O Tópico do Ténis! [US Open 2026]

nadal fortissimo...

adorei..estive a ver com tanta emoçao como se de um jogo de portugal no euro se tratasse de tanto que vibrei[:D]
e no final "sai" vencedor..pelo menos o meu coraçao..[:D] (estava pelo nadal..sempre o fui..nao sei pk..sao coisas que nao se escolhem)

nao ha mt a dizer...foi epico...totalmente epico..
que jogo e que jogadores...indescritivel..

dos melhores jogos de ténis que já vi! fantástico mesmo...sempre pensei que o federer animasse no 5º set e mostrasse ao nadal quem é que manda mas desta vez errou muito..paciência fica para o ano..

Vi praticamente o jogo todo menos a partir do último set quando começou a chover novamente (2-2)... :(

Um Federer a fazer muitos erros não forçados, incrível como perde o 2º set quando estava na frente por 4-1 e perde por 4-6... :rolleyes:

Enfim, lá se foi a possibilidade de bater o record de 5 finais consecutivas.

Como nota final, o Federer tem mesmo um trauma chamado Nadal, mas é mais psicológico do que outra coisa qualquer.

Vi praticamente o jogo todo menos a partir do último set quando começou a chover novamente (2-2)... :(

Um Federer a fazer muitos erros não forçados, incrível como perde o 2º set quando estava na frente por 4-1 e perde por 4-6... :rolleyes:

Enfim, lá se foi a possibilidade de bater o record de 5 finais consecutivas.

Como nota final, o Federer tem mesmo um trauma chamado Nadal, mas é mais psicológico do que outra coisa qualquer.

Sim, também sou dessa opinião, o Federer é tecnicamente tão bom que nunca precisou de grande competitividade ou desenvolver uma mentalidade forte e ganhadora.

Simplesmente chega lá e ganha. Com o Nadal já se vê á rasca e vacila.

Sim, também sou dessa opinião, o Federer é tecnicamente tão bom que nunca precisou de grande competitividade ou desenvolver uma mentalidade forte e ganhadora.

Simplesmente chega lá e ganha. Com o Nadal já se vê á rasca e vacila.

Eu acho que a questão é que o Federer corre até certo ponto. Gosta da submissão do adversário. Gosta de o por a dançar no campo e gosta de o cansar.

O problema é que o Nadal corre e corre e depois também corre e tem grande técnica. Já começa a ter muita experiência e frieza no jogo também. Mas também acho que ninguém é mais frio e racional a jogar do que o melhor jogador de sempre para mim, o Federer. Mas em termos físicos Nadal já supera qualquer um.

Vi o jogo a espaços e foi absolutamente genial...

Épico!!apr:)apr:)

Qualquer um deles merecia vencer, mas acho que foi um castigo para o Federer pela passividade que demonstrou nos 2 primeiros set's.

Quando chegou ao último set, pensei mesmo que o Federer, com a frieza que tem, fosse ganhar, mas enganei-me.

Continuo a achar que, desde que teve a Mononucleose, nunca mais se conseguir exibir ao seu melhor. Comete agora muito mais erros do que há um ano.

Tecnicamente muito forte, o Nadal, mesmo mais forte que Federer, e tal como em Roland Garros, Federer inicia a final com receio de perder, e foi bem visivel em alturas cruciais, não é agressivo, nem dominante, parece-me que Federer já não é o melhor...

e nem poderiamos esperar que fosse eterno....

Não concordo quando dizem que o Federer já não está tão bem como anteriormente. Se virem bem, ele chegou à final com relativa facilidade sem perder qualquer set. A diferença é que este ano temos um super Nadal.

Se este miúdo (22 anos completados há 1 mês) continuar a evoluir como tem evoluído nos últimos 3 anos, poderemos muito bem estar na presença de outro Federer ou até melhor, visto que Nadal dá-se melhor com relva e sintético do que Federer se dá com terra batida.

Não concordo quando dizem que o Federer já não está tão bem como anteriormente. Se virem bem, ele chegou à final com relativa facilidade sem perder qualquer set. A diferença é que este ano temos um super Nadal.

Se este miúdo (22 anos completados há 1 mês) continuar a evoluir como tem evoluído nos últimos 3 anos, poderemos muito bem estar na presença de outro Federer ou até melhor, visto que Nadal dá-se melhor com relva e sintético do que Federer se dá com terra batida.

Nadal daqui a 2/3 anos está a arrebentar. Ele vai dar cabo do corpo como fez Ronaldo o "gordo" . [;)]

Nadal daqui a 2/3 anos está a arrebentar. Ele vai dar cabo do corpo como fez Ronaldo o "gordo" . [;)]

Tenho dúvidas. Se o rendimento físico decrescer ele com certeza vai compensar com a técnica. E em termos técnicos tem vindo a corrigir as lacunas.

De qualquer maneira penso que o Nadal vai ter muito mais dificuldades do que o Federer teve quando estava na sua melhor forma porque estão a surgir muitos tenistas promissores também.

Tenho dúvidas. Se o rendimento físico decrescer ele com certeza vai compensar com a técnica. E em termos técnicos tem vindo a corrigir as lacunas.

De qualquer maneira penso que o Nadal vai ter muito mais dificuldades do que o Federer teve quando estava na sua melhor forma porque estão a surgir muitos tenistas promissores também.

Como dizia o cego, é esperar para ver...

Uma coisa é certa, é um regalo para os olhos ver Nadal a jogar. A sua forma física permite-lhe chegar a praticamente todas as bolas, por mais colocadas que sejam. Depois, a técnica fabulosa faz o resto.

Eu nem gosto tanto do Nadal. Tem um serviço irritante, fica ali meia hora a coçar a micose, tem o tique algo estúpido de tirar a cueca do c* (sim é verdadeiro).
Tácticas para destabilizar o adversário.

E depois para mim ele é um jogador mais fisico, tacadas potentissimas e cheias de efeito do que propriamente uma direita de Sampras ou Federer, ou uma esquerda do Agassi, ou um volar do Edberg.

O Nadal a coçar a micose a cada jogada de facto mete confusão...:sh)[:)]

Mas cada jogador tem o seu tique. Ao Nadal, dá-lhe para coçar o c*, o Federer é mexer na repa, o Djokovic é bater 3652719136 vezes a bola antes de servir...

Voltando à discussão,

Continuo a achar que o Federer deste ano não é o mesmo... Falha muitas bolas, não consegue controlar os pontos ao seu gosto...
Quanto ao Nadal, não gosto dele... Será do braço desproporcional? [:D] (agora já não se nota tanto) Acho que tem muita força e velocidade. Quanto À técnica, não percebo muito, mas não me parece dos mais evoluídos...:sh)

O Nadal a coçar a micose a cada jogada de facto mete confusão...:sh)[:)]

Mas cada jogador tem o seu tique. Ao Nadal, dá-lhe para coçar o c*, o Federer é mexer na repa, o Djokovic é bater 3652719136 vezes a bola antes de servir...

Voltando à discussão,

Continuo a achar que o Federer deste ano não é o mesmo... Falha muitas bolas, não consegue controlar os pontos ao seu gosto...
Quanto ao Nadal, não gosto dele... Será do braço desproporcional? [:D] (agora já não se nota tanto) Acho que tem muita força e velocidade. Quanto À técnica, não percebo muito, mas não me parece dos mais evoluídos...:sh)

A vantagem (sem contar com a parte fisica), é o tipo de bancada na bola, demasiado spinado e alto.
Basta ver como o Federer por vezes apanha as bolas de esquerda do Nadal, uma dificuldade enorme a devolver a bola.

O jogo de ontem foi fantástico, pena a chuva que parou o jogo por duas vezes.

Fora isso,um Nadal fantástico, desde a final de Wimbledon do ano passado que acho que este era o seu objectivo, passado um ano conseguir vencer o Federer em Wimbledon, e conseguiu.

Não se esqueçam que o Federer no inicio do ano teve infectado com mononucleose. Isso não lhe permitiu preparar-se para a época como devia, e participou em alguns torneios ( Austrália por exemplo ) já infectado e sem ainda saber.

O Federer hoje em dia a jogar tem sido muito basear-se no serviço, e de resto vai tentando mas sem a classe que já demonstrou ter.
Acho que lá mais para o final do ano é que o Federer vai estar de novo na sua forma normal.

....

....

Eu não gosto do Nadal, ponto. [:D] (boa maneira de começar a mensagem!!!!:sh) )

Em relação à tecnica, tal como foi dito, também parece que não seja muito evoluído. Não tem nem de perto nem de longe a apetência natural do Federer, Sampras ou outros.

É muito esforçado, tem-se de reconhecer isso. E esse facto também leva os grandes jogadores às grandes vitórias.
Eu apesar de não gostar dele como jogador, do seu estilo e atitudes, olho para ele como um diamante em bruto. Terá de ser bem lapidado ao longo de alguns anos (isto é, para conseguir ser bom técnicamente) para se tornar num excelente jogador a todos os níveis (+ completo).

Capacidade física tem, falta-lhe apurar o resto.
Mas sobre disto também digo que não espero muita evolução no seu estilo/técnica de jogo. Tal como em outros desportos, os jogadores tendem a adquirir um certo estilo/tiques/técnicas mais usadas que vão sendo a sua imagem/que usam mais frequentemente (por gostarem mais, por serem as técnicas mais eficazes, etc) e vai-se tornando mais dificil para eles a irem largando. E penso ser isso que lhe vai acontecer, mas ganhando mais títulos como é óbvio.

Outra questão é que ele está quase sempre em excelente forma física nos torneios onde entra (a tal componente física, que ele próprio deve fazer questão de manter sempre em alta, visto saber ser uma mais valia em relação aos adversários). Apenas perde fora da terra batida por não se adaptar às superfícies, penso eu.

Sobre o Federer, procurei info sobre isso da mononucleose e não sendo uma doença grave por aí além, é muito limitativa em termos físicos (foi a percepção que me ficou de algumas explicações).

Espero que volte aos "velhos" tempos... que não estou para ver o Nadal a ganhar o resto [:p]

A vantagem (sem contar com a parte fisica), é o tipo de pancada na bola, demasiado spinado e alto.
Basta ver como o Federer por vezes apanha as bolas de esquerda do Nadal, uma dificuldade enorme a devolver a bola.
Sem dúvida. Essas bolas irritam-me.:sh)[:D]

Quanto ao Federer e à Mononucleose, é óbvio que o afectou e bastante. Este ano ainda nâo se conseguiu exibir ao seu melhor nível.

E acho que passa também pelo factor psicológico. Já por 2x, nas finais com Nadal, Federer dá 2 sets de avanço. Penso que talvez não estará nas melhores condições físicas e isso influencia a parte mental.

Voltar
Superior