O UMM do Futuro !

tendo em conta as normas,europeias de segurança,
seria muito difícil,criar um modelo de raiz.
por isso poderiam recorrer,a um "clone",
por exemplo o chassis do jeep wrangler,com a sua mecanica,
e depois colocavam a carrocaria das imagensapr:)apr:)apr:)

vou dar um exemplo:
a isuzu tem uma linha de montagem em vendas novas,em que
as cabines veêm em contentores,já montadas é só montar no chassis.
o mesmo se poderia passar com o umm.
seria só criar a carroçaria e adaptar no chassisapr:)
se eu ganhar o euromilhões,faço o esboço[kiss][kiss][kiss]

Não te quero enganar mas as maquetes e estudos aerodinamicos que foram feitos eram para este AlterIII que está na foto.
Houve outros projectos mas que nunca sairam do papel.

Penso que não, se reparares o capot é diferente, e foi o que na epoca gerou discordia, quanto à maquete estar mal montada, pudera já sai de DEM à mais de 10 anos e já nessa altura a maquete andava aos trambolhões, para uns e outros brincarem, alguns brincalhões sabem desmontar a maquete mas já não sabem voltar a colocar na mesma posição!!

Quanto a essa imagem do Hummer, duvido que qualquer carro que vá uns 80+ km/h fique bem, principalmente se o carro deslizar para baixo do autocarro.

Ainda assim o objectivo da UMM não seria imitar a Hummer.

Sobre a maquete não é bem igual ao carro da imagem. Pára-choques diferente, cavas da roda tambem...

Aqui fica o que fiz em relação ao modelo em argila.

Algum material
img0374q.jpg

img0395r.jpg

Alguns desenhos mais básicos para ajudar na passagem para o modelo em argila.
img0396skz.jpg

img0398e.jpg

img0400y.jpg

img0404.jpg

img0406h.jpg

img0408.jpg

img0409f.jpg

Suporte para o modelo em argila (ainda em fase inicial)
img0419b.jpg

Em Portugal temos capacidade de fabricar um jipe para rivalizar com o Defender e o Massif.

Falta é vontade politica, dinheiro não falta, aliás é coisa que temos a mais em Portugal a contar o que se gasta assim tipo... deitado ao lixo.

Um jipe desse fabricado cá poderia ser a plataforma de lançamento para, por exemplo, equipar o nosso exercito, quiçá outros exércitos do Mundo, ou mesmo e pondo a guerra de lado, veículos de utilidade, tipo laboratórios científicos, veículos de combate a incêndios, etc.... há tantas utilizações que se pode dar a um veiculo desses.

A única qualidade que se exige é que seja robusto, fiável e que ande no fora de estrada com relativo à vontade.

Falta é vontade politica, para investir e fazer mexer algumas empresas em Portugal para fazer este projecto rolar, recursos nós temo-los todos.

Última edição:
O Cavaco Silva hoje andou de UMM... lol a moral dele xD

Aqui estão mais novidades

img0425ugt.jpg

img0422w.jpg

Fizeste-me lembrar as minhas aulas de prototipos na faculdade.[;)]

Usámos o mesmo material para construir as nossas maquetas.

Só que primeiro deverias ter criado um esqueleto, que basicamente definiria as diversas secções do modelo.
Nós construimos o esqueleto em PVC, mas pode-se usar outros materiais, como balsa ou até cartão rigido.
Nos intervalos dessas secções coloca-se bocados de poliestireno como tens aí e torna-se bem mais fácil criar a forma definitiva, já que tens limites que te permitem "adivinhar" a forma.
Nós não usámos argila, mas uma massa para ir tapando os buracos e dar um revestimento mais cuidado à coisa

Se me lembrar, coloco mais tarde, quando chegar a casa, fotos do meu "maquinão", que mostra as diversas fases de construção.

Não percebi o teu comentário, já que o modelo não precisa de um esqueleto (devido ao seu tamanho) e a forma é feita pelo "esferovite".

YouTube - Automotive Clay modeling 1: preparing foam, loading clay Já este tamanho ...

O que fizeste foi tipo isto:

cr11632t.jpg

que para mim não resulta, senão partia isto ao meio ;d (caso fosse à escala)

O esqueleto serve de guia.
FIca depois bem mais fácil conseguir um modelo simétrico.

No teu modelo, caso queiras exercer algum tipo de modelação na lateral, poderá ser mais complicado conseguir uma perfeita simetria em ambos os lados.

O meu modelo também está à escala. Mais ou menos 1/10
Ou seja, tem 40 e tal cms de comprimento!

Como tinha dito, fica aqui o exemplo da minha maqueta.
às vezes não interessa muito o processo, desde que o resultado final seja excelente.

O que não acontece neste caso, visto ter sido a minha primeira e fui numa de experimentar novas técnicas e no final nunca chegou a ser concluida por falta de tempo.

carro01.jpg
Nesta primeira imagem, tem-se os esboços, e neles fica logo presente o desenho das várias secções para se ter uma ideia mais precisa de como vão ser.
São essas secções que depois serão tranformadas no esqueleto.
Não convém olhar muito para a forma da coisa, que o objectivo deste trabalhinho era mesmo as técnicas de prototipagem e não o styling de carrinhos[:D]

carro02.jpg
Esqueleto que infelizmente não tenho imagens:sh)
Mas é possivel ver claramente as divisões no poliestireno (o esqueleto era feito com placas de PVC para garantir a sua resistência à torção e flexão. Não queríamos que depois de revestido com massa e pintado, aparecessem rachas pelo modelo não ser "rijo" o suficiente), sobretudo na 2ªa imagem, depois de devidamente retirado o excesso com umas quantas grosas e limas

carro03.jpg
Neste grupo de imagens, já o poliestireno foi revestido com uma massa, que não me recordo qual. Numa outra turma fizeram modelos em argila, o que também estava a dar resultados interessantes.
Na ultima imagem já se encontra pintado, depois de ter levado com várias camadas de primário, lixado com lixa de água, e reconstruido depois de um crash-test inevitável com o chão, devido às minhas mãozinhas de manteiga (tinha acabado de sair da pintura:sh)). Também mudou de cores diversas vezes, entre o branco, o preto e finalizei com o cinzento. Queria cores neutras para perceber bem as superficies, e onde estavam os erros, e o cinzento foi a cor com que obti melhores resultados

carro04.jpg
Neste ultimo pack, já se vê o carro quase finalizado.
Ainda comecei fazer-lhe as rodas, mas depois já fiquei sem tempo pra concluir. E além disso, o objectivo era mesmo dominar o poliestireno.
Não aparece aqui, mas ainda pintei as zonas vidradas a preto, para haver maior diferenciação.
Como isto foi a estreia, a qualidade final, sobretudo na definição das superficies, deixou um bocado a desejar. Mas prontos... Live and Learn! and Practice...practice, practice

Como tinha dito, fica aqui o exemplo da minha maqueta.
às vezes não interessa muito o processo, desde que o resultado final seja excelente.

O que não acontece neste caso, visto ter sido a minha primeira e fui numa de experimentar novas técnicas e no final nunca chegou a ser concluida por falta de tempo.

Ver anexo 58032
Nesta primeira imagem, tem-se os esboços, e neles fica logo presente o desenho das várias secções para se ter uma ideia mais precisa de como vão ser.
São essas secções que depois serão tranformadas no esqueleto.
Não convém olhar muito para a forma da coisa, que o objectivo deste trabalhinho era mesmo as técnicas de prototipagem e não o styling de carrinhos[:D]

Ver anexo 58033
Esqueleto que infelizmente não tenho imagens:sh)
Mas é possivel ver claramente as divisões no poliestireno (o esqueleto era feito com placas de PVC para garantir a sua resistência à torção e flexão. Não queríamos que depois de revestido com massa e pintado, aparecessem rachas pelo modelo não ser "rijo" o suficiente), sobretudo na 2ªa imagem, depois de devidamente retirado o excesso com umas quantas grosas e limas

Ver anexo 58034
Neste grupo de imagens, já o poliestireno foi revestido com uma massa, que não me recordo qual. Numa outra turma fizeram modelos em argila, o que também estava a dar resultados interessantes.
Na ultima imagem já se encontra pintado, depois de ter levado com várias camadas de primário, lixado com lixa de água, e reconstruido depois de um crash-test inevitável com o chão, devido às minhas mãozinhas de manteiga (tinha acabado de sair da pintura:sh)). Também mudou de cores diversas vezes, entre o branco, o preto e finalizei com o cinzento. Queria cores neutras para perceber bem as superficies, e onde estavam os erros, e o cinzento foi a cor com que obti melhores resultados

Ver anexo 58035
Neste ultimo pack, já se vê o carro quase finalizado.
Ainda comecei fazer-lhe as rodas, mas depois já fiquei sem tempo pra concluir. E além disso, o objectivo era mesmo dominar o poliestireno.
Não aparece aqui, mas ainda pintei as zonas vidradas a preto, para haver maior diferenciação.
Como isto foi a estreia, a qualidade final, sobretudo na definição das superficies, deixou um bocado a desejar. Mas prontos... Live and Learn! and Practice...practice, practice

Acho que falo em nome do forum autohoje quando digo que a malta não se importava de ver isso concluido[;)]

Voltar
Superior