O tópico do linux

Esperem lá, que afinal era ao contrário...
Pus-me a experimentar com o systemsettings do KDE (não consigo configurar estas coisas à mão só com o gnome) e a coisa resolveu-se indo a disk & file systems, e no advanced da configuração do mountpoint do cdrom, escrevi utf8 nas "options". É claro que não adivinhei, pus-me a ver que opções estavam escritas nos outros devices, e a maior parte tinha "utf8" aí. :)

Agora já dá. E sem escrever coisas complicadas no terminal...[:p]

gfnc8.jpg

PS: por acaso nem me tinha lembrado dessa dos encodings...

Acontece que às vezes eu tenho o Firefox em UTF-8 e ele não me lê os caracteres do ISO-8859-1... enfim... é daquelas coisas que não percebo mesmo

O problema são das páginas e servidores mal configurados. Muitas das vezes, as páginas estão escritgas em UTF-8, só que no cabeçalho META do documento vem lá escrito que está em Iso-8859-1, ou o servidor informa ao cliente essa informação erradamente. E dá nisto... é muito difícil detectar automaticamente a codificação.

Abraços,

Português ao volante
http://portuguesesaovolante.blogspot.com

Viva colegas...

Finalmente... e depois de mts "ameaças" avançei para a instalação do Kubuntu... (ainda não sei por optei por esta...)...

Como é óbvio já esbarrei num problema... não consigo aceder à net usando a minha VodafoneCard 3G...

Já editei o ficheiro wvdial.conf e fiz as devidas alterações conforme encontrei algures na net... penso que até foi aqui no tópico...

mas... e como existe sempre um mas... a placa não funciona...

como eu sou mt verde nestas andanças, penso que o problema está algures na detecção da placa pelo sistema...

se puderem dar umas dicas... eu agradeço...

Obrigado,

PS: se a questão for repetida, peço desde de já desculpa... mas ainda só li este tópico até à pág 9...

Edit:

consultei este página sugerida pelo Mundano, mas quando corro o primeiro comando, não aparece nada disto...

localhost kernel: [17180045.712000] drivers/usb/serial/usb-serial.c: USB Serial Driver core
localhost kernel: [17180045.716000] drivers/usb/serial/usb-serial.c: USB Serial support registered for Option 3G data card
localhost kernel: [17180045.716000] option 7-1:1.0: Option 3G data card converter detected
localhost kernel: [17180045.716000] usb 7-1: Option 3G data card converter now attached to ttyUSB0
localhost kernel: [17180045.716000] option 7-1:1.1: Option 3G data card converter detected

Sinceramente, naõ me recordo o que aparece...

Edit 2:

Já consegui adiantar alguma coisa... neste momento obtenho erro com a inicialização do pin...

Edit 3:

Já consegui...

Já tenho acesso á NET... agora vou tentar instalar aplicações... mas parece que isso... ainda vai dar alguma luta...

depois vou-me entreter a personalizar um pouco...

Última edição:
Ora aí está algo que deveria acontecer mais vezes nos vários serviços online, compatibilidade e disponibilidade para todos os sistemas operativos...
É que nem o Solaris escapou! [:cool:]

Cumprimentos

Dúvida de iniciado... :o

Como executar scripts na consola? :sh)

Obrigado

:)

Se tiveres na directoria home um script chamado scrip.sh das o seguinte comando:

./script.sh

Se tiver noutra pasta, navegas até lá com o comando cd (em tudo semelhante ao cd do MSDOS)..

Se tiver que ser com privilégios de root, usas o comando sudo, ou seja

sudo ./script.sh

Se tiveres na directoria home um script chamado scrip.sh das o seguinte comando:

./script.sh

Se tiver noutra pasta, navegas até lá com o comando cd (em tudo semelhante ao cd do MSDOS)..

Se tiver que ser com privilégios de root, usas o comando sudo, ou seja

sudo ./script.sh

Obrigado Mundano...

Já percebi o comando e o mesmo funciona... o problema é que o script deve ter um erro qualquer...

estou a tentar configurar o sistema para se certificar na FEUPNet... mas está dificil... o script deles não me está a funcionar...

Já agora, outra dúvida de principiante, como copiar ficheiros para a directoria /root?

necessito de colocar um certificado na raiz.

Obrigado,

900MB?

Eu uso Ubuntu há um ano e meio e nunca tive 900 megas de updates... Nem nada que se pareça...

:sh)

Mudei o repositório, para os que o Avant usa, e deu, 400megas actualizações normais, e 900 se actualizar o ubuntu ( não tenho a nova versão).

E ele deu erro nem sei bem porque.

Mas isso é o menos, agora tenho é que reinstalar o gcc, porque me deixou de reconhecer as bibliotecas ( stdio.h p.e. entre outras(todas)).

Mudei o repositório, para os que o Avant usa, e deu, 400megas actualizações normais, e 900 se actualizar o ubuntu ( não tenho a nova versão).

E ele deu erro nem sei bem porque.

Mas isso é o menos, agora tenho é que reinstalar o gcc, porque me deixou de reconhecer as bibliotecas ( stdio.h p.e. entre outras(todas)).

Não terás posto uns repositórios de uma versão diferente do Ubuntu?

Obrigado Mundano...

Já percebi o comando e o mesmo funciona... o problema é que o script deve ter um erro qualquer...

estou a tentar configurar o sistema para se certificar na FEUPNet... mas está dificil... o script deles não me está a funcionar...

Já agora, outra dúvida de principiante, como copiar ficheiros para a directoria /root?

necessito de colocar um certificado na raiz.

Obrigado,

Por os certificados na raiz mesmo? Que estranho....

Anyway, o comando é:

sudo cp /home/xpto/certificado /certificado

(ou mv em vez de cp se quiseres mover.)

Por os certificados na raiz mesmo? Que estranho....

Anyway, o comando é:

sudo cp /home/xpto/certificado /certificado

(ou mv em vez de cp se quiseres mover.)

Eu também achei estanho... mas é o que está na página dos serviços de informática da FEUP...

Eu usei esse comando, mas obtive o erro que não tinha permissões de escrita, mesmo depois de colocar a password de administrador... :confused:

Vou tentar mais uma vez...

Obrigado pelas dicas..

Eu também achei estanho... mas é o que está na página dos serviços de informática da FEUP...

Eu usei esse comando, mas obtive o erro que não tinha permissões de escrita, mesmo depois de colocar a password de administrador... :confused:

Vou tentar mais uma vez...

Obrigado pelas dicas..

Afinal é na pasta root...

Tens que fazer como te disse, mas será algo do tipo

sudo cp /home/XPTO/nome_do_ficheiro_do_certificado /root/nome_do_ficheiro_do_certificado

Voltar
Superior