O tópico do linux

citação:Originalmente colocada por mundano

Ninguém nega que o windows é um sistema mais refinado, especialmente na maneira como interage com o utilizador.. Se bem que essa maior simplicidade na forma como interage com o utilizador se consegue porque o controlo sobre a maquina é muito menor.. As configurações em Linux dão-nos poder para mudar absolutamente tudo.. Isso tem vantagens e desvantagens.. Como é óbvio..

Mais confiável.. Bem.. ai discordo totalmente..

Já me aconteceu andar a inventar em Linux e fazer porcaria.. Mas como o sistema mesmo assim quase sempre ainda arranca em linha de comandos é relativamente simples resolver os problemas..

Já no Windows, desde que saiu o XP que por três vezes que fiquei com o sistema completamente irrecuperável... Chegando numa das vezes a perder imensos dados.. O que para mim é algo incrível num sistema de ficheiros com journaling.. E isto para não falar dos encravanços aqui e ali.. Da falta de segurança constante que nos obriga a andar com um verdadeiro arsenal de aplicações de segurança e mesmo assim lá entra aquele virus ou aquele malware.. etc.. etc..

E eu pessoalmente, também tenho Linux para usar. Para brincar/experimentar uso o VMware... Ainda ontem estive a experimentar o sistema do projecto One Laptop Per Child.. Se alguém estiver interessado posso dar o link da imagem para o VMWare... :)

Olha que para rebentar com o sistema NTFS é preciso muita coisa. Não houve por aí sectores danificados no disco ou outro problema?
A mim tal nunca aconteceu, por muita volta que lhe desse. Já com o FAT32 "era o pão nosso de cada dia".

Vmware é porreiro. É uso-o para testar aquelas distribuições menos conhecidas só para dar uma vista de olhos. As mais conhecidas (ubuntu e suse) gosto de as testar de raiz no hardware da máquina. Até porque acabo quase sempre por voltar ao SUSE.

A necessidade do windows xp de software de segurança advém também em muito(mas não só) da sua popularidade, pois é este o sistema a receber mais atenção e como tal mais sujeito a ser alvo de software/código malicioso.

já estou a puxar o One Laptop Per Child. Vamos lá ver...

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por mcag

A necessidade do windows xp de software de segurança advém também em muito(mas não só) da sua popularidade, pois é este o sistema a receber mais atenção e como tal mais sujeito a ser alvo de software/código malicioso.

Não só. O Windows desde há muito que, intrinsecamente, tem falhas de segurança graves. Se as instalações de Linux também corressem todas como root, era fácil arranjar virus para Linux. No Windows, em 99,99% das vezes, o sistema está sempre em modo de "administrador de sistema", e qualquer programa, executado de qualquer maneira (voluntariamente ou aproveitando um bug qualquer para o fazer correr), pode fazer o que quiser e bem entender, desde instalar-se, escrever no registry, formatar o sistema e até apagar a partição...

Para além disso, integraram um browser (IE), com buracos enormes de segurança, no sistema operativo, estavam mesmo a pedi-las.

No Vista finalmente deram conta que se calhar isso não era boa ideia, e lá puseram o IE a correr num cantinho quietinho e quando algum programa quer alterar alguma coisa (chega a ser chato) lá pára o sistema até o utilizador dizer que quer, sim senhor.

Por isso a MS vai lançar o Vista com aquilo que sabe fazer melhor: imitar as ideias dos outros e lançá-las como grande novidade... :D

citação:Originalmente colocada por Avant

Não só. O Windows desde há muito que, intrinsecamente, tem falhas de segurança graves. Se as instalações de Linux também corressem todas como root, era fácil arranjar virus para Linux. No Windows, em 99,99% das vezes, o sistema está sempre em modo de "administrador de sistema", e qualquer programa, executado de qualquer maneira (voluntariamente ou aproveitando um bug qualquer para o fazer correr), pode fazer o que quiser e bem entender, desde instalar-se, escrever no registry, formatar o sistema e até apagar a partição...

Para além disso, integraram um browser (IE), com buracos enormes de segurança, no sistema operativo, estavam mesmo a pedi-las.

No Vista finalmente deram conta que se calhar isso não era boa ideia, e lá puseram o IE a correr num cantinho quietinho e quando algum programa quer alterar alguma coisa (chega a ser chato) lá pára o sistema até o utilizador dizer que quer, sim senhor.

Por isso a MS vai lançar o Vista com aquilo que sabe fazer melhor: imitar as ideias dos outros e lançá-las como grande novidade... :D

Isso acontece porque o utilizador deixa, ou porque quer e não está para se chatear, ou por ignorância.
Desde a não criarem contas de utilizador, ou até aquando a instalação deixar o campo de inserção de passord para administrador(root) em branco.

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por GansoLFM

citação:Originalmente colocada por Drachen

@Pessoal que usa VMWare

Como é que vocês partilham dados entre o Ubuntu e o XP!?

@GansoLFM

Como é que sabes que não tens vírus, spyware ou malware?

simples, o pc nao demonstra nenhum sinal disso, nao tem o cpu a ser usado por ficheiros que eu desconheça, nao tenho problemas na ligação à net,visto que ta normalissima, funciona como se tivesse acabado de instalar o windows..

Ora lá está...tu não tens 100% certeza do que dizes. A única maneira de confirmares isso era instalares resmas de programas de segurança e verificar se realmente tens o PC limpo. Tu neste momento podes estar a ser "monitorizado" para ver onde andas na net ou até coisas mais graves.

Acho que era isso que o mundano se referia ;)

@Pessoal que usa VMWare

@GansoLFM

simples, o pc nao demonstra nenhum sinal disso, nao tem o cpu a ser usado por ficheiros que eu desconheça, nao tenho problemas na ligação à net,visto que ta normalissima, funciona como se tivesse acabado de instalar o windows..

Ora lá está...tu não tens 100% certeza do que dizes. A única maneira de confirmares isso era instalares resmas de programas de segurança e verificar se realmente tens o PC limpo. Tu neste momento podes estar a ser "monitorizado" para ver onde andas na net ou até coisas mais graves.

Tenho 100% de certeza do que se passa no meu computador,por exemplo se estivesse a ser monitorizado notava-se na ligaçao, ficava muito mais lenta!

@Pessoal que usa VMWare

@GansoLFM

Tenho 100% de certeza do que se passa no meu computador,por exemplo se estivesse a ser monitorizado notava-se na ligaçao, ficava muito mais lenta!

Não tens nem podes ter 100% certeza do que lá se passa. Teres o firewall do windows ligado é quase como não teres.
O mais provável é teres e não saberes. Basta-te estares ligado à net para apanhar qualquer coisa.
"Fia-te na virgem e não corras...". ;)

Cumprimentos

Pois, pois, um keylogger preparado para mandar para um determinado endereço de IP tudo aquilo que tu tecles, nota-se muito meia dúzia de bytes na largura de banda das ligações de hoje...

Uma resposta muito melhor seria:

"Corri o http://housecall.trendmicro.com/ (trendmicro online scan) e não encontrou nada no meu PC."

Quem te avisa... ;)

citação:Originalmente colocada por NelsonMC

nao consigo instalar temas :s já tentei pelo menu dá sempre formato de ficheiro inválio!!! alguém me ajuda?

De onde é que fazes o download dos temas?

Atenção que é o ficheiro compactado (*.tar.bz2 ou *.tar.gz) que tens de arrastar para dentro da janela dos temas, não os podes descompactar antes.

nao consigo instalar temas :s já tentei pelo menu dá sempre formato de ficheiro inválio!!! alguém me ajuda?

Atenção que é o ficheiro compactado (*.tar.bz2 ou *.tar.gz) que tens de arrastar para dentro da janela dos temas, não os podes descompactar antes.
utilizo este site www.gnome-look.org/ mas hoje está em baixo :S

Uma pequena correcção.
Em alguns (*.tar.bz2 ou *.tar.gz) existem variações do mesmo tema. Ao arrastar para janela dos temas apenas 1 deles ficará disponível para ser usado. Nestes casos o melhor é descompactar o ficheiro (por exemplo tango.tar.bz2) e colocar as pastas (por exemplo "tango" e "tango orange" para a pasta ".themes" ou no caso de temas de icons para ".icons" que se encontram dentro da tua pasta home como ocultos.

Cumprimentos

Isso acontece porque o utilizador deixa, ou porque quer e não está para se chatear, ou por ignorância.
Desde a não criarem contas de utilizador, ou até aquando a instalação deixar o campo de inserção de passord para administrador(root) em branco.

Cumprimentos

Não é só por ignorancia.. É porque o Windows está feito para ser usado assim. Há imensos programas que nem sequer funcionam se não fores administrador. Eu no meu PC vi-me obrigado a dar contas de administrador à minha irmã e ao meu pai porque havia varios programas que simplesmente de outra forma só trabalhavam na minha area..

E isto é um problema serio de segurança, porque a minha irmã por exemplo não percebe um cu de informática. E se lhe mandarem uma "cena fixe para o MSN" ela instala sem pensar duas vezes.. Mas se não fosse assim havia programas que não funcionavam e tenho que fazer escolhas.

Além disso, o proprio windows, por defeito cria todas as contas como de administrador.

Se usas regularmente Linux, sabes perfeitamente que a maneira de funcionar é completamente diferente. Distribuições como o Ubuntu já nem sequer usam conta root por causa das coisas..

Além disso no windows os programas têm muito mais previlegios do que em Linux/Unix.. E isso acontece por uma questão simples: "legacy support".. O windows nasceu mal.. E agora a microsoft não pode simplesmente dizer a um Banco por exemplo que o sistema que eles usam há 10 ou 15 anos já não funciona com o Windows Vista que eles têm nos terminais da nova agencia.. Isso não é opção.. Tem simplesmente que funcionar..

E por isso, o Windows, vai avançando, e nota-se que avança porque desde o windows ME, cada versão que sai deixa uma catrafada de software incompatível, mas avança devagarinho, porque têm que manter sempre a compatibilidade com os programas feitos para os Windows antigos.

O Linux, deriva do Unix, que já é de há décadas um sistema pensado para funcionar em redes, com múltiplos utilizadores, com privilégios bem definidos.. Por isso esses problemas não se colocam..

Já agora, deixo aqui uma excelente dica para o Open Office...

Vão ao menu "File > Wizards > Install new dictionaries"..

E pronto.. Para terem o dicionário de palavras, de hifenização e de sinónimos em Português não há maneira mais simples. É só seguir os passos e em 2 minutos fica feito.

citação:Originalmente colocada por mundano

Cumprimentos

Não é só por ignorancia.. É porque o Windows está feito para ser usado assim. Há imensos programas que nem sequer funcionam se não fores administrador. Eu no meu PC vi-me obrigado a dar contas de administrador à minha irmã e ao meu pai porque havia varios programas que simplesmente de outra forma só trabalhavam na minha area..

E isto é um problema serio de segurança, porque a minha irmã por exemplo não percebe um cu de informática. E se lhe mandarem uma "cena fixe para o MSN" ela instala sem pensar duas vezes.. Mas se não fosse assim havia programas que não funcionavam e tenho que fazer escolhas.

Além disso, o proprio windows, por defeito cria todas as contas como de administrador.

Se usas regularmente Linux, sabes perfeitamente que a maneira de funcionar é completamente diferente. Distribuições como o Ubuntu já nem sequer usam conta root por causa das coisas..

Além disso no windows os programas têm muito mais previlegios do que em Linux/Unix.. E isso acontece por uma questão simples: "legacy support".. O windows nasceu mal.. E agora a microsoft não pode simplesmente dizer a um Banco por exemplo que o sistema que eles usam há 10 ou 15 anos já não funciona com o Windows Vista que eles têm nos terminais da nova agencia.. Isso não é opção.. Tem simplesmente que funcionar..

E por isso, o Windows, vai avançando, e nota-se que avança porque desde o windows ME, cada versão que sai deixa uma catrafada de software incompatível, mas avança devagarinho, porque têm que manter sempre a compatibilidade com os programas feitos para os Windows antigos.

O Linux, deriva do Unix, que já é de há décadas um sistema pensado para funcionar em redes, com múltiplos utilizadores, com privilégios bem definidos.. Por isso esses problemas não se colocam..

Isso dos programas é outro assunto. Estava em questão a possibilidade das contas de utilizador para evitar a utilização como administrador. E isso sim é possível.

Quanto aos programas, muita da culpa é também de quem faz o programa porque se deixam levar pelo facto de a maioria dos utilizadores (até eu) utilizar quase sempre a sua conta como administrador(apesar de haverem programas que perguntam se deseja instalar apenas para o utilizador x), ou por exemplo de requererem acesso a áreas restritas que normalmente só o administrador tem acesso. Algumas destas restrições é possível dar a volta mas muitas delas não. E aí tens razão.

Cumprimentos

citação:Originalmente colocada por Unreal

Alguem podia por imagens da distro do "one laptop per child" ?
É que não tenho trafego...E estava interessado a ver :)

Sinceramente fiquei desiludido com o sistema.. MAs pronto, o hardware também é extremamente "low cost".. Basta pensar que a fonte de energia é uma manivela..

Boot image
309721351_0013360a38.jpg

Aqui é o desktop. Usa pouquissimas cores, provavelmente porque o ecran em si também deverá ser muito limitado. O menu é a frame cinzenta que se vê à volta e só aparece quando se passa o rato por lá.
309721353_35df8778e7.jpg

Depois, em termos de software, tem um Browser, um leitor de RSS, um "Messenger", um editor de texto baseado no Abiworld, uns jogos e pouco mais.. Ficam aqui screenshots do leitor de RSS e do editor de texto:

309721355_0e200ab8b1.jpg

309721354_8b9a6a80b2.jpg

EDIT: vou tirar screenshot a mais umas cenas eu proprio.. Já ponho ai..

Também achei o sistema demasiado simples, muito básico.
Mas também já ouvi dizer que estas versões não estavam tão completas como a final. Não faço ideia.
Há também uma versão LIVECD mas essa ainda não testei.

Cumprimentos

Voltar
Superior