O tópico do linux

Pessoal, tenho o Libreoffice instalado numa versão portuguesa do Linux Mint, mas está em inglês.

Dá para mudar a língua, seja apenas alterando uma opções nas definições, seja instalando um pack de línguas, ou tenho de fazer download da aplicação toda em português?

Entretanto vou pesquisar, pode ser que perceba o que necessito de fazer.

Vais a definições - idiomas depois nos pacotes de língua instalados veres se o pt uft 8 (acho qé isto) está devidamente instalado ou se tem mensagem de erro, se tiver instalas os pacotes, depois ainda nas definições - idiomas escolhes o idioma Se não estiver em pt e carregas em aplicar a tudo, e voilá.

Os termos dos menus não os sei de cor por isso podem não ser exatamente assim, mas dá para perceber, e sei o q estou a dizer pq o meu passatempo desta tarde foi exatamente configurar um pc com mint para um familiar,, onde tive esse mesmo problema.

Aqui ficou resolvido, com exceção do chromium q continua em inglês.

Tenho andado com Ubuntu 14.04 LTS
Sei que o Nuno156 me vai f**** a cabeça, mas aquilo está muito estável no Dell E4300!
Tão estável como o Mint neste momento. Tudo funciona bem sem erros nem lags nem freezes.

O Elementary é muito giro e eye candy...................mas a estabilidade é fraca!
Por vezes tinha alguns freezes e erros!

Mvq71qs.jpg

Vais a definições - idiomas depois nos pacotes de língua instalados veres se o pt uft 8 (acho qé isto) está devidamente instalado ou se tem mensagem de erro, se tiver instalas os pacotes, depois ainda nas definições - idiomas escolhes o idioma Se não estiver em pt e carregas em aplicar a tudo, e voilá.

Os termos dos menus não os sei de cor por isso podem não ser exatamente assim, mas dá para perceber, e sei o q estou a dizer pq o meu passatempo desta tarde foi exatamente configurar um pc com mint para um familiar,, onde tive esse mesmo problema.

Aqui ficou resolvido, com exceção do chromium q continua em inglês.

Bem, ontem acabei por não ter tempo para ver isto, estou a ver agora.
A linguagem do sistema está em português, já tirei a versão do Mint em português. A questão é o Libreoffice que aparece em inglês (bem como o Firefox) e ainda não percebi se existe em português ou não, e como instalar esse pack de linguagem no libre.

Não estou a perceber muito bem isto. Tiro a versão 4.4.7 (cerca de 200MB) e também tenho o pacote da interface traduzida para português, que deve ser o que vai permitir ter os menus e opções em português.
Mas depois quando tento "instalar" o Libre 4.4.7 dá-me erro, indicando algo do género: as versões não batem certo.

Uma coisa que não estou a perceber (até agora só tinha instalado o Linux e não tinha personalizado nada) é o modo de instalação das aplicações, nomeadamente com o Libreoffice. Quando vou ao gestor de aplicações aparece-me uma pasta com o download que fiz do Libre 4.4.7 e lá dentro (pasta Debs), o que julgo ser vários installers para as diferentes aplicações do office (Calc, Writer, etc).
Assim não é no ficheiro de cada uma que tenho de clicar para ser instalada? Ou então posso estar a não ver o instalador geral, que me instale todas as aplicações de uma vez....
Ou não instala por cima de uma versão já existente?

Última edição:
Para usar só para acesso á net, presumo que a máquina não é muito potente.
Com suporte, Elementary OS.

Uso-o num Acer aspire one D-250 (Kav 60), tem um processador fraquinho Atom 1.6 ghz 1gb ram fiz upgrade para 2gb.
É uma distro simples tem um estilo/design próprio, traz de origem praticamente o básico essencial para uma utilização no dia a dia.

Para este netbook a mais rápida que usei foi uma dos ubuntu remix 9.04 ou 9.10 era realmente muito rápida e completa, mas descontinuadas á anos.
Crunchbang tambem corre bem em aparelhos fraquinhos, mas como foi descontinuado, agora tem a alternativa (Bunsen Labs), que pegaram no projeto e vão continuar...
Ainda existe outra distro disposta a continuar o legado do crunchbang, mas de momento o nome passou-me da memória.

Ontem tive problemas já resolvidos com o meu windows graças á vossa ajuda, pelo qual estou grato...
Mas devido á urgẽncia num trabalho tive que desenrascar com uma pen usb ubuntu. Foi a primeira vez que peguei naquilo e fiquei com curiosidade, agora tenho isto em dual boot com o meu windows, e levanta-se a questão, que software instalar, tipo o que há para isto em termos de programas úteis
Office temos o libreoffice, sinto falta do onenote
Outlook temos o thunderbird, mas falta a agenda
Falta leitor de pdf
Falta antivírus+firewall+antispyware ou separados
Falta google drive ou onedrive ou similar com versão windows e android
Falta software para o telemóvel samsung galaxy (uso o kies essencialmente para fazer cópias de segurança).
Falta que mais software básico daquele que faz falta a todos'

E sites, canais do youtube, livros, basicamente materira para poder aprender pelo menos o básico de como mexer nele.

Falta leitor de pdf
Falta software para o telemóvel samsung galaxy (uso o kies essencialmente para fazer cópias de segurança).

E sites, canais do youtube, livros, basicamente materira para poder aprender pelo menos o básico de como mexer nele.

tens um add-on para thunderbird, com a agenda. ou então o evolution.
pdf: evince. ou então o acroread (dependendo da distro que usas, poderás que instalar de forma "externa").

Ontem tive problemas já resolvidos com o meu windows graças á vossa ajuda, pelo qual estou grato...
Mas devido á urgẽncia num trabalho tive que desenrascar com uma pen usb ubuntu. Foi a primeira vez que peguei naquilo e fiquei com curiosidade, agora tenho isto em dual boot com o meu windows, e levanta-se a questão, que software instalar, tipo o que há para isto em termos de programas úteis
Falta leitor de pdf

Mais ajudas preciosas...

Falta leitor de pdf

Já com solução

Não precisas de anti-virus ou antispyware, firewall já deve trazer (iptables) se achares mesmo necessário, mas tem também uns addons visuais que no fundo mexem no iptables "à lá windows".

Nunca usei isso num programa instalado no computador, uso tudo online. Mas se é da google, deve ter versão linux

Qual é o software mais básico que faz falta a todos que usas? De certeza, que quando realizares uma instalação de raiz de um SO linux, que esses programas que falas estão todos instalados, e mais, certamente que terás 2 ou 3 soluções para o mesmo "problema". Para coisas mais específicas é que podes ter alguns problemas, tipo Autocad ou outros (embora também há soluções, mas parece que ainda não tão maduras)

A negrito.

Quanto aos site canais etc tens sempre os foruns da especialidade, se bem que hoje em dia, quem mexe em windows mexe em linux sem qualquer problema, pelo menos as funções mais básicas.
Quanto a coisas mais complicadas, o google costuma ser bem amigo.

Abraço

Usa o Evernote, muito útil e integra com imensos serviços e apps:
- Google app: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.evernote
- Desktop/web app: https://evernote.com/

Já respondido

Falta leitor de pdf

Evince ou Okular (este se não te importares em fazer download de algumas coisas do KDE, pessoalmente acho que vale a pena mas o Evince serve bem.

Embora não haja muita necessidade, se realmente queres um AV usa o ClamAV (av) + ClamTK (gui): https://www.howtoforge.com/tutorial/clamav-ubuntu/

Para firewall tens a Uncomplicated Firewall (ufw) + o Gufw (gui): http://gufw.org/
Instruções: https://www.digitalocean.com/commun...with-ufw-on-an-ubuntu-and-debian-cloud-server)

Antispyware não precisas :p

Não há oficial mas tens o Grive2 (mais o gui, o Grive-tools): http://www.unixmen.com/grive2-an-unofficial-google-drive-client-for-linux/

Não tens específico para Galaxy mas tens o Helium da Clockworkmod:
- Google app: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.koushikdutta.backup
- Desktop app: https://www.clockworkmod.com/carbon

Depende do que faças no teu dia-a-dia, para um excelente editor de texto recomendo o Atom (embora para coisas básicas o Gedit ou o Kate são mais que suficientes): https://atom.io/

Vê as minhas sugestões a bold.

Boas. Tenho aqui um netbook asus 1101HA 1gb ram e 1.66ghz, qual a melhor distro usb boot? Tou a experimentar o slitaz e corre OK, mas pouco fluido no caso do browser.

Voltar
Superior