O tópico do linux

Ainda não experimentei mas acredito que venha espectacular. Cada vez mais acredito que é o SO do futuro.

Ontem fui à FEUP e o rumor confirma-se. Agora, além do XP e em dual-boot, UBUNTU FEUP Edition [;)]

Dantes havia o Slackware mas a adesão não era grande. Apenas os entusiastas do Linux. Parece que vai haver umas "sugestões" quer aos alunos mas também aos professores para usarem esta versão que está disponível como download num LiveCD. Mas a inércia é muita. Espero que tenha sucesso porque a UP em licenças Microsoft deve gastar balúrdios [8b]

LOL, ainda bem, é que o Slackware que tinha nos PC's da FEUP, era uma valente BOSTA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Imaginem o que é estar a ser avaliados em Programação (I/II) (electro) e ter que aturar um sistema completamente instável!!! Nunca vi OS mais instável que o Slackware 10.2! E ainda por cima, uma distribuição que tem bastante nome! É que não se podia! E ainda por cima era bué de lento! Só para o boot! E que não dava jeito nenhum saír do Windows, ainda por cima, ali, com o MS Visual Studio 2005 mesmo á mão...

Mas não vou instala-lo no meu, já que já tenho o meu ubuntu normal...

Já alguém experimentou o 7.10 (Gutsy Gibbon)? Instalei ontem a versão alfa 5 numa máquina virtual e de facto cada vez mais o Ubuntu está melhor. Finalmente um utilitário para configurar o(s) monitor(es) e placa gráfica, um motor de busca no desktop, configuração do desktop mais fácil, software actualizado e um novo utilitário de detecção e instalação de impressoras que instala os drivers automaticamente.

Se esta é uma versão alfa, imagino a final!

Boas, eu uso o Gutsy, tá espetacular, combina bem com a minha VGA (Radeon Mobility X700) e vem com as novidades mais recentes (incluindo compiz-fusion), estava farto do Feisty e fiz a actualização pelo synaptic/apt-get, tão ultrepassado, até para meter o pidgin era complicado!

Mas eu gosto é mesmo de ter várias actualizações minimas dos deb's todos os dias (uso o server oficial para portugual e tenho o tráfego nacional ilimitado [:p]), LOL, e não se perde em estabilidade, pelo menos, até agora, não notei mais crashes (só o Firefox é que costuma, mas esse FDP também costumava crashar-me com o Feisty)

A placa gráfica do computador da casa dos meus pais avariou...

Qual a placa mais barata que aconselham a comprar para correr o Ubuntu + Beryl e o vista com o aero...

obrigado!

A nvidia mais barata que tenha suporte para Dx9 (por causa do aero)...

Ate falava na ATI, mas não sei se os drivers (recentes) deles para Linux são bons.

A placa gráfica do computador da casa dos meus pais avariou...

Qual a placa mais barata que aconselham a comprar para correr o Ubuntu + Beryl e o vista com o aero...

obrigado!

Para o Beryl qualquer coisa Nvidia serve. Para o aero tem que suportar o DX9 (série 6xxx em diante).

ATi (AMD) e Linux é má ideia. Então e agora que os desktops 3d estão na moda os drivers da ATi são um bocado maus para isso...

A Nvidia tem investido imenso no Linux, lança os drivers praticamente a par com os do windows. Acho que mercem esse reconhecimento... [;)]

Para o Beryl qualquer coisa Nvidia serve. Para o aero tem que suportar o DX9 (série 6xxx em diante).

ATi (AMD) e Linux é má ideia. Então e agora que os desktops 3d estão na moda os drivers da ATi são um bocado maus para isso...

A Nvidia tem investido imenso no Linux, lança os drivers praticamente a par com os do windows. Acho que mercem esse reconhecimento... [;)]

Não sei se sabes, mas a ATI vai, muito brevemente, disponibilizar os drivers e especificação sobre licenças Open Source, por isso, comprar uma ATI pode não vir a ser tão má ideia como isso [;)]

Não sei se sabes, mas a ATI vai, muito brevemente, disponibilizar os drivers e especificação sobre licenças Open Source, por isso, comprar uma ATI pode não vir a ser tão má ideia como isso [;)]

Espero bem que sim, mas já ouço falar nisso desde que a ATi foi comprada pela AMD e... ainda nada. [;)]

Está feito!

Comprei uma Geforce 6200 com 128mb.

Thanks! [;)]

Instalei tambem o ubuntu em minha.. ando à procura de um soft do tipo "parental control" para o meu filho...

Alguma dica? Não encontro nada de especial na net.... :(

Espero bem que sim, mas já ouço falar nisso desde que a ATi foi comprada pela AMD e... ainda nada. [;)]

Acontece que isso foi anunciado esta semana oficialmente: http://www.linux.com/feature/119049 [:p]

Instalei tambem o ubuntu em minha.. ando à procura de um soft do tipo "parental control" para o meu filho...

Alguma dica? Não encontro nada de especial na net.... :(

DansGuardian: http://dansguardian.org/ [;)]

Tens aqui um blog com algumas sugestões: http://www.linux.com/feature/119049

Acontece que isso foi anunciado esta semana
Óptimo! Isso são boas notícias, mas o problema é que mesmo com a passagem do código dos drivers a open-source, não estou a ver menos de 1 a 2 anos de desenvolvimento para ter drivers em condições. E a Nvidia já leva isso de avanço com os seus drivers - os da ATI nem sequer suportam AIGLX, coisa básica desde há algum tempo para correr o Beryl/Compiz/Fusion em condições... Mas fico satisfeito, quanto melhor a compatibilidade do hardwre com Linux, melhor. Contudo, no imediato, penso que é má ideia apostar em placas Ati para o Linux.

Estou me a ver negro para meter a funcionar o modem 3G da Vodafone. Já dei com uns tutoriais, mas dá sempre erros que não percebo nada...

O que significa o comando su?? é tipo o administrador? É que a pass de administrador não funciona...

su acho que significa superuser, ou seja, administrador.
Se tiveres a usar Ubuntu a conta de administrador vem por default desactivada, por isso tens de usar antes de cada comando o parâmetro sudo (super user do... - administrador faz... comando).

Não sei se isto te ajuda, de resto, não tenho placa 3G nem nunca instalei nenhuma.

Cumprimentos

su acho que significa superuser, ou seja, administrador.
Se tiveres a usar Ubuntu a conta de administrador vem por default desactivada, por isso tens de usar antes de cada comando o parâmetro sudo (super user do... - administrador faz... comando).

Não sei se isto te ajuda, de resto, não tenho placa 3G nem nunca instalei nenhuma.

Cumprimentos

Truque para entrar em administrador na linha de comandos:

$ sudo bash

Eu estou a tentar a usar esse método, mas quando faço o make (pelo que parece tinha que usar o su antes:

// passamos para o ficheiro huawei;
[guest@localhost disk]$ cd huawei
// e vamos a instalar
[guest@localhost huawei]$ su
Password:
[root@localhost huawei]# make

e na password meto a do administrador e não aceita http://www.techzonept.com/showthread.php?t=174805&page=3) e depois quando ele tenta escrever o ficheiro vwdial.conf, ele diz que não pode por não ter permissão...

Eu estou a tentar a usar esse método, mas quando faço o make (pelo que parece tinha que usar o su antes:

// passamos para o ficheiro huawei;
[guest@localhost disk]$ cd huawei
// e vamos a instalar
[guest@localhost huawei]$ su
Password:
[root@localhost huawei]# make

e na password meto a do administrador e não aceita http://www.techzonept.com/showthread.php?t=174805&page=3) e depois quando ele tenta escrever o ficheiro vwdial.conf, ele diz que não pode por não ter permissão...

Esse modem é o USB? A distro que estás a usar é Ubuntu 7.04?

Se sim a estas duas perguntas então não precisas de compilar nada.O meu modem USB kanguru (igual ao teu) foi logo detectado e funcionou sem espinhas e tudo o que fiz vi por aqui: http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Kanguru/Placa_USB_HUAWEI

E duvido que com o teu seja muito diferente.

Se não conseguires configurando pelo wiki, pelo que sei o pacote gnome-ppp detecta isso muito bem.

Última edição:
Voltar
Superior