Padel

Para ficar a saber se gosta!
Normalmente a malta do ténis é meia preconceituosa com o padel, pensa que o padel é o parente pobre do ténis. (o ténis exige mais tempo de aprendizagem), mas os que tenho visto a aventurar-se pelo padel vão ficando.
Ir ficando em vez do ténis não me parece, mas pode ser um complemento, apesar de serem desportos muito diferentes.

No meu caso, escolho o ténis sem pestanejar.

Também digo já, por muito que goste de jogar.

Os meus serviços e as minhas esquerdas a uma mão são das coisas mais pobres que se podem encontrar.

Era mesmo curiosidade minha perceber as vertentes positivas do jogo, sem qualquer preconceito.

As vantagens do padel relativamente ao ténis é que é um desporto de mais fácil e mais rápida aprendizagem, não obriga a aulas para aprender, o ténis também não mas sem umas aulas nunca mais se evolui.
Outra das vantagens é que há mais oferta de campos e horários para jogar e mais torneios sociais. No fundo é um desporto com mais pendor social e de convívio que o ténis que é mais competitivo (no padel tambem se chega a um patamar que a competição supera o social, mais mais à frente)

Ir ficando em vez do ténis não me parece, mas pode ser um complemento, apesar de serem desportos muito diferentes.

No meu caso, escolho o ténis sem pestanejar.

Eu vim do ténis e fiquei no padel, pelo menos para já.

Joguei várias vezes ténis nas minhas férias. Ali pelo meio joguei padel. Epá, senti-me burro e com uma frustração bem lá em cima.
Só voltei a jogar ténis, remédio santo. Mas não deixo de achar piada ao parente pobre...

É o que é!
29dc81a703a231a40891758f1a92fecb.jpg

Eu cada vez jogo menos tenis e mais padel, a vantagem é que é mais facil marcar jogos, e a bola está mais tempo em jogo.

Eu continuo jogador de Tenis!

Sou Federado desde os 14 anos, o Padel não me conquistou, não é a minha praia, no entanto os meus dois rapazes que jogam tenis desde os 6 anos, têm vindo a trocar o ténis pelo Padel, e volta e meia atiro-lhes com esse meme para cima!

Jogava Tennis desde os 10 anos, mas já lá vai 5 anos em que praticamente só jogo Padel, da ultima vez que joguei Tennis já só fazia balões e não sei como deixei de saber servir em condições. Para meu desgosto o meu Tio já não me considera contactar para jogar tennis com ele, foi despromovido :sh).

O padel é o parente pobre do tenis, muitos do top de padel era jogadores mediocres de tenis, mas a diversão do padel para mim não tem paralelo, é um jogo mais dinamico e social que o tenis, para conseguir semelhante no tenis todos os jogadores em campo tinham que ter alguma qualidade, no padel mesmo com amadores aquilo dá sempre piada.

O chato do padel é ter um campo em casa, tennis é facil, pelo menos os de concreto, manutenção quase zero, mas padel para manter os campos funcionais requer alguma manutenção(€€).

O Padel tem um aspecto mobilizador para muitos ex-jogadores de ténis, nomeadamente na meia idade ou depois dos 50, é que é muito mais social e menos individual, é muito menos exigente do ponto de vista fisico, e quem tiver toque de bola (pulso) joga normalmente Padel acma da média e rápidamente se destaca, é jogado a 4, implica parcerias, e mobiliza muito mais gente e assistência que o ténis. E está na moda, e tem muitos patrocinios!

Um torneio social no Ténis arrasta metade das pessoas, apenas quando cheira a competitividade, Regionais de Clubes, Distritais, ou o Nacional é que se vê assistência nos courts. Os meus rapazes fizeram este percurso até aos Nacionais, acompanhei-os durante anos por todo o País, e cheguei a ver jogos do Nacional onde estavam apenas os Pais do jogador, e mesmo no Nacional nunca conseguimos patrocinios para além do Paitrocinio, no Padel o mais novo é (M1) e treinador, e é patrocinado oficialmente pela Adidas e por duas empresas da Região.

O Ténis é muito mais técnico e mais potente, mais exigente em todos os aspectos, e tem aquilo que sempre me prendeu à modalidade, é um jogo solitário, onde estamos sózinhos no court, jogando contra o adversário e muitas vezes contra os nossos "medos" e limitações. É um jogo onde a diferença se faz pela atitude, minset e capacidade de foco "stay in the moment", porque a técnica está ao alcance de todos, compra-se em aulas com um treinador ou um prof.

Jogava Tennis desde os 10 anos, mas já lá vai 5 anos em que praticamente só jogo Padel, da ultima vez que joguei Tennis já só fazia balões e não sei como deixei de saber servir em condições. Para meu desgosto o meu Tio já não me considera contactar para jogar tennis com ele, foi despromovido :sh).

O padel é o parente pobre do tenis, muitos do top de padel era jogadores mediocres de tenis, mas a diversão do padel para mim não tem paralelo, é um jogo mais dinamico e social que o tenis, para conseguir semelhante no tenis todos os jogadores em campo tinham que ter alguma qualidade, no padel mesmo com amadores aquilo dá sempre piada.

O chato do padel é ter um campo em casa, tennis é facil, pelo menos os de concreto, manutenção quase zero, mas padel para manter os campos funcionais requer alguma manutenção(€€).

acho que anda nos 50mil€ um campo de tenis wpt

acho que anda nos 50mil€ um campo de tenis wpt

Por 10-20k já se consegue um bom campo de padel, também depende se o terreno tem de ser preparado ou já está preparado. Não é preciso ser um de topo, pelo menos para mim [:D]

O mais chato é que para ter um em casa não é só gastar o dinheiro uma vez, é toda a manutenção, porque ninguem gosta de jogar em campos por partes soltas ou gastas, mas como ainda não considerei serialmente ter um campo lá em casa não olhei em detalhe para a manutenção. E depois alguma da manutenção também tem de ser regular senão o tapete estraga mais depressa, etc etc.

Por 10-20k já se consegue um bom campo de padel, também depende se o terreno tem de ser preparado ou já está preparado. Não é preciso ser um de topo, pelo menos para mim [:D]

O mais chato é que para ter um em casa não é só gastar o dinheiro uma vez, é toda a manutenção, porque ninguem gosta de jogar em campos por partes soltas ou gastas, mas como ainda não considerei serialmente ter um campo lá em casa não olhei em detalhe para a manutenção. E depois alguma da manutenção também tem de ser regular senão o tapete estraga mais depressa, etc etc.

Uma coisa caseira talvez se consiga por 20k se for tudo meio adaptado e nada com especificações WPT... Por 10K não acredito, mal chega para o piso, quanto mais para os acrílicos e armações metálicas.
A manutenção de um campo caseiro, que é usado muito pouco (ao contrário de um campo comercial que é usado todo o santo dia 7 dias por semana) deverá ser coisa pouca. Manter os níveis de areia ajustados e o piso deverá durar uma década ou mais.

Back