odeio o opel astra

Respondam-me só uma coisa...

O último carro a gasóleo com motor recente que conduzi foi o Mazda 3 1.6d/HDI/TDCI (whatever) 110cv, mexe-se bastante bem e é progressivo. No entanto, aquilo abaixo das 2000rpm não se mexe. Parece que está desligado e de repente acorda e leva tudo a frente. Digam-me la, quem tenha conduzido ambos se o 1.3 do Astra é pior ou não (abaixo das 2000rpm apenas porque são 110cv contra 90cv).

citação:Originalmente colocada por CaRaMeLo

O último carro a gasóleo com motor recente que conduzi foi o Mazda 3 1.6d/HDI/TDCI (whatever) 110cv, mexe-se bastante bem e é progressivo. No entanto, aquilo abaixo das 2000rpm não se mexe. Parece que está desligado e de repente acorda e leva tudo a frente. Digam-me la, quem tenha conduzido ambos se o 1.3 do Astra é pior ou não (abaixo das 2000rpm apenas porque são 110cv contra 90cv).

Não seja por isso... também existe 1.6 HDi 90cv.

É pá não digas isso aqui no fórum. É segredo. Aqui só se pode dizer que isso acontece no Astra 1.3CDTI.

:D:D:D:D:D

citação:Originalmente colocada por dacapata

Este tópico começou assim:
citação:Originalmente colocada por lclsa
A minha mae tem uma opel astra caravan 1.9 cdti de 150 cv e odeio o carro....

Porque razão, sempre que se fala dos ASTRAS vêm logo bater no 1.3?

Para mim, o 1.3 até é o melhor de toda a gama Astra: tecnologicamente avançado e premiado, baixa cilindrada=mais barato, baixos consumos, prestações excelentes atendendo à cilindrada.

O 1.7 é um motor antigo adaptado e o 1.9 é muito gastador. O meu irmão tem um 1.9TDI (130cv) e faz médias de 5L/100km. Este 1.9 pendo que faz 8!

Párem de bater no 1.3!!

Não faz 8, mas com alguns abusos chega facilmente aos 7, 7.5. Numa condução "normal", fica-se pelos 6, 6.5. Estou a falar do 1.9.

citação:Originalmente colocada por mcag

Não percebeste...
O que perguntei é se o motor do Astra reaje mais lentamente abaixo das 2000rpm do que o 1.6 que eu conduzi independentemente da potência...

É pá não digas isso aqui no fórum. É segredo. Aqui só se pode dizer que isso acontece no Astra 1.3CDTI.

LOL... o meu "não se mexe" pode ser diferente dos "não se mexe" dos outros... ou talvez não [:p]

Epá, este forum não anda muito bom ou é impressão minha??? O tamanho da letra fica minorca quando se faz a resposta com citação e a escolha da página também nao funciona no coisito da "página seguinte"... [8]

[}:)][}:)][}:)]

Pá, eu andei numa caravan 1.3 e achei mesmo que o carro não se mexia abaixo das 2000rpm.
Já quando andei num 307 1.6 90cv HDI, não notei nada disso. Achei impecável o motor, e impecável o andamento do carro. Que fará o 110 metido num Focus.

Podem dizer o que quizerem sobre o Astra, que o carro é bonito e tal, mas vir aqui como a monicamelo a afirmar que o 1.3 é melhor que o 1.6... é absurdo. Ou entao é de quem não experimentou o carro e manda bitaites baseado em números. Já se falarem que é o melhor motor abaixo dos 1.3cc, e que consegue mta coisa para a cilindrada e imposto que paga, estamos de acordo.

É por afirmações destas que depois se criam as duvidas em relação ao que as pessoas dizem[8)]...mas alguma vez conduziste um 1.6 PSA/Ford??? Ou então estava estragado.

http://automotor.xl.pt/0705/2100.shtm vê os valores das recuperações e vê a diferença para o Astra.....e é o de 90cv;)....se quiseres tenho aqui mais;)

Já que este tópico está 1 ***** vou aproveitar. TEm de se argumentar com factos.

Eu tenho um corsa 1.2 e um amigo meu comprou (ate foi a 1 vendedor aqui do forum que e espectacular) um golf tdi 110.

Fomos ambos numa viagem quase com 200 kms. Cidade, AE com velocidades entre 130 e 150 atingindo picos de 160 (o meu nao da mais lol).

O meu gastou 8 e o dele 6,5. Fiado na mitica diesel foi a VW reclamar. Como e que um corsa 1.2 fez a viagem com 16 litros e o dele gastou 13.

Quem o ouvir falar.... Claro que esta pessoa nao diz que tem pneus 225/45R17 e que nao sabe conduzir. Pq acelerar as 1700 num diesel e p quem nao sabe conduzir. Um diesel e p andar nas 2000 p cima.

Alias eu andei no carro dele a 180 e em 250 kms fiz 5,8. Nao foi sempre 180. Foi conducao normal mas atingindo em alguns pontos 180.

Depois depende do cuidado com gasoleos e uso da caixa. Existe a fe no diesel e metem quinta e carregam. Acho por isso mto importante conhecer a conducao de cada 1. Um diesel muda-se as 3000 e deve cair acima das 2000.

No caso do meu corsa mudo as 4500. Hey q exagero dizem alguns. Eu meto 20 litros e faço 350 kms. Meti 25 litros no sabado fiz 260 kms e ainda tenho 7 litros e fiz AE a 140. alias quem conhecer fiz a subida para a portagem dos Carvalhos a 140 (subida de 8% ou mais). Claro que nao foi em quinta lol.

Aprendam a conhecer os carros. Eu ja tive 1 diesel e tenho videos. Ainda no outro dia estive a ver e so a primeira anda debaixo das 2000. Nao sei como voces conduzem mas ok

Já conduzi os dois. O TDCi é melhor em baixas e o CDTi em altas. De resto acho que são "ela por ela". É tudo uma questão de gosto.

citação:Originalmente colocada por mcag

Não percebeste...
O que perguntei é se o motor do Astra reaje mais lentamente abaixo das 2000rpm do que o 1.6 que eu conduzi independentemente da potência...

Percebi. Só referi o de 90cv para ficar em "igualdade". O 1.6 90cv e o 110cv são muito idênticos a baixo regime.

Como este ha muitos outros factores que temos de ter cuidado.

Por exemplo eu tenho 1 corsa 16 valvulas (Corsa C de 2002). E toda a gente diz que a caixa é dura. Ate a minha mae disse o mesmo.

Sendo engenheiro quis fazer 1 teste: Verificar o porque disso acontecer. Razao mto obvia troca abaixo das 2000 num carro cujo binario e as 4000.

Ensinei-a a trocar as 3000 (na faixa entre 2500 e 4000) e voila desapareceu a dureza da caixa.

citação:Originalmente colocada por Superfast

Como este ha muitos outros factores que temos de ter cuidado.

Por exemplo eu tenho 1 corsa 16 valvulas (Corsa C de 2002). E toda a gente diz que a caixa é dura. Ate a minha mae disse o mesmo.

Sendo engenheiro quis fazer 1 teste: Verificar o porque disso acontecer. Razao mto obvia troca abaixo das 2000 num carro cujo binario e as 4000.

Ensinei-a a trocar as 3000 (na faixa entre 2500 e 4000) e voila desapareceu a dureza da caixa.

trocar abaixo das 2000??....

bem, realmente está explicado...

ai as mulheres as mulheres...:D

ld

A minha mae acha (e muita gente) mas eu so gosto de falar quem conheço habitos de condução - mas conhecer mesmo - que ir alem das 3000 é rebentar com o motor.

E andam ali na zona entre o 1 e o 2 (1000 e 2000 rpm). E quando e 1 subida la vai as 3000. E isso ja vi com muito mais gente que anda no carro. Quando veem uma segunda as 3500 ui ui. Esquecem-se e que o carro nao e diesel nem 8 valvulas. É mesmo assim.
So que na zona entre as 3000 e 4000 e onde o carro gasta menos. Nota-se bem no que se carrega no pedal

Boas,

Mais um tópico...mais uma ficha, mais uma volta!!!

É incrível o numero de tópicos versando sobre o tema "astra" e mais em particular, sobre o péssimo motor que é o 1.3, ainda agravado pelo facto de estar montado num Astra!!!

A meu vêr, este fenómeno vai de encontro com o verdadeiro fenómeno de vendas que é o Astra nos vários mercados por onde é comercializado...fale-se bem ou mal...mas fale-se!!!

No meu caso cada vez mais vou gostando do meu Astra! Independentemente dos problemas que ainda tenho por resolver (que serão resolvidos brevemente...), cada vez mais valorizo a qualidade de materiais e de acabamentos, o pisar sólido em estrada (seja ela boa ou má), o comportamento em estrada, os excelentes consumos, o andamento muito honesto (e aqui enalteço o comportamento do motor que com o passar dos km's se vai revelando cada vez mais solto e a responder melhor em baixas rotações...e mesmo abaixo das 1750 rpm's o carro já desenvolve de uma forma muito aceitável).

No meu caso, e na qualidade de cliente que conheçe e conduz o carro todos os dias, só tenho a dizer bem do carro! Justifica plenamente o seu custo de aquisição e é a meu vêr uma das melhores opções do seu segmento (a par do Focus).

Quanto às "experiências" que por aqui e ali se lêem de pessoas que dizem conhecer o carro pois já o conduziram...limito-me a constatar que, desse carro, pouco ou nada conheçem já que para o conhecer, temos que lidar com ele alguns km's...não umas centenas mas sim alguns milhares...coisa que, convenhamos, muito pouca gente por aqui poderá ter cumprido!
Mesmo assim compreêndo alguns dos user's já que à primeira vista, a ideia que se pode ficar deste motor neste carro é mesmo essa...

A estes, peço-lhes apenas que dêem o beneficio da dúvida a este carro já que, como eu disse, só após algum tempo ficamos a conhecer a melhor forma de o conduzir! Depois disso, passa a ser dificil lêr certas coisas...como fácilmente compreênderão!

Cumpts,
JC_STILO

Aqui o JC_STILO tem razão.
O motor parece morto abaixo das 2000rpm, mas axo que com a habituação e com a ajuda da caixa talvez se consiga lidar com isto.
Quanto ah ideia que o 1.6 é melhor em baixas e o 1.3 em altas, não posso dizer nada. Apenas que preferia um motor mais vivo em baixas, sacrificando as altas, especialmente para uso em cidade. Mas isto sou eu.

Já agora, qtos kms tem o teu? Notaste mta evolução desde q o carro te foi entregue?

Voltar
Superior