O tópico do linux

avant.
em todos os unixes funciona assim.
o que não falta são GUI que fazem isso de forma egipcia ( i.e. iconográfica)

Evidentemente que a ultima civilização iconográfica ficou-se pelo nilo [:D]

na pratica eu meto um daemon ( programa sevidor) a correr numa maquina remota apartir do meu Telemovel com ssh enquanto espero pelo almoço.
[:D][;)]

Ja tive mais problemas em intlar kernels apartir de pacotes que com****ndo o dito.
alem disso compilo os drivers directmanete no kernel sem ser como modulos, e escuo de estar sempre a actualizar o kernel.
salvo mui raras excepções as minhas maquinas morrem com o kernel que foi com****do pra elas .

[:blush:]

Já agora aqui uns comentários...

A Debian faz uma excelente distribuição, disso ninguém duvida, tem um repositorio de 20 mil e tal pacotes oficiais, super estável, que é actualizado a cada 2 anos (+atrasos), praticamente não tem depedencias quebradas, e mesmo recomendações dos pacotes quebradas são uma raridade.. Eu sei que não ter um pacote recomendado não impede de usar outro, mas é uma boa forma de ver a qualidade do trabalho feito. A Ubuntu não consegue esse patamar, mesmo a versão LTS só suporta de forma oficial 4 mil e tal pacotes e nesses 4 mil e tal tem +/- o mesmo numero de depedencias/recomendações quebradas que a Debiam tem em 20 mil pacotes. Nos repositórios não oficiais deverão ser mais, mas sobre isso não há dados..

Agora, isto é tudo muito bonito, mas Debian não é que o utilizador típico de um desktop quer.. E ai entram os Ubuntus, que pegaram numa base já excelente e fizeram o que as pessoas queriam.

1º Retiraram uma enorme camada de dificuldade. Criaram assistentes para muita coisa e a versão Feisty Fawn ainda mais vai revolucionar nesse campo, com o assistente de migração, o assistente de instalação de pacotes restritos (codecs), a instalação super simples de suporte gráfico 3D, etc.. etc.. (diga-se que muito deste trabalho acaba também por ir parar à Debian).

2º Têm um ciclo de releases mais realista e previsível. Porque convenhamos que por vezes já é chato esperar 6 meses para ter uma versão nova de um programa, esperar 2 anos seria um degredo. É claro que mais uma vez temos aqui um conflito server/desktop, porque para servidores o importante é que funcionem as coisas, e mudar versões dos programas é sempre um momento critico, porque por exemplo, basta que altere um pouco a sintaxe dos ficheiros de configuração e lá vai tudo com o caneco.. Mas para o user caseiro é um pouco incompreensivel estar por exemplo preso ao Firefox 1.5 quando já todos usam o 2.0..

3º Têm uma aproximação mais pragmática aos problemas que o Linux enfrenta no mundo do desktop como os firmwares e afins.. Quando não há alternativa, preferem oferecer a funcionalidade do que entrar em idealismos cegos.

E por isso, cada macaco no seu galho e ambas são óptimas... Para o PMCT acredito que Debian seja a eleita sem duvidas.. Mas para eu usar aqui em casa, ou dar aos amigos, Ubuntu all the way... [;)]

Última edição:
avant.
em todos os unixes funciona assim.
o que não falta são GUI que fazem isso de forma egipcia ( i.e. iconográfica)

Evidentemente que a ultima civilização iconográfica ficou-se pelo nilo [:D]

na pratica eu meto um daemon ( programa sevidor) a correr numa maquina remota apartir do meu Telemovel com ssh enquanto espero pelo almoço.
[:D][;)]

De acordo, mas eu continuo na minha: o linux é um SO com tanto potencial, que precisa de distros como o ubuntu para poder ser usado pelo utilizador comum. Quem não sabe (e não quer saber) de computadores, nem pensa em andar a escrever coisas esquesitas na linha de comandos. Não é com esses argumentos l33t que se cativam mais utilizadores...

Eu gosto de computadores (é o meu hobby) e gosto de aprender essas coisas, mas sinceramente prefiro clickar em 2 ou 3 menus e escrever o comando ou fazer browse para o ficheiro a executar no arranque do que andar perdido em runlevels e init.d e scripts. E 99% das pessoas que conheço também [;)]

De acordo, mas eu continuo na minha: o linux é um SO com tanto potencial, que precisa de distros como o ubuntu para poder ser usado pelo utilizador comum. Quem não sabe (e não quer saber) de computadores, nem pensa em andar a escrever coisas esquesitas na linha de comandos. Não é com esses argumentos l33t que se cativam mais utilizadores...

Eu gosto de computadores (é o meu hobby) e gosto de aprender essas coisas, mas sinceramente prefiro clickar em 2 ou 3 menus e escrever o comando ou fazer browse para o ficheiro a executar no arranque do que andar perdido em runlevels e init.d e scripts. E 99% das pessoas que conheço também [;)]

bahhh [:p]

percebo o que dizes.
é por isso que aprecio os buntus (pros outros)[:D].

ja agora eu uso debian sarge nos servidores ( stable)
e debian ethc no meu pc de secretaria

a Debian etch RC1 é a distrro sobre a qual é feito os buntus.

defenitivamente eu e o linux temos um problema de compatibilidade.

Agora não é que o instalo e ele não me aceita nenhum nome/usersame / password [8b][8b][8b]

Já o instalei 2 vezes, e nada, não há username que ele aceite.

Isso é estranho...

Tens de ter atenção que em Linux as minúsculas são diferentes das maiúsculas. Se na instalação meteres minúsculas tens que escrever sempre assim.

Isso é estranho...

Tens de ter atenção que em Linux as minúsculas são diferentes das maiúsculas. Se na instalação meteres minúsculas tens que escrever sempre assim.

bem, só me lembro de ter posto:

hostname: portatil

"password for new user" : 123456

depois:

user: portatil
password: 123456

Login failed.

também tentei com root e nada

Não faço ideia que username é que ele está à espera :confused:

A password por sua vez é que é aquela porque não pus mais nenhuma.

Nunca vi semelhante caso, já instalei muito Linux, Windows, Mac, FreeBSD e nunca, nunca, me recordo de ver um sistema recusar a password que lhe foi metida na instalação! :sh)
Tens a certeza que meteste bem a password original?

Cumprimentos

Mas criaste algum utilizador? senão tenta com username: OEM e a pass que introduziste na instalação

Última edição:
bem, só me lembro de ter posto:

hostname: portatil

"password for new user" : 123456

depois:

user: portatil
password: 123456

Login failed.

também tentei com root e nada

Não faço ideia que username é que ele está à espera :confused:

A password por sua vez é que é aquela porque não pus mais nenhuma.

Hostname não é o mesmo que username....

Uma solução simples é no Grub escolheres o kernel de recuperação de sistema..

Entrar e usas o comando:

nano /etc/shadow

Procuras pela linha que tenha algo do tipo:

xpto:x:1000:1000:Senhor XPTO,,,:/home/xpto:/bin/bash

xpto, neste exemplo seria o login.. Assim poderás ter a certeza do login que escolheste...

Reinicias a maquina e voltas a entrar..

Hostname não é o mesmo que username....

Uma solução simples é no Grub escolheres o kernel de recuperação de sistema..

Entrar e usas o comando:

nano /etc/shadow

Procuras pela linha que tenha algo do tipo:

xpto:x:1000:1000:Senhor XPTO,,,:/home/xpto:/bin/bash

xpto, neste exemplo seria o login.. Assim poderás ter a certeza do login que escolheste...

Reinicias a maquina e voltas a entrar..

Obrigado :)

Eu já suspeitava que não fosse o hostname porque isso é para identificar o pc na rede, mas como não pus mais nenhuma identificação durante o login.

o meu login é... oem :confused:

Por acaso sabes como altero?

mas o importante é que funciona

Acho que a melhor forma de alterar isso é mesmo eliminar esse username e criar outro. Digo isto porque a pasta home vai ficar sempre com o nome oem...

Para isso vais ao menu administração, Utilizadores e grupos e crias um novo user com o nome que lhe quiseres dar.

Nas propriedades desse user certifica-te que lhe das autorização para tudo. Especialmente para administrar o sistema.

Depois sais de um user, entrar no outro.. E podes começar a apagar as coisas do outro user.

Como era carnaval e não tinha nada para fazer resolvi dar o salto... Já estou a usar o Feisty...

E tendo seguido o processo de desenvolvimento do Dapper e depois do Edgy, quase que me arrisco a dizer, pela estabilidade que tenho notado que acho que esta versão está já bastante madura e ainda falta bastante para a release, pelo que penso que vai ser uma versão bem solida e sem os problemas que afectaram o Edgy...

Depois estive aqui a brincar com os temas e acabei com o desktop assim:

Já agora... A migração do Edgy para o Feisty foi 100% sucedida sem qualquer stress. A única coisa que fiz antes do upgrade foi desactivar os drivers binários da nvidia e usar os n..

Depois foi abrir a consola, escrever:

Código:
 update-manager -c -d

Responder a meia dúzia de questões, e cá estou eu.... [:blush:]

este mês nada me corre bem.

Então agora aquela coisa, não me detecta a placa de rede ( por cabo) [8b][8b][8b][8b][8b][8b][8b][8b]

Começo a ficar chateado com isto, principalmente porque tenho um trabalho em C para fazer, mas passo o tempo todo a tentar configurar o linux, mais produtivo que isto era impossivel defenitivamente.

Já não sei o que fazer, sacar debian? preçiso de um linux que funcione e com o ubuntu 6.10 Desktop ( a server arrependi-me) estou a ver que não me safo

Como era carnaval e não tinha nada para fazer resolvi dar o salto... Já estou a usar o Feisty...

E tendo seguido o processo de desenvolvimento do Dapper e depois do Edgy, quase que me arrisco a dizer, pela estabilidade que tenho notado que acho que esta versão está já bastante madura e ainda falta bastante para a release, pelo que penso que vai ser uma versão bem solida e sem os problemas que afectaram o Edgy...

Depois estive aqui a brincar com os temas e acabei com o desktop assim:

Já agora... A migração do Edgy para o Feisty foi 100% sucedida sem qualquer stress. A única coisa que fiz antes do upgrade foi desactivar os drivers binários da nvidia e usar os n..

Depois foi abrir a consola, escrever:

Código:
 update-manager -c -d
Responder a meia dúzia de questões, e cá estou eu.... [:blush:]

Por acaso a facilidade de upgrade é espantosa:eek:
Experimentei fazer o upgrade no laptop e funcionou a 100%... mas ainda é muito cedo. Hoje o feisty teve um update que lixou o beryl... ainda está mesmo em alfa. Mas por agora fica assim [;)]

este mês nada me corre bem.

Então agora aquela coisa, não me detecta a placa de rede ( por cabo) [8b][8b][8b][8b][8b][8b][8b][8b]

Começo a ficar chateado com isto, principalmente porque tenho um trabalho em C para fazer, mas passo o tempo todo a tentar configurar o linux, mais produtivo que isto era impossivel defenitivamente.

Já não sei o que fazer, sacar debian? preçiso de um linux que funcione e com o ubuntu 6.10 Desktop ( a server arrependi-me) estou a ver que não me safo

Mas antes detectava? Por acaso não tens placa de rede e wireless e ele tem o wireless por default e a placa de rede desactivada? Em system -> administration -> networking o que é que diz?

PS: experimenta o Suse 10.2 se não te entenderes com o ubuntu...

Voltar
Superior