Peugeot 3008 II (2016), e restyling (2020)

Parece que a última versão da App Waze já suporta o Android Auto (AA). A App do AA é que ainda não está disponível, oficialmente, em Portugal. É necessário instalar via .apk...
Espero experimentar brevemente e comparar com o serviço das "Zonas de Perigo" da Peugeot/TomTom.

Se for como tom tom go, o waze da 15-0

Parece que a última versão da App Waze já suporta o Android Auto (AA). A App do AA é que ainda não está disponível, oficialmente, em Portugal. É necessário instalar via .apk...
Espero experimentar brevemente e comparar com o serviço das "Zonas de Perigo" da Peugeot/TomTom.

Já atualizei o waze e não estou a ver como utilizar com Android Auto...

Já atualizei o waze e não estou a ver como utilizar com Android Auto...

No ecrã principal do AA, quando se carrega no botão da navegação (losango com seta à direita, no canto inferior esquerdo), este fica com uma seta. Carregando de novo nesse botão, dá para escolher/alternar entre o Google Maps e Waze.

No ecrã principal do AA, quando se carrega no botão da navegação (losango com seta à direita, no canto inferior esquerdo), este fica com uma seta. Carregando de novo nesse botão, dá para escolher/alternar entre o Google Maps e Waze.

Onde foram buscar o apk do Auto? Eu tirei uma versão actualizada a 6 de Julho, mas acho que ainda não permitia a integração com o Waze pois fiz o que descreves e não saiu do Maps, e não encontro versão mais actualizada do Android Auto...

Onde foram buscar o apk do Auto? Eu tirei uma versão actualizada a 6 de Julho, mas acho que ainda não permitia a integração com o Waze pois fiz o que descreves e não saiu do Maps, e não encontro versão mais actualizada do Android Auto...
Eu quando preciso de alguma app que não está na store uso o apkmirror.

Mas não sei se lá está actualizada ou não

Hoje de manhã já fiz um mini teste ao Waze no Android Auto (AA). Coloquei o GPS nativo (NAC) no quadrante - no modo navegação - e o do Waze no ecrã central. Só um deles pode fazer navegação, apesar do outro continuar a dar as indicações normais. As primeiras impressões entre o Serviços conectados+Zonas de perigo vs. Waze via AA:

- Por limitação do AA, só é possível usar com cabo USB, sendo por isso mais prático o NAC - está sempre pronto;
- Por se ter que usar o cabo, e por limitação do carro de ter apenas uma porta USB, e a menos que se use um hub, não é possível ter uma flash drive com músicas e usar o AA;
- Os gráficos do NAC são melhores, incluem edifícios 3D e os nomes das ruas são mais legíveis. A informação de tráfego também é muito mais perceptível no NAC, que usa código de cores (amarelo, laranja e vermelho) nas estradas com mais trânsito;
- A voz nativa também é melhor, excepto a palavra "dir-são", (português de Portugal) e não retira totalmente o som a outra fonte sonora (rádio, mp3, etc) durante as informações, apenas baixa o volume. Com o AA, a outra fonte de som fica totalmente em silêncio durante as informações;
- O suporte de voz também é melhor no NAC, o Waze aceita "navegar para casa", "cancelar" e pouco mais;
- Por estar integrado, é mais fácil/rápido comutar entre o GPS nativo e outro ecrã (como o da regulação da temperatura) do que o Waze, outro ecrã e depois voltar ao Waze;
- O Waze está dependente do telemóvel com pacote de dados. Apesar de não gastar muito, pode ser um problema;
- Apesar disto tudo, é difícil justificar o custo das "zonas de perigo" (radares e outros) por 99 €/ano ou 199 €/3 anos. A este valor, e após os 3 anos gratuitos iniciais, é necessário acrescentar a subscrição dos "serviços conectados" (trânsito e outros), que são mais 60 €/ano ou 130 €/3 anos.

Para quem faça uso constante do GPS, a ir frequentemente para locais diferentes, a versão nativa tem vantagem porque está sempre pronta e a qualquer momento é possível iniciar a navegação por voz, sendo disponibilizado logo toda a informação de trânsito e radares. Para quem não se importe de estar sempre a ligar o telemóvel ao carro via cabo USB, perder mais algum tempo a configurar as rotas, o Waze é uma opção válida. E sobretudo mais barata.

A última versão do Waze é que passou a suportar o AA. Mesmo com versões mais antigas do AA, a última versão do Waze, disponível na Play Store, não deve ter problemas. O AA, ainda não disponível em Portugal, instalei-o, também, do apkmirror.

Android Auto: 2.4.722903-release (do apkmirror)
Waze: 4.27.0.1 (da Play Store)

Edição:
Ah... Sem estar ligado ao carro, o AA não me deixa escolher outra App de navegaçao!

Last edited:
Continuo a ver muitos poucos na rua, a Peugeot vai perder muitas vendas com esta demora toda, entretanto saem outros modelos de outras marcas e as atenções dispersam.

Todos os dias vejo pelo menos um a circular. Ontem até vi um 5008 preto, Allure, matrícula xx-TI-xx, estacionado aqui na zona.

Continuo a ver muitos poucos na rua, a Peugeot vai perder muitas vendas com esta demora toda, entretanto saem outros modelos de outras marcas e as atenções dispersam.

De facto não se vêem muitos e com as entregas ainda acima dos 3meses no mínimo, vai demorar a estar tudo na rua.

Mas a verdade é que mesmo assim será um modelo para estagnar, não é barato, o design é mais arrojado, e penso que irá chegar a um ponto em que o rácio de potenciais clientes e unidades na rua está equilibrado.

Mas já se vêem alguns. Curiosamente perto de casa vejo por norma 2.

Já a circular começam-se a ver alguns.
Ainda ontem estava um Laranja Coper no Colombo.

Mais vale a Peugeot apostar na margem.

Vender algo desejado por menos só para dizer que é o que vende mais, foi chão que deu uvas.

É nacional?

Por acaso tenho curiosidade de ver um vermelho. Porque também estava inclinado para essa cor. [kiss]

É igualmente bonito, como o azul que tens e o cor de cobre. Já vi um vermelho em Coimbra e ainda há pouco passei por um cor de cobre aqui no burgo, de matrícula estrangeira. São cores que o fazem sobressair imenso e funcionam muito bem com os pormenores pretos como a barra traseira. Em preto, por exemplo, fica horrível.

Acho que, de todas as cores, ainda só não vi o azul ao perto. Temos de esperar por um próximo almoço do fórum, pelos vistos [:D][;)]

É igualmente bonito, como o azul que tens e o cor de cobre. Já vi um vermelho em Coimbra e ainda há pouco passei por um cor de cobre aqui no burgo, de matrícula estrangeira. São cores que o fazem sobressair imenso e funcionam muito bem com os pormenores pretos como a barra traseira. Em preto, por exemplo, fica horrível.

Acho que, de todas as cores, ainda só não vi o azul ao perto. Temos de esperar por um próximo almoço do fórum, pelos vistos [:D][;)]

Ao vivo, apenas vi o azul e o Cobre. Adoro o vermelho em fotos. Eu só dos carros com cores vivas, mas acho o Cobre bastante feio, por acaso. Não é questão de ficar bem ou mal no carro, mas sim o facto de não gostar do tom da cor.

Já vi um vermelho, Espanhol (pois tá claro... devia ser de Badajoz [:D]) e achei simplesmente lindo... mas eu sou daqueles que gosta de vermelho (até tenho uma moto vermelha e tudo..)

É nacional?

Por acaso tenho curiosidade de ver um vermelho. Porque também estava inclinado para essa cor. [kiss]

Era espanhol, e ia com pressa...

Curiosamente vejo imensos cá pelas minhas redondezas, em especial aquele cinzento esquisito de versão base...
Normalmente vejo nessa cor, preto ou branco.

Back