Pág 4 - Ford Focus RS...?

O que faria na tua situação era mesmo manter o Honda I-VT (clássico com algum interesse por ser o "primeiro" V-TEC e por não ter a imagem de boy-racer do modelo que lhe sucedeu) e comprar um e30 320 is.

Ambos os carros dao para fazer seguros de pré-clássicos (70€ no primeiro ano, e a partir daí sempre a descer), são carros que estão perto do seu pico de desvalorização portanto o seu valor comercial, se bem mantidos, está à prova de deflacção, e o 320is não é mais do que uma versão "tax-friendly", feita de propósito para o mercado tuga e italiano, do M3 e30, unanimamente considerado, por quem de direito, o melhor M3 de sempre.

O e30 320is tem um dos motores mais míticos da BMW, uma preciosidade desenhada em 14 dias (de nome de código s14, that stands up for "short fourteen days") baseada no bloco m10 (do BMW 2002, um dos modelos responsaveis pela sobrevivencia da marca) combinado com uma cabeça de 16 vávulas com o cunho M, porpulsor que "deu" à BMW um dos mais bem sucedidos carros de competição de sempre, somando vitorias nos circuitos de velocidade e nos troços de rallyes dos 4 cantos do mundo.
Juntando a isto o facto de custar metade do teu limite orçamental, uma caixa getrag "dogleg", a leveza e equilíbrio do chassis do e30, plus o charme intemporar daquela carroçaria, tens um carro, a meus olhos, perfeito.

Os 192 cavalos do e30 parecem pouco comparados com o que se faz agora, mas vai-se a ver e os carros dos dias de hoje, embora mais rápidos (dependendo de quão direita é a estrada, porque quando as curvas se sucedem muito o peso elevado dos actuais "eletrodomesticos" sente-se e bem!), são muito menos emocionais e comunicativos do que os CARROS dos anos 80.

Se tens MESMO que manter um carro só, eu ia para um e36 M3 3.0, substancialmente mais barato que um 3.2, com poucas diferenças em termos de performance relativamente ao seu irmão maior, discreto q.b., unicamente reconhecido por quem sabe o que é um M, muito elegante, chassis que assimila muito bem a potencia, uma delícia de se conduzir em estradas de montanha e dono de um motor FABULOSO, bruto, cheio de carácter e praticamente à prova de bala!

Fazer de um M um carro de dia-a-dia para mim não funcionava mesmo, porque uma das coisas que torna a experiencia de condução de um carro desportivo verdadeiramente especial é o facto de ser esporádica, sensação que se desvanece com um carro que todos os dias se anda a estoirar no transito...
Depois convem sempre ter um carro extra que não gaste assim tanto...

Enquanto os €€ não abundam ando a espreitar várias alternativas que acho que vou gostar, desde o sempre especial S2000, até ao Mitsuubichi 3000GT, passando pelos BMW's 325 cabrio, 300 ZX, etc, etc.

até que numa dessas pesquisas vi este carro:
Ford Focus RS NR.4192, 20.000 EUR, Vizela - Standvirtual

estou mesmo a pensar neste modelo, invulgar, motor fiável, dinâmica de eleição, pronto para brincadeiras e mais brincadeiras...[;)]

que vos parece? alguém por aqui com feedback acerca de consumos e tipo de condução? alguém já meteu as mãos num destes?

Enquanto os €€ não abundam ando a espreitar várias alternativas que acho que vou gostar, desde o sempre especial S2000, até ao Mitsuubichi 3000GT, passando pelos BMW's 325 cabrio, 300 ZX, etc, etc.

até que numa dessas pesquisas vi este carro:
Ford Focus RS NR.4192, 20.000 EUR, Vizela - Standvirtual

estou mesmo a pensar neste modelo, invulgar, motor fiável, dinâmica de eleição, pronto para brincadeiras e mais brincadeiras...[;)]

que vos parece? alguém por aqui com feedback acerca de consumos e tipo de condução? alguém já meteu as mãos num destes?

Na EVO de Março vem um "buyer's guide" do Focus RS. Sendo de Novembro de 2003 será já do fim da comercialização, e terá todos os problemas resolvidos (acelerador, "sagging" da pele dos bancos) legenda no botão start.
Segundo a EVO uns carros sofrem de torque steer muito forte, noutros nem se nota.
Infelizmente nunca andei em nenhum, mas foi uma das opções em cima da mesa quando andei à procura de carro "novo"; na altura não havia nenhum à venda em Pt e a importação já não compensava.[s)][s)]

Na EVO de Março vem um "buyer's guide" do Focus RS. Sendo de Novembro de 2003 será já do fim da comercialização, e terá todos os problemas resolvidos (acelerador, "sagging" da pele dos bancos) legenda no botão start.
Segundo a EVO uns carros sofrem de torque steer muito forte, noutros nem se nota.
Infelizmente nunca andei em nenhum, mas foi uma das opções em cima da mesa quando andei à procura de carro "novo"; na altura não havia nenhum à venda em Pt e a importação já não compensava.[s)][s)]
Ia referir esse mesmo artigo, Este Focus é mesmo muito interessante[br:)][br:)][br:)], pena haver tão poucos.

E esse em particular não parece nada mal é dos últimos, não tem muitos km e até referem o nº de série!

[;)]

Que salganhada que para aqui vai...

Se gostas de Hondas talvez o S2000 fosse a melhor opção, tendo outro carro como 2ª opção, mais familiar/citadino. É bonito, fiavel, agradavel para passear e nem se mexe nada mal.

FD2 esquece... É um puro desportivo e não pareces ser o tipo comprador. Quem os deseja nem sequer fica na duvida com as restantes opções!

BMW M3 tem um bom motor, descapotavel, familiar... parece reunir as caracteristicas que te agradam. Mas lembra-te que estamos em 2010 e esses motores grandes e consumistas hoje em dia são esmagados pelos pequenos turbinados. E a manutenção de um M3 não há de ser agradável, nem é um Honda que dura para sempre...

NSX é a mistura das desvantagens do S2000 com o M3, mais um preço estupidamente alto para um carro que nem vale tanto quanto isso. Além de ser complicado arranjar um (nacional).

Agora que parece estares mais inclinado para um Focus RS! é um Hatch Back... pelo que dizem é um bom carro até. Mas se és um fã da Honda, passar para a Ford mais vale dar logo um tiro no pé.

Penso que devias pensar primeiro no estilo de carro que procuras e parar de fazer estas misturas, se tiveres oportunidade ve o carro, entra nele, conduz... e acima de tudo compra o carro que AGRADA A TI! não aquele que agrada à maioria. boa sorte

• Like
Reactions: RK7
(...) AGRADA A TI! não aquele que agrada à maioria. boa sorte

bom post!... tipo, ainda nao li o resto do topico, confesso, mas este post esta muito explicito e constructivo.. muito bom!!

sendo da maneira aqui descrita, apesar de eu tambem me encontrar na duvida entre modelos de "raças" diferentes.... estou plenamente de acordo...

"temos" e que comprar um carro que "nos agrade" e nao um que agrade aos outros...

Abraço

PS: agora vou ler o resto [:D]

Focus RS? se gostares de Torque steer como se não houvesse amanha, é o carro ideal pra ti [:D]

Last edited:
Focus RS? se gostares de Torque steer como se não houvesse amanha, é o carro ideal pra ti [:D]

Depende dos carros, varia um bom bocado. Na EVO os "press car's" eram uma desgraça, depois andaram num dum leitor e acharam-no fabuloso e depois voltaram a andar num outro dum outro leitor e não gostaram, comportamento igual aos dos "press car's".

Este que é aqui referido, sendo já das ultimas unidades (só foram produzidos 4501) deve ter todos os problemas corrigidos. Mas nada como um test drive para tirar dúvidas!

Que salganhada que para aqui vai...

Se gostas de Hondas talvez o S2000 fosse a melhor opção, tendo outro carro como 2ª opção, mais familiar/citadino. É bonito, fiavel, agradavel para passear e nem se mexe nada mal.

FD2 esquece... É um puro desportivo e não pareces ser o tipo comprador. Quem os deseja nem sequer fica na duvida com as restantes opções!

BMW M3 tem um bom motor, descapotavel, familiar... parece reunir as caracteristicas que te agradam. Mas lembra-te que estamos em 2010 e esses motores grandes e consumistas hoje em dia são esmagados pelos pequenos turbinados. E a manutenção de um M3 não há de ser agradável, nem é um Honda que dura para sempre...

NSX é a mistura das desvantagens do S2000 com o M3, mais um preço estupidamente alto para um carro que nem vale tanto quanto isso. Além de ser complicado arranjar um (nacional).

Agora que parece estares mais inclinado para um Focus RS! é um Hatch Back... pelo que dizem é um bom carro até. Mas se és um fã da Honda, passar para a Ford mais vale dar logo um tiro no pé.

Penso que devias pensar primeiro no estilo de carro que procuras e parar de fazer estas misturas, se tiveres oportunidade ve o carro, entra nele, conduz... e acima de tudo compra o carro que AGRADA A TI! não aquele que agrada à maioria. boa sorte

a tua análise aos veículos está correcta, mas esqueces-te de uma permissa muito importante, o preço![;)]

nunca conseguiria arranjar um FD2 ou um NSX por 20000€ que é o tecto que tenho previsto.

pessoalmente gosto de Hondas, especialmente os modelos com 200 cvs para cima, mas gosto de imensos outros carros também e este Focus RS ou numa outra vertente, o 325 cabrio enchem-me as medidas, cada um com os seus prós e contras, mas são veículos muito interessantes também.

pois, também já li sobre isso, por isso é que gostava de ter o feedback de um proprietário para ter a noção no que isso se traduz numa condução normal no dia-a-dia...

Depende dos carros, varia um bom bocado. Na EVO os "press car's" eram uma desgraça, depois andaram num dum leitor e acharam-no fabuloso e depois voltaram a andar num outro dum outro leitor e não gostaram, comportamento igual aos dos "press car's".

Este que é aqui referido, sendo já das ultimas unidades (só foram produzidos 4501) deve ter todos os problemas corrigidos. Mas nada como um test drive para tirar dúvidas!

Qualquer carro com FWD e mais de 150/200cv tem torque steer. Quando fizeram o ultimo Focus RS com 300cv, alteraram o diferencial para contradizer a força do motor nas rodas da frente, e mesmo assim tem torque steer.

A dificuldade está em dar às rodas da frente duas tarefas ao mesmo tempo, virar e suportar tamanha força do motor.

Nem é preciso acreditar na minha palavra, oiçam a do Jeremy Clarkson [;)]:

YouTube - Top Gear - Focus RS review
( partir do minuto 1)

a tua análise aos veículos está correcta, mas esqueces-te de uma permissa muito importante, o preço![;)]

nunca conseguiria arranjar um FD2 ou um NSX por 20000€ que é o tecto que tenho previsto.

pessoalmente gosto de Hondas, especialmente os modelos com 200 cvs para cima, mas gosto de imensos outros carros também e este Focus RS ou numa outra vertente, o 325 cabrio enchem-me as medidas, cada um com os seus prós e contras, mas são veículos muito interessantes também.

Correcto. Estava apenas a comentar as alternativas que apresentaste no inicio... também achei estranho essas duas hipóteses visto serem de preços bem mais elevados.

Não sei se entretanto desististe, não li todos os post's :sh)

Em relação ao Focus RS é um carro bem diferente de um (tipico) Honda. Nunca andei em nenhum, mas se até o novo não cai nas graças do povo (especialmente depois daqueles videos que apareceram no youtube) penso que não seja o velho a faze-lo.

Já ouvi dizer muitas vezes, quem se mete em Hondas dificilmente consegue sair para outras marcas por muito tempo. É o que dizem, não sei... nunca tive nenhum Honda, nem estou a pensar ter porque sinceramente os Hondas actuais são um monte de lixo [:vm)]

Neste último fim-de-semana tive o prazer de andar a brincar com o M3 E36 3.0 dum familiar e aquilo é simplesmente espectacular! Mal posso esperar pela próxima vez que andar com ele. [:p]

286cv num RWD é pura diversão! [;)]

Se puderes comprar um M3 E36 em boas condições, aconselho.

Outra opção ao estilo do S3 podia ser o Seat Leon Cupra R.

Opção a pensar (e bem) na família que até tem 5 portas. [:D]

Tracção integral, 225cv. As specs não diferem muito do S3, só sei que ambos com um "investimentozinho" ficam feras indomáveis e muito eficazes. Claro que não é um M3, mas... [;)]
12.jpg

YouTube - Leon Cupra R Test-Drive
Com os tais investimentos:[:D]
YouTube - Leon Cupra R Jabbasport IHI 370 bhp

[br:)][br:)][br:)][br:)][br:)]

Anderson Germany’s Ford Focus RS “Black Racing Edition” - 420 CV a movê-lo

Anderson Germany’s Ford Focus RS “Black Racing Edition” - 420 CV a movê-lo

813905139740499252.JPG
Anderson-Germany-Ford-Focus-RS-Black-Racing-Edition-Interior-5.JPG
Anderson-Germany-Ford-Focus-RS-Black-Racing-Edition-Interior-4.JPG
Anderson-Germany-Ford-Focus-RS-Black-Racing-Edition-Interior-3.JPG
Anderson-Germany-Ford-Focus-RS-Black-Racing-Edition-Interior-2.JPG
Anderson-Germany-Ford-Focus-RS-Black-Racing-Edition-Interior-1.JPG
Anderson-Germany-Ford-Focus-RS-Black-Racing-Edition-5.JPG
Anderson-Germany-Ford-Focus-RS-Black-Racing-Edition-4.JPG
Anderson-Germany-Ford-Focus-RS-Black-Racing-Edition-3.JPG
Anderson-Germany-Ford-Focus-RS-Black-Racing-Edition-2.JPG

If you didn’t manage to purchase one of limited edition Ford Focus RS500 before production ran out, you may want to take a look at Anderson Germany’s Ford Focus RS “Black Racing Edition”. The tuner-prepped Focus RS features a matte black paint scheme similar to the one featured on the RS500 adding contrasting red elements like the RS badges, the edges of the rims and the Ford logo.

Anderson Germany's iteration of the RS uses the same bodykit from the production model spiced up with a different set of alloy wheels, painted black with a red edge. The interior of the car continues the red and black theme but it is more heavily customized than the standard Focus RS.

It sports a pair of black leather bucket seats with matching red stitching, carbon fiber trim on the center console, steering wheel, gearshift and handbrake levers, plus alcantara lining on the door panels and the central tunnel.
The dashboard is also covered in leather with red stitching and, interestingly, the Ford badge has been replaced all over the car with a similar one that reads “Beka”.

The tuner’s most impressive upgrade lies under the hood as the 2.5-liter 5-cylinder unit has been modified to deliver a mouth watering 420 horsepower, 115HP more than the stock Focus RS and 70HP more than the RS500. However, potential buyers should keep in mind that all those ponies are transferred to the front wheels alone….
The German tuning house has not yet released any acceleration figures.
Fonte: Carscoop

Back