Lá está... mas nenhum dos que bateram o Elise S em pista são mais baratos em 5.000EUR que este.
Aliás, se o preço não fosse uma preocupação eu nem sequer repararia na Lotus...
Até o S2000 é mais caro... e só não digo que é batido numa pista tipo "Estoril" porque a maior velocidade de ponta em rectas longas pode ser uma vantagem decisiva.
Quanto à "direcção estranha" e "reacções dinâmicas estranhas" eu acho que são comentários ao nível dos que fazem em relação ao Elise S: «the S’s steering seems lighter, possibly thanks to narrower 175 Yokohamas at the front. There’s also more progressive but less attention-grabbing turn-in. Initially it feels like the Elise has lost some of its soul...»
Só que em relação ao Elise S eles gostam mais de "doirar a pílula"... porque é que será?!
A questão dessa citação, é que os elises que a malta andava habituada a conduzir vinham com motores com mais 60cv em cima, aproximadamente e com mais borracha.
Tendo menos borracha á frente, é natural que a direcção, não assistida, seja, ou melhor, sinta-se mais leve, e, por acréscimo, o menor grip, faça o carro menos incisivo ao abordar uma curva.
Mas o facto de uma direcção ficar mais leve, não significa que seja pior, já que seja qual fôr a versão, o Elise/EXige possuem das direcções com melhor feeling do mercado, seja qual fôr o carro.
Quanto à questão do "turn-in", como eles dizem, inicialmente parece...
mas no final está tudo bem.
Mostra o texto todo.
Na EVO, não se pode tirar assim citações ao calhas. Tem-se que ler o texto todo para perceber o contexto.
O que interessa é que o Elise já vai para mais de 10 anos e ainda é uma das refer~encias incontornáveis em dinâmica e inter-acção homem-máquina.
E, segundo muitas publicações, a versão base ainda consegue ter um "appeal" melhor que a de 190cv, dado que não é necessário andar sempre em altas para extrair o que o carro tem de melhor.
Potência não é tudo, como eu e outros já afirmaram por aqui
Este opel GT é bom para impressionar a malta do café, e tem muito boas performances, sem dúvida. Mas naquilo que interessa verdadeiramente num sports-car ou drivers-car, falha redondamente. Feeling.
Pouco me interessa os tempos em pista...