OTA - O Aeroporto negócio !!! - Governo escolhe ALCOCHETE!

Não é preciso.

Num dia de pouco trânsito já fui de Algés precisamente à trafaria em cerca de 2 min . E sim é verdade. E não foi de avião.

Não queres adicionar um número (que não o zero) antes do 2? só a atracar o cacilheiro demora quase 5min...

bungeeslingshot.gif

200w.webp

200w.webp

Para mim nao vale a pena ter metro na VDG. Transportar os passageiros com autocarros funciona bem e é barato.

Ou tens um corredor especifico, reservado e delimitado com separador para shuttles ou então esquece transporte rodoviário na VdG...tens um acidente simples nas horas complicadas aquilo entope tudo.
Mesmo com um autocarro de 2 pisos atestado com o pessoal todo sentado consegues uns 70 lugares, mais bagagem....não tem grande viabilidade, pode ser solução inicial temporária, mas não pode ser a definitiva.

Não se está aqui no tópico a baralhar um bocado o propósito das ponte VdG ?

É só uma obra de extrema importância que dignificou aquela parte da margem sul, montijo, moita, alcochete, etc

Há algumas AE que estão a ganhar pó mas a ponte VDG é extremamente útil.

Ninguém está a dizer que a VDG não tem utilidade. O que estamos a dizer é que o local foi claramente mal escolhido. Se tivessem construido logo em 1998 a ponte Barreiro-Chelas em vez da VDG, essa hipotética ponte do Barreiro iria sem duvida alguma ter o dobro do tráfego da VDG.

E a Ponte VDG não serve os concelhos do Seixal, Barreiro e Sesimbra (Quinta do Conde). Falamos de 250 mil habitantes que não têm qualquer interesse na VDG devido a esta ficar demasiado longe. A VDG serve o Montijo e Alcochete, que juntos têm menos de metade desta população. Foi um péssimo local escolhido.

Ninguém está a dizer que a VDG não tem utilidade. O que estamos a dizer é que o local foi claramente mal escolhido. Se tivessem construido logo em 1998 a ponte Barreiro-Chelas em vez da VDG, essa hipotética ponte do Barreiro iria sem duvida alguma ter o dobro do tráfego da VDG.
Sempre se disse que a ponte ali foi para emparelhar com a expo e claro para satisfazer a mania das grandezas deste povo.

E a Ponte VDG não serve os concelhos do Seixal, Barreiro e Sesimbra (Quinta do Conde). Falamos de 250 mil habitantes que não têm qualquer interesse na VDG devido a esta ficar demasiado longe. A VDG serve o Montijo e Alcochete, que juntos têm menos de metade desta população. Foi um péssimo local escolhido.

Foi o quê...?!

Os bancos tinham ali uns terrenos que não valiam um crl e passaram a valer fortunas com a construção da VDG...

:rolleyes::rolleyes::)

Hmm ok estou a ver.

Mas não será melhor 3 pontes ? ou a de chelas-barreiro era suficiente em conjunto com a 25 de abril ?

Ou mesmo que seja 3 pontes se calhar de facto devia-se ter dado prioridade à chelas-barreiro , é isso?

Hoje em dia temos eixo NS, cril completa, etc e mesmo assim parece que o transito não acalma.....daí eu achar que as 3 seria o ideal, penso eu de que.

Sempre se disse que a ponte ali foi para emparelhar com a expo e claro para satisfazer a mania das grandezas deste povo.

Foi o quê...?!

Os bancos tinham ali uns terrenos que não valiam um crl e passaram a valer fortunas com a construção da VDG...

:rolleyes::rolleyes::)

A VDG ainda tem um volume de carros considerável e quem quer ir para sul a partir da zona norte de lisboa , está excelente. Absorve quem vai para o Alentejo, beira baixa, etc.

Mas no commuting margem sul-lisboa dia a dia pode ser pouco eficaz, pois...

Escrever que a VDG não tem transito só pode ser por brincadeira ou ignorância!

Em 20 anos passaram por lá cerca de 426 milhões de veículos automóveis e a média atual diária ronda os 62.000, sito segundo a imprensa, mas acredito que seja real que eu vejo-a todos os dias!

Se tirou efetivamente carros à 25 de abril? Claro que sim, mas poderia tirar mais, sobretudo se não fosse tão cara a travessia! Ainda assim, a 25 de abril tem mais do dobro do tráfego diário: Ponte Vasco da Gama: previsões de tráfego falharam / Actualidade / Home - Diário Imobiliário

Escrever também que "apenas" serve os concelhos de Alcochete e montijo é outro disparate! É um excelente acesso para Sul, evitando lx e servindo concelhos como Moita, Palmela, Setúbal...

Falha foi mesmo não ter sido planeada logo como rodoferroviária, mas há 20 e tal anos era complexo prever essa necessidade...

Quanto ao futuro aeroporto... já devia estar pronto, mas entre estudos e estudinhos... assim se passam os aninhos!

Ou tens um corredor especifico, reservado e delimitado com separador para shuttles ou então esquece transporte rodoviário na VdG...tens um acidente simples nas horas complicadas aquilo entope tudo.
Mesmo com um autocarro de 2 pisos atestado com o pessoal todo sentado consegues uns 70 lugares, mais bagagem....não tem grande viabilidade, pode ser solução inicial temporária, mas não pode ser a definitiva.

Como é óbvio vao ter de ser construídos corredores específicos. Mas continua na mesma mais barato do que construir 30Kms de linha de metro, só para ter uma ideia, para fazer 1Km de metro do Porto custou 16 milhoes de euros: https://www.metrodoporto.pt/uploads/document/file/55/Relat_rio_e_Contas_Metro_do_Porto_2007.pdf

Ora 16 milhoes x 30Km = 480 milhoes de euros. Isto para um aeroporto de recurso para empresas low cost. [:D]

Escrever que a VDG não tem transito só pode ser por brincadeira ou ignorância!

Em 20 anos passaram por lá cerca de 426 milhões de veículos automóveis e a média atual diária ronda os 62.000, sito segundo a imprensa, mas acredito que seja real que eu vejo-a todos os dias!

Mais uma vez, ninguém disse que a VDG não tem trânsito. O que estamos a dizer é que, se em 20 anos passaram 426 milhões de carros na VDG, na ponte Chelas-Barreiro teriam passado 700 ou 800 milhões de carros nesses 20 anos, caso essa ponte tivesse sido construida em detrimento da VDG.

Mas não será melhor 3 pontes ? ou a de chelas-barreiro era suficiente em conjunto com a 25 de abril ?

Ou mesmo que seja 3 pontes se calhar de facto devia-se ter dado prioridade à chelas-barreiro , é isso?

Hoje em dia temos eixo NS, cril completa, etc e mesmo assim parece que o transito não acalma.....daí eu achar que as 3 seria o ideal, penso eu de que.

Neste momento, visto que a VDG já foi construída, eu faria o seguinte (havendo dinheiro para isto, claro):

- Tunel rodoviário Trafaria-Algés a ligar a A33 à CRIL
- Ponte Chelas-Barreiro exclusivamente ferroviária. Ficam os comboios suburbanos da Fertagus que servem os concelhos de Setúbal, Palmela, Seixal e Almada a usar a ponte 25 de Abril e os comboios Suburbanos da CP que servem os concelhos de Setúbal, Palmela, Moita e Barreiro a usar a nova ponte. Os comboios depois do Barreiro (Lavradio) entravam em Lisboa e faziam Roma-Areeiro/Entrecampos/Sete-Rios/Campolide/Alcântara-Terra. Os alfa-pendulares, intercidades e comboios de mercadorias também passavam a usar a nova ponte, indo directamente à Gare-do-Oriente onde depois faziam logo a ligação com a linha do norte para o Porto. Na zona da estação do Barreiro (Lavradio) fazia uma bifurcação: suburbanos seguiam uma linha para Setúbal e shuttle seguia uma segunda linha para o aeroporto.

Não se está aqui no tópico a baralhar um bocado o propósito das ponte VdG ?

É só uma obra de extrema importância que dignificou aquela parte da margem sul, montijo, moita, alcochete, etc

Há algumas AE que estão a ganhar pó mas a ponte VDG é extremamente útil.

Não disse isso, estou apenas a referir-me à função inicialmente concebida que alega-se que falhou, que foi aliviar a 25 de Abril. A ponte VdG é mesmo necessária e os números de tráfego têm vindo a aumentar claramente, aquela zona seria o caos e muito menos habitada sem a ponte.

Não é preciso.

Num dia de pouco trânsito já fui de Algés precisamente à trafaria em cerca de 2 min . E sim é verdade. E não foi de avião.

Qual cacilheiro....

Só posso dizer que não havia trânsito [:p] E não era eu aos comandos.

Ainda ontem fiz esse trajecto (até à Universidade) sem qualquer trânsito e nem em 10 minutos o fiz...nos meus cálculos 20 min é o normal, 15 min com pressa. O caminho até à Trafaria é inclusivamente um pouco sinuoso na parte final.

Tens de consertar o teu relógio certamente.

Como é óbvio vao ter de ser construídos corredores específicos. Mas continua na mesma mais barato do que construir 30Kms de linha de metro, só para ter uma ideia, para fazer 1Km de metro do Porto custou 16 milhoes de euros: https://www.metrodoporto.pt/uploads/document/file/55/Relat_rio_e_Contas_Metro_do_Porto_2007.pdf

Ora 16 milhoes x 30Km = 480 milhoes de euros. Isto para um aeroporto de recurso para empresas low cost. [:D]

Esses valores são para uma via construída em zonas fortemente urbanas, onde é necessário adquirir terrenos (por norma mais caros que terrenos rústicos) e alterar a paisagem urbana (fortemente condicionada) para que a linha passe. É diferente a construção num local onde não existem esses obstáculos, sendo apenas necessário repintar o piso e mudar ligeiramente as estruturas de contenção/protecção.

Portanto acredito que os custos sejam mais baixos, no entanto considero que há pouco espaço para os carros e metro conviverem lado a lado, para alem de ser perigoso...tinham de obrigar a reduzir a velocidade em todo o tabuleiro para evitar graves acidentes com as carruagens.

Neste momento, visto que a VDG já foi construída, eu faria o seguinte (havendo dinheiro para isto, claro):

- Ponte Chelas-Barreiro exclusivamente ferroviária. Ficam os comboios suburbanos da Fertagus que servem os concelhos de Setúbal, Palmela, Seixal e Almada a usar a ponte 25 de Abril e os comboios Suburbanos da CP que servem os concelhos de Setúbal, Palmela, Moita e Barreiro a usar a nova ponte. Os comboios depois do Barreiro (Lavradio) entravam em Lisboa e faziam Roma-Areeiro/Entrecampos/Sete-Rios/Campolide/Alcântara-Terra. Os alfa-pendulares, intercidades e comboios de mercadorias também passavam a usar a nova ponte, indo directamente à Gare-do-Oriente onde depois faziam logo a ligação com a linha do norte para o Porto. Na zona da estação do Barreiro (Lavradio) fazia uma bifurcação: suburbanos seguiam uma linha para Setúbal e shuttle seguia uma segunda linha para o aeroporto.
Subscrevo.

Mais uma vez, ninguém disse que a VDG não tem trânsito. O que estamos a dizer é que, se em 20 anos passaram 426 milhões de carros na VDG, na ponte Chelas-Barreiro teriam passado 700 ou 800 milhões de carros nesses 20 anos, caso essa ponte tivesse sido construida em detrimento da VDG.

Concordo igualmente, o problema é que essas obras têm um custo demasiado elevado para um país que tem a 3ª maior dívida da UE e ainda não estancou o défice...em plena recuperação económica. Quando vier a próxima crise (não deve demorar muito, é cíclico), voltamos à estaca zero.

Concordo. Por outro lá já se gastou no BES/BPN/BPP o equivalente a 10 pontes destas.

Acho que o que se gastou nestes bancos até agora, dava para construir o TGV, as pontes e o aeroporto. :sh)

Concordo. Por outro lá já se gastou no BES/BPN/BPP o equivalente a 10 pontes destas.

Acho que o que se gastou nestes bancos até agora, dava para construir o TGV, as pontes e o aeroporto. :sh)

O que está para trás já pouco há a fazer...resta-nos aprender com o passado para fazer o correcto no futuro. Primeiro temos de corrigir a dívida/défice e só depois nos devemos aventurar por esses gastos...pelo menos nenhuma família se vai endividar mais quando já não consegue pagar as suas prestações...o Estado também não o devia porque está provado que isso só vai dar porcaria.

Voltar
Superior