O Topico tão esperado . . . Nós e a Cerveja

Duas novidades...

8461330e2c9b5981f6ce09f1322b534e.jpg

A Spencer é uma quadrupel bem preta e dentro do género.

A Engelszell é bem diferente. Parece um café (penso que dá para perceber pela foto) com um sabor forte e licoroso, a mel e caramelo. Distintiva sem dúvida!

E hoje, como prenda de aniversário a mim próprio, foi o dia

ffd49e53d204a29b044e2cf71514db86.jpg

e0e25d2b15a19b0f39da97ab5d1855eb.jpg

Ora bem, vamos por partes. As expectativas eram altas e é sempre difícil avaliar uma cerveja assim. Gosto mais quando não conheço nada e depois sou surpreendido. A cerveja é muito boa, muito equilibrada e dentro do género é top. Se é a melhor cerveja do mundo ou se vale o que ela custa... Bem, isso já é outra história.

Para o bolo abri uma Gulden Draak...

Até hoje só bebi uma e gostei muito, mesmo muito. E admito que tenha sido influenciado pela fama, mas não lhe consegui encontrar um defeito.

E foi ficando melhor à medida que fui bebendo, pois acho que estava demasiado fria, quando abri.

Olá a todos

Foi com muita satisfação que finalmente encontrei um fórum (neste caso, um tópico) nacional sobre a apreciação de boa cerveja.

Até 2010 era um típico consumidor ocasional, com preferência por coisas como Super Bock Green [:vm)]. Ou seja, não gostava verdadeiramente de cerveja.

Aceitei então uma oportunidade para trabalhar em Bruxelas, onde permaneci até 2013. Após os primeiros meses a consumir Leffes e Krieks (cerveja com cerejas) comerciais bem docinhas, num encontro de colegas escolheram para mim uma Rochefort 8 e nunca mais nada foi igual. Foi o paraíso cervejeiro durante os dois anos seguintes apr:). Os ratebeer.com e beeradvocate.com nunca mais sairam dos meus favoritos. E ainda ficou bastante por provar.

Após o regresso a Portugal, "recrutei" alguns colegas para a causa e fomos encomendando (em quantidade) desde Espanha algumas das minhas favoritas belgas, bem como cerveja alemã que só conhecia de fama. Foi a minha fase de consolidação de gostos. Entre muitas coisas, percebi como o clima afeta as minhas preferências. Continuo a gostar de cervejas fortes, mas acima de uma certa temperatura (que em Bruxelas só atingia em julho/agosto) não me sabem tão bem e a experiência torna-se um desperdício.

Mais recentemente, a "solo", continuei a encomendar de outro site espanhol até que ele deixou de enviar para Portugal e passei para a hopinbeershop.com. Além disso, vou aproveitando as raras oportunidades de boa cerveja a bons preços nos nossos supermercados, sendo o melhor exemplo as Gulden Draak e Piraat no Lidl que já vi aqui mencionadas. Cerveja belga mais barata que o seu preço médio na Bélgica é algo que nunca imaginei encontrar. apr:)

Atualmente, tenho como favoritas as Rochefort 8 e 10 (esta última só no inverno) e a St Bernardus Abt 12. Pouco original, bem sei. Um patamar mais abaixo, a Tripel Karmeliet e entre as alemãs prefiro a Schneider Weisse Aventinus embora a ache um pouco doce demais. Todas estas (e algumas outras) são para mim cervejas de "culto". Bebo-as com pouca frequência (1 a 2 por mês, só em certos meses), fora da refeição para evitar "contaminação" do sabor da comida, acompanhadas apenas por alguns frutos secos e/ou chocolate muito escuro, numa experiência que pode durar até 2 horas, enquanto leio ou vejo um concerto na TV.

Também gosto e consumo cerveja menos especial, claro. Cerveja que me sabe bem mas não me transporta para outro mundo (pelo menos não à primeira garrafa [:D]). Gosto das Bohemia Puro Malte, Stout e Session IPA (espero que volte este verão). Também a Coruja Hoppy Lager e (não tanto como a Session IPA) a IPA. No tempo mais quente adoro weiss e a Perlenbacher Patronus do Lidl é a cerveja mais consumida no verão.

Termino por aqui o meu primeiro post. Volto em breve para falar dos sites onde já comprei e outros assuntos.

Última edição:
E foi ficando melhor à medida que fui bebendo, pois acho que estava demasiado fria, quando abri.

É o que me acontece com a maioria das cervejas "strong dark". Ao aquecer liberta a totalidade do sabor. Já o aroma me parece que se vai sempre perdendo com a passagem do tempo.

É também engraçado o efeito de habituação da temperatura. Se eu refrigerar por apenas 15 minutos uma (por exemplo) Gulden Draak, ao começar a beber ela não me sabe bem. No entanto, se eu refrigerar por 45 minutos depois posso ir bebericando ao longo de uma hora sem que nunca me pareça "quente", embora chegue certamente a aquecer a uma temperatura quase ambiente.

Um truque que tenho seguido ultimamente é refrigerar o copo uns 15 minutos e descontar esse tempo da refrigeração da garrafa. Parece-me que assim a temperatura enquanto se vai bebendo aquece mais lentamente. Mas pode ser apenas sugestão [;)].

UPDATE

Mesmo as weiss (ex: Patronus do Lidl), que funcionam perfeitamente como "geladinhas", recompensam em termos de sabor se as bebermos um pouco menos frescas. Experimentem tirá-las do frigorífico uns 15 ou 20 minutos antes de servir.

Já as lagers, IPAs e wits (de trigo estilo belga, como a Hoegaarden), prefiro consumir diretamente tiradas do frigorífico.

Última edição:
Vou então divulgar alguns sites espanhois que já utilizei várias vezes.

cervezainternacional.net
Bom para grandes encomendas, por exemplo para um grupo de amigos que vivem/trabalham na mesma zona. Só vendem cada variedade em caixa (20/24 garrafas) ou meia caixa (10/12 garrafas). O envio para Portugal ficava em cerca de 46€, preço fixo para até 8 ou 9 caixas. Utilizei várias vezes entre 2013 e 2016, quando tinha um grupo com o qual dividir.

decervecitas.com
Bom para encomendas mais pequenas. Usei várias vezes entre 2016 e 2019, altura em que deixaram de enviar para Portugal :(. Continua uma opção para quando se faz umas férias em Espanha de carro.

birrapedia.com
Motor de busca espanhol, que já inclui lojas portuguesas. Confirmem sempre os resultados nos sites das lojas, pois nem sempre estão atualizados ou completos.

Última edição:
Quem tiver perto um supermercado mixmarkt (produtos da Rússia e Europa de Leste), encontra lá uma gama de cervejas entre 1,00€ e 1,50€ por garrafa de 0,50lt.

Nunca encontrei lá nada de extraordinário, mas os preços permitem experimentar sem remorsos. [;)]

Última edição:
Vivo aqui há 14 anos e ainda não consegui beber uma Westvleteren. [8b]

Imperdoável! [;)]

Agora já enviam para casa, mas fica bastante mais caro.

In January, the Abbey started a pilot project in which the purchased beer is delivered to the home. This is done in a limited quantity and is only available for delivery to registered customers who have their account address in Belgium.
Fonte: https://www.trappistwestvleteren.be/fr/vente-de-biere

P.S. Não costumas vir a Portugal de carro (ou melhor, de camião)? [:D]

Pessoal, como se inclui uma imagem (ficheiro local no PC) num post? Só consegui incluir como link (

Anexos

• capture.jpg
    capture.jpg
    13,3KB · Visualizações: 0
Última edição:
Provei finalmente a Lagunitas IPA.

Comprada no Continente online em promoção a 1,64€ (sem promoção 2,05€).

153256d1614794315-o-topico-tao-esperado-nos-e-cerveja-lagunitasipa.jpg

LagunitasIPA.jpg

IPA americana com 6,2%. 89/89 no RateBeer.

Tonalidade alaranjada, espuma branca pouco persistente.
Em termos de aroma, é o meu estilo favorito, básicamente cheira a pinho e toranja.
Quanto ao sabor, tem o esperado amargor intenso mas equilibrado (com o restante sabor) e pouco persistente.
Muito refrescante, para beber direta do frigorífico e pouco depois da compra.
"Aguenta" pratos de sabor intenso e bem condimentados (como as francesinhas do @Drachen [;)]).

Muito boa para a primavera/verão. Um clássico do estilo, que recomendo para quem o queira conhecer.

Em termos de aroma, é o meu estilo favorito, básicamente cheira a pinho e toranja.
Quanto ao sabor, tem o esperado amargor intenso mas equilibrado (com o restante sabor) e pouco persistente.
"Aguenta" pratos de sabor intenso e bem condimentados (como as francesinhas do @Drachen [;)]).

Muito boa para a primavera/verão. Um clássico do estilo, que recomendo para quem o queira conhecer.

Se tiveres oportunidade, experimenta esta:

lagunitas-a-little-sumpin-sumpin-ale-12oz-bottle_652ab982-a23f-4cd6-bee6-555d0bb67d43_1200x.jpg

Também costuma aparecer em promoção no Auchan ou no PD.

Dude what??? andaste a cheirar o que antes de cheirar a cerveja? há com cada maluco!

Voltar
Superior