O tópico do linux

Normalmente colocam por omissão sempre o que é melhor.
Ou seja, o Libre Office é precisamente o que está melhor actualmente.
Na minha opinião (que prefiro toolbars a ribbons) até está melhor que o MS Office.

Para a máquina antiga...
1GHz de RAM?! GHz?!
[:D]

Ok...
Para 1GiB de RAM, o ideal é o que dizes. Se bem que o XUBUNTU já pode ser demais,
porque depois não sobra memória para o Libre Office e para o Browser. Mas podes
experimentar o XUBUNTU, e se sentires que está a usar muito o SWAP (memória
virtual em disco, e por isso lenta), podes instalar o LXDE e usar em lugar do XFCE.
Ou seja, na prática instalas o XUBUNTU (XFCE) e mudas para LUBUNTU (LXDE) sem
instalar tudo de novo.
Caso contrário, se nem com o LXDE lá for, sobra o PUPPY.

Ei, grande bacorada, não ligues, era da hora XD

Obrigado pela sugestão, vou ver se me entretenho com isso nos próximos dias

Ora, só para fazer um ponto de situação.

Acabei por optar pelo Xubuntu para a máquina antiga. Ainda não testei muito mas provavelmente ainda vou passar para o Lubuntu. Os ganhos de desempenho para o Win 7 não foram tão grandes como estava à espera, sobretudo no arranque, mas também, como disse, ainda não testei muito. Vou ver como se comporta num uso mais intensivo.

Entretanto, no meu computador tenho estado a usar o Mint e já explorei um bocado isto e estou a gostar muito. Até agora, nada de crashes, super-estável e voa. Estou convertido [:D]

Podes mudar para LUBUNTU sem instalar tudo de novo.
Basta instalar o LXDE no software centre.
Depois, quando fizeres login, entre meter o username e a password,
escolhes o ambiente que queres (XFCE ou LXDE).

Podes mudar para LUBUNTU sem instalar tudo de novo.
Basta instalar o LXDE no software centre.
Depois, quando fizeres login, entre meter o username e a password,
escolhes o ambiente que queres (XFCE ou LXDE).

Boa, vou experimentar [;)]

Ele está em uso aqui ao lado e até se está a portar bem, mas nada como comparar.

Este fim-de-semana estreei-me no mundo do Linux, com o puppy (lupu) no meu desktop.
Através de pen usb.
Estava a fazer mal as coisas por isso é que não estava a conseguir aceder.

Por enquanto deixo assim na pen, mas quando quiser fazer mesmo a troca em definitivo (que quero fazer) como ei-de fazer para que o SO fique somente no disco do descktop sem ter que recorrer a pen usb e sem ter que cada vez que acedo pela pen configurar o puppy de novo?
Ontem ainda cliquei SIM na parte em que ao encerrar pergunta se quer guardar as definições.
Mas estava a pedir para fazer uma partição no windows ou lá que era e por isso deixei estar como até aqui

Novo PC a caminho e uma duvida para os entendidos, tal como o actual é um desktop e nunca uso a suspensão, sempre que uso o comando "free" no terminal nunca vi outro valor no SWAP que não seja um 0, o PC vai ter 16GB de ram e não sei que valor vou meter no SWAP até pq no linux é só para net e office pois para trabalhar tem que ser em Windows.

Pesquisando por estes valores de RAM já encontrei sem SWAP, 0.5x, 1x, 2x, não é que o armazenamento esteja caro mas mais cedo ou mais tarde um gajo fica sem espaço...

Novo PC a caminho e uma duvida para os entendidos, tal como o actual é um desktop e nunca uso a suspensão, sempre que uso o comando "free" no terminal nunca vi outro valor no SWAP que não seja um 0, o PC vai ter 16GB de ram e não sei que valor vou meter no SWAP até pq no linux é só para net e office pois para trabalhar tem que ser em Windows.

Pesquisando por estes valores de RAM já encontrei sem SWAP, 0.5x, 1x, 2x, não é que o armazenamento esteja caro mas mais cedo ou mais tarde um gajo fica sem espaço...

Podes colocar 0,5x à vontade, ou até menos.
Com 16GiB de RAM duvido que alguma vez venha a ser necessário usar o swap.
Ou seja, ter algum swap (nem que seja apenas 4GiB) será apenas para garantir que ficas
com espaço de manobra caso chegues ao limite.

Com essa quantidade de ram e sem usar suspender eu nem sequer criava partiçao swap.
Podes sempre criar um ficheiro swap, e modificar o seu tamanho se necessário... https://wiki.archlinux.org/index.php/Swap

Como é que se faz isso?
É que ontem coloquei numa pen de 512mb o linux mas não consegui instalar.
Sei que fiz algo de errado mas não sei o que. Aliás, desconfio.

Porque no diamon tools criei uma imagem daquilo. Nisto reiniciei o pc com a pen na drive e cliquei em f4. Apareceu para arrancar pelo disco/ ou por cd (dizia lá algo que não entendi)/ ou então USB, mas neste caso não dizia nada.

Tentei tudo e não consigo instalar aquilo.
Podem dar-me uma ajuda como se fosse muito burro (que o sou) a explicar como fazer a instalação a partir da pen?
Tenho a pen só com o coiso.

Aliás lendo agora melhor acho que já percebi o Nuno.
Ter a pen com o ficheiro .iso (sem imagem de nada)e reiniciar o pc a ver se arranca com a pen

Provavelmente o teu erro foi usares uma pen demasiado pequena, normalmente o iso linux tem +600 mb
Se metes uma iso de 700 numa pen de 512, não vai funcionar ficam a faltar ficheiros.
Por outro lado é possivel gravar cd com isos de 780 mb por ex, ficam a faltar uns ficheiros mas o sistema arranca e até instala.
Aconteceu-me com o ubuntu, e notei isso muito mais tarde, como foi possivel o brasero gravar o disco sem indicar erros... lol

PS: li agora que já resolveste e o problema era outro... lol

Para manteres as definições em live usb, mesmo após desligares o sistema, tinhas de criar um espaço persistente na pen, eu como só uso o unetbootin, não sei como se processa nos outros programas para criar as pens de arranque.
Tendo essa opção activada e escolhendo quanto queres dispensar para o persistente, sempre que modificas e instalas programas as alterações ficam gravadas permanentemente nessa partição, e se desligares e voltares a ligar o sistema comporta-se como se estivesse instalado em disco, mas com a possibilidade da portabilidade.

Para teres o sistema no hd tens de instalar, procura no ambiente de trabalho deve ter um icone para o efeito, ou no arranque no boot do sistema existe a opção de live usb ou install.

Ao instalares podes fazê-lo usando o disco inteiro se quiseres usar só linux ou em opção instalar lado a lado no caso de quereres ter windows e linux instalados no mesmo disco.

Boa sorte neste novo mundo.

Última edição:
Obrigado[;)]
Por enquanto ando só a ambientar-me.
É engraçado cada vez que arranco com a pen (como aconteceu da 1a vez) ficar logo tudo no computador e não ter que instalar editores de texto....

Pelas respostas daqui e pelo que já me disseram ainda é algo confuso para mim passar definitivamente tudo para linux, mas vou-me ambientando.
Outra dúvida eu com esta pen posso usa-la em qualquer pc que não irei desconfigurar o windows, certo?
É que conheço uma pessoa que está com problemas no pc e queria ver se eliminando um ficheiro que lá tem aquilo desaparecia.
Creio que é um vírus em forma de pasta; o nome é só letras e números e aquilo pelo o windows não me deixa apagar.

Será que iniciando lá o linux eu poderia aceder ao windows e apagar essa dita pasta (pode ser que se apague o tal vírus). É que tem 2 partições: o C e o D; no C não tem lá grandes coisas. Só mesmo os programas do pc mas aquilo acusa disco cheio.
Aliás, parece que os dois discos estão cheios, apesar de saber que só o D poderá estar.

Daí a minha dúvida. É que pelo que tenho visto no meu desktop consigo ver as pastas que tenho no windows. Só não sei a maneira de aceder mesmo a elas nomeadamente a jogos e por aí. E daí querer usar o linux para apagar essa tal pasta que podia ser que melhorasse o pc

Obrigado[;)]
Por enquanto ando só a ambientar-me.
É engraçado cada vez que arranco com a pen (como aconteceu da 1a vez) ficar logo tudo no computador e não ter que instalar editores de texto....

Pelas respostas daqui e pelo que já me disseram ainda é algo confuso para mim passar definitivamente tudo para linux, mas vou-me ambientando.
Outra dúvida eu com esta pen posso usa-la em qualquer pc que não irei desconfigurar o windows, certo?
É que conheço uma pessoa que está com problemas no pc e queria ver se eliminando um ficheiro que lá tem aquilo desaparecia.
Creio que é um vírus em forma de pasta; o nome é só letras e números e aquilo pelo o windows não me deixa apagar.

Será que iniciando lá o linux eu poderia aceder ao windows e apagar essa dita pasta (pode ser que se apague o tal vírus). É que tem 2 partições: o C e o D; no C não tem lá grandes coisas. Só mesmo os programas do pc mas aquilo acusa disco cheio.
Aliás, parece que os dois discos estão cheios, apesar de saber que só o D poderá estar.

Daí a minha dúvida. É que pelo que tenho visto no meu desktop consigo ver as pastas que tenho no windows. Só não sei a maneira de aceder mesmo a elas nomeadamente a jogos e por aí. E daí querer usar o linux para apagar essa tal pasta que podia ser que melhorasse o pc

A vermelho:
Certo. A menos que mandes instalar o Linux.

Quanto ao resto... duvido.
A única forma de melhorar um PC com Windows é instalar Linux por cima do Windows.
[;)]

Se o problema é vírus, o ideal é sacar um LIVE CD com anti-vírus e verificar o PC.
Download Hiren

win-02_antivirus_spyware.png

Caros Amigos,

Primeira pergunta relativamente ao Xubuntu...
Preciso de um programa que converta CD para MP3. Uso muito no carro (no dela porque o meu ainda não tem cá dessas modernices de MP3...)
Saquei o Asunder mas nas preferências diz que lhe falta um tal de "lame" para poder converter para MP3 e como tal só converte para ogg.........dos 3 que vi, nenhum converte para MP3 (RipperX, Asunder, Soundconverter).......

Segunda pergunta....preciso do ITunes por causa do IPod......basta descarregar para Mac?

Desculpem se algumas perguntas parecem estúpidas......ou se são mesmo em vez de apenas parecerem:sh)

Última edição:
Caros Amigos,

Primeira pergunta relativamente ao Xubuntu...
Preciso de um programa que converta CD para MP3. Uso muito no carro (no dela porque o meu ainda não tem cá dessas modernices de MP3...)
Saquei o Asunder mas nas preferências diz que lhe falta um tal de "lame" para poder converter para MP3 e como tal só converte para ogg.........dos 3 que vi, nenhum converte para MP3 (RipperX, Asunder, Soundconverter).......

Segunda pergunta....preciso do ITunes por causa do IPod......basta descarregar para Mac?

Desculpem se algumas perguntas parecem estúpidas......ou se são mesmo em vez de apenas parecerem:sh)

Pergunta inicial:
Onde é que foste buscar esse software? Ao repositório (Software Centre)?
É que a regra nº1 é não instalar nada de fora dos repositórios, a menos que não haja opção (último
recurso, mesmo último dos últimos, e é necessário garantir um conjunto de coisas primeiro).

https://help.ubuntu.com/community/CDRipping

Tens de ver se tens os CODECS de MP3, porque como MP3 é um formato proprietário pode não
estar instalado.
https://help.ubuntu.com/community/RestrictedFormats

https://help.ubuntu.com/community/PortableDevices/iPod

Pergunta inicial:
Onde é que foste buscar esse software? Ao repositório (Software Centre)?
É que a regra nº1 é não instalar nada de fora dos repositórios, a menos que não haja opção (último
recurso, mesmo último dos últimos, e é necessário garantir um conjunto de coisas primeiro).

https://help.ubuntu.com/community/CDRipping

Tens de ver se tens os CODECS de MP3, porque como MP3 é um formato proprietário pode não
estar instalado.
https://help.ubuntu.com/community/RestrictedFormats

https://help.ubuntu.com/community/PortableDevices/iPod

Sim Nuno
Tudo o que experimentei veio do Software centre.

Vou ver os teus links

Para um tipo como eu, é complicado perceber muita coisa dos links...:sh)
Não sabe...não mexe!
Vou continuar a fazer os meus MP3 no desktop...

É o modo de texto que te assusta?
Não necessitas de usar o modo de texto.
Vais ao SOFTWARE CENTRE ou ao gestor de pacotes, e escreves o nome do pacote que queres
instalar.

Neste caso, se dizem:
Código:
sudo apt-get install xubuntu-restricted-extras
Procuras no gestor de pacotes ou software centre por:
Código:
xubuntu-restricted-extras
Ou:
EXTRAS
Ou:
RESTRICTED EXTRAS

Apenas se dão as instruções em "linha de comando" porque é mais fácil. Basta COPY&PASTE.
[;)]

Isso já eu fiz mas depois descarrego o tal sound juice e ainda assim não converte mp3 apesar de o software cetre dizer que eu tenho os plugins instalados
Vou às preferências alterar de ogg para mp3 e diz que não pode ser....

Voltar
Superior