Já agora aqui uns comentários...
A Debian faz uma excelente distribuição, disso ninguém duvida, tem um repositorio de 20 mil e tal pacotes oficiais, super estável, que é actualizado a cada 2 anos (+atrasos), praticamente não tem depedencias quebradas, e mesmo recomendações dos pacotes quebradas são uma raridade.. Eu sei que não ter um pacote recomendado não impede de usar outro, mas é uma boa forma de ver a qualidade do trabalho feito. A Ubuntu não consegue esse patamar, mesmo a versão LTS só suporta de forma oficial 4 mil e tal pacotes e nesses 4 mil e tal tem +/- o mesmo numero de depedencias/recomendações quebradas que a Debiam tem em 20 mil pacotes. Nos repositórios não oficiais deverão ser mais, mas sobre isso não há dados..
Agora, isto é tudo muito bonito, mas Debian não é que o utilizador típico de um desktop quer.. E ai entram os Ubuntus, que pegaram numa base já excelente e fizeram o que as pessoas queriam.
1º Retiraram uma enorme camada de dificuldade. Criaram assistentes para muita coisa e a versão Feisty Fawn ainda mais vai revolucionar nesse campo, com o assistente de migração, o assistente de instalação de pacotes restritos (codecs), a instalação super simples de suporte gráfico 3D, etc.. etc.. (diga-se que muito deste trabalho acaba também por ir parar à Debian).
2º Têm um ciclo de releases mais realista e previsível. Porque convenhamos que por vezes já é chato esperar 6 meses para ter uma versão nova de um programa, esperar 2 anos seria um degredo. É claro que mais uma vez temos aqui um conflito server/desktop, porque para servidores o importante é que funcionem as coisas, e mudar versões dos programas é sempre um momento critico, porque por exemplo, basta que altere um pouco a sintaxe dos ficheiros de configuração e lá vai tudo com o caneco.. Mas para o user caseiro é um pouco incompreensivel estar por exemplo preso ao Firefox 1.5 quando já todos usam o 2.0..
3º Têm uma aproximação mais pragmática aos problemas que o Linux enfrenta no mundo do desktop como os firmwares e afins.. Quando não há alternativa, preferem oferecer a funcionalidade do que entrar em idealismos cegos.
E por isso, cada macaco no seu galho e ambas são óptimas... Para o PMCT acredito que Debian seja a eleita sem duvidas.. Mas para eu usar aqui em casa, ou dar aos amigos, Ubuntu all the way... [

]