O tópico do linux

Boas.

Já tinha problemas com o microfone interno do portátil mas esta semana comprei um microfone simples e resolvi o problema. Só que hoje de manhã fiquei sem som das colunas. Também não tenho som nos headphones. Ainda bem que experimentei-os antes de comprar umas colunas.
Desinstalei o Pulseaudio e instalei o AlsaMixer. Mas não consigo resolver o problema. Será que a placa de som avariou?

Edit: Ainda tenho o Mint 18.3 Sylvia, ainda está atualizado?

(...)

Instala o 20.1, e tenta usar apenas software que esteja no repositório.
O som é das componentes mais sensíveis e instáveis no Linux.

Não conhecia. Posso instalar e vai resolver o problema?

Duvido.
Se já teve som é porque não precisa de drivers (está no kernel).

Cada alteração que fizeres a ficheiros de sistema, ou software que saques da net para instalar, só servem para colocar o sistema mais instável.

Limita-te a software que estejam em repositórios, e não instales drivers de fora dos repositórios.
É caminho para a desgraça.

Duvido.
Se já teve som é porque não precisa de drivers (está no kernel).

Cada alteração que fizeres a ficheiros de sistema, ou software que saques da net para instalar, só servem para colocar o sistema mais instável.

Limita-te a software que estejam em repositórios, e não instales drivers de fora dos repositórios.
É caminho para a desgraça.

Ok, obrigado pelo conselho. Não instalei nada. Será que ao atualizar para o 20.1 possa resolver esse problema?

Obrigado Nuno pela ajuda.

Tive tempo esta semana para guardar tudo e instalar de raíz o 20 mas agora não tenho tempo. Teria de ser uma coisa mais rápida.

Agora reparei que só posso instalar o 19.3 porque o meu sistema é 32bit

Tentei o Update Manager para fazer o upgrade mas não estou a conseguir.

Última edição:
Boas.

Mais uma vez, obrigado Nuno. Instalei de novo o Mint com a versão 19.3 Tricia 32bit. Já tenho som nas colunas e som no microfone.

Que diferença do 18.3 para o 19.3!

As vezes á prolemas de drivers que resultam em confusão um problema classico é nas placas de rede intel ePRO, onde existem 2 o e1000 e o e1000e, embora o ultimo seja o mais recente ao anterior foram adicionados chipests que era suposto so estarem no ultimo e as vezes sai confusão.
Quem pretende usar o linux deve perder algum tempo e aprender a fazer um kernel á medida quando tem problemas de drivers muitas das vezes nao é preciso trocar a versao da distribuição, ( que é uma chatisse para quem tem um sistema funcional com apenas um pequeno problema num driver).
Compilar um kernel nao é tao complicado como parece e resume-se a 3 passos .

Primeiro identificar o hardware
lspci -v ira dar a lista do chipsets todos e os drivers em uso (ou a falta deles).

Depois consoante a distribuição tem tutorias com fartura , mas basicamente algures vao encontrar um make menuconfig onde poderao retirar o drver conflituso e/ou adicionar o que falta.
e por fim criar o pacote e instalar com o package manager

È um bom exercicio , alem de aprenderem umas coisas resolve muito problemas relacionados com drivers.

Mas se o problema é de 2 módulos ("drivers") que suportam o mesmo hardware, é só colocar um deles na lista de blacklist do modprobe, para esse não ser carregado automaticamente.

Não que isso invalide a compilação de um kernel à medida como exercício.

sabes que blacklist vai deixar de ser usado por ser um termo racista [:)][:)][:)][:)][:)][:)][:)]

https://www.zdnet.com/article/linux...minology-bans-terms-like-blacklist-and-slave/

sim mas e isso mesmo

Já não sigo a LKML como quando contribuia para o kernel, mas acompanhei quando isso tudo começou em 2018, com o Code Covenant do/a (?) Coraline Ada Ehmke e do afastamento temporário do Linus Torvalds. Mas "blacklist" é (era? Uso Slackware, o Patrick Volkerding não costuma alterar as coisas só porque sim...) mesmo o nome do comando usado nos ficheiros de configuração do modprobe.

Boa noite pessoal.

Preciso muito da vossa ajuda, sff.
Necesssito de visualizar o conteúdo dos forms de um pdf mas eles "desaparecem" cada vez que clico em outra parte do pdf. Não ficam permanentes.
Cheguei a instalar o Acrobat Reader mas o problema mantém-se.

Ainda não consegui resolver este problema. Cheguei a instalar o Acrobat Reader e não resultou.
Agora com a instalação nova do sistema o problema mantém-se.
Existe forma de contornar esta situação?

Ainda não consegui resolver este problema. Cheguei a instalar o Acrobat Reader e não resultou.
Agora com a instalação nova do sistema o problema mantém-se.
Existe forma de contornar esta situação?

Document viewer vem instalado de origem, pelo menos em Ubuntu.
Estive agora a verificar, não dá para criar ou modificar pdf e formulários.

ps: Libreoffice não dará para fazer isso?
Se criam pdf tambem deve dar para criar os formulários.

Última edição:
Document viewer vem instalado de origem, pelo menos em Ubuntu.
Estive agora a verificar, não dá para criar ou modificar pdf e formulários.

ps: Libreoffice não dará para fazer isso?
Se criam pdf tambem deve dar para criar os formulários.

Não dá para fazer no Libreoffice. Consigo alterar os formulários, com o Okular, mas não estou a conseguir aumentar o tamanho do texto nos formulários.
Estou a usar um documento pdf que é possível editar os formulários. Só necessitava que eles aparecem e não ficassem omitidos.

Voltar
Superior