Ordem dos arquitectos em apuros...

A Ordem dos Arquitectos agora pode processar a UFP, pois, apesar ser verdade que não reconhece alguns cursos, este processo mancha o bom nome da Ordem...

A Ordem dos Arquitectos agora pode processar a UFP, pois, apesar ser verdade que não reconhece alguns cursos, este processo mancha o bom nome da Ordem...

este caso da UFP é mais um entre muitos.... aconteceu o mesmo com a Universidade.... nem sei o nome... em Portimão!!! a ordem consegue sempre sair por cima, a de se lá saber porquê[;)]

O processo de reconhecimento e acreditação da Ordem dos Arquitectos visa muitos aspectos...

instalações
corpo docente
carga horária
currículo disciplinar

é normal que nem todas ofereçam as mesmas condições e por isso mesmo a ordem tem que dar o seu parecer... ninguém quando acaba um curso de arquitectura, direito ou medicina é arquitecto ou advogado ou médico, são todos eles licenciados em..... Só as ordens é que conferem esses títulos... como será fácil de entender os profissionais liberais têm que ter alguma responsabilidade e as ordens são também responsáveis por estes... é importante não misturar as coisas!

neoxic....n sei se sabes mas cada um deve fazer aquilo que lhe compete em cada profissao... obvio q os desenhadores n devem fazer o trabalho dos arquitectos para isso que tirassem o curso....

vejo ai uma pontinha de raiva tnt pela maneira cm abriste o topico e os teus comentarios ate aqui.....nao me digas q és desenhador lolololol

O papel das ordens profissionais é fundamental na garantia e reconhecimento da qualidade da formação RECEBIDA pelos pelos profissionais por elas representados..

O estado reconhece e licencia, de acordo com os regulamentos, o ensino de determinado curso, por determinada instituição publica ou privada..

As ordens actuam no reconhecimento de COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS PELOS titulares dos cursos..

Ou seja, lá por um curso estar autorizado pelo estado a existir(na publica ou privada), não implica que o que lá é ensinado tenham qualidade ou seja suficiente para formar um profissional...

... lá por um curso autorizado pelo estado se chamar "arquitectura" não implica que o que lá esteja a ser leccionado, seja o necessário/suficiente/adequado á formação do profissional arquitecto..

Daí que quando se acaba o curso é se somente licenciado em arquitectura/direito/medicina/biologia/economia...

Só quando determinado detentor do curso reconhecido pelo estado se inscreve na ordem é que passa a ser arquitecto, advogado, médico, biólogo ou economista...

Estes títulos, dados pelas ordens, são o garante e o reconhecimento, por parte dos colegas de profissão da qualidade do serviço prestado, bem como o garante das responsabilidades perante a mesma..

Ou seja, a ordem não está a impedir ninguém de ser licenciado em arquitectura, estão é a impedir que se inscrevam na ordem, devido a alguns problemas...

A ordem tem também o papel de defender o bom nome dos seus associados!
É muito fácil um mau profissional denegrir uma classe profissional, daí que o papel da ordem é impedir que sejam aceites e possam assinar projectos, licenciados, que no entender da ordem, são maus!!

AO defender a qualidade dos profissionais, estão a defender os interesses do publico em geral, e de quem solicita o trabalho destes profissionais...

neoxic....n sei se sabes mas cada um deve fazer aquilo que lhe compete em cada profissao... obvio q os desenhadores n devem fazer o trabalho dos arquitectos para isso que tirassem o curso....

Exacto.

Desconfio é que a UFP não adoçou a mão à Ordem, isso sim..

Venha quem vier, Ordens em Portugal é para criar uma maneira de se encherem uns quantos..
Pois tirando uma ou duas mais fortes e que protegem bem os associados as outras é apenas para angariação de €€€€€

E acho estupido as exigencias que algumas fazem, obrigando qualquer um a pertencer senão não é válido. Isso até o acho anti-constiticional, pois eu não deveria ser obrigado a fazer parte de uma ordem, sendo formado e reconhecido na área. Fazia parte se quisesse.. Tipo os sindicatos!

Mas é tipo mafias.. ou fazes parte ou és a abater..

Acho muito bem que se acabem com os desenhadores e engenheiros jeitosos. Eu vou fazer uma casa e pedi um projecto a um arquitecto. Se vou pagar 3 ou 4x mais do que a um "técnico"? Sim; agora acho um piadão gastarem-se centenas de milhares de euros numa casa, e na base, no projecto, poupar-se ao máximo. Depois é com as aberrações que se vêem por aí.

As ordens são (ou deviam ser) um garante de qualidade de uma profissão. Se um gajo andou 5 anos a tirar uma licenciatura, não me venham convencer que aquilo é assim tão simples que qualquer esperto consegue fazer projectos...

vê-se bem que percebes disto a rodos.... fica a saber que cada técnico, seja arquitecto ou engenheiro só pode ter um unico alvará..... quando não se sabe... não se fala[8b]

Houve lá pá, onde é que eu disse que podiam ter + de que 1 [8b]

Eu escrevi isso "os arquitectos já podem mamar alvarás sem fazer nenhum".

Vê se aprendes a ler 1º antes de mandar postas.

E mesmo que eu tivesse afirmado que poderiam ter Vários, isso não te dá o direito de responder assim desse modo.

vejo ai uma pontinha de raiva tnt pela maneira cm abriste o topico e os teus comentarios ate aqui.....nao me digas q és desenhador lolololol

Dassss... Eu disse que foi graças à ordem que eles deixaram de poder fazer projectos. Onde é que eu defendi os desenhadores????????? Quem falou mal da ordem, em abono da verdade, foi o silver [;)]

Eu abri o tópico com crítica ao conceito de ordem em geral. Calhou ser dos arquitectos.[;)]

Houve lá pá, onde é que eu disse que podiam ter + de que 1 [8b]

Eu escrevi isso "os arquitectos já podem mamar alvarás sem fazer nenhum".

Vê se aprendes a ler 1º antes de mandar postas.

E mesmo que eu tivesse afirmado que poderiam ter Vários, isso não te dá o direito de responder assim desse modo.

pá... é esta forma que tratas... :(

antes de mais não sei o que fazes nem tão pouco me interessa... mas vir para aqui mandar bitaites sobre as profissões dos outros é que não....
mamar alvarás na minha terra é plural, e na tua não é? e fica a saber também que num alvará ganhas pouco mais de 200 euros!

Last edited:
Acho muito bem que se acabem com os desenhadores e engenheiros jeitosos. Eu vou fazer uma casa e pedi um projecto a um arquitecto. Se vou pagar 3 ou 4x mais do que a um "técnico"? Sim; agora acho um piadão gastarem-se centenas de milhares de euros numa casa, e na base, no projecto, poupar-se ao máximo. Depois é com as aberrações que se vêem por aí.

As ordens são (ou deviam ser) um garante de qualidade de uma profissão. Se um gajo andou 5 anos a tirar uma licenciatura, não me venham convencer que aquilo é assim tão simples que qualquer esperto consegue fazer projectos...

apr:) apr:) apr:) apr:) apr:) apr:) apr:)

pá... é esta forma que tratas... :(

antes de mais não sei o que fazes nem tão pouco me interessa... mas vir para aqui mandar bitaites sobre as profissões dos outros é que não....
mamar alvarás na minha terra é plural, e na tua não é?

respondo no mesmo tom...

A frase que escrevi tem dupla interpretação. Não está implícito o número de alvarás e não se pode excluir a condição de ser apenas 1. Mas isso é irrelevante para a questão...

Eu não mandei Bitaites. Vais me dizer que não existem arquitectos com alvará de "assinar o papel"? A minha crítica está aí só.

Há muitos engenheiros e arquitectos de "assinar o papel". Se têm 1 2 3 ou infinitos alvarás isso é irrelevante...

A frase que escrevi tem dupla interpretação. Não está implícito o número de alvarás e não se pode excluir a condição de ser apenas 1. Mas isso é irrelevante para a questão...

Eu não mandei Bitaites. Vais me dizer que não existem arquitectos com alvará de "assinar o papel"? A minha crítica está aí só.

Há muitos engenheiros e arquitectos de "assinar o papel". Se têm 1 2 3 ou infinitos alvarás isso é irrelevante...

Caro neoxic, eu não estou aqui para ofender ninguém nem espero que o façam a mim... mas posso-te garantir que me senti mais atingido pelas tuas frases...
anda mais te posso garantir que 95% dos alvarás assinados neste pais são só de papel... e que nesses 95%, 90% são engenheiros recém-licenciados! Mas isto é uma prática comum… e nisso as ordens já tiveram o seu papel ao determinar que cada técnico seja Arq. ou Eng. Só pode ter um único alvará…
Além do mais esta situação de alvará de papel, não é culpa dos técnicos, mas sim dos empreiteiros…[;)]

Last edited:
Desconfio é que a UFP não adoçou a mão à Ordem, isso sim..

Venha quem vier, Ordens em Portugal é para criar uma maneira de se encherem uns quantos..
Pois tirando uma ou duas mais fortes e que protegem bem os associados as outras é apenas para angariação de €€€€€

E acho estupido as exigencias que algumas fazem, obrigando qualquer um a pertencer senão não é válido. Isso até o acho anti-constiticional, pois eu não deveria ser obrigado a fazer parte de uma ordem, sendo formado e reconhecido na área. Fazia parte se quisesse.. Tipo os sindicatos!

Mas é tipo mafias.. ou fazes parte ou és a abater..

Não tenhas dúvidas que é mesmo isso.
Além disso descriminam quem vem de privadas

Exactamente!!!
Tal como há pessoal que tem umas noções de Contabilidade e faz IRS para as pessoas mas depois vai pedir ao TOC amigo de longa data que cole lá a vinheta...depois quando há barraca com as finanças, o TOC é que leva nas orelhas[8b]

Back