Painéis fotovoltaicos - Programa Apoio Edifícios +Sustentáveis

Pedi 2 orçamentos à Galp para instalação de painéis fotovoltaicos (800W e 1600W).
Moradia na margem sul, 4 pessoas e média de 70€/mês de fatura de electricidade. Banhos e fogão é a propano (30€/mês)

Resumindo: Os preços da Galp/EDP/etc. são 300€ acima da concorrência e têm potência inferior.

Pedem 1800€ para um sistema de 800W com 2 painéis quando há no mercado sistemas de 1100W com 3 painéis por 1700€.

O de 1600W (4 painéis) fica em 2600€ enquanto existem por exemplo sistemas de 1850W (5 painéis) por 2300€.

Há um par de anos a EDP tb me fez uma "oferta" para um sistema de 800W e os valores eram idênticos aos da Galp, muito acima dos valores de outros instaladores.

92f27443811d2386dbdaeb65e2e28303.jpg
dcbbe93eb7b6f670c5397ae579e492e5.jpg
ad41bd7b0d5fa28c33f3b2e4db5b11fb.jpg
c5270f76556eef70fad68f6ea3eb21e4.jpg

A proposta com 4 paneis não compensa.
Vais ter baterias? Se não vais ter, o que vais fazer à produção em excesso com esses 4 paneis? Não sei se já mexeram nisso, mas antigamente o valor que eles pagavam pela energia que tu vendias era uma aberração.
Esses 8 anos de recuperação do investimento são outro ponto que me mete comichão.

A proposta com 4 paneis não compensa.
Vais ter baterias? Se não vais ter, o que vais fazer à produção em excesso com esses 4 paneis? Não sei se já mexeram nisso, mas antigamente o valor que eles pagavam pela energia que tu vendias era uma aberração.
Esses 8 anos de recuperação do investimento são outro ponto que me mete comichão.

Isso não é taxativo. Para já foi só uma simulação baseada nas facturas. Mas assumindo que iria produzir 30% a mais, acho que é preferível assim que ter o sistema subdimensionado.

Antes terei de medir os consumos diários e instalar um medidor no quadro, aferir o consumo diário e só depois ver o sistema mais adequado.
O meu consumo é muito linear durante o dia, trabalho em casa, a mulher trabalha por turnos, está de tarde ou de manhã em casa e os miúdos também estão metade do dia em casa. De noite até há menos aparelhos ligados e quem sabe no futuro os preços das baterias baixem.

Esses 8 anos de retorno são para um sistema de 800W com um custo de 1800€.
Se tiveres um sistema de 1200W por 1600€ o retorno é mais cedo. Familiares e amigos com instalações semelhantes falam em 5 anos.

Bom ano para todos!

Continuo sem acesso à aplicação da Enphase.
Alguém me explica como interpretar a informação disponível na página do E-redes?
JsMsFQc
JsMsFQc

Captura-de-ecra-2022-01-03-a-s-19-27-22.png

Obrigado

Instalei no quadro geral um medidor de consumo WiFi da Shelly, o modelo EM e estou muito contente.
Mede em tempo real o consumo e o que é injectado na rede. Vou ver se instalo um Shelly 1PM para medir a produção dos painéis. Assim fica tudo na mesma app e em qualquer altura posso exportar os dados todos para excel.

Com os painéis o meu consumo passou de 12 a 14kV/dia para 4 a 6kV dia. Ainda posso poupar mais se mudar alguns hábitos de consumo.

Por exemplo, programar o termoacumulador para ligar apenas ao meio-dia, carregar powerbanks de dia e à noite carregar os telemóveis off-grid ou usar o forno ao almoço.
As máquinas de loiça/roupa já eram feitas durante o dia.

83cdb686e93921a5e3beb033d334fada.jpg

Última edição:
Ando para comprar um Shelly EM. Onde arranjaste o teu?

É com esse EM que estás a ler os valores de Consuption e de Returned?
Comprei na Mauser de Corroios.
Sim, a pinça amperimétrica está no cabo que liga ao contador, assim quando o valor está positivo a energia vem da rede e negativo quando está a injectar na rede.

É fixe porque vê-se os consumos em tempo real. Neste momento só estou a gastar o equivalente a uma lâmpada e tenho frigoríficos, computadores, routers e aquecedor ligado.

Comprei na Mauser de Corroios.
Sim, a pinça amperimétrica está no cabo que liga ao contador, assim quando o valor está positivo a energia vem da rede e negativo quando está a injectar na rede.

É fixe porque vê-se os consumos em tempo real. Neste momento só estou a gastar o equivalente a uma lâmpada e tenho frigoríficos, computadores, routers e aquecedor ligado.

Eu uso a app com uma Shelly Plug S, por isso é que ando agora a ver esse Shelly EM [;)]

Eu uso a app com uma Shelly Plug S, por isso é que ando agora a ver esse Shelly EM [;)]
Acho que vale a pena. O EM mede o consumo da casa toda e se tiveres o disjuntor dos painéis fotovoltaicos no quadro geral podes ligar uma segunda pinça no EM e medir a produção de energia.

Neste momento, com este sol de janeiro desliguei o aquecedor e o sistema está a devolver à rede quase 1kV.
c4f2aa2b2ffc417b5a8c62548fa0386f.jpg

Mesmo com esta nebulosidade os painéis (1850W) produzem energia suficiente para alimentar a casa durante o dia. A partir das 16h é que vai buscar tudo à rede e estivemos os 4 o dia todo em casa.

81454ffa288d4ea38c4d7ea07228d702.jpg

Produção de um dia de sol (31-01-2022) e nublado:
(03-02-2022)
0b5f119208eefa677130aa0881068db7.jpg

dbccc2341966abb3718fbc8358cdc9e7.jpg

Quem tem uma moradia numa zona rural, casa de fim de semana, pode se candidatar ao programa?
É preciso a licença de habitabilidade?

Sei que o prazo para o fim das candidaturas está relativamente próximo, mas se voltarem a abrir, estaria já melhor informado.

Malta deparei com esta solução.

https://www.edp.pt/particulares/ser...EYWkHFMxzkvuJDc7h7saAmOZEALw_wcB&gclsrc=aw.ds

Basicamente é um programa da EDP.

São 8 paineis solares + uma bateria.

Sempre quis ter alguma margem de manobra no caso de faltar a luz e tb aproveitar a extensa exposição solar de cá de casa.

Tenho paineis solares mas só para a água quente.

O que me parece é que a bateria é mto pequena: Só 5kwh.

O custo seria de cerca de 9k não contando com apoios do Estado.

O que acham?

Não te posso ajudar, mas assumo que fiquei curioso com a descrição do que apresentas e espero pelos contributos da malta.

PS: não faço ideia se o apoio do estado continua em abril, nem que seja com outro nome...

https://www.edp.pt/particulares/ser...EYWkHFMxzkvuJDc7h7saAmOZEALw_wcB&gclsrc=aw.ds

Sempre quis ter alguma margem de manobra no caso de faltar a luz e tb aproveitar a extensa exposição solar de cá de casa.

O que acham?

Cuidado que ter bateria não significa capacidade off grid no caso da rede externa desligar....há sistema que sem input (por protecção) externo, não ligam.

Pelo que já pesquisei, os programas da EDP para a instalação de painéis fotovoltaicos costumam andar cerca de dois anos atrás em termos de tecnologia em relação a um painel dito "normal" nos dias que correm.

Não te posso ajudar, mas assumo que fiquei curioso com a descrição do que apresentas e espero pelos contributos da malta.

PS: não faço ideia se o apoio do estado continua em abril, nem que seja com outro nome...

Certamente continuará, os montantes de cada concurso nunca foram gastos a 100%, por isso vão abrindo sempre mais. [;)]

O que acham?

Esquece esses programas da EDP, Galp, etc.

Para teres uma ideia, 8 painéis com uma potência total de 2960W custam 3400€ preço chave na mão. Duas baterias lithium de 3.6kwh cada (total 7.2kwh) ficam em 3000€.

https://e****ture.pt/energia-solar-fotovoltaica/

https://www.solarshop.pt/modulo-bateria-litio-pylontech-us3000c-35kwh

Voltar
Superior