Os nossos pais

Ironia...

Cheguei a casa para almoçar e tive de discutir com o meu pai...enfim. Ja perdi a fome.

Mas uma vez o desleixo em que caiu transcende-me, assim como a incapacidade de admitir o erro...

O meu pai, é o meu melhor amigo, sempre que algo me arrelia sei que posso sempre contar com ele, como conselheiro e confidente.
Mal entro pela porta, sabe sempre se estou bem ou mal disposto, e normalmente se entro mal disposto, não me deixa sair da mesma forma, transmitiu-me muitos valores importantes, o esforço, o amor e acima de tudo disse-me sempre não quando achava correcto, e isto é ser um grande pai, não dar tudo de mão beijada, mesmo tendo essa possibilidade, e fez-me ir à luta, e conhecer o mundo como ele é...

Hoje em dia, ele passa muito tempo com o meu filho, e é um deleite ver a cumplicidade e amor que existe entre os dois.

Não é perfeito, mas por isso mesmo o considero o pai perfeito, porque tem muitos defeitos e não os tenta camuflar, é um homem sensível, bem disposto, e do alto dos 73 anos que tem, não tem medo de aprender, e de pedir ajuda...

E acima de tudo é um homem que se comove, e cada vitória minha no dia-a-dia ele celebra como se fosse dele, enfim, tenho muito orgulho nele, e espero vir a ter muitas das qualidades que ele tem.

Não tenho recordação nenhuma do meu pai pois morreu quando tinha 1 ano

No entanto existe uma pessoa que era como se fosse o meu pai, o meu avô. Morreu a cerca de 3 anos e sinceramente tenho excelentes recordaçoes dele. Simplesmente é a pessoa eu quero ser. Tinha as suas coisas más, porem as coisas boas eram e maior numero. Tenho pena de não lhe ter dito tudo o que queria mas a vida é assim mesmo.

abraço [;)][;)]

Em puto por vezes nao gostava mto do meu pai... depois comecei a gostar mais embora seja mto diferente de mim.

Dou-me bem com o meu pai e com a minha mãe. Ainda hoje devo ir jantar com ele....

Só espero um dia, quando for velhinho e estiver às portas da morte, poder olhar para trás e poder dizer que fui metade do homem que o meu pai é!

Acho que isto quer dizer muito do respeito e admiração que tenho por ele. Claro que não é o homem perfeito, tem os seus defeitos, tivemos as nossas desavenças, mas com a idade aprendi a perceber as suas atitudes e decisões, e a respeitá-lo enquanto homem e enquanto pai. Acho que isso vem com a idade, sou hoje maduro o suficiente para perceber muita coisa que não percebia quando tinha 18, 20 ou 22 anos.

Da minha mãe, o que posso dizer, santa senhora...

Sem dúvida que fui premiado com os melhores pais do Mundo!! Não os trocava por nada!!! Pena que não lhes diga isso muitas vezes... :(

Revejo-me em tudo o que dizes, vejo o meu pai como um exemplo a seguir, e apesar de amar muito o meu marido, tenho muita pena que ele não seja metade do que o meu pai é :sh)

Nunca vi UM discussão que fosse entre os meus pais, invejo o casamento deles, o meu pai é daqueles Homens que faz tudo em casa, ajuda a minha mãe em tudo o que pode, adora-a, e ela a ele, são 32 anos de casamento feliz, e sei que sou a "menina do papá".

Apesar de estar a 200km de distância dele, todos os dias falo com ele no mínimo 1 vez por dia, por norma são 2 vezes, ou mais. Sempre que preciso de alguma coisa, sejam conselhos ou mesmo ajuda monetária, sei que posso contar com ele... Na verdade até o meu marido lhe pede conselhos, ou diz-me a mim "pergunta ao teu pai o que é que ele acha disto, ou daquilo"... (o meu sogro já faleceu há uns anos, eu nunca o conheci).
Se eu não atendo o telefone, por uma razão ou por outra, já fica ele em stress por não saber de mim[:D]

Já com a minha mãe, dou-me lindamente mas choco muito mais com ela...:sh) Ela é uma pessoa mais fria, mais directa ou mais cruel com as palavras... Mas quando precisei dela, ela estava lá para me ouvir [;)].

Sempre sonhei ter um casamento como o dos meus pais, mas não há 2 famílias iguais...[;)]

Resumindo: ADORO de paixão o meu Pai, ou melhor, OS meus Pais.[kiss]

xuga

Este tema é bastante interessante, pois sou muito ligada à minha família.

O meu pai sempre foi e é um SENHOR.

Nasceu numa família humilde, trabalhou e estudou muito para chegar onde chegou.

Por via da minha carreira profissional, vim parar a um Mundo, onde ele também está ligado de alguma forma.

Lido com muitos ex-alunos do meu pai e é engraçado quando eles descobrem pelo meu nome e dizem maravilhas dele. Fico muito, muito orgulhosa mesmo...:)

As pessoas não sabem, apenas fazem uma associação de nomes e dizem-me: "no ISEL ou nos Pupilos tive um professor com esse nome e nunca mais me esqueci dele..". E eu babada, respondo - é o meu PAI.

A maior curiosidade é mesmo o facto de o meu patrão ter sido aluno do meu pai... e quando eu entrei para a empresa, nem ele nem eu sabíamos.[;)]

A minha mãe é a minha maior amiga. Espero conseguir transmitir ao meu filho todos os valores e educação que recebi.

Obrigada mãe e pai: adoro-vos, tudo o que sou devo-o a vocês.:)

Se me permitem um desafio aos que não têm Pais perfeitos (que não existem) : quando forem Pais, sejam muito melhores que eles.

Tenho muito boas memórias até aos 8 anos. A partir daí, devido a uma quantidade de coisas a que ele deu prioridade na vida dele (politica, nova mulher, etc) passou a ser tudo aquilo que eu nunca serei para os meus filhos.

Neste momento não passa de uma grande desilusão, é uma pessoa com quem já nao tenho grande contacto, nem sinto que precise ter. Apenas lhe desejo que num futuro mais tarde NUNCA venha a precisar de mim.

Família é muito relativo, amo mais certos amigos meus que a minha própria familia. Nao é por ser do "mesmo sangue" que se tem de tolerar certas coisas. Nesse aspecto sou muito desprendido, a única familia com que me dou é a minha mãe que é inalcansável... Devo-lhe tudo. O resto tanto se me faz como se me fez.

Que coincidência.

Este relato é muito parecido à minha situação, apenas mudam pequenas coisas:
- o meu pai não liga a política, mas passou a dar prioridade à companheira e "esqueceu-se" que os filhos existem: sou eu que me desloco para o ir visitar, sou eu que lhe ligo para combinar almoço no dia da visita. Ele apenas liga no meu aniversário e no do meu irmão. Vá lá, que nos convidou para almoçar no dia de Natal.

- A pessoa da minha família a quem devo tudo é a minha avó materna.

Eu devo muito do que sou aos meus Pais...sem duvida, amo-os do fundo...

O que se está a passar neste momento da minha vida, é o acumular de varias situações complicadas que as famlias sofrem. Em tempos de crise nem sempre a união fala mais alto, e depois é cada um por si.

Ainda ontem estive a almoçar na paz e na boa com o meu pai sem stress...mas um dia não são dias.

Estava a pensar o mesmo... :(

Penso que será da educação negligenciada que tiveram. Homens e mulheres que tiveram uma infância de desprezo e/ou maus tratos, infelizmente, dificilmente serão bons pais. Não quero generalizar, porque situações de pais com infâncias marginalizadas e que deram excelentes educações aos filhos, acontece, mas são uma minoria. A infância é o estádio da nossa vida em que mais vinca a nossa personalidade, se tivemos uma infância feliz seremos concerteza pessoas com uma maior capacidade de fazermos os outros felizes, se pelo contrário a infância foi menos boa/má, será mais dificil estarmos receptivos a amar e ser amados.

O meu pai, é o meu melhor amigo, sempre que algo me arrelia sei que posso sempre contar com ele, como conselheiro e confidente.
Mal entro pela porta, sabe sempre se estou bem ou mal disposto, e normalmente se entro mal disposto, não me deixa sair da mesma forma, transmitiu-me muitos valores importantes, o esforço, o amor e acima de tudo disse-me sempre não quando achava correcto, e isto é ser um grande pai, não dar tudo de mão beijada, mesmo tendo essa possibilidade, e fez-me ir à luta, e conhecer o mundo como ele é...

Hoje em dia, ele passa muito tempo com o meu filho, e é um deleite ver a cumplicidade e amor que existe entre os dois.

Não é perfeito, mas por isso mesmo o considero o pai perfeito, porque tem muitos defeitos e não os tenta camuflar, é um homem sensível, bem disposto, e do alto dos 73 anos que tem, não tem medo de aprender, e de pedir ajuda...

E acima de tudo é um homem que se comove, e cada vitória minha no dia-a-dia ele celebra como se fosse dele, enfim, tenho muito orgulho nele, e espero vir a ter muitas das qualidades que ele tem.

apr:)apr:)apr:)apr:)

O meu pai faleceu teria os meus 12/13 anos, era uma pessoa muito rigida, fruto do que passou pela vida, cheguei apanhar uns bons açoites, penso que se fosse vivo em parte as nossas personalidades poderiam chocar um pouco mas era e tinha a grande virtude de ajudar os filhos e fez muito por nós.
O que tento lutar actualmente é pela boa estabilidade e relacionamento entre irmãos, devido ao falecimento dele acho que se criou uma divisão na familia e a relação entre mais velhos e mais novos, faltou a aqui uma figura parental que pudesse apelar a isso.[;)]

Também partilho do sentimento geral que por aqui li até agora.
Devo-lhe tudo, não me esqueço disso, mas definitivamente tornou-se na pessoa que eu não quero ser. Vive do passado e não aceita as coisas novas, é casmurro como tudo, ele tem sempre razão e culpa sempre os outros pelos seus erros. Secalhar é normal da velhice, antes dos 40 e picos ele não era assim, era 100% diferente para melhor, mas então...é a lei da vida.

Secalhar um dia ficaremos todos uns velhos casmurros, já pensaram nisso? Não vos mete medo? A mim mete.[:cool:]

Fico triste ao lêr este tópico.
Como é que um pai consegue dizer coisas destas a um filho :(

Eu sei que nem todos(pais) tiveram infâncias fáceis, mas penso que por isso mesmo não deviam fazer aos filhos o que os seus pais lhes fizeram.

Sou mãe e nunca conseguiria dizer coisas destas á minha filha, por muito que ela me desiludisse.

Em relação aos meus pais, sempre foram uns pais presentes, acho apenas que me poderiam ter dito mais vezes "não". Seria hoje mais fácil lidar com as situações que não saio favorecida.

Enfim, menos mal...
Sabes, nas alturas em que apanhava um correctivo do meu pai dizia sempre para mim próprio que nunca o faria numa altura futura quando tivesse um filho, mas actualmente penso de maneira diferente, acho que esse mesmo correctivo pode ser essêncial na educação de uma criança desde que dado no momento certo e tendo a noção de não cair na violência fisica.[;)]

Também partilho do sentimento geral que por aqui li até agora.
Devo-lhe tudo, não me esqueço disso, mas definitivamente tornou-se na pessoa que eu não quero ser. Vive do passado e não aceita as coisas novas, é casmurro como tudo, ele tem sempre razão e culpa sempre os outros pelos seus erros. Secalhar é normal da velhice, antes dos 40 e picos ele não era assim, era 100% diferente para melhor, mas então...é a lei da vida.

Secalhar um dia ficaremos todos uns velhos casmurros, já pensaram nisso? Não vos mete medo? A mim mete.[:cool:]

Tás a chamar futuro casmurro a quem hein , hein !

Nunca ! Nunca serei casmurro !
Nem Teimoso !
Nem faccioso!
Nada ... esta chavadala que pensa que sabe tudo ... uns correctivos e tá tudo dito !!!

Malandros !!! Trabalhar malandros !!!

Agora casmurros nós !!!! Hummpf !!!

[:D] [;)]

O que se está a passar neste momento da minha vida, é o acumular de varias situações complicadas que as famlias sofrem. Em tempos de crise nem sempre a união fala mais alto, e depois é cada um por si.
É o que se passa actualmente com a minha familia e eu como irmão mais novo sinto em demasia essa divisão entre irmãos, como tópico acho que faz referência no plural, não elogiei a minha mãe por tudo o que fez e faz por mim (já lhe o fiz) e sei que sou o menino mimado dela ([:D]) mas acho natural os pais darem mais segurança aos filhos mais novos.

O meu pai teve uma infância difícil, pode dizer-se que não teve quem o educasse e criasse.

Daí advém muitos dos defeitos dele, mas que são superados pelas suas qualidades. Pela educação que me deu a mim e ao meu irmão e pelos valores que nos transmitiu e continua a transmitir!

Com os valores que nos deu não precisava de nos tirar nem dar nada, sabia que se nós pedissemos era porque precisavamos, muitas vezes deu mais do que aquilo que era necessário.

Tudo com a ajuda da minha mãe claro.. Sacrificam-se para dar aos filhos, quando já podiam estar a trabalhar e usufruir do seu esforço.

Tendo em conta a evolução que ele teve em toda a vida terei de pedir ser melhor pai do que ele em termos absolutos, mas tudo devido a ele e à minha mãe. Tenho obrigação de evoluir e ser ainda melhor, se não o for é uma derrota para ele também.

Tás a chamar futuro casmurro a quem hein , hein !

Nunca ! Nunca serei casmurro !
Nem Teimoso !
Nem faccioso!
Nada ... esta chavadala que pensa que sabe tudo ... uns correctivos e tá tudo dito !!!

Malandros !!! Trabalhar malandros !!!

Agora casmurros nós !!!! Hummpf !!!

[:D] [;)]

O problema é esse, " nunca serei, nunca serei", e depois pimba já somos.[:)]
Vou dar dois exemplos práticos. Não lhe consigo explicar que um carro 1.6 já não gasta 14l/100, nem que um carro recente é mais seguro que um Mercedes dos anos 80. Para ele, e para muitos claro, aquilo é muito grande é só chapa, é seguro, o resto são latinhas.:sh) Nem que lhe mostre 100 vídeos e 100 revistas.[:D]

Sabes, nas alturas em que apanhava um correctivo do meu pai dizia sempre para mim próprio que nunca o faria numa altura futura quando tivesse um filho, mas actualmente penso de maneira diferente, acho que esse mesmo correctivo pode ser essêncial na educação de uma criança desde que dado no momento certo e tendo a noção de não cair na violência fisica.[;)]

Sim, concordo contigo, mas não sou muito a favor de castigos corporais.
Acho que não os deixar fazer aquilo que mais gostam tem mais efeito do que uma palmada, por exemplo.

Mas expressões como "não vales nada" ou "metes-me nojo" como li por aqui ou "és mesmo estúpida" como já presenciei, para mim são inconcebiveis.

Last edited:
Os meus pais são exemplos a seguir. São moralmente grandes pessoas. Claro que temos as nossas "coisas" mas são tão pequenas quando comparadas com o que de bom há! Já não moro em casa deles há uns 8 anos mas é raro o dia que não falemos ou nos vemos. Actualmente tomam conta dos meus filhos (até nisso é bom não precisar de infantários e creches) e dá prazer ver a relação avós - netos! São grandes amigos!

Por tudo e algo mais, sempre foram os maiores!

Back