Olivença

Olivença

• Portugues e não esquecer que devemos continuar a luta

Votes: 63 47.4%
  • Espanhol e ponto final. Assunto do passado

Votes: 70 52.6%

• Total voters
    133
Sempre houve migrações, como se pode escrever tal coisa?
O território que hoje corresponde a Portugal abrange grande parte da antiga Lusitânia, mas não é o mesmo. Os portugueses que ainda hoje terão algum sangue lusitano poderão estar em qualquer zona do país. Eu, em três décadas, já estive em 3 cidades, quanto mais os antepassados dos actuais habitantes de Barcelos ao longo de milénios de História...

As migrações foram de norte para sul aquando a reconquista (e continuaram depois em direcção a Lisboa até hoje). Haverá algum sangue lusitano no norte como existem outros (suevos, normandos, romanos), mas os nortenhos têm origem nos galaicos.

Last edited:
Claro que não é. Os romanos ocuparam a Lusitânia e impuseram a sua língua.
Foi o que fez Espanha em Olivença: após a ocupação, proibiu o uso do Português e impôs o uso do castelhano.

O galaico-português não nasceu em território dos lusitanos, nasceu na Galécia (Galiza e Norte de Portugal). Foi depois sendo imposto aos povos do sul durante a Reconquista.

Claro que não é. Os romanos ocuparam a Lusitânia e impuseram a sua língua.
Foi o que fez Espanha em Olivença: após a ocupação, proibiu o uso do Português e impôs o uso do castelhano.

Eu diria mais que foram os Galegos que quando conquistaram o condado de Portucale aos Mouros que impuseram a sua lingua, essa histora da lusofonia é na minha opinão um disparate deveria existir sim uma galaicofonia.

Eu sou!

Mas é obvio (pelos comentários de alguns "fracos"), que nem todos são![;)]

Portugues sim, Lusitano não. E é o que provavelmente acontece consigo se é natural de Barcelos, o Lusitanos nunca estiveram a norte do Douro, fracos são os que não conhecem as origens.

Portugues sim, Lusitano não. E é o que provavelmente acontece consigo se é natural de Barcelos, o Lusitanos nunca estiveram a norte do Douro, fracos são os que não conhecem as origens.

Barcelos?!
Barcelos é onde eu moro!
Onde é que foste buscar a ideia que os meus antepassados eram de Barcelos?!
Pois é..... :sh) :sh) :sh)

A parte dos fracos eram para alguns portugueses "rafeiros"; tipo aqueles que não conhecem o dono!!!!
Não tem nada a ver com a suas origens (lusitanas ou não)!

Com tanta "confusão", até me esqueci de responder directamente ao topico!
Eu não votei, mas Olivença é, de facto, territorio português; agora, não vamos entrar em guerra com Espanha por causa disso, pois, nem sequer os habitantes de olivença são portugueses!
Mas também não vamos dizer coisas tipo "o que passou passou" e esquecer!
A melhor solução é deixar estar como está, mas nunca esquecendo, nem deixar os espanhois esquecerem que aquilo é territorio português!
Será sempre uma "mancha" de Espanha em relação a Portugal!

Last edited:
Quem vivia a norte do Douro eram os galaicos. Se és de Barcelos provavelmente não tens uma gota de sangue lusitano.

Se moro em Barcelos, já não posso ser descendente de lusitanos............... raciocinio brilhante...........:sh)

Barcelos?!
Barcelos é onde eu moro!
Onde é que foste buscar a ideia que os meus antepassados eram de Barcelos?!
Pois é..... :sh) :sh) :sh)

A parte dos fracos eram para alguns portugueses "rafeiros"; tipo aqueles que não conhecem o dono!!!!
Não tem nada a ver com a suas origens (lusitanas ou não)!

Com tanta "confusão", até me esqueci de responder directamente ao topico!
Eu não votei, mas Olivença é, de facto, territorio português; agora, não vamos entrar em guerra com Espanha por causa disso, pois, nem sequer os habitantes de olivença são portugueses!
Mas também não vamos dizer coisas tipo "o que passou passou" e esquecer!
A melhor solução é deixar estar como está, mas nunca esquecendo, nem deixar os espanhois esquecerem que aquilo é territorio português!
Será sempre uma "mancha" de Espanha em relação a Portugal!

Concordo. Devemos manter "acesa" a ideia, como quem diz "Ó Rei Juan Carlos, nós sabemos que Olivença é nossa mas não é por isso que nos vamos chatear". Dá uma ideia de "perdão" nosso perante eles, e como sabem quem perdoa é sempre superior.

Em termos de medida concreta, penso que o tempo de "agir" será quando a Espanha pensar seriamente em querer ficar com Gibraltar. Aí "atacamos" politicamente, porque para os Espanhois não interessa a vontade de quem vive em Gibraltar. Para serem coerentes, também terão que ignorar a vontade de quem vive em Olivença e devolver o território de uma vez por todas, ou estabelecer um acordo para entrega como fizemos com Macau para a China, de "vários" anos para dar tempo para as pessoas se habituarem.

De resto, esqueçam. Esta é a única forma.

Não tenho nada contra a Espanha. Quando consumo alguns produtos espanhóis não é por serem espanhóis mas é porque verifiquei que esses produtos são melhores do que alguns feitos por cá. Não vou "não consumir" algo vindo de Espanha apenas porque é Espanhol!!! "O que é nacional é bom", mas eu como consumidor europeu tenho que dar preferência àquilo que me dá melhor relação qualidade/preço... e se for Espanhol não me importo nada!

Sim, abasteço na Repsol e não na GALP!

Não, não conduzo um SEAT!

Quem se quer mudar para Espanha e não dá valor ao seu país, sua cultura e tradição quase milenar tem um bom remédio... naturaliza-se espanhol!

Apenas é preciso dirigir-se a uma embaixada de Espanha e requerer a documentação ao Sr. Embaixador.

O processo é o seguinte:

Jorge

Hoje em dia todo esse processo esta mais facilitado, toda essa burocracia já não é necessária.

Exactamente para evitar todo esse incomodo aos portugueses o próprio país, ou seja Portugal já manda as suas crianças nascerem directamente em Espanha, nomeadamente em Badajoz.

As que se recusam a nascer no estrangeiro, então essas já terão o beneficio de nascer nas ambulâncias portuguesas dos Bombeiros Voluntários. Essas ficam então Naturais da Estrada Nacional nº347, Ambulância dos Bombeiros Voluntários do lugar de Chão de Baixo, Portugal. Que lindo, que IMPONENCIA.

Parecido também acontece com a saúde. Hoje neste grande país Portugal existe uma selecção natural dos portugueses, ou seja só os mais fortes é que sobrevivem. Só esses conseguem chegar ás Urgências dos Hospitais em Espanha ou então a Hospitais nacionais a dezenas de quilómetros dos lugares onde vivem e por estradas todas esburacadas.
Os mais fracos naturalmente ficam-se nas ambulâncias no meio das Estradas Nacionais ou nas SCUDES.
Também só os mais fortes é que conseguem aguentar 9 meses ou mais á espera para serem operados (muitas vezes com doenças terminais) ou esperar horas a fio nos corredores dos hospitais á espera para serem atendidos.

Assim com esta Selecção Natural todos os Portugueses serão no futuro Fortes e Saudáveis.

Portugal é mesmo fantástico. Que orgulho eu tenho deste país e do nosso EX.mo Primeiro que ficará para a historia como “ Sócrates o 1º Pequeno, Grande Ditadorzinho do Século XXl”. Que categoria.

Sinto-me realmente ORGULHO de fazer parte deste país tão prospero e tão para a frente chamado Portugal.

Last edited:
Jorge

Hoje em dia todo esse processo esta mais facilitado, toda essa burocracia já não é necessária.

Exactamente para evitar todo esse incomodo aos portugueses o próprio país, ou seja Portugal já manda as suas crianças nascerem directamente em Espanha, nomeadamente em Badajoz.

As que se recusam a nascer no estrangeiro, então essas já terão o beneficio de nascer nas ambulâncias portuguesas dos Bombeiros Voluntários. Essas ficam então Naturais da Estrada Nacional nº347, Ambulância dos Bombeiros Voluntários do lugar de Chão de Baixo, Portugal. Que lindo, que IMPONENCIA.

Parecido também acontece com a saúde. Hoje neste grande país Portugal existe uma selecção natural dos portugueses, ou seja só os mais fortes é que sobrevivem. Só esses conseguem chegar ás Urgências dos Hospitais em Espanha ou então a Hospitais nacionais a dezenas de quilómetros dos lugares onde vivem e por estradas todas esburacadas.
Os mais fracos naturalmente ficam-se nas ambulâncias no meio das Estradas Nacionais ou nas SCUDES.
Com esta Selecção Natural todos os Portugueses serão Fortes e Saudáveis.

Portugal é mesmo fantástico. Que orgulho eu tenho deste país e do nosso EX.mo Primeiro que ficará para a historia como “ Sócrates o 1º Pequeno, Grande Ditadorzinho do Século XXl”. Que categoria.

Sinto-me realmente ORGULHO de fazer parte deste país tão prospero e tão para a frente chamado Portugal.

Não sejas assim.

Antes do fecho de maternidades, nunca houve partos em ambulâncias?

Antes do fecho de algumas urgências, nunca houve problemas de acesso ou até problemas nessas próprias urgências por não terem meios de jeito, apesar de se chamarem "urgências"?

O problema é que agora esses casos são NOTÍCIA, graças à comunicação social fantástica que temos.

Quanto à política de saúde, o problema maior é que "só se vêem os fechos", e o Governo ainda não demonstrou que as "verdadeiras" Urgências são bem melhores que as pseudo-urgências que "estavam pertinho de toda a gente".

Penso que a ideia-base é criar Urgências como deve ser, e gradualmente espalhar esse conceito para todo o lado, em vez de permanecer tudo como está, onde uma Urgência numa terra tem menos condições que uma Urgência noutra. Isso sim é injusto!

Concordo. Devemos manter "acesa" a ideia, como quem diz "Ó Rei Juan Carlos, nós sabemos que Olivença é nossa mas não é por isso que nos vamos chatear". Dá uma ideia de "perdão" nosso perante eles, e como sabem quem perdoa é sempre superior.

Em termos de medida concreta, penso que o tempo de "agir" será quando a Espanha pensar seriamente em querer ficar com Gibraltar. Aí "atacamos" politicamente, porque para os Espanhois não interessa a vontade de quem vive em Gibraltar. Para serem coerentes, também terão que ignorar a vontade de quem vive em Olivença e devolver o território de uma vez por todas, ou estabelecer um acordo para entrega como fizemos com Macau para a China, de "vários" anos para dar tempo para as pessoas se habituarem.

Não tenho nada contra a Espanha. Quando consumo alguns produtos espanhóis não é por serem espanhóis mas é porque verifiquei que esses produtos são melhores do que alguns feitos por cá. Não vou "não consumir" algo vindo de Espanha apenas porque é Espanhol!!! "O que é nacional é bom", mas eu como consumidor europeu tenho que dar preferência àquilo que me dá melhor relação qualidade/preço... e se for Espanhol não me importo nada!

Exacto!
Pode ficar como está, mas é territorio português!!!

Eu também não tenho nada contra Espanha e, quando vou lá (Galiza), sinto-me em casa, mas comprar produtos espanhois já é outa historia!
Normalmente, os procutos espanhois (e outros) mais baratos que os portugueses, também são piores!
Eu só compro produtos espanhois quando não existe alternativa portuguesa ou quando são realmente melhores que os portugueses (com o mesmo preço)! [;)]

Dificilmente abasteço na Repsol (antes usava muito a Shell) ou na Galp, procuro sempre a opção mais barata!
Dos Seat's quero distância........[:D]

Jorge

Também só os mais fortes é que conseguem aguentar 9 meses ou mais á espera para serem operados (muitas vezes com doenças terminais) ou esperar horas a fio nos corredores dos hospitais á espera para serem atendidos.

Assim com esta Selecção Natural todos os Portugueses serão no futuro Fortes e Saudáveis.

Que culpa tem Portugal dos políticos de fraca categoria estão à frente da governação?

O mais engraçado disto tudo é que grande parte destas lamúrias que aqui se escrevem também se dizem em Espanha.

É nos momentos difíceis que se conhecem os verdadeiros amigos. É também nos momentos difíceis para o país que se conhecem os verdadeiros portugueses.

Jorge

Vai ver se em Espanha, alguém te ajuda, porque aqui ninguém te pode ajudar!!!

"Ask not what your country can do for you; ask what you can do for your country", John F. Kennedy [;)]

Totalmente de acordo.

patrux

deves ser bloquista e deves viver à conta do subsidio de desemprego que este estado português(inferior como tu insinuas),te oferece.

devias ter vergonha do teu discurso radical e inferior!!!

Recuperando este tópico a propósito desta notícia:

Igreja portuguesa de Olivença eleita "Melhor Recanto de Espanha 2012"

Associação defende que eleição de Igreja Olivença deve levar Espanha a devolver região

A Igreja de Santa Maria Madalena, em Olivença, único lugar de culto espanhol de estilo manuelino, foi eleita "O Melhor Recanto de Espanha 2012", num passatempo promovido pela petrolífera Repsol.

O imóvel, datado do início do século XVI, destronou a Lagoa da Cigana (Castilla La Mancha), que ficou em segundo lugar, e o Forau de Aiguallut (Aragão), o terceiro mais votado.

A votação do concurso da Repsol decorreu na Internet e os resultados da final foram divulgados na quarta-feira à noite.

Rica em azulejos e em motivos decorativos marítimos que remetem para a época dos Descobrimentos portugueses, a Igreja de Santa Maria Madalena (Extremadura) é visitada diariamente por centenas de turistas.
Igreja portuguesa de Olivença eleita "Melhor Recanto de Espanha 2012" - JN

Igreja portuguesa em Olivença?? E lugar de culto espanhol?? Mas afinal aquilo é de quem?? :sh)

Situação engraçada (não sei se já relataram aqui, não li o tópico todo).

Na estrada que liga Elvas a Olivença, ao entrar em Espanha encontramos a placa a dizer que estamos a entrar em Espanha, mas não existe placa a indicar a saída de Portugal. Em sentido contrário, não há nenhuma placa a indicar que estamos a entrar em Portugal...

Olivença é nosso!!!! [;)]

Situação engraçada (não sei se já relataram aqui, não li o tópico todo).

Na estrada que liga Elvas a Olivença, ao entrar em Espanha encontramos a placa a dizer que estamos a entrar em Espanha, mas não existe placa a indicar a saída de Portugal. Em sentido contrário, não há nenhuma placa a indicar que estamos a entrar em Portugal...

Olivença é nosso!!!! [;)]

O estado Português não reconhece a soberania Espanhola sobre o território de Olivença.[;)]

Back