Perguntas Idiotas (O Tópico)

O que é e o que faz a sonda lambda exactamente?

Excelente tópico...
No fundo, comunica à centralina de controlo do motor a "qualidade" da combustão, ou seja, se esta está muito rica ou muito pobre, para permitir o mínimo de emissões poluentes possíveis. Esta sonda está colocada antes do catalizador.

Mais uma...

Podemos desligar a alimentação das velas com o motor a trabalhar??? (Uma por uma a fim de verificar se estas apresentam algum problema)

Mais uma...

Podemos desligar a alimentação das velas com o motor a trabalhar??? (Uma por uma a fim de verificar se estas apresentam algum problema)

Não só podes como os mecânicos fazem isso com frequência.

Se desligares uma vela e o trabalhar do motor não se alterar... algo está errado! [;)]

Mais ainda: é vulgar chegar o "cachimbo" da vela perto do bloco para ver se salta faísca: se saltar, está a chegar alta tensão à vela e o problema é da vela mesmo. Se não chegar, o problema é do cabo ou das bobines (ou distribuidor+bobine nos carros mais antigos).

Boas, hoje de manha ia com um carro no IC19, para/arranca e o conta rotações começou aos saltos... em vez de subir normalmente saltava entre valores. Há maneira de fazer um teste ao painel de instrumentos, ou seja accionar todas as luzes e ponteiros do mesmo de modo a verificar se o problema é so painel/ponteiro ou do motor em si?

O carro não me pareceu estranho mas como não é meu não posso afirmar isso, mas pelo menos sei que tem a manutenção em dia.

Carro:
Seat Ibiza 1.2 12/2002
65.000 Km

Se desligares uma vela e o trabalhar do motor não se alterar... algo está errado! [;)]

Mais ainda: é vulgar chegar o "cachimbo" da vela perto do bloco para ver se salta faísca: se saltar, está a chegar alta tensão à vela e o problema é da vela mesmo. Se não chegar, o problema é do cabo ou das bobines (ou distribuidor+bobine nos carros mais antigos).

Grande esplicação apr:)

Obrigado

É melhor colocares isso num tópico no forum boxes! Lá mais pessoal vê e mais depressa podem te ajudar. [;)]

Aqui é mais para aquelas perguntas... idiotas mesmo [:D]

Começo eu, O que é uma MAF:confused: ?

Vejo muito no forum pessoas a falar das MAF's
e dos Audi's, mas afinal o que é isso? É alguma espécie de centralina?

Uma maf é o que avaria no carros do grupo vag de 2000 em 2000km´s!!!![:)] [:)] [:)]
Desculpem mas não resisti!!![:D] [;)]

É só para animar o tópico!!!!!!!!!!!!

Sem stress!!!!

Cump´s!!!!!!!!!!

Last edited:
se estiver de pé num autocarro em andamento e saltar na vertical vou cair no mesmo sítio do autocarro ou mais atrás?

Pergunta idiota, mas como não sou de Portugal, o adjetivo deve ser por causa de regionalismo!

O que seria um airelon "Matias"? Airelon sei o que é, mas Matias?

Pergunta idiota, mas como não sou de Portugal, o adjetivo deve ser por causa de regionalismo!

O que seria um airelon "Matias"? Airelon sei o que é, mas Matias?

Isso é uma piadola que se manda aqui do outro lado do atlântico, sendo que é uma expressão mais usada para os ailerons "xunnings".
Como essas piadas há mais como:
Cuecas baiona, vai desde a racha do c*ú até à racha da ....
Com vaselina maria inês só dói a primeira vez...

e por aí fora.

Isso é uma piadola que se manda aqui do outro lado do atlântico, sendo que é uma expressão mais usada para os ailerons "xunnings".
Como essas piadas há mais como:
Cuecas baiona, vai desde a racha do c*ú até à racha da ....
Com vaselina maria inês só dói a primeira vez...

e por aí fora.

... Ailerons matias... cortam o vento às fatias!!!! [:D]

O que é a borboleta? e qual a sua função?

O que é o motor passo-a-passo? e qual a sua função?

Se possivel com fotos, para se ter a noção de onde ficam. :sh)

Back