Opticas queimadas do sol, solução?

LOL! Quantos exemplos queres? O problema é mesmo por fora... Isso faz-se em 15 minutos.

Bom, vocês dão-me ideias e eu começo a inventar [:D]
Vou investigar isso e depois num fim-de-semana meto-me na garagem a ver se consigo melhorar aquela treta. Fica mesmo horrível... [s)]

Este tópico faz-me lembrar os comentários ridiculos feitos por parte de algumas pessoas em relação ao facto do Citroën BX ter nas versões mais bem equipadas um capot e mala feitos em fibra.

Como na altura não era uma coisa normal as pessoas riam-se e diziam que era o carro de plástico. Na realidade trata-se de uma fibra especial e muito resistente com o intuito de tornar o carro substancialmente mais leve. Além disso tem a grande vantagem de em toques de pequena dimensão estes componentes não ficarem amolgados uma vez que aborvem melhor os impactos. E muitas pessoas não sabem mas o custo de produção do capot e da mala neste tipo de material até superior ao de fazer em metal/chapa.

Muitas pessoas gozam com isso, sem perceberem que isso era uma caracteristica inovadora usada pela marca. E hoje em dia várias marcas começam a fazer o mesmo recorrenda ao plástico e à fibra para determinados componentes.

Os Renault por exemplo já começam a usar guardalamas feitos de plástico.

Este tópico faz-me lembrar os comentários ridiculos feitos por parte de algumas pessoas em relação ao facto do Citroën BX ter nas versões mais bem equipadas um capot e mala feitos em fibra.

Como na altura não era uma coisa normal as pessoas riam-se e diziam que era o carro de plástico. Na realidade trata-se de uma fibra especial e muito resistente com o intuito de tornar o carro substancialmente mais leve. Além disso tem a grande vantagem de em toques de pequena dimensão estes componentes não ficarem amolgados uma vez que aborvem melhor os impactos. E muitas pessoas não sabem mas o custo de produção do capot e da mala neste tipo de material até superior ao de fazer em metal/chapa.

Muitas pessoas gozam com isso, sem perceberem que isso era uma caracteristica inovadora usada pela marca. E hoje em dia várias marcas começam a fazer o mesmo recorrenda ao plástico e à fibra para determinados componentes.

A Peugeot, etc.

[;)]

Há uns 10 anos que começaram.......

Má manutenção dos carros, e o resultado é esse.

Há alguns em que ficam mesmo com um aspecto [:vm)][:vm)][:vm)]
Os que costumo ver mais são os Opel Astra, os Toyota Yaris e Audi A6

E os Honda civic, HRV....:sh)

Só que esses guarda lamas da Renault (e outras marcas), não têm nada a ver com os capot's e tampas da mala do BX. E o AX também usava essas tampas.

E tenho sérias dúvidas que a concepção destas peças, no caso dos exemplos da Citroen, fosse mais caro do que se fossem em chapa. Mas se demonstrares isso, tudo bem, até acredito. [;)]

Eu não percebo esta questão, pois nunca reparei nisso dos faróis de plástico.

Há fotos para que a gente veja as diferenças!?

É um tópico que criei no detalhe.net (http://www.detalhe.net/forum/pequen...7511-recuperacao-das-opticas-de-um-ibiza.html) mas vou transpor para aqui. ;)

Tudo começou com um tópico do user Rawly com alguns problemas em recuperar as opticas do seu Ibiza. Ele já tinha experimentado o kit Wolfgang de farois e apesar de algumas melhorias ficou muito longe do que se esperava.

Sendo este tópico um complemento do tópico dele, sugeria que dessem uma vista de olhos no tópico original, pois além de perceberem melhor o problema, estão lá algumas fotos que demonstram bem o que me esperava:http://www.detalhe.net/forum/inicia...-xenon-ibiza-6l-ja-com-alguns-resultados.html

Como vi o Rawly algo desiludido decidi então ajudá-lo. :) Para isso ele enviou-me as opticas por correio e depois eu devolvia-as pelo mesmo processo.

As opticas estavam assim:
O1.JPG

EPSN0583.JPG

Olhem bem como estava o plástico, completamente ondulado:
EPSN0582.JPG

EPSN0563.JPG

EPSN0560.JPG

Após ter recebido fui logo ver o que se podia fazer. Logo me apercebi que por mais tentativas com WolfGang, plastic polish, nada estava a dar o resultado que eu pretendia. Aquilo tinha uma camada de verniz que estava completamente malhada. Malhada porque havia zonas em que esta camada de verniz existia e noutra não, não se conseguindo assim nunca uma homogenidade. Portanto tinha que lixar toda a superfície até obter uma homogenidade. Para isso, e visto que não tenho material adequado para lixar tive de me desenrrascar. :D

Uma lixa de água 1000 e uma caixa da ClayBar:
EPSN0565.JPG

Assim ficava com a superficie da lixa 100% lisa, pois de lixasse apenas com a mão o mais provavel era lá ficarem marcas dos dedos:
EPSN0566.JPG

EPSN0567.JPG

(continua)

Last edited:
A ideia era remover aquelas "ilhas" mais tranparentes:
EPSN0568.JPG

EPSN0569.JPG

E eis já com a optica toda lixada (algumas marcas ficaram, mas não quis estar a insistir muito em material que não era meu)
EPSN0596.JPG

Após lixar tinha que remover estas marcas, para isso fiz mais.... um sanding :D, desta vez com as lixas Mirca e com orbital:
primeiro com lixa 2000
EPSN0597.JPG

EPSN0598.JPG

E depois com 4000:
EPSN0599.JPG

o resultado já estava a melhorar:
EPSN0600.JPG

Depois era ir baixando a abrasividade para ir conseguindo mais translucidez.
Primeiro com Mothers Mag&Aluminun
EPSN0601.JPG

manualmente:
EPSN0602.JPG

(continua)

E depois com a PC:
EPSN0604.JPG

EPSN0605.JPG

EPSN0607.JPG

De seguida tentei com o trio da Menzerna, com o PG, o IP e o FF. No final passei com plastic polish da Meguiars.
EPSN0608.JPG

EPSN0609.JPG

EPSN0611.JPG

Posso-vos dizer que fiquei umas três/quatro horas sempre a dar gás com a máquina e sempre a repetir os mesmos processo diversas vezes. Estava mesmo dificil.... :mrgreen:

No final consegui dois resultados distintos (com o mesmo processo). Um ficou perfeito, o outro não estava com eu queria.

Este ficou logo muito bom:
EPSN0571_941244.JPG

EPSN0575_915255.JPG

EPSN0576_702349.JPG

(continua)

No entanto havia ali um que precisava de mais, ou seja, de uma rotativa. :D

Ambos lado a lado (o da esquerda ia ser alvo da rotativa)
EPSN0612.JPG

Este que está em primeiro plano estava perfeito:
EPSN0613.JPG

Para a rotativa pedi o auxílio ao AMR e à sua AEG. :) :fixe

Cá estamos nós a começar os trabalhos:
EPSN0617.JPG

E a começar a cortar com IP:
EPSN0622.JPG

EPSN0625.JPG

Eu a remover o excesso com o meu pano maravilha da Mothers (somos inseparáveis :lol)
EPSN0627.JPG

Estava bem melhor:
EPSN0629.JPG

EPSN0628.JPG

(continua)

Só que esses guarda lamas da Renault (e outras marcas), não têm nada a ver com os capot's e tampas da mala do BX. E o AX também usava essas tampas.

E tenho sérias dúvidas que a concepção destas peças, no caso dos exemplos da Citroen, fosse mais caro do que se fossem em chapa. Mas se demonstrares isso, tudo bem, até acredito. [;)]

Primeiro não se tratam de tampas uma vez que não tamos a falar de acessórios de cozinha.

Em segundo lugar é de conhecimento público que a o fabrico de materiais em fibra de vidro é um processo moroso e um pouco complexo.

Não tenho dados que mo permitam provar, mas foi-me dito por alguém bastante conhecedor dentro da marca à muitos anos, e de facto a meu ver parece-me que faz sentido.

Mesmo assim repetimos o processo para melhorar o aspecto:
EPSN0635.JPG

EPSN0637.JPG

Para finalizar foi com o 106FF da Menzerna:
EPSN0641.JPG

EPSN0643.JPG

E pronto o Rawly já tinha os seus farois quase novos. :D
EPSN0640.JPG

Por último foram selados com três camadas de Carlack a fim de dar alguma protecção.

Porreiro era agora o Rawly colocar fotos com elas montadas. :fixe Força aí Rawly. :)

Venham dai dúvidas,
Cumprimentos,

P.S.: Especial agradecimento tanto ao Bruno (AmRacing pela sua ajuda) como também ao João (JGTB) por ter tirado algumas fotos que se revelaram importantes para vos mostrar o trabalho. :)

Como nem todos os carros são iguais, aqui fica o meu testemunho [:D]

e os Focus? ate metem impressao :sh)
Sim, também.

Também tenho um Focus. É um(a) TDdi sportvan preto de 2002.
As opticas nunca tiveram qualquer tipo de problema. Aliás, fico espantado pela magnifica transparência que ainda têm.
Ahhh, e nunca levaram qualquer tipo de tratamento. Por regra só leva umas mangueiradas de pressão d'água e/ou rolos das maq de lavar autos.

Tenho um Yaris com quase 5 anos, e as ópticas estão transparentes, sem sinais de amarelamento, e são de origem...

O meu é de 2003 e há muito que as opticas perderam a transparência de outros tempos. Parece que andaram vários anos a fumar tabaco [:D]
Isto sem contar com as marcas das fitas que levam nos TD :(

Back