Pneus TT

Até que ponto uns pneus 31-10.5 podem ser tão bons como uns 33? É possível?

Depende do que queres para o uso do pneu.
Por tamanho o 33 é o único que te dá um ganho verdadeiramente perceptível de distancia ao solo e ângulos da carroçaria.
Em arei um pneus mais largo também ajuda mais.
Mas é tudo muito relativo.
O 33 vai-te tornar a viatura mais gastadora e com uma resposta mais lenta ao acelerador por alongares a desmultiplicação, etc, etc
Referias-te a quê propriamente ?
Na grande maioria os pneus de medida 33 não cabem de série em muitos jipes de série, logo aí é problemático.
Depois ambos padecem de ser homologados nos livretes se não estão já lá obviamente
o preço dos 33 face a uns 31 do mesmo modelo e tipo também é mais caro no 33

Ainda no outro dia tive essa discussão com um amigo, que teimava que não. Nada que um papel, caneta e uns desenhos da primária não resolveu

é mesmo a única coisa que te faz afastar o jipe do solo, por mais suspensões e upgrades que tenhas

Por tamanho o 33 é o único que te dá um ganho verdadeiramente perceptível de distancia ao solo e ângulos da carroçaria.
O 33 vai-te tornar a viatura mais gastadora e com uma resposta mais lenta ao acelerador por alongares a desmultiplicação, etc, etc
Na grande maioria os pneus de medida 33 não cabem de série em muitos jipes de série, logo aí é problemático.
Depois ambos padecem de ser homologados nos livretes se não estão já lá obviamente

A minha resposta vai mesmo no sentido desta fornecida pelo TerranoII.
Não existe pneus perfeitos! Existem uns melhores numas coisas, e outros noutras, pelo que Diogo, para uma resposta mais afinada, deverias ter a tua questão mais objectiva e concreta.

4WD Action com um video esta semana sobre pneus.
Comparativo entre pneus MF e AT's (os de nova geração, chamados de hibridos).

Ou seja, o que gostava de saber era o seguinte:

Em terrenos acidentados, até que ponto os pneus 31 podem ser tão bons como os 33 a nível de performance?
31 são mais leves e não puxam tanto pelo motor.

Em zonas de lama, areia onde é preciso usar pressão baixa os 31 por serem mais baixos e mais estreitos acabam por ceder mais em relação aos 33 ou a diferença está no motor do carro?

Em termos de consumos os 31 são melhores certo?

A minha resposta vai mesmo no sentido desta fornecida pelo TerranoII.
Não existe pneus perfeitos! Existem uns melhores numas coisas, e outros noutras, pelo que Diogo, para uma resposta mais afinada, deverias ter a tua questão mais objectiva e concreta.

Respondi ao Terranoll, serve para ti.

Diogo, tens de pensar bem nos teus requisitos/limitações, e na prioridade destes.

Por exemplo, requisitos: consumo, altura ao solo, performance. E depois às limitações: €€€ para instalação, €€€ para compra, esforço no motor.

Agora prioritiza cada item, dos que tens menos flexibilidade para mais, e chegarás à resposta que pretendes.

Por exemplo:
1-altura, 2-performance, 3-consumo.
Mas depois
1-€€ para compra, 2-€€ para instalação, 3-esforço
Obviamente 31

Se as despesas de instalação e compra não forem limitantes, para a mesma ordem de prioridade de requisitos, 33.
Mas é sempre uma coisa muito volátil, que mete muita coisa o barulho.
É muito difícil uma resposta 100% certa.

Já agora, estamos sempre a falar de MTs suponho?

Em terrenos acidentados, até que ponto os pneus 31 podem ser tão bons como os 33 a nível de performance?

Em zonas de lama, areia onde é preciso usar pressão baixa os 31 por serem mais baixos e mais estreitos acabam por ceder mais em relação aos 33 ou a diferença está no motor do carro?

Para se colocar pneus grandes, temos que pensar que os mesmos tem que caber lá, e que temos motor para os puxar (não é arrastar).

33 e 31 são medidas de diâmetro, assumimos que a largura também aumenta? É que nem sempre isso acontece.

Se as premissas forem essas, a minha opinião se isto for uma comparação cega e sem outras condicionantes (que existem).

Pneu 33
- melhor altura ao solo.
- melhor em terrenos moles como areia e neve

Pneu 31
- melhor resposta do motor
- melhor em lama se for mais estreito

O ideal é um compromisso, para o estilo de condução, tipo de terreno e veículo em questão. Diria que não há uma receita única, mas sim uma para cada situação.

O tipo de pneu pode ter mais influência que o tamanho. Por exemplo, se manteres o rácio largura/altura, uns ATs em 31 são geralmente melhores que uns 33 MT em areia. Uns 33 MTs são melhores em lama que uns 31 ATs.

Segunda-feira ouvi um barulho estranho quando percorria a Via do Infante... Parei na estação de serviço para perceber que parte do jipe tinha caído :sh), não vi nada. Continuei até casa, estacionei na garagem e fui descansar... Ontem chego ao jipe e tinha um pneu em baixo, enchi (já tenho a tomada de isqueiro a funcionar, o que permitiu utilizar o compressor apr:))... andei um metros e havia uma batida estranha, saí do jipe e fui ver os pneus... Encontrei o pneu vazio neste estado [8b]

mW88nMR.jpg

Percebi que barulho tinha feito na auto-estrada :sh)

Agora vou colocar uns Pirelli Scorpion AT plus. Espero que sejam bons e que me permitam uma escapadinha fora de estrada de vez em quando apr:)
753L6zC.jpg

Curiosamente na Transalp tenho também uns Pirelli Scorpion [:D]

Segunda-feira ouvi um barulho estranho quando percorria a Via do Infante... Parei na estação de serviço para perceber que parte do jipe tinha caído :sh), não vi nada. Continuei até casa, estacionei na garagem e fui descansar... Ontem chego ao jipe e tinha um pneu em baixo, enchi (já tenho a tomada de isqueiro a funcionar, o que permitiu utilizar o compressor apr:))... andei um metros e havia uma batida estranha, saí do jipe e fui ver os pneus... Encontrei o pneu vazio neste estado [8b]

mW88nMR.jpg

Agora vou colocar uns Pirelli Scorpion AT plus. Espero que sejam bons e que me permitam uma escapadinha fora de estrada de vez em quando apr:)
753L6zC.jpg

Que cena isso do Pneu :sh)

Também tenho uma Transalp, 650.
Quais pneus Scorpion tens? E quanto duram? Atualmente tenho Dunlop Trailmax, mas o de trás desaparece num instante.

Ando tentado a colocar os Rally STR ou os MT90, entre outros, que a oferta é muita mas o pneu perfeito não existe [:D]

Que sorte... Ainda bem que não rebentou em estrada a andar bem. Se num carro é mais fácil controlar, num TT é um perigo.

Mas este é bom exemplo do porque é que não se deve facilitar nos pneus.

Não sei se já tens os pneus mas deixo aqui a minha experiência.

Não sou nada favorável a meter pneus muito grandes. Nunca colocaria uns 33 num Terrano de origem. Mesmo alterado, só se fosse mesmo para rock crawl. As desvantagens são mais que as vantagens.
Uns 33 vão "calar" muito esse motor, o material vai sofrer e vai ficar a gastar mais, vai ficar mais difícil de conduzir em estrada. Ficam com mais pinta, é fixe para mostrar aos amigos, mas pela minha experiência não há grandes vantagens. Por exemplo o 80 do meu irmão teve 33, e agora tem uma medida mais civilizada e ficou melhor em tudo. E estamos a falar de um 80 com bastantes pozinhos e tudo feito como deve ser.

No meu 90 aumentei a medida (pouco!) e arrependi-me. Então com os MT, mais pesados, a perca de potencia era evidente e gastava mais uns 2 lts.

Tens toda a razão!
Foi a primeira coisa que passou-me pela cabeça, "Possa! Ainda bem que estão todos bem e aquilo não fez estragos maiores"

Que sorte... Ainda bem que não rebentou em estrada a andar bem. Se num carro é mais fácil controlar, num TT é um perigo.

Mas este é bom exemplo do porque é que não se deve facilitar nos pneus.

Conheço um tipo que lhe aconteceu na mota numa ae, achou que ia lamber o chão pela primeira vez, que cagaço!
Pneus novos, era um Metzeler Tourance com um defeito de fabrico, e o pneu descascou tipo casca de laranja.

A mim já me aconteceu com uns Michelin Energy Saver velhos, primeiro formou um papo, e já depois de o ter tirado, ao fim de uns dias estava aberto.

Back