Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Já agora como faço para copiar o Mint directamente para um cd ou disco externo?
Se queres experimentar, podes correr a maioria das distribuições linux, atravês de live cd ou usb.
Tens de carregar no botão C salvo o erro para acederes a menu de arranque do portátil e escolher arrancar por pen ou por cd, conforme.
Desse modo podes experimentar sem instalar nada.
Agora quando fôr para instalar a que achas ser a que melhor se adequa ao teu uso, é limpar o disco todo e instalar a distro, sem qualquer lixo do windows.
Tens de formatar o disco para ext4 por ex... windows não consegue fazer isso, só reconhece a porcaria dos formatos deles.
ps: para aceder ao menu de boot num toshiba penso que é o botão C, corrigi em cima, já possuí um A60 e no meu era assim, ficava a carregar no botão C e depois ligava o portátil, ele nos primeiros segundos do arranque entrava no menu.
Se for só copiar mesmo em cd/dvd gravar ficheiros com qualquer programa de gravação (por exemplo BurnAware Free que até é de borla)
no disco externo --» tecla lado direito do rato no ficheiro e copiar a seguir no disco externo tecla lado direito e colar [] ,mas penso que deves querer é gravar e então:
Com qualquer programa de gravação podes gravar a imagem ( gravação iso) para CD/DVD.
Se quiseres gravar para uma pen podes usar por exemplo:
unetbootin-windows-608 ---» para gravar a partir de um sistema Windows
unetbootin-linux-608 ---» para gravar a partir de um sistema Linux
Universal-USB-Installer-1.9.5.9
Se estiveres já a usar o Mint ele próprio tem um programa de gravação em Pen para poderes correr depois em live.
A partir deste ponto podes correr o sistema em Live a partir do CD/DVD ou Pen depende de onde e como quiseres gravar []
Para escolher o arranque no Toshiba e Acer normalmente é premir a tecla F12 no arranque como referiste na tua resposta e depois escolher por onde se quer fazer o arranque CD/DVD ou então Pen, para formatar em ext4 pode-se usar o gparted-live a partir de uma pen (sendo gravado por exemplo com um dos programas que referi anteriormente para gravação em pen), o gparted-live é um programa bom e fácil de usar porque tem um interface bastante simples e directo.
Nos Acer f12 só se fôr nos velhos, porque tenho dois Acer relativamente recentes e a tecla é a f2, aliás no proprio boot, aparece a informação em ambos para se carregar f2 caso se queira aceder á sequência de arranque.
E em vários toshiba que possuí era efectivamente na tecla C.
Quanto a particionar ele pode fazer isso correndo qualquer live cd, uma vez que a distro corre apenas na memória, permite fazer essas operações.
Se fôr para instalar, nem precisa particionar, basta escolher o modo automático, e sendo o user iniciado neste meio, até é melhor, até começar a ter uma ideia mais abrangente deste novo mundo.
Se calhar estamos os 2 correctos, nos meus tanto Acer como Toshiba F2 é para entrar na Bios e alterar na Bios, F12 para alterar o boot sem entrar na Bios ou seja no próximo reinicio está tudo normal como anteriormente estava e como não sei se a pergunta foi feita por alguém com experiência ou não de mexer na bios penso que o mais seguro será entrar sem ser através da Bios por isso a minha sugestão ser essa, mas como em tecnologias está tudo sempre a alterar e isto pode mudar de um PC para outro mesmo dentro da mesma marca, nos meus PCs também aparece a informação de F2 e F12 no boot, tenho outro Acer que para entrar na bios é em F8 [] por isso já nada disto me espanta.
Quanto a partições também referi o mesmo correndo em live, nunca fiz nenhuma instalação automática e não sei dizer se a partição que tem com dados lá fica ou não, eu gosto mais de as formatar, criar ou apagar a meu gosto assim como a instalação.
Se fazes uma instalação automática a distro formata o disco inteiro e faz ela própria as partições necessárias, salvo o erro é o / e o swap com o dobro da memória fisica, é o metodo mais simples.