O tópico do linux

Chegou a hora de reformar o meu Windows 7. Apesar de reconhecer que o 7 foi um salto de gigante nos Windows, e que é até bastante estável, começo a ter, ao fim de cerca de ano e meio de instalação limpa, algumas chatices típicas: registry obeso, aplicações que fecham de repente, aplicações que nunca se conseguem desinstalar por completo ficando sempre algum resquício, falhas a mais da Java VM e do flash para o meu gosto, enfim, minûdências que não são muito graves, mas que chateiam.
O passo lógico seria formatar o disco e instalar de novo o W7. Já dei uma oportunidade ao W8 noutro computador, mas não me convenceu.
Mas enfim, já que vou formatar tudo mesmo, porque não tentar uma distribuição Linux? Qual será distribuição mais recomendada para um portatil i5 com 4 Gb de ram? Em tempos tive o Ubuntu mas parece que actualmente anda com fama de glutão...

Com essas spec's podem meter qualquer distro na boa ...

Eu estou a adorar o Zorin OS ... A base é ubuntu ...

Zorin OS - Home
Chegou o ZorinOS 7

Reconheceu o teu hardware todo automaticamente? Não estou com grande vontade de andar a fazer tweakings no terminal. O meu hardware é bastante standard, com a excepção da placa gráfica, que é uma Nvidia com tecnologia Optimus. Sei que há uns 2 anos não havia drivers linux que a suportassem.

Suponho que corra bem o Wine, certo? É que ainda tenho 1 ou 2 programas windows que não posso dispensar (por exemplo, o iTunes).

Reconheceu o teu hardware todo automaticamente? Não estou com grande vontade de andar a fazer tweakings no terminal. O meu hardware é bastante standard, com a excepção da placa gráfica, que é uma Nvidia com tecnologia Optimus. Sei que há uns 2 anos não havia drivers linux que a suportassem.

Sim sem problemas ... eu instalei num portatil ja antigo com um AMD com 4Gb com uma ATI , reconheceu tudo sem problemas. Funciona 5* e tem um look fabuloso.

Tens sempre a opção de experimentar antes com o Live CD (performance mais fraca) ... ou instalares atraves do Wubi do windows e caso nao gostos é só fazer uninstall.

Boas,

No Linux Mint, alguém sabe como mudar a maneira como fazemos log in sem termos de escrever o nome de utilizador? É que é um bocado chato ter de escrever o utilizador e password...

Não sei que Desktop Environment (DE) usas.
No XFCE está em:

MENU -> SYSTEM -> LOGIN WINDOW

Em princípio, qualquer que seja o DE, deverá ter esse nome.
Se não estiver instalado, usa o Package Manager para instalar.

Correndo essa aplicação, basta escolher para tema local (e/ou remoto se usares
XDMCP) um estilo com lista de utilizadores.

Eu uso o SIMPLE USERLIST.

Sim sem problemas ... eu instalei num portatil ja antigo com um AMD com 4Gb com uma ATI , reconheceu tudo sem problemas. Funciona 5* e tem um look fabuloso.

Tens sempre a opção de experimentar antes com o Live CD (performance mais fraca) ... ou instalares atraves do Wubi do windows e caso nao gostos é só fazer uninstall.

Ok. Vou experimentar. Obrigado! [:cool:]

Não sei que Desktop Environment (DE) usas.
No XFCE está em:

MENU -> SYSTEM -> LOGIN WINDOW

Em princípio, qualquer que seja o DE, deverá ter esse nome.
Se não estiver instalado, usa o Package Manager para instalar.

Correndo essa aplicação, basta escolher para tema local (e/ou remoto se usares
XDMCP) um estilo com lista de utilizadores.

Eu uso o SIMPLE USERLIST.

Obrigado Nuno!
Agora não estou nesse pc, mas logo vou experimentar. [;)]

Pessoal mais duas duvidas, como posso salvar/alterar a gestão de boot, ou seja, se eu agora quisesse re-instalar o windows ele iria ficar a arrancar directamente para o windows como voltar a ter o menu de boot que o linux instalar e como gerir isso.

Uma das coisas que não consigo meter a funcionar é o pacer do micoach, quando o ligo ao PC ele começa a carregar mas o linux nem detecta nada USB ligado logo não o posso partilhar na VM com o windows, algum comando ou maneira de ver o que está ligado nas portas USB?

Obg

Pessoal mais duas duvidas, como posso salvar/alterar a gestão de boot, ou seja, se eu agora quisesse re-instalar o windows ele iria ficar a arrancar directamente para o windows como voltar a ter o menu de boot que o linux instalar e como gerir isso.

Obg

Hmm, não uso dual boot desde os tempos do XP. Se tens o grub a gerir isso, e apagando a partição de Linux, depois era só fazer "fixmbr" pela consola de reparação do windows. Ficava tudo direitinho a partir dai. Com o Vista/7/8 desconheço se se mantem, mas não deve ser nada de complicado, digo eu :sh)

Ok, tinha lido mal a questão. Eu instalava sempre Windows e só depois Linux, para o Grub me gerir isso. Ao contrário sinceramente nunca experimentei.

11.10 - Recovering GRUB after installing Windows 7? - Ask Ubuntu

Uma das coisas que não consigo meter a funcionar é o pacer do micoach, quando o ligo ao PC ele começa a carregar mas o linux nem detecta nada USB ligado logo não o posso partilhar na VM com o windows, algum comando ou maneira de ver o que está ligado nas portas USB?

Obg

Na linha de comando:
Código:
lsusb

Hoje actualizei o mint 15 MATE do Asus Eee PC 1025C para o Kernel Linux 3.10 e o ajuste de luminosidade e hibernação já funcionam. [;)]

Última edição:
Cometi uma loucura louca.[:blush:]
Comprei um portátil com um sticker laranja a dizer "ubuntu":sh)
Um asus q daqueles de "comprar e deitar fora" de 299€ na Worten, procesador Pentim ULV, 4 GB e estilo netbook/ ultrabook.

Precisava dum portátil levezinho paras as viagens, para mandar e receber uns mail e escrever produção literária em formato de prosa (aka relatórios).

Apesar de estar perfeitamente utilizável, a primeira coisa que me passou pela cabeça ao fim de 2 horas foi instalar uma interface gráfica mais leve pois havia bastante lag na abertura de programas. Resolvi ser "bonzinho" a optei pelo caminho das pedras e fazer alguns ajustes ao SO e parece que melhorou... Um pouco.

Pontos positivos

- Excelente qualidade de construção para o preço com única expeção trackpad
- Bastante leve.
- Carregador minúsculo[kiss]
- Tomada de corrente robusta e de diâmetro largo menos probabilidade de partir.
- Arranque rápido ( apesar de um certo lag a seguir ao login).

Pontos negativos:

- trackpad que, apesar de "clean" e modernasso, não está muito solidário com o chassis e abana um pouco ( por 299€ fecho os olhos)
- Ubuntu parece-me que gere mal a ventoinha e pelo que está quase quase sempre a rodar.
- Aquece um pouco mais do qu eu gostaria.
- Interface unity que tem lag é manhosa. Por exemplo se eu mandar esconder a barra de icons laterais para aparecer qd encosto rato à esquerdas, só aparese qd lhe apetece. PArece ter vontade própria ou então é manha da cannonical
- Já rodei N vezes a consola de terminal ( para mim não há espiga mas isso confirma que o LINUX continua a ser o LINUX e não venham com a converssa do user friendldy.[:D])
- Vinha de origem com o driver do trackpad mal parametrizado ( não fazia scroll com 2 dedos).
- Vinha de origem com o teclado mal parametrizado apesar de eu ter indicado o país durante a instalação.
- Firefox parece que não se desloga corretamente, sempre que o reinicio, ele diz ue fechou mal a sessão anterior.

Conclusão: no acto da compra o vendedor olhou para mim com cara de espantado perguntando se eu tinha a certeza que queria aquele [:)] . Eu disse que sim e ele saiu-se com " pois normalmente as pessoas instalam o windows 7 que arranjam" [:)] -> sem comentários.

É para continuar a rolar LINUX e só não instalo outra ditro7interface gráfica pq nos forúns dizem que , apesar de tudo, o ubuntu/unity é aquele que funciona melhor.

Protesto adicional: A Google está à espera de quê para lançar o Drive para linux???[8b][8b]

E termina assim o relato a quem interessar.

Nem o Linux Mint (Baseado em Ubuntu)?

Dizem que dá alguns problemas de incompatibilidade já não me lembro com o quê. Já lambi muito fórum para tentar chutar o ubuntu para canto mas até ver, tem sempre de se fazer algumas concessões...

A minha esperança é que o preload melhore a coisa mas só o instalei esta tarde...

Em qualquer dos caso a velocidade deste portátil é assombrosa qd comparada com os netbook da geração anterior atom com windows7 starter...

De notar que é uma plataforma Sandy brige com processador muito mas muito superior aos Atom...

Acho estranho, mas pode ter a ver com o sabor do linux mint escolhido. Tenho o Mint instalado no meu portátil há uns 2 meses e até agora só tenho a dizer bem, há uns dias tive de mexer um pouco num unity e admito que aquilo mexeu comigo a um ponto que só me apetecia mandar o portátil contra a parede [:D] e eu até sou bastante resiliente a ambientes gráficos.

Outra coisa que podes fazer é instalar se não gostas do Unity e não queres instalar outra distro é instalar outro ambiente gráfico, como o Xubuntu, Lubunto ou Kubuntu. Podes fazer isso directamente sem necessitar de instalar outra distro, mantens o Unity caso queiras voltar e podes sempre desinstalar se quiseres.

Dizem que dá alguns problemas de incompatibilidade já não me lembro com o quê. Já lambi muito fórum para tentar chutar o ubuntu para canto mas até ver, tem sempre de se fazer algumas concessões...

A minha esperança é que o preload melhore a coisa mas só o instalei esta tarde...

Em qualquer dos caso a velocidade deste portátil é assombrosa qd comparada com os netbook da geração anterior atom com windows7 starter...

De notar que é uma plataforma Sandy brige com processador muito mas muito superior aos Atom...

1. Deixas estar o que veio.
2. Vais ao software centre e mandas instalar XFCE.
3. Quando fizeres login (depois de meter o username e antes de meter a password)
escolhes o ambiente gráfico que pretendes usar na sessão.
4. Quando tiveres a certeza qual a que pretendes usar, metes essa por omissão.

Simples e não estraga nada.
[;)]

Acho estranho, mas pode ter a ver com o sabor do linux mint escolhido. Tenho o Mint instalado no meu portátil há uns 2 meses e até agora só tenho a dizer bem, há uns dias tive de mexer um pouco num unity e admito que aquilo mexeu comigo a um ponto que só me apetecia mandar o portátil contra a parede [:D] e eu até sou bastante resiliente a ambientes gráficos.

Outra coisa que podes fazer é instalar se não gostas do Unity e não queres instalar outra distro é instalar outro ambiente gráfico, como o Xubuntu, Lubunto ou Kubuntu. Podes fazer isso directamente sem necessitar de instalar outra distro, mantens o Unity caso queiras voltar e podes sempre desinstalar se quiseres.

Yah.

UNITY e GNOME3 é muito mau mesmo.
[8b]

É tipo METRO do Windows 8.
[:D]

1. Deixas estar o que veio.
2. Vais ao software centre e mandas instalar XFCE.
3. Quando fizeres login (depois de meter o username e antes de meter a password)
escolhes o ambiente gráfico que pretendes usar na sessão.
4. Quando tiveres a certeza qual a que pretendes usar, metes essa por omissão.

Simples e não estraga nada.
[;)]

Já instalei e já purguei...
Para além de me fazer lembra rum SO com 20 e tal anos não dava som no youtube. O que é estranho pois os drivers estão lá e o browser era o mesmo!
Além disso, a velocidade de arranque dos programas parceu-me exactamente igual.
Acho que o que me faz confusão no Unity é não existir o icon de tempo qd carrega um programa. Será que dá para mudar isso?

Já instalei e já purguei...
Para além de me fazer lembra rum SO com 20 e tal anos não dava som no youtube. O que é estranho pois os drivers estão lá e o browser era o mesmo!
Além disso, a velocidade de arranque dos programas parceu-me exactamente igual.
Acho que o que me faz confusão no Unity é não existir o icon de tempo qd carrega um programa. Será que dá para mudar isso?

Dado que o teu netbook é relativamente mais interessante, rápido e moderno que os antigos e achas o XFCE retrogado, sugiro que experimentes o KDE e adiciones antes os respectivos repositórios dos backports do Kubuntu (para adicionares os repositórios de forma rápida, corre isto no terminal: sudo apt-add-repository ppa:kubuntu-ppa/backports ).
Infelizmente, não sei qual será o resultado de instalares o KDE da mesma forma como instalaste o XFCE [;)]

Voltar
Superior