Hoje aconteceu-me uma coisa "engraçada", mas que não teve piada nenhuma, apesar de, aparentemente, estar resolvida...
Ao consultar o meu mail hoje de manhã, tinha um email do paypal a dizer que tinha sido feita uma transferência de 100 euros a partir da minha conta para a Virwox. Aparentemente é um site que permite comprar dinheiro virtual para o second life.
Como nunca comprei nada disto, toca a ir ao Paypal e realmente estava lá a transferência no valor de 100 euros e outras para o mesmo destinatário, no valor de 40, 45 e 50 euros feitas no final de outubro. Havia ainda outras duas transacções para o que eu penso ser uma loja de jogos online, no valor de 63,99, mas que tinha sido recusadas pelo paypal por suspeitas de fraude.
A primeira coisa que fiz foi ligar ao BPI e cancelar o cartão. Logo depois, abri casos no paypal a reportar a utilização fraudulenta do cartão e as respectivas operações.
Em seguida, fui a uma agência do BPI entregar o cartão, onde me deram um papel para ir à PSP apresentar queixa contra desconhecidos, por burla informática. Depois disso, voltei ao BPI, entreguei a denúncia efectuada e eles vão iniciar o processo de investigação.
Ao chegar a casa, voltei ao email, e o Paypal já tinha respondido a todas as minhas reclamações, dando-me razão, e efectuando o respectivo reembolso. Foram bem rápidos. A queixa foi feita lá pelas 10:30 e às 14:00 já tinha informação de reembolso de todas as operações reportadas.
Agora vou voltar um pouco atrás no tempo, para explicar o factor sorte que me levou a aperceber-me desta situação.
Há 2 dias atrás, recebi um sms do Gmail, a dizer que tinha sido bloqueado um acesso à minha conta que eles consideraram suspeito. Fui à minha conta, e de facto, tinha sido efectuado um acesso a partir de S. Paulo, Brasil.
Logo que vi isto mudei a password da conta. Depois estive a analisar os acessos e detectei alguns acessos estranhos à conta gmail, a partir de Coimbra e um acesso a partir de Londres. Achei estes acessos estranhos, mas como tinha mudado a password, fiquei descansado.
Hoje recebi o tal email do paypal com a transferência e isso pôs-me a pensar "Porque é que não recebi mails anteriormente, com a informação da transferência?". O que eu penso que aconteceu foi o seguinte:
Os gajos conseguiram a minha pass do gmail (ainda não sei como) e viram lá alguns emails do paypal. Foram ao paypal e tentaram entrar na minha conta. E conseguiram, pois, devido a um grande erro da minha parte, a password do gmail era a mesma do paypal (grande burrice, não foi?).
Ora, o que eu penso que eles faziam era, efectuavam a operação de pagamento usando o paypal, e depois iam à minha conta gmail apagar a notificação que o paypal envia.
Como eu não via as notificações, nunca suspeitei que estavam a usar a minha conta. Como mudei a password devido ao tal acesso não autorizado, lá recebi o email da última transferência.
Depois de analisar a minha conta do paypal, verifiquei que foram adicionadas diversas moradas em Coimbra (aliás, é sempre a mesma morada, só muda o lote) e uma morada no Reino Unido.
Agora vou juntar toda esta informação (os ips de acesso à minha conta gmail e moradas da conta paypal) para mandar para a PSP e juntar ao processo.
Ou seja, fui vítima de burla informática um pouco por culpa própria pois facilitei a questão das passwords serem iguais, que só foi detectada por um mero acaso (o tal acesso bloqueado pelo gmail, a partir de S. Paulo). Tive também a sorte de serem valores relativamente pequenos (o total são 135 euros) e ainda, a sorte de o Paypal ter efectuado o reembolso quase instantâneamente.
Para finalizar, vou continuar a fazer compras online usando o paypal e cartão de crédito, mas podem ter a certeza que vou passar a dar mais atenção a estas questões das passwords.