O tópico do linux

Boas, tenho um amigo que tem um pc tablet hp e queria instalar linux, segue caracteristicas
[FONT=&quot]
7iLI4XM.jpg
[/FONT]

tentei fazer boot por pen usb e por hd portatil com o mint xfce e não consegui.

[FONT=&quot]
9AeFeKu.jpg

[/FONT]
[FONT=&quot]
CVkIoCR.jpg
[/FONT]

não dá para instalar nesta máquina uma distro linux?
a ideia que ele tem é para funcionar só como máquina para ver emails mais nada.

Attachments

• 7iLI4XM.jpg
    7iLI4XM.jpg
    39.9 KB · Views: 0
  • 9AeFeKu.jpg
    9AeFeKu.jpg
    28.6 KB · Views: 0
  • CVkIoCR.jpg
    CVkIoCR.jpg
    28.2 KB · Views: 0
Last edited:
Vê se há algures nessa BIOS uma opção de modo de compatibilidade em vez de UEFI...

Em algumas BIOS só aparece após se desligar o Secure Boot e re-arrancar.

Ah, e em alguns HPs, após mudanças na BIOS obriga-te a digitar um código que aparece no ecrã para confirmar a alteração; sem esse passo, a alteração não é validada.

boas, vou experimentar as dicas e também as distros indicadas, não conhecia.
como estou habituado ao mint dai a minha opção.
vou ver se consigo fazer alguma coisa da máquina e depois dou feedback.

Boas, já consegui experimentar o MX mas não tenho wifi, não deteta.
consegui experimentar através de intalação efi file boot.

in1nnZ1.jpg

de resto detetou o touch e o teclado que dá para desacoplar.

entretanto vou experimentar outra distro para ver do wifi

Quando estavas com o live cd, tinhas wifi?

Experimenta o Manjaro linux xfce, e antes de instalar verifica se em live tens wifi.

estou em live cd, e não tem wifi o MX.
experimentei o Lubunto para processadores Atom que encontrei na net, funciona a net mas fiquei sem o touchpad e sem som, não deteta a placa de som.

voltei agora a tentar o MX e também neste momento não tem o touchpad a funcionar e o wifi também não.

vou baixar o manjaro linux xfce, este tem o efi 32 bits?

Não será uma configuração do PC? O meu MX tanto em live como instalado funciona 5 estrelas.
Agora uma coisa importante soa as atualizações depois de instalar. O PC fica muito mais optimizado.
Em live ele só carregar as drivers básicas.

penso que não seja configuração, dado que os icons de som dão para selecionar e fazer mute, só não sai som, nem com auricular ligado 3.5mm
no MX em live ele dá som sem nenhuma atualização ou instalação.
vou tentar intalar o debian e fazer o que está no video

Para quem tentou instalar linux num aparelho com uefi/efi sem acesso a ao modo legacy e não consegue que o portatil detete a distro instalada ou não faça boot, existe um micro os/boot mannager com várias outras ferramentas, que pode correr por usb e detecta as partições uefi do linux para fazer o arranque, a ultima versão possui a possibilidade de gravar o programa na partição de arranque, funcionando sem qq problema após copia, deixando de ser necessário a pen usb.
O os/programa chama-se rEFIND boot mannager.

https://www.rodsbooks.com/refind/

Tentei quase durante um mês procurar informações sobre este acer de onde escrevo, sobre os modos disponiveis na UEFI, tentei reassinar novas assinaturas, instalar praticamente todas as distros disponiveis em disco e nenhuma arrancava, a unica maneira de correr as distros era por usb live mode.
Ao usar o rEFIND, todas são reconhecidas e fazem boot.

O problema tem a ver com assinaturas as distros têm as assinaturas, mas tem que se andar a assinar tudo de novo e a gravar sinceramente aquilo da EFI/UEFI é um lixo, além de travar o consumidior nos seus direitos de opção é uma confusão sem sentido.
Ainda por cima muitas marcar eliminaram a opção legacy mode, que é o caso de todos os acer que uso.

Last edited:
Back