O tópico do linux

Acabei de instalar, ia para fazer upgrade ao 2007.1 spring, mas depois decidi limpar tudo, lol

Tirei-o de noite e instalei agora que tive tempo.. e já funca apenas uns 30-40 minutos de começar a instalação e começar a configurar..
Detectou quase tudo, menos a webcam.. e muito melhor que o 2007.1 que já era bom na detecção..

Os efeitos todos 3D e o TFT bem configurados após uns toquitos simples.. tenho uma ATI All-in-wonder Radeon 9800SE

Para já, impecável o 2008..

Eu já ando a usar a 7.10 há algum tempo...

A grande novidade é mesmo o Compiz by default... De resto é uma evolução natural da 7.04.. Com as tradicionais actualizações dos vários programas e melhorias especialmente ao nivel da facilidade de instalação de algum hardware, como as gráficas, as impressoras, etc..

Eu já ando a usar a 7.10 há algum tempo...

A grande novidade é mesmo o Compiz by default... De resto é uma evolução natural da 7.04.. Com as tradicionais actualizações dos vários programas e melhorias especialmente ao nivel da facilidade de instalação de algum hardware, como as gráficas, as impressoras, etc..

Evolução, mas grande - o restricted drivers manager, o compiz-fusion, o tracker search tool, a configuração de múltipliplos monitores (se bem que os drivers da Nvidia já davam para o fazer), novo sistema de configuração de impressoras... muito bom.

Evolução, mas grande - o restricted drivers manager, o compiz-fusion, o tracker search tool, a configuração de múltipliplos monitores (se bem que os drivers da Nvidia já davam para o fazer), novo sistema de configuração de impressoras... muito bom.

Estou é um pouco confuso com o compiz-fusion... sempre usei Beryl e estava mega-acostumado ao Beryl, mas agora tenho de mudar para o compiz-fusion, mas ao que dá para ver, é aquele "GL Desktop" que aparece no menu? Só tenho 10% das funcionalidades... onde é que posso voltar a personalizar as animações de abertura e fecho de janelas? Está a falhar-me algum pacote com ferramentas de configuração?

Estou é um pouco confuso com o compiz-fusion... sempre usei Beryl e estava mega-acostumado ao Beryl, mas agora tenho de mudar para o compiz-fusion, mas ao que dá para ver, é aquele "GL Desktop" que aparece no menu? Só tenho 10% das funcionalidades... onde é que posso voltar a personalizar as animações de abertura e fecho de janelas? Está a falhar-me algum pacote com ferramentas de configuração?

Instala o Advanced Desktop Effects Settings.

Podes descarregar a ISO do LiveCD e gravas um CD com ele..
Assim podes testar sem instalar nada, apenas pelo arranque via CD

E normalmente já funciona muito e com quase tudo..

Se gostares, podes instalar... e fica em Dual, eu tenho por exemplo à bastante tempo, XP + Vista + Mandriva
Uso 75% o Vista e uns 25% o Mandriva, e o XP tá lá de backup apenas

Mas é mais por causa dos joguitos ou por ser pratico, pois tenho já o vista com os emails e assim à muito tempo, senão era 50/50 entre os dois..
Adoro este Mandriva

Podes descarregar a ISO do LiveCD e gravas um CD com ele..
Assim podes testar sem instalar nada, apenas pelo arranque via CD

E normalmente já funciona muito e com quase tudo..

Se gostares, podes instalar... e fica em Dual, eu tenho por exemplo à bastante tempo, XP + Vista + Mandriva
Uso 75% o Vista e uns 25% o Mandriva, e o XP tá lá de backup apenas

Mas é mais por causa dos joguitos ou por ser pratico, pois tenho já o vista com os emails e assim à muito tempo, senão era 50/50 entre os dois..
Adoro este Mandriva
OK, obrigado.

Quer dizer que posso gravar um DVD ISO e, por exemplo, instalá-lo a partir do My Computer em XP e ficar com o dual boot, como acontece com a instalação do Vista?

Não..

Descarregas o ISO do DVD e instalas via arranque da BIOS pelo DVD

Mas aconselho-te e pesquisares na net (há muita coisa) acerca de instalar um linux..
Em todo o caso, para quem nunca o fez, aconselho a testar primeiro o LiveCD, pois assim não instala nada e dá para ter uma ideia se gosta ou não..

Mas pesquisa por instalação de linux e há montes de sites ;)

Não..

Descarregas o ISO do DVD e instalas via arranque da BIOS pelo DVD

Mas aconselho-te e pesquisares na net (há muita coisa) acerca de instalar um linux..
Em todo o caso, para quem nunca o fez, aconselho a testar primeiro o LiveCD, pois assim não instala nada e dá para ter uma ideia se gosta ou não..

Mas pesquisa por instalação de linux e há montes de sites ;)
OK, obrigado de novo! [;)]

Acabei de instalar a versão RC do Kubuntu 7.10. Sem crash!
Pela primeira vez fiz um upgrade sem crash! Fenomenal.

Bem vindo Gutsy!

Instala o Advanced Desktop Effects Settings.

ACho que percebi... há uma versão "light", que dá para ser configurada pelo GL Desktop... removi, instalei compiz-fusion, e já tenho as configurações avançadas.

Isto agora com a ferramenta de X é um espectáculo! Tenho o monitor em "cima" do portátil! O comportamento ainda não é brilhante (o compiz estora nessa configuração, ainda é bug pois não gosta muito de xinerama), mas perdoa-se pois ainda não está estável.

É desta que tenho o portátil a bombar com 2 monitores, com 2 cubos! apr:)

Também já experimentei o Mandriva 2008, mas continuo a preferir o Ubuntu... Mas admito que cada vez mais as distros de Linux são cada vez mais user friendly, é facílimo de instalar e configurar. Contudo, acho o Ubuntu 7.10 mais estável, com software um pouco mais recente.
A inclusão do metisse não me parece grande coisa, pois alternando o metisse e o compiz, sem fazer grande coisa, consegui baralhar o X todo e o twin view não funciona em condições...

Mas uma excelente alternativa, sem dúvida.

Back