprofundar os seus conhecimentos.

Para quem quiser aventurar-se e experimentar as versões que referi acima, pode ler um pouco mais sobre elas aqui:

http://www.tecmint.com/arch-based-linux-distributions-of-2015/

A actualização que não se fazia automáticamente era a do kernel, tinha que ser quase sempre manualmente.
Debian Minimal e
Arch Linux 2 opções a considerar para quando estiver aborrecido e com tempo para "inovações" o que certamente não será para breve mas vamos a ver lá mais para frente.

Converti mais um pc de um primo que tava com destino traçado... lixo. é um desktop P4 2.8 ghz com 1 de ram.

A ram no ebay está barata, comprei 2 gb da ram da marca samsung por 8 euros.

Agora só tenho um problemazinho, ele tem uma multifunções HP .. A hp tem a central de soluções, onde tem os drivers e o software para digitalizar e ver os niveis de tinta. Existe alguma equivalente?

Hoje deram-me um portátil para recuperar, porque não arrancava. No entanto, consegui pô-lo a trabalhar e gostaria de saber se vale a pena continuar com o Vista com as seguintes carecterísticas e que versão do Linux devo instalar?

Pentium Dual CPU T3200 2.0GHZ
RAM 3Gb
Vista 32bit

O Lubuntu é básico, mas para esta maquina se calhar mericia uma coisa um pouco mais "pesada", ou não?

Edit: Uma pesquisa que fiz agora encontrei o Lite. É melhor que o Lubuntu para esta maquina?

A umas semanas instalei o Lubuntu num portátil mais antigo e desconhecia o Lite.

Última edição:
Hoje deram-me um portátil para recuperar, porque não arrancava. No entanto, consegui pô-lo a trabalhar e gostaria de saber se vale a pena continuar com o Vista com as seguintes carecterísticas e que versão do Linux devo instalar?

Pentium Dual CPU T3200 2.0GHZ
RAM 3Gb
Vista 32bit

O Lubuntu é básico, mas para esta maquina se calhar mericia uma coisa um pouco mais "pesada", ou não?

Edit: Uma pesquisa que fiz agora encontrei o Lite. É melhor que o Lubuntu para esta maquina?

A umas semanas instalei o Lubuntu num portátil mais antigo e desconhecia o Lite.

Linux Mint, gosto.
Eu metia o Windows 7, corre uma maravilha ai e acho o melhor SO.

Linux Mint, gosto.
Eu metia o Windows 7, corre uma maravilha ai e acho o melhor SO.

O mint corre neste portátil? Ou arrasta-se?
É esse que tenho instalado no portátil de 2012 e não espero trocar por mais nenhum. Julgava que fosse pesado para portátis mais antigos.

Antes de ver a tua resposta, fiz uma pesquisa sobre as diferenças do Lite e do Lubuntu e fiquei inclinado em instalar o Lubuntu.

O mint corre neste portátil? Ou arrasta-se?
É esse que tenho instalado no portátil de 2012 e não espero trocar por mais nenhum. Julgava que fosse pesado para portátis mais antigos.

Antes de ver a tua resposta, fiz uma pesquisa sobre as diferenças do Lite e do Lubuntu e fiquei inclinado em instalar o Lubuntu.

Corre no meu de 498mb de ram...
Tipo esse PC é decente, não é nenhum cancro como possas julgar. Não é um maquinão, mas é decente até. Dá para qualquer SO.
Eu gosto do mint, do ubuntu não gosto e do lubuntu já tive tb.

Corre no meu de 498mb de ram...
Tipo esse PC é decente, não é nenhum cancro como possas julgar. Não é um maquinão, mas é decente até. Dá para qualquer SO.
Eu gosto do mint, do ubuntu não gosto e do lubuntu já tive tb.

Instala uma distribuição qualquer com XFCE ou LXDE. O ambiente gráfico importa mais do que a distribuição em si.

Obrigado aos 2. [;)]

Decidi instalar o Lubuntu.

Voltar
Superior