OTA - O Aeroporto negócio !!! - Governo escolhe ALCOCHETE!

No dia em que os ambientalistas se tornem pessoas sérias, passarei a dar-lhes crédito.

Até lá, o que mais incomoda é as suas tentativas de estarem sempre presentes nas diversas comissões. E remunerados, claro.

Já metem nojo.

Errr... Alpiger, só "notaste" agora ? :D

É mais que sabido que a Portela tem muitos slots vagos... o problema reside nas "horas de ponta", em que o aeroporto trabalha nos limites da capacidade.

O argumento não é completamente falacioso... mas não deixa de o ser, ao mesmo tempo.

"V"

Não sei se viste a reportagem na TV mas essa hora de ponta é quase inexistente, sendo só mais intenso entre as 6 e as 8 da manhã, isto em relação á ocupação dos slots.

Isto é só mais uma prova que a Portela será mais uma moeda de troca muito apetecivel para o negocio do novo aeroporto, alem de não interessar á TAP que a Portela seja utilizada por outras companhias aereas, por motivos de concorrencia.

então se fizerem como em londres, tirem os de carga da portela ainda tem mais espaços até para estancionamento

alias a portela tinha capacidade de espansão, mas a alta de lisboa dava mais dinheiro

Com a base do Montijo ali mesmo ao lado, ainda me faz alguma confusão a construção de um aeroporto dentro ou muito próximo da reserva natural do Tejo.

Mas andar a largar bombas naquele local nunca fez comichão a ninguém. [:D] È como o ITN, existe à umas boas décadas, mas só recentemente é que uns políticos o descobriram [:D]

Aeroporto de Lisboa vai ou não abaixo? é que vai ter grandes obras já em 2009...

Aeroporto de Lisboa vai ou não abaixo? é que vai ter grandes obras já em 2009...

Enquanto se fala de um novo aeroporto e o fim do aeroporto de Lisboa, chegou-me ás mãos um caderno de encargos de uma grande obra no aeroporto de Lisboa já com arranque previsto em 2009.
Sem entrar em pormenores do que se trata posso adientar que a obra é na ordem de varios milhões de euros... o que parece estranho uma obra desta envergadura e ao mesmo tempo oiço conversas na tv que vai ser demolido...[:blush:]

Todos os anos são gastos vários milhões de euros em obras no aeroporto...Eu não tenho acesso aos cadernos de encargos, mas vejo os concursos e os valores de cada um.

Tenho ideia que são obras, mais ou menos inevitáveis, em função do aumento de vôos. São quase tudo ampliações e remodelações, havendo também algumas estruturas novas

Sinceramente, choca-me mais o atraso de vários anos em fazer chegar o metropolitano ao aeroporto...

É claro que o aeroporto de Lisboa não se encontra saturado, nem nas horas de maior afluência. O problema do aeroporto de Lisboa para além da sua localização é o aeroporto em si.

Nunca gostei do aeroporto, e pelo mundo fora todos os comentários que ouço relativamente a Lisboa e à TAP vêm principalmente da falta de qualidade do LIS.Por outro lado o OPO está muito bom. Muita luz, grandes espaços, bastante limpo e de fácil utilização. Só lhe falta mais movimentos aereos(rotas e frequencias) para se tornar ainda mais apetecivel.

Espero que com o novo aeroporto, Lisboa possa dispor assim de algo que se possa orgulhar.

É claro que o aeroporto de Lisboa não se encontra saturado, nem nas horas de maior afluência. O problema do aeroporto de Lisboa para além da sua localização é o aeroporto em si.

Nunca gostei do aeroporto, e pelo mundo fora todos os comentários que ouço relativamente a Lisboa e à TAP vêm principalmente da falta de qualidade do LIS.Por outro lado o OPO está muito bom. Muita luz, grandes espaços, bastante limpo e de fácil utilização. Só lhe falta mais movimentos aereos(rotas e frequencias) para se tornar ainda mais apetecivel.

Espero que com o novo aeroporto, Lisboa possa dispor assim de algo que se possa orgulhar.

Se achas que não se encontra saturado ou nunca lá foste ou nunca falaste com alguém da Groundforce ou do controlo de tráfego. Está simplesmente a rebentar pelas costuras e se não fosse as obras que se têm feito era o caos. O recente Terminal 2, o prolongamento da taxiway paralela à 03/21 e os novos locais de parqueamento de aviões vieram aliviar um pouco e podem dar a falsa sensação de que a Portela chega e bem mas nada mais falso, daqui por um par de anos está o caos outra vez instalado, sobretudo no Verão e no Natal.

Duvido que tenhas ouvido alguém a falar mal da TAP por causa do aeroporto, o que é que a companhia aérea tem a ver com isso?

Se achas que não se encontra saturado ou nunca lá foste ou nunca falaste com alguém da Groundforce ou do controlo de tráfego. Está simplesmente a rebentar pelas costuras e se não fosse as obras que se têm feito era o caos. O recente Terminal 2, o prolongamento da taxiway paralela à 03/21 e os novos locais de parqueamento de aviões vieram aliviar um pouco e podem dar a falsa sensação de que a Portela chega e bem mas nada mais falso, daqui por um par de anos está o caos outra vez instalado, sobretudo no Verão e no Natal.

Duvido que tenhas ouvido alguém a falar mal da TAP por causa do aeroporto, o que é que a companhia aérea tem a ver com isso?

Por acaso já passei por lá...e esta hein?:sh) está a rebentar pelas costuras?O que dizer do LHR,LGW e outros...

O que é que a companhia aerea tem a ver com o aeroporto[:D][:D] Quando tu viajas numa companhia tens que passar por um aeroporto, e esse aeroporto (o hub da TAP) é a Portela...O Trafego não é só O&D e a TAP perde e muito para a Iberia devido ao aeroporto de MAD. Que para além de muito melhores condições também apresenta mais destinos e frequências.

Sou a favor de um novo aeroporto para Lisboa, mas não queiram fazer da Portela tão saturado quando ele não o é.

Ok, então o Aeroporto de Lisboa que é gerido pela ANA dá má imagem à TAP que é apenas uma das dezenas de companhias aéreas que lá operam, apesar de ser a principal[:D]

Se eu for a Heathrow e achar o aeroporto mau também vou meter as culpas na British Airways, querem ver?[:)]

Ok, então o Aeroporto de Lisboa que é gerido pela ANA dá má imagem à TAP que é apenas uma das dezenas de companhias aéreas que lá operam, apesar de ser a principal[:D]

Se eu for a Heathrow e achar o aeroporto mau também vou meter as culpas na British Airways, querem ver?[:)]

Está tudo relacionado, e tu estas a passar ao lado da questão. Tens um voo e podes usar a TAP ou IBERIA, com escalas respectivamente em LIS e MAD, se tens uma má experiência com o LIS é obvio que o vais evitar, com isto não estou a dizer que a culpa é da TAP, mas sim que ela fica prejudicada com isto.

Não, metes na BAA, contudo e caso não saibas a maioria das malas perdidas pela BA são culpa da BAA e quem leva com as culpas é a BA, em má publicidade...

Já agora o terminal5 veio beneficiar em muito a BA que conta agora com uma imagem muito mais limpa e eficaz, check de segurança muito mais rapidos, bagagens na hora e voos com menos atrasos, e isto tudo porque? Porque está num novo terminal(excepção de alguns voos europeus operados, por 757 e dos voos para OZ.). Os beneficios são da BA mas é devido ao terminal do aeroporto gerido pela BAA....

Consegui ser claro agora? Ou ainda consegues levar a questão para outro lado?

Última edição:
Está tudo relacionado, e tu estas a passar ao lado da questão. Tens um voo e podes usar a TAP ou IBERIA, com escalas respectivamente em LIS e MAD, se tens uma má experiência com o LIS é obvio que vais o vais evitar, com isto não estou a dizer que a culpa é da TAP, mas sim que ela fica prejudicada com isto.

Não, metes na BAA, contudo e caso não saibas a maioria das malas perdidas pela BA são culpa da BAA e quem leva com as culpas é a BA, em má publicidade...

Já agora o terminal5 veio beneficiar em muito a BA que conta agora com uma imagem muito mais limpa e eficaz, check de segurança muito mais rapidos, bagagens na hora e voos com menos atrasos, e isto tudo porque? Porque está num novo terminal(excepção de alguns voos europeus operados, por 757 e dos voos para OZ.). Os beneficios são da BA mas é devido ao terminal do aeroporto operado pela BAA....

Consegui ser claro agora? Ou ainda consegues levar a questão para outro lado?

Tu é que não estás a querer entender pois estás a meter as coisas do ponto de vista do utilizador ocasional que viaja uma vez por ano e que nada percebe de infraestruturas aeroportuárias (aquele que também quando apanha uma aterragem com crosswind mete as culpas no piloto porque aterrou à bruta e com o avião de lado). Felizmente que ultimamente já muita gente ouviu falar da Groundforce ou da ANA.

A TAP (e as outras todas) opera em Lisboa nas condições que lhe dão e pouco pode fazer. No campo oposto, eu quando vou a Frankfurt acho aquilo muito arrumado e organizado (tirando a antipatia do pessoal do security check) mas longe de mim estar a enaltecer a Luftansa por isso.

Tu é que não estás a querer entender pois estás a meter as coisas do ponto de vista do utilizador ocasional que viaja uma vez por ano e que nada percebe de infraestruturas aeroportuárias (aquele que também quando apanha uma aterragem com crosswind mete as culpas no piloto porque aterrou à bruta e com o avião de lado). Felizmente que ultimamente já muita gente ouviu falar da Groundforce ou da ANA.

A TAP (e as outras todas) opera em Lisboa nas condições que lhe dão e pouco pode fazer. No campo oposto, eu quando vou a Frankfurt acho aquilo muito arrumado e organizado (tirando a antipatia do pessoal do security check) mas longe de mim estar a enaltecer a Luftansa por isso.

:sh):sh)

1º Eu estou a falar de pessoas que quer em negocios quer em lazer andam todo o ano de avião e sempre que podem evitam o LIS.

2º Se tens duas hipoteses, escolhes a que mais gostas (Logo a TAP ao operar na Portela perde para companhias com aeroportos com mais condições).

3º Eu não culpo a TAP por nada disso, apenas disse que um novo aeroporto a vai favorecer muito, não tanto para os Lisboetas( que teriam que utilizar na mesma a Portela) mas para quem vem de fora ou necessite de fazer escalas na Europa, porque o lucro da TAP não vem so de O&D, e com as rotas para o Brasil o novo aeroporto so a ajudaria a encontrar mais passageiros pela Europa fora.

4º O Fra com todos os movimentos aereos e passageiros que tem durante o ano, é um excelente aeroporto.

Cumps

:sh):sh)

1º Eu estou a falar de pessoas que quer em negocios quer em lazer andam todo o ano de avião e sempre que podem evitam o LIS.

2º Se tens duas hipoteses, escolhes a que mais gostas (Logo a TAP ao operar na Portela perde para companhias com aeroportos com mais condições).

3º Eu não culpo a TAP por nada disso, apenas disse que um novo aeroporto a vai favorecer muito, não tanto para os Lisboetas( que teriam que utilizar na mesma a Portela) mas para quem vem de fora ou necessite de fazer escalas na Europa, porque o lucro da TAP não vem so de O&D, e com as rotas para o Brasil o novo aeroporto so a ajudaria a encontrar mais passageiros pela Europa fora.

4º O Fra com todos os movimentos aereos e passageiros que tem durante o ano, é um excelente aeroporto.

Cumps

Eu não sei para que são os sacos na cabeça quando no fundo estamos a falar do mesmo. Falas muito da Portela como hub mas duvido que o Aeroporto de Lisboa (ou a TAP) tenham aspirações a concorrer com Madrid como principal hub da península ibérica. Até porque servem mercados diferentes. Quem tem de passar pela Portela passa e ponto final. Se o destino é LIS que remédio têm. Se é Brasil ou os PALOP também não têm grande alternativa. Se é a America Latina ou o Médio Oriente vão por MAD, não por ser melhor que LIS mas porque LIS não oferece vôos regulares para esses destinos.

Mesmo um americano que venha para a Europa e que tenha de fazer escala escolhe sempre LHR ou CDG por serem mais centrais, LIS fica sempre fora da equação. Lisboa é um destino e não um ponto de passagem. Mas já nos estamos a desviar do tópico.

Há factos práticos de como reformulando um aeroporto já existente fica mais barato e aumenta significativamente o trafego.

Isso aconteceu mais recentementeno Porto, no Aeroporto de Pedras Rubras, de onde um sistema caótico passaou-se a ter um sistema muito mais organizado e com acesso a um novo transporte inexistente anteriormente, o Metro.

Deveria-se reformular o Aeroporto de Lisboa, caso necessário, e não a construção de um novo e dexar da treta de andar a roubar os contribuintes portugueses e europeus.

Este tipo de politica de favores em Portugal mete é um NOJO.

EDIT: outra coisa que me deixa intrigado, o TGV, porque raio andou-se a investir numa linha paralela há existente para passar um comboio pendular, quando agora vai-se investir para passar o TGV. Neste caso deveriam reformular a mal projectada linha do pendular para este poder circular à sua velocidade de cruzeiro, agora ligar Lisboa a Madrid é uma opção válida.

Tudo isto leva-me a crer que há muito dinheiro para deitar fora, não o deitem ajudem os novos jovens empresários principalmente nesta altura dificil, acreditem que o dinheiro é melhor aplicado.

Última edição:
Voltar
Superior