Olivença

Olivença

• Portugues e não esquecer que devemos continuar a luta

Votes: 63 47.4%
  • Espanhol e ponto final. Assunto do passado

Votes: 70 52.6%

• Total voters
    133
concordo inteiramente com o ASAS. Gibraltar é um caso em tudo idêntico às cidades de Ceuta e Melila.

Quanto a olivença, o que mais há por essa europa fora são casos semelhantes a olivença, mais recentes, maiores. São centenas.
Quanto tempo é necessário para o status quo mudar? Segundo alguns muçulmanos radicais a peninsula ibérica, fora as asturias, deve ser tudo território do califado islamico. A lógica deles é parecida com a de quem quer manter estas disputas, foi nosso há 10 gerações atrás deve ser nosso por toda a eternidade.

É um nacionalismo anacrónico. Ainda mais para mim que sou europeista e acho que devemos construir uma nação europeia, ou antes uma confederação europeia.

Last edited:
Podiamos fazer uma troca:
Nó davamos-lhes a Amadora e eles devolviam Olivença

Não é preciso fazer troca nenhuma. Olivença é nossa por direito próprio. Espanha tem que nos devolver Olivença e não é favor nenhum que nos fazem, aliás, não fazem mais do que é a sua obrigação.

concordo inteiramente com o ASAS. Gibraltar é um caso em tudo idêntico às cidades de Ceuta e Melila.

Quanto a olivença, o que mais há por essa europa fora são casos semelhantes a olivença, mais recentes, maiores. São centenas.
Quanto tempo é necessário para o status quo mudar? Segundo alguns muçulmanos radicais a peninsula ibérica, fora as asturias, deve ser tudo território do califado islamico. A lógica deles é parecida com a de quem quer manter estas disputas, foi nosso há 10 gerações atrás deve ser nosso por toda a eternidade.

É um nacionalismo anacrónico. Ainda mais para mim que sou europeista e acho que devemos construir uma nação europeia, ou antes uma confederação europeia.

Gibraltar foi entregue aos ingleses pelos espanhóis segundo o Tratado de Utreque, em 1713.

Ceuta foi a única parte do Império Português em que o capitão-mor manteve o juramento de fidelidade ao Rei D. Filipe III, tendo-se mantido sob domínio espanhol desde então, tendo Portugal aceitado o domínio espanhol da cidade no Tratado de Lisboa, em 1668.

Melilla foi tomada pelos espanhóis em 1497, com a posse sempre contestada pelos marroquinos.

Olivença foi tomada por Espanha na Guerra das Laranjas, mais tarde, em 1817, Espanha comprometeu-se, de acordo com os items do Tratado de Viena, em devolver Olivença a Portugal.

Gibraltar é legitimamente inglesa.
Ceuta foi entregue por Portugal, de forma legítima, a Espanha, que tem um imbróglio diplomático com Marrocos em relação a esta cidade e Melilla..
Melilla é um imbróglio diplomático entre Espanha e Marrocos.
Olivença é um caso de má-fé gritante e desrespeito contumaz de um tratado internacional por parte de Espanha, sendo território nacional sob ocupação estrangeira, e que deverá ser devolvido à administração portuguesa o mais depressa possível.

O Estado Espanhol tem demonstrando uma profunda má-fé em relação ao respeito pelas decisões de tratados diplomáticos, assinados por esse mesmo estado...

Não é preciso fazer troca nenhuma. Olivença é nossa por direito próprio. Espanha tem que nos devolver Olivença e não é favor nenhum que nos fazem, aliás, não fazem mais do que é a sua obrigação.

É isso, ainda mais hoje aproveitem devolvam o que nunca foi deles e ganhem vergonha na cara cumprindo os tratados, deixem-se de cobiçar o que não é deles.

Parece que ainda ninguem falou da carta á onu que a espanha mandou a reclamar as ilhas selvagens portuguesas.

Last edited:
No facebook tenho uns quantos conhecidos espanhóis. Por estes dias andava a colocar links e posts a cerca da situação de gibraltar e a reclamar a sua anexação, ou devolução.
Eu só ecrevi isto nos comentários: Olivença, Ceutra e Melilla.

Choveram logo alguns links a dizer que a situação não era nada idêntica e por aí fora. Pois, não lhes convém
De Olivença nem uma palavra...

Tanto que em mapa militar a zona de Olivença vem referida como zona ocupada e/ou conflito diplomático.

(...)carta á onu que a espanha mandou a reclamar as ilhas selvagens portuguesas.

Óbvio com a pretensa portuguesa de expandir a sua área territorial marítima dita exclusiva fazendo valer conceito cientifico a par de outro na justificação para aumento da actual plataforma continental no Atlântico Norte (arquipélago da Madeira e Açores) o potencial económico da zona é enorme para Portugal.

Se não foi com o Estado Novo que conseguimos que a Espanha devolvesse Olivença, infelizmente não me parece que vai ser tão cedo.

O que nos vale é que cada vez que a Espanha abre a boca sobre Gibraltar e as Ilhas Selvagens, nós PUMBA usamos Olivença para os chatear.
Eles sabem que não podem ter tudo como eles querem senão são obrigados a devolver Olivença de uma vez por todas!

Como é que se diz "STFU" em castelhano? Ah espera já sei PORQUE NO TE CALLAS?!

[:D]

Outro pormenor de ordem histórica pouco conhecido e/ou referido é que durante a década de 30 do século passado e após o fim da guerra civil espanhola que deu a vitória à força reaccionária apoiada militarmente pelo Eixo europeu houve tentação militar de invasão total a Portugal por parte de Espanha a par do território marroquino sobre administração francesa foi factor que a Alemanha Nazi ousou de modo a pressionar a entrada militar de Espanha na 2ª Grande Guerra.

É uma mera ilusão que é dita a relação de forte coabitação politica pacifica entre o dito Estado Novo e a ditadura militar em Espanha no arranque de ambos.

Olivença deveria ser devolvido.
Mas pergunto eu... será que as 12.000 pessoas de lá querem?

É que umas 6000 devem ser idosos e outras 2000 ou 3000 desempregados.
E as Pensões cá são "metade".

"
Galicia é Espanha, Galiza é que não é. [:p]

:confused:
Galicia ou Galiza é igual...
Ora vê lá em Galego: Galicia - Wikipedia, a enciclopedia libre

Mas, não percebi qual era a ideia, tendo passado cerca de um ano em que esse post foi colocado...

Outro pormenor de ordem histórica pouco conhecido e/ou referido é que durante a década de 30 do século passado e após o fim da guerra civil espanhola que deu a vitória à força reaccionária apoiada militarmente pelo Eixo europeu houve tentação militar de invasão total a Portugal por parte de Espanha a par do território marroquino sobre administração francesa foi factor que a Alemanha Nazi ousou de modo a pressionar a entrada militar de Espanha na 2ª Grande Guerra.

É uma mera ilusão que é dita a relação de forte coabitação politica pacifica entre o dito Estado Novo e a ditadura militar em Espanha no arranque de ambos.

Sem duvida!!!
De qualquer modo, acho que isso é bastante conhecido!

Mas quais pessoas?!
As que lá vivem actualmente são "colonos" vindos de outras localidades espanholas por ordem de Franco!!
Logo, não dá para ir por aí....

Sempre a "não-questão" económica...
Mas, por essa ordem de ideias, assim que Olivença regressasse ao território nacional, o desemprego diminuiria...

"O Estádio Algarve vai passar a ser a casa da selecção de Gibraltar, nos jogos de apuramento para o Campeonato da Europa de 2016.

O pedido partiu da federação de Gibraltar, face à inexistência no território de um recinto de jogo que satisfaça as condições impostas pela UEFA.

O pedido foi bem aceite pelos proprietários do estádio – as Câmaras Municipais de Loulé e de Faro –, que vão receber cerca de 25 mil euros por cada partida que Gibraltar faça no recinto.

"A selecção de Gibraltar optou pelo estádio do Algarve pelas condições que este tem", disse à Renascença o presidente da Câmara de Loulé, Seruca Emídio, sublinhando que o recinto construído para o Euro 2004 "reúne todas as condições exigidas para os jogos da UEFA".

Numa região economicamente centrada no turismo, a utilização do estádio pela selecção gibraltina constitui também uma oportunidade para atrair mais visitantes ao Algarve.

"Sendo Gibraltar um território onde estão sediadas empresas europeias, eu penso que, em áreas como a da habitação, do turismo residencial, do turismo de saúde, entre outras, poderemos tirar proveito desta situação", sustenta o autarca de Loulé."Em Gibraltar vai jogar no Estádio Algarve - Renascença [;)]

Sempre a "não-questão" económica...
Mas, por essa ordem de ideias, assim que Olivença regressasse ao território nacional, o desemprego diminuiria...

Diminuiria? Porquê?

Pela taxa total Espanhola ser mais elevada do que a Portuguesa?
A não ser que voltando a ser Portuguesa fossem criados imensos postos de trabalho do nada.

Há lá gajas boas ou é tudo velhos reformados...? Se é para virem só pré-falecidos, não interessa muito...

Diminuiria? Porquê?

Pela taxa total Espanhola ser mais elevada do que a Portuguesa?
A não ser que voltando a ser Portuguesa fossem criados imensos postos de trabalho do nada.
Era só ironia... O user acima disse que as pensões em Portugal são metade, logo, presume-se, a malta de Olivença nada teria a ganhar na "troca"...
Por essa ordem de ideias, como o desemprego em Portugal é mais baixo, se trocassem, "automaticamente", o desemprego diminuiria em Olivença...
Uma piada, portanto...

Back